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Como usar os stories do Instagram para vender mais

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Publicado em 29/06/2020

O Instagram é uma das redes sociais mais populares de todo o mundo. A plataforma já bateu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, com um crescimento de 5% por trimestre.

Segundo pesquisas, o número de empresas norte-americanas que usa o aplicativo dobrou nos últimos anos. Em 2017, mais de 70% dos negócios nos Estados Unidos estavam no Instagram, enquanto 67,2% no Twitter.

De acordo com o próprio aplicativo, já são mais de 5 milhões de perfis comerciais e 2 milhões de anunciantes em todo o mundo.

Esses dados revelam o quanto o Instagram pode ser uma boa rede social para a promoção de negócios, visto que cada vez mais empresas estão investindo na plataforma e o número de usuários só tende a crescer.

Muito disso, deve-se ao forte apelo visual, já que o Instagram trabalha principalmente com o compartilhamento de imagens e vídeos.

Assim, é possível mostrar o resultado de uma impressão uv, por exemplo, diretamente na rede social, o que fortalece a proximidade do usuário com o produto ou serviço oferecido.

Como usar os stories do Instagram para vender mais: celular com instagram aberto.

Além disso, o canal conta com diversos tipos de ferramenta de engajamento, como é o caso do Instagram Stories, grande concorrente do Snapchat.

A ferramenta faz grande sucesso tanto por usuários quanto por empresas, tornando-se uma peça fundamental para as estratégias de marketing no Instagram.

No artigo de hoje, saiba como usar os stories do Instagram para vender mais e alcançar o sucesso com a sua marca. Acompanhe a leitura!

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories, ou somente stories, é uma função disponível para Android e iOS (iPhone), que permite a publicação de fotos, vídeos e conteúdos interativos diretamente na rede social, que podem ser visualizados por um curto período de tempo (24 horas), ou permanecem disponíveis no “Destaques” do Instagram.

A ferramenta se tornou muito popular, sendo usada por mais de 400 mil pessoas todos os dias, só em 2018.

Atualmente, com inúmeras atualizações, o Instagram Stories permite a transmissão de vídeos ao vivo, criação de enquetes, caixa de perguntas, entre muitos outros recursos.

O grande atrativo do stories é o seu poder de aproximar o público e contar histórias sobre o seu negócio. Ou seja, é como uma espécie de storytelling da vida real sendo um poderoso artifício para aumentar as vendas.

Dessa forma, ao fazer a manutenção de servo motor, por exemplo, a empresa pode mostrar o passo a passo do procedimento diretamente no stories. Isso ajuda a despertar a confiança dos usuários, que podem ver em uma gravação real como o serviço é feito.

O Instagram Stories também é usado como um recurso para humanizar as marcas. Afinal, ele mostra que além de produtos e serviços, há seres humanos por trás de todo o processo de venda e promoção das empresas.

Por esse motivo, o recurso é cada vez mais explorado pelos empreendimentos, principalmente por aqueles que desejam criar vínculos duradouros com os clientes.

5 dicas para usar o stories do Instagram

Conforme o funcionamento do algoritmo do Instagram, o envolvimento com a marca faz com que o seu perfil apareça mais vezes para novos usuários.

Por isso, além de focar em um bom conteúdo para o feed, as empresas precisam ficar atentas quanto ao stories, pois esse recurso é capaz de melhorar o engajamento.

Mas como fazer isso? Afinal de contas, há muitas ferramentas dentro do stories, que vão além de postar uma foto do seu reservatório tipo taça e deixá-la disponível por 24 horas.

Para ajudar as empresas nesta empreitada, separamos algumas dicas para o usar o stories do Instagram e alavancar suas vendas. Confira!

1 - Transmissões ao vivo

As transmissões ao vivo, também chamada de lives, são vídeos de até 60 minutos no Instagram, que são gravados no stories e posteriormente disponibilizados no feed. A ideia é usar o recurso para gravar acontecimentos interessantes que acontecem em tempo real.

Como usar os stories do Instagram para vender mais: empresária mostrando roupas na live.

Por exemplo, é possível fazer uma transmissão ao vivo para mostrar o modo de fabricação de um steel deck. Desse modo, os consumidores têm contato com os bastidores da sua loja, algo que desperta a atenção e a proximidade com o público.

Ultimamente, as lives são muito usadas por artistas e músicas, para apresentações online ao vivo para um grupo de seguidores. Assim, as pessoas conseguem acompanhar um show sem precisar sair de casa.

