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Como utilizar YouTube em sua estratégia de marketing

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Publicado em 12/08/2020

Utilizar o YouTube em estratégia de marketing digital se tornou algo indispensável para as empresas que desejam se destacar no mercado. Muito disso, deve-se à própria popularidade da plataforma, que é uma das redes sociais que mais cresce em todo mundo.

O YouTube é o segundo site mais acessado na internet, perdendo apenas para o Google. Por conta disso, ele também é considerado um dos mecanismos de pesquisa mais relevante da atualidade, contando com estratégias de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para buscadores próprios.

De acordo com dados da própria plataforma, o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês e mais de um bilhão de horas de conteúdo em vídeo são consumidas diariamente.

Estima-se que em 2021, 82% do tráfego na internet será em vídeo, o que torna ainda mais viável o investimento na rede social.

Não é à toa que muitas empresas buscam por uma boa produtora de vídeos para investir em conteúdos para o YouTube e, com isso, alcançar o reconhecimento no mercado e aumentar as chances de vendas.

Como utilizar YouTube em sua estratégia de marketing: usuário assistindo vídeos no youtube.

No artigo de hoje, saiba como utilizar o YouTube em sua estratégia de marketing e conheça mais sobre a importância da rede social. Acompanhe a leitura!

5 razões para criar um canal do YouTube para a sua empresa

Além do grande alcance e do crescimento exponencial do YouTube, a plataforma também oferece muitas outras vantagens no marketing.

Por esse motivo, vários negócios buscam criar um canal na rede, seja uma empresa de controle de pragas ou qualquer outro tipo de empreendimento.

Abaixo, separamos algumas das razões que tornam o YouTube indispensável para uma estratégia de marketing digital de qualidade. Confira!

1 - Aumenta a credibilidade

Muitos usuários têm o hábito de procurar por vídeos ou pelo canal da empresa no YouTube, antes de tomar qualquer decisão de compra.

Como utilizar YouTube em sua estratégia de marketing: profissionais criando vídeos.

Cerca de 68% afirmam que assistem um conteúdo audiovisual na plataforma antes de adquirir um produto ou serviço, e 80% assistem um vídeo no início da jornada de compra.

Por esse motivo, ter um canal no YouTube é conquistar potenciais clientes e, mais ainda, ter credibilidade junto ao público.

Afinal de contas, os usuários tendem a considerar as empresas com canal na plataforma mais confiáveis e, portanto, os vídeos ajudam na tomada de decisão.

Alguns segmentos de mercado são ainda mais afetados, como o ramo de estética, beleza e moda, já que eles lidam diretamente com o visual.

Ou seja, os consumidores gostam de ver a confecção de uniformes antes de comprar o vestuário, bem como verificar os resultados de um salão de cabeleireiros.

2 - Gera autoridade

Quando falamos em marketing digital, devemos pensar em estratégias assertivas, que estimulam o compartilhamento e fazem com que a sua empresa seja reconhecida por novos públicos, nichos de mercado e potenciais clientes.

Para isso, é preciso criar relevância sobre a sua expertise, isto é, demonstrar que domina o ramo de atuação. Afinal de contas, os negócios que não criam autoridade tendem a ficar à margem da concorrência.

Com um canal do YouTube, uma empresa de consultoria ambiental, por exemplo, pode compartilhar seu conhecimento com o mundo e, desse modo, tem mais condições de determinar comportamentos, tendências e gerar autoridade.

Por esse motivo, é importante que a produção de conteúdo no YouTube seja estratégica e de qualidade, para que as pessoas tenham confiança no que está sendo compartilhado.

3 - Excelente ROI

Criar um canal no YouTube é uma iniciativa gratuita. Por isso, se empresas de automação industrial querem construir relevância na internet, mas dispõem de um recurso baixo para investimento em marketing digital, a plataforma de vídeos é uma opção extremamente viável, com boas chances de ROI (Retorno sobre Investimento).

Além do mais, dependendo da quantidade de visualizações de um vídeo, o próprio YouTube pode monetizá-lo, com isso, a sua empresa ganha dinheiro com a plataforma, de forma simples e rápida.

4 - Melhora a visibilidade nos mecanismos de busca

O YouTube é considerado um dos maiores mecanismos de busca da internet e, ao lado do Google, é capaz de melhorar o posicionamento orgânico do seu conteúdo e aumentar o tráfego de usuários para o seu canal ou site.

Ou seja, o seu vídeo aparece como um resultado natural dentro dos mecanismos de busca, sem necessidade de investimento em mídia.

Caso tenha um canal, além de aparecer no próprio YouTube, o seu vídeo também surge na página de resultados de pesquisa do Google.

