Além disso, o canal conta com diversos tipos de ferramenta de engajamento, como é o caso do Instagram Stories, grande concorrente do Snapchat.
A ferramenta faz grande sucesso tanto por usuários quanto por empresas, tornando-se uma peça fundamental para as estratégias de marketing no Instagram.
No artigo de hoje, saiba como usar os stories do Instagram para vender mais e alcançar o sucesso com a sua marca. Acompanhe a leitura!
O que é o Instagram Stories?
O Instagram Stories, ou somente stories, é uma função disponível para Android e iOS (iPhone), que permite a publicação de fotos, vídeos e conteúdos interativos diretamente na rede social, que podem ser visualizados por um curto período de tempo (24 horas), ou permanecem disponíveis no “Destaques” do Instagram.
A ferramenta se tornou muito popular, sendo usada por mais de 400 mil pessoas todos os dias, só em 2018.
Atualmente, com inúmeras atualizações, o Instagram Stories permite a transmissão de vídeos ao vivo, criação de enquetes, caixa de perguntas, entre muitos outros recursos.
O grande atrativo do stories é o seu poder de aproximar o público e contar histórias sobre o seu negócio. Ou seja, é como uma espécie de storytelling da vida real sendo um poderoso artifício para aumentar as vendas.
Dessa forma, ao fazer a manutenção de servo motor, por exemplo, a empresa pode mostrar o passo a passo do procedimento diretamente no stories. Isso ajuda a despertar a confiança dos usuários, que podem ver em uma gravação real como o serviço é feito.
O Instagram Stories também é usado como um recurso para humanizar as marcas. Afinal, ele mostra que além de produtos e serviços, há seres humanos por trás de todo o processo de venda e promoção das empresas.
Por esse motivo, o recurso é cada vez mais explorado pelos empreendimentos, principalmente por aqueles que desejam criar vínculos duradouros com os clientes.
5 dicas para usar o stories do Instagram
Conforme o funcionamento do algoritmo do Instagram, o envolvimento com a marca faz com que o seu perfil apareça mais vezes para novos usuários.
Por isso, além de focar em um bom conteúdo para o feed, as empresas precisam ficar atentas quanto ao stories, pois esse recurso é capaz de melhorar o engajamento.
Mas como fazer isso? Afinal de contas, há muitas ferramentas dentro do stories, que vão além de postar uma foto do seu
reservatório tipo taça e deixá-la disponível por 24 horas.
Para ajudar as empresas nesta empreitada, separamos algumas dicas para o usar o stories do Instagram e alavancar suas vendas. Confira!
1 - Transmissões ao vivo
As transmissões ao vivo, também chamada de lives, são vídeos de até 60 minutos no Instagram, que são gravados no stories e posteriormente disponibilizados no feed. A ideia é usar o recurso para gravar acontecimentos interessantes que acontecem em tempo real.
Por exemplo, é possível fazer uma transmissão ao vivo para mostrar o modo de fabricação de um steel deck.
Desse modo, os consumidores têm contato com os bastidores da sua loja, algo que desperta a atenção e a proximidade com o público.
Ultimamente, as lives são muito usadas por artistas e músicas, para apresentações online ao vivo para um grupo de seguidores. Assim, as pessoas conseguem acompanhar um show sem precisar sair de casa.
Outra grande vantagem da transmissão ao vivo é o chat. Por meio dele, o apresentador pode interagir com a audiência, respondendo perguntas e conversando em tempo real com as pessoas que estão assistindo.
Isso também é uma forma de melhorar o engajamento e construir uma relação mais íntima com o público-alvo.
2 - Vídeos espontâneos
Por se tratar de um recurso que mostra os bastidores de uma empresa, o stories permite a gravação de vídeos mais espontâneos, ou seja, sem uma preparação prévia e roteiro.
A intenção é compartilhar momentos comuns dentro da empresa, ou algo inusitado, que não foi planejado pela marca.