Outra grande vantagem da transmissão ao vivo é o chat. Por meio dele, o apresentador pode interagir com a audiência, respondendo perguntas e conversando em tempo real com as pessoas que estão assistindo.

Isso também é uma forma de melhorar o engajamento e construir uma relação mais íntima com o público-alvo.

2 - Vídeos espontâneos

Por se tratar de um recurso que mostra os bastidores de uma empresa, o stories permite a gravação de vídeos mais espontâneos, ou seja, sem uma preparação prévia e roteiro.

A intenção é compartilhar momentos comuns dentro da empresa, ou algo inusitado, que não foi planejado pela marca.

Os vídeos precisam parecer reais para os seguidores, sem o uso de ferramentas de edição. No entanto, é possível aplicar as próprias ferramentas dos stories, como filtros, stickers, recursos de criação com texto, etc.

Um exemplo, é gravar um vídeo do carregamento de uma caçamba basculante, demonstrando como o processo é feito realmente, sem nenhuma edição.

A simplicidade e a espontaneidade são imprescindíveis para a criação de stories de sucesso, bastando apenas um celular com acesso à internet.

3 - Tags de geolocalização

O Instagram Stories conta com uma tag de geolocalização, em que é possível marcar a empresa ou um local específico, melhorando o engajamento e otimizando a divulgação no seu perfil.

Com isso, pessoas que estão próximas ao seu negócio são mais impactadas, algo que pode ser convertido no aumento de vendas.

É interessante pedir que os seus clientes e parceiros também usem a geolocalização, principalmente quando eles se encontram na sua loja. Isso fortalece o sentimento de comunidade, além de facilitar que outros seguidores encontrem sua empresa.

4 - Links de redirecionamento

Uma boa maneira de divulgar um produto novo, ou até mesmo um conteúdo dentro do seu site/blog é por meio dos links no stories do Instagram. O recurso só está liberado para os usuários com mais de 10 mil seguidores, por enquanto.

Para usar a ferramenta, basta seguir o passo a passo:

  • Entrar no stories e clicar no botão de âncora;
  • Escolher o link (URL) de qualquer site na web;
  • Produzir um stories falando sobre o link;
  • Clicar em concluir, no canto direito superior.

Caso a sua empresa tenha lançado um vídeo no YouTube explicando sobre um adesivo anaeróbico, por exemplo, a linkagem permite o redirecionamento direto para o conteúdo, basta o seguidor “arrastar para cima” o seu stories.

Uma opção para quem ainda não consegue colocar link nos stories é usar a biografia do perfil no Instagram para compartilhar a URL. Assim, basta gravar um vídeo explicando aos seguidores como entrar no conteúdo.

5 - Anúncios patrocinados

O Instagram Stories tem a opção de compartilhamento de anúncios patrocinados (pagos), assim como as tradicionais publicações no Facebook.

Dessa maneira, a rede social mostra seus conteúdos para uma maior quantidade de pessoas, aumentando o número de seguidores e a conversão de vendas.

Assim, enquanto um usuário navega pelos stories de seus amigos, pode se deparar com um conteúdo anunciando uma régua de gôndola. Se for de seu interesse, o seu perfil comercial pode conseguir um novo potencial cliente.

Para isso, é necessário acessar o “Gerenciador de Anúncios” no Instagram e escolher entre as opções disponibilizadas.

No entanto, para alcançar bons resultados é recomendado escolher uma audiência segmentada, selecionando as principais características do seu público-alvo, para uma campanha mais assertiva e direcionada.

Afinal de contas, as pessoas interessadas em resistência de cartucho, por exemplo, têm um perfil bem específico. Por isso, quanto mais segmentado é a sua audiência, maiores são as chances de conversão em vendas.

Conclusão

O Instagram Stories é um recurso que chegou para ficar. Devido ao amplo crescimento da rede social, já era de se esperar que as empresas incorporassem a ferramenta em sua estratégia de marketing, já que é possível encantar um grande número de pessoas e obter reconhecimento da marca.

Com o stories, além de todas essas vantagens, o seu empreendimento também conquista a empatia do público.

Por se tratar de uma ferramenta de compartilhamento de fotos, vídeos e criações espontâneas, essa é uma ótima oportunidade para humanizar a sua marca e construir a proximidade com seus seguidores.

Além do mais, com os inúmeros recursos disponíveis no stories, é possível usar a criatividade e desenvolver conteúdos de qualidade, altamente atrativos ao seu público e que pode ajudar a aumentar as vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.