5 - Popularizar produtos e serviços

O YouTube tem um ótimo potencial para potencializar produtos e serviços, principalmente por meio de vídeos tutoriais e reviews. Assim, os usuários passam a conhecer mais sobre o seu negócio e são educados para entender qual o nicho de atuação.

Por exemplo, uma empresa de comunicação visual pode usar o YouTube para mostrar o passo a passo da confecção de um banner.

Um restaurante pode fazer um tutorial de receitas para se fazer em casa. As possibilidades são infinitas, porém é preciso focar em uma produção de qualidade e informativa.

Dicas de como trabalhar com o YouTube para marketing digital

Diante de todas as vantagens dos canais do YouTube, cada vez mais empresas buscam incluir a rede social em suas estratégias de marketing.

Contudo, é necessário focar em algumas ações direcionadas para alcançar os resultados esperados.

A seguir, conheça algumas dicas de como trabalhar com o YouTube para marketing digital.

Crie conteúdos com frequência

Os canais mais populares do YouTube são aqueles que mantêm uma certa frequência na criação de conteúdos.

Além disso, se o interesse é usar o canal como estratégia de marketing, é fundamental compartilhar informações periodicamente com o público.

Como utilizar YouTube em sua estratégia de marketing: empresário fazendo uma live.

Sendo assim, uma empresa de manutenção de geradores, por exemplo, pode escolher um dia da semana para lançamento de novos vídeos, diversificando os assuntos, mas sem perder o foco do nicho de atuação.

Para determinar o dia certo da criação de conteúdo, vale a pena investigar o comportamento da audiência, verificando os horários em que os usuários costumam acessar a internet e procurar por vídeos.

Assim, fica mais fácil lançar um material direcionado, no momento certo.

Inclua CTAs

Os CTAs (Call to Action), ou chamadas para ação, ajudam na conversão dos usuários e orientam o público a realizar alguma coisa, como se inscrever no canal, curtir o vídeo, compartilhar o conteúdo, etc.

A criação de um bom CTA envolve os seguintes elementos:

  • Ter uma chamada clara e objetiva;
  • Usar verbos no imperativo;
  • Utilizar uma linguagem atrativa;
  • Não construir frases muito longas.

Por exemplo, em um vídeo sobre cenografia para eventos, é possível chamar os espectadores para comentar o material, mandando dúvidas para que a empresa possa responder nos próximos conteúdos.

Seja interativo com a audiência

O YouTube permite uma liberdade maior de criação, ao mesmo tempo em que se pode adotar uma linguagem mais informal, construindo um relacionamento próximo com o público.

Isso ajuda na interatividade com os espectadores e no engajamento, tornando o seu conteúdo muito mais “consumível” para a audiência.

Além disso, vale a pena monitorar os comentários e respondê-los assim que possível, para manter um relacionamento estreito.

Em alguns casos, usar mensagens automáticas pode afastar as pessoas, por isso, o recomendável é optar por uma resposta humanizada e personalizada para cada usuário.

Crie títulos atrativos

As pessoas costumam fazer o mesmo tipo de pesquisa no YouTube como fazem no Google, ou seja, com o uso de palavras-chave que descrevem de modo objetivo o que estão procurando.

Por esse motivo, os títulos dos vídeos devem ser construídos de modo estratégico, com a aplicação dos termos certos e com frases criativas.

Fora isso, é importante oferecer ao público algo interessante, quer dizer, dentro daquilo que os usuários estão procurando. Por exemplo, ao invés de escrever “Descrição de serviço”, a melhor opção pode ser: “10 vantagens do serviço X”.

Escolha bem as categorias e tags

Quando carregamos algum vídeo no YouTube, a plataforma oferece algumas categorias de vídeo, além da possibilidade de colocar tags e palavras-chave. A ideia é identificar o vídeo com base na pesquisa dos usuários.

Por isso, é importante escolher bem quais categorias e tags aplicar no vídeo, para que um grande número de espectadores possa encontrar o seu conteúdo com facilidade.

Conclusão

O YouTube é uma das maiores redes sociais do mundo e, a cada dia que passa, a plataforma ganha mais usuários, conteúdos e compartilhamento de vídeos. Por isso, ter um canal na mídia se tornou uma das melhores tendências de marketing.

Mais do que as inúmeras vantagens, como crescimento da autoridade, melhor relevância para os mecanismos de busca, entre outros benefícios, é necessário criar conteúdos estratégicos e assertivos.

O texto de hoje buscou dar algumas dicas, no entanto, é indispensável focar nos interesses do seu público-alvo e na elaboração de materiais ricos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.