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Saiba como usar o Marketing de Conteúdo na sua empresa

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Publicado em 02/09/2019

Mais do que uma tendência de mercado, o Marketing Digital é um investimento imprescindível para as empresas que querem ser relevantes para os clientes e ganhar visibilidade online, e o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para isso.

Embora um plano de marketing seja uma composição de métodos, ações e planejamentos, é fundamental destacar a importância do Marketing de Conteúdo para engajar e aumentar a rede de clientes e potenciais clientes de empresas de variados segmentos.

Isso é feito por meio da criação de conteúdos online, que servem para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, criando uma percepção positiva da marca e mais oportunidades de negócios.

O que é o Marketing de Conteúdo?

Para entender como funciona o Marketing de Conteúdo é fundamental compreender que hoje em dia o público tem acesso e poder para escolher, consumir e responder conteúdos online. Às empresas, cabe a aplicação de formas para produzir exatamente o conteúdo que o seu público-alvo deseja, com o objetivo de aumentar a rede de contatos.

O Marketing de Conteúdo envolve a criação de materiais que ensinam os consumidores sobre a resolução de problemas, esclarecem dúvidas ou apresentam o leitor ao universo em que o produto da empresa se insere. O conteúdo valioso cria uma conexão com o público e passa a mensagem adequada no momento em que ele precisa.

Equipe de marketing preparando um campanha.

Uma empresa especializada em caçamba de entulho, por exemplo, pode explorar as principais dúvidas dos clientes, questões ambientais, benefícios dos serviços, entre outros aspectos, para a criação de conteúdos valiosos para o seu público-alvo.

O Marketing de Conteúdo, portanto, é uma oportunidade para as empresas superarem as expectativas dos possíveis clientes, com um conteúdo único, esclarecedor e compartilhável. Tudo isso contribui para que a empresa gere uma visão positiva sobre a marca. Isso é ótimo para empresas de qualquer setor, porque as pessoas costumam preferir fazer negócios com empreendimentos que já conhecem e têm afinidade.

Contudo, Marketing de Conteúdo pode ser definido como uma estratégia de criação de conteúdos relevantes, que visa o engajamento e aumento da rede de contatos de uma empresa. Assim, o método contribui para atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, melhorando a imagem da empresa.

Benefícios da utilização do Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital mais importantes na atualidade, que busca captar o interesse de forma não invasiva ou interruptiva. Dentro dele está o Marketing de Conteúdo.

Internauta acessando uma matéria compartilhada sobre marketing de conteúdo.

Ao invés de surpreender a audiência com uma propaganda sobre laudo de transferência veicular, por exemplo, a empresa especializada deixa que os clientes em potencial procurem por ela.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia importante para empreendimentos de diversos segmentos, tamanhos e objetivos. Dentre as suas vantagens, é possível citar:

Aumento do tráfego do site

Ao produzir conteúdos relevantes sobre aparelho para injeção eletrônica, para exemplificar, seguindo as boas práticas do Marketing de Conteúdo, o site ou blog da empresa fornecedora pode ser bem posicionado no Google, o que contribui para aumentar as visitas. Quanto mais conteúdos de qualidade e relevantes para o público, maior o tráfego do site.

Reconhecimento da marca

A produção de conteúdos contribui para que mais pessoas reconheçam a marca, produtos ou serviços que a empresa oferece. Isso é muito positivo, porque as pessoas tendem a comprar de empreendimentos que já conhecem e têm afinidade.

Aumento do engajamento da marca

O Marketing de Conteúdo auxilia no engajamento, construindo um relacionamento próximo e constante com uma parte da audiência.

Isso ocorre com o aumento de interações das pessoas com a empresa especializada em projeto de combate a incendio, por exemplo.

Educação do mercado

É fundamental que o conteúdo produzido responda às principais dúvidas que as personas podem ter sobre o produto ou universo em que ele se insere.

Por meio da educação dos potenciais clientes, a empresa fornece tudo o que eles precisam saber para chegar à decisão de compra, consciente da utilização e das qualidades de um relógio de parede personalizado, entre outros tipos de produtos ou serviços.

Geração de vendas

A empresa que investe em Marketing de Conteúdo aumenta a quantidade de oportunidades de negócio por meio da produção de materiais para guiar os leads pelo processo de compra. Mais bem preparados para as decisões, o lead aumenta a sua confiança na marca.

Aumento do lifetime-value

Lifetime-value (LTV) é o valor total gasto pelos clientes em uma empresa. Aumentar o LTV é importante, porque, para o empreendedor, é mais barato vender novamente para um cliente atual do que atrair novos consumidores.

Portanto, ao manter o cliente engajado com a empresa, inclusive no pós-venda, é possível aumentar a rentabilidade dos negócios.