Os vídeos precisam parecer reais para os seguidores, sem o uso de ferramentas de edição. No entanto, é possível aplicar as próprias ferramentas dos stories, como filtros, stickers, recursos de criação com texto, etc.
Um exemplo, é gravar um vídeo do carregamento de uma caçamba basculante, demonstrando como o processo é feito realmente, sem nenhuma edição.
A simplicidade e a espontaneidade são imprescindíveis para a criação de stories de sucesso, bastando apenas um celular com acesso à internet.
3 - Tags de geolocalização
O Instagram Stories conta com uma tag de geolocalização, em que é possível marcar a empresa ou um local específico, melhorando o engajamento e otimizando a divulgação no seu perfil.
Com isso, pessoas que estão próximas ao seu negócio são mais impactadas, algo que pode ser convertido no aumento de vendas.
É interessante pedir que os seus clientes e parceiros também usem a geolocalização, principalmente quando eles se encontram na sua loja. Isso fortalece o sentimento de comunidade, além de facilitar que outros seguidores encontrem sua empresa.
4 - Links de redirecionamento
Uma boa maneira de divulgar um produto novo, ou até mesmo um conteúdo dentro do seu site/blog é por meio dos links no stories do Instagram. O recurso só está liberado para os usuários com mais de 10 mil seguidores, por enquanto.
Para usar a ferramenta, basta seguir o passo a passo:
- Entrar no stories e clicar no botão de âncora;
- Escolher o link (URL) de qualquer site na web;
- Produzir um stories falando sobre o link;
- Clicar em concluir, no canto direito superior.
Caso a sua empresa tenha lançado um vídeo no YouTube explicando sobre um
adesivo anaeróbico, por exemplo, a linkagem permite o redirecionamento direto para o conteúdo, basta o seguidor “arrastar para cima” o seu stories.
Uma opção para quem ainda não consegue colocar link nos stories é usar a biografia do perfil no Instagram para compartilhar a URL. Assim, basta gravar um vídeo explicando aos seguidores como entrar no conteúdo.
5 - Anúncios patrocinados
O Instagram Stories tem a opção de compartilhamento de anúncios patrocinados (pagos), assim como as tradicionais publicações no Facebook.
Dessa maneira, a rede social mostra seus conteúdos para uma maior quantidade de pessoas, aumentando o número de seguidores e a conversão de vendas.
Assim, enquanto um usuário navega pelos stories de seus amigos, pode se deparar com um conteúdo anunciando uma régua de gôndola.
Se for de seu interesse, o seu perfil comercial pode conseguir um novo potencial cliente.
Para isso, é necessário acessar o “Gerenciador de Anúncios” no Instagram e escolher entre as opções disponibilizadas.
No entanto, para alcançar bons resultados é recomendado escolher uma audiência segmentada, selecionando as principais características do seu público-alvo, para uma campanha mais assertiva e direcionada.
Afinal de contas, as pessoas interessadas em resistência de cartucho, por exemplo, têm um perfil bem específico. Por isso, quanto mais segmentado é a sua audiência, maiores são as chances de conversão em vendas.
Conclusão
O Instagram Stories é um recurso que chegou para ficar. Devido ao amplo crescimento da rede social, já era de se esperar que as empresas incorporassem a ferramenta em sua estratégia de marketing, já que é possível encantar um grande número de pessoas e obter reconhecimento da marca.
Com o stories, além de todas essas vantagens, o seu empreendimento também conquista a empatia do público.
Por se tratar de uma ferramenta de compartilhamento de fotos, vídeos e criações espontâneas, essa é uma ótima oportunidade para humanizar a sua marca e construir a proximidade com seus seguidores.
Além do mais, com os inúmeros recursos disponíveis no stories, é possível usar a criatividade e desenvolver conteúdos de qualidade, altamente atrativos ao seu público e que pode ajudar a aumentar as vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.