Redução do custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma métrica que está relacionada ao valor investido nas áreas de marketing e vendas para conseguir novos consumidores. O Marketing de Conteúdo reduz o CAC com materiais que facilitam e encurtam o processo de compra.

Visão geral de uma estratégia de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo deve ser baseado em ações organizadas e bem estruturadas, ou não gera os resultados esperados pelas empresas. Para garantir uma estratégia de sucesso, é preciso investir em planejamento, na execução adequada, não subestimar a importância da mensuração e conhecer as principais ferramentas profissionais.

Planejamento

Mais do que escrever textos, o Marketing de Conteúdo requer a definição de objetivos, quais ações empregar e métricas para avaliar os resultados. O planejamento consistente deixa claro todos os aspectos que envolve esses pontos, traçando o caminho que deve ser percorrido para a empresa alcançar as metas que almeja.

Ele pode ser feito com base nos benefícios do Marketing de Conteúdo, conquistando:

  • Mais curtidas, seguidores e visualizações nas redes sociais ou site;
  • Mais compartilhamento, visualizações no site, comentários nas postagens, baixa rejeição;
  • Mais visualizações no site, assinantes em newsletter e do feed RSS;
  • Geração de leads, conversões e crescimento da base de contatos;
  • Aumento no número de leads e, consequentemente, vendas;
  • Menor tempo e custo de aquisição de clientes;
  • Mais contato com cada cliente, por mais tempo.

Para isso, é preciso definir as personas (descrição semi-fictícia do cliente ideal, incluindo gostos, hábitos e aspirações, baseada em estatísticas) e encaixar o Funil de Vendas (processo desde o primeiro contato até a efetivação da compra) na produção de conteúdo.

Também é necessário escolher os melhores canais para uma empresa de fretamento de ônibus, por exemplo, se conectar com o público, de acordo com as características das personas, sendo que cada tipo tem funcionamento e serventia diferentes.

Execução

Com um bom planejamento pronto, as estratégias de Marketing de Conteúdo definidas podem ser colocadas em prática. Nessa fase, é importante não perder de vista o que foi definido anteriormente e manter a consistência na geração e distribuição de conteúdo.

Entretanto, é preciso compreender que a execução também deve estar aberta a mudanças, justamente para atender ao objetivo final.

Com relação à produção de conteúdo, é preciso atentar-se para:

  • Otimização SEO, palavras-chave para rankeamento nos mecanismos de busca;
  • Tamanho e formato dos conteúdos para agregar valor ao leitor;
  • Escaneabilidade, formatando o texto para facilitar a leitura;
  • Revisão, eliminando erros e conferindo se o texto está adequado;
  • Divulgação do conteúdo pelas redes sociais ou e-mail marketing.

Já com relação à geração de leads, prática de classificar os consumidores de conteúdo para seguirem uma jornada de compra, pode ser feita por meio de pontos de conversão. Tratam-se de formulários, cujo cadastro dá acesso à conteúdos, que servem para aumentar a base de leads.

A nutrição dos leads é feita com o oferecimento de conteúdos de qualidade, educando a audiência sobre o primeiro emplacamento de moto, entre outros serviços, no caso de despachantes, por exemplo.

Ao mesmo tempo em que a empresa aumenta as informações que tem sobre o lead, aumenta o interesse e a informação da pessoa sobre produto ou marca.

Mensuração

É por meio da mensuração dos resultados que a equipe responsável vai descobrir se as estratégias de Marketing de Conteúdo estão funcionando ou não. Também vão analisar que precisa ser adaptado para que as empresas de aluguel de retroescavadeira, ou de qualquer outro setor, alcancem os objetivos.

As ferramentas geralmente utilizadas permitem o rastreamento dos visitantes nos sites, além da alteração rápida de ações em caso de problemas, o que representa uma vantagem do Marketing de Conteúdo.

Profissional analisando performance do marketing de conteúdo.

É possível saber quantas oportunidades de negócio foram geradas com as estratégias, que canais estão gerando mais leads e qual está sendo o retorno da execução.

Ferramentas

Com relação às ferramentas, elas são utilizadas para automatizar alguns processos, facilitando a vida dos profissionais sem descuidar na execução ou mensuração do Marketing de Conteúdo. As principais podem ser divididas em ferramentas focadas em blog, SEO, mídias sociais, automação de e-mails e monitoramento.

Para garantir a efetividade das estratégias de Marketing de Conteúdo, é fundamental a contratação de profissionais qualificados e experientes. Isso ajuda a garantir a qualidade, resolução de problemas, planejamento de ações e execução adequada para a empresa, com mensuração correta dos resultados.

Desta forma, é possível atingir os objetivos e aproveitar os benefícios do Marketing de Conteúdo com mais produtividade, aprendizados e ações otimizadas.