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Criar conteúdo para Instagram

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Publicado em 23/11/2020

Investir na criação de conteúdo para Instagram é uma ação que faz parte do dia a dia de milhões de empresas ao redor do mundo. Sim, milhões porque essa plataforma é uma das mais importantes e não para de crescer.

Isso quer dizer que o Instagram reúne bilhões de pessoas ao redor do mundo, que estão ali para compartilhar fotos e vídeos do seu dia a dia, mas que não deixam de se interessar por algum produto ou serviço.

Levando isso em conta, as empresas precisam estar nessa plataforma para divulgar sua marca, produto e serviço, mas também para interagir com os consumidores e saber mais sobre eles.

Criar conteúdo para Instagram: usuário acessando o Instagram pelo celular.

Só que criar um perfil não é o suficiente, é necessário fazê-lo funcionar de maneira constante e dinâmica, por meio de conteúdos que chamem a atenção das pessoas.

Fazendo isso, vamos construindo a identidade visual da marca na internet e trazendo até ela uma audiência selecionada que realmente se interesse pelo que é ofertado. Mas quais conteúdos criar? Essa dúvida é comum e vamos respondê-la.

Neste artigo, também vamos falar sobre a importância do Instagram para as marcas, o motivo pelo qual as empresas devem estar nele e, também, quais são suas principais ferramentas de divulgação.

Importância do Instagram para as marcas

Estar no Instagram já não é novidade para muitas empresas, uma vez que ele se tornou parte das estratégias de Marketing de Conteúdo.

Ele atende aos objetivos de cada empresa, inclusive ajuda a consolidar a marca, afinal, é possível construir o público do negócio e ir expandindo aos poucos.

É a rede social que mais cresce, tendo mais de 1 bilhão de usuários e um alto número de acessos, com 67% dos usuários brasileiros checando seus perfis, pelo menos, duas vezes por dia.

Para uma distribuidora de papel de parede, por exemplo, estar nessa rede é vantajoso porque cerca de 66 milhões de brasileiros estão por lá. É muita gente!

Além de ser um público grande, também é muito diversificado, o que ajuda na divulgação de diferentes produtos e serviços.

Pensando por esse lado, conseguimos entender porque hoje em dia é raro que um negócio de sucesso não esteja no Instagram.

Para se ter uma ideia, cerca de 88% das empresas que apostam em Marketing de Conteúdo publicam nas redes sociais, porque elas sabem que com isso conseguem fidelizar clientes e se aproximar mais deles.

Muito além de terem seu perfil nessa plataforma, essas empresas sabem como trabalhá-la. Vamos te mostrar um pouco mais sobre isso no tópico a seguir.

Dicas para criação de conteúdo

As empresas, como as que prestam serviços de engenharia civil, precisam pensar no Instagram como um canal que lhes permite ensinar o público e amadurecer as pessoas para que possam se tornar clientes um dia.

Também é um recurso para garantir a satisfação dos clientes e sua fidelidade, mas sempre prezando por uma boa estratégia de produção de conteúdo.

O primeiro passo é estabelecer uma meta, que não é igual entre as empresas por serem de setores diferentes e viverem realidades diferentes.

Tendo essas metas definidas, fica mais fácil ter boas ideias de postagens, que alcançarão um número maior de pessoas na plataforma. Mas para te ajudar com isso, algumas dicas são:

Criar e divulgar promoções

As promoções sempre fazem muito sucesso e trazem resultados imediatos. Uma empresa de pintura predial, por exemplo, pode apostar em:

  • Sorteios;
  • Brindes;
  • Descontos especiais;
  • Prêmios por indicação.

Tudo deve estar alinhado aos objetivos de marketing, pois alguns sorteios podem atrair um público errado, diferente daquele que você pretendia. O resultado é um desperdício de tempo e dinheiro com pessoas que não comprariam.

Por outro lado, quando a promoção é bem planejada, ela aumenta o número de seguidores da marca e, consequentemente, as vendas.

Mostrar os bastidores da empresa

Todo mundo gosta de ver como uma empresa funciona, pois é natural que os consumidores tenham curiosidade quanto à produção de seus produtos e como uma marca consegue fornecer determinado serviço.

Por meio dessa estratégia, uma empresa de portaria e limpeza, consegue eliminar objeções e fazer com que aquelas pessoas que ainda estavam considerando a compra optem por ela.

Os bastidores também ajudam a estabelecer o valor da organização, expõe melhor a marca e fazem com que as pessoas a vejam como autoridade no que faz.

Fazer enquetes

A criação de enquetes ajuda as companhias a entenderem melhor os tipos de conteúdo que devem criar, e também a compreenderem como o público pensa.

Para se ter uma ideia, uma marca que tenha uma persona bem definida pode mudar esse personagem completamente depois de realizar algumas enquetes.

Também é um estímulo à interação, algo muito positivo, uma vez que o consumidor moderno gosta de interagir com suas marcas preferidas.

Por fim, as enquetes quebram barreiras e fazem com que as pessoas se sintam mais seguras e à vontade para comprar, pois sabem que tal marca está disposta a ouvir a opinião delas.

Criar calendário editorial

O calendário editorial ajuda a criar bons conteúdos e faz com que tenham a consistência que o Instagram tanto valoriza.

Tudo é produzido estrategicamente, de acordo com as diferentes etapas de compra dos consumidores. A qualidade dos materiais também melhora, pois eles nunca são produzidos de última hora ou se referem a assuntos que não interessam a persona.

Criar conteúdo para Instagram: profissional analisando performance do Instagram.

Esse planejamento ajuda a pensar em tipos diferenciados de conteúdos, como gifs e filtros, além de ajudar a pensar em detalhes importantes, como a melhor legenda para a postagem.

Compartilhar guias e tutoriais

Todo mundo gosta de guias e tutoriais, afinal, eles se enquadram em estilos de conteúdo relevantes para o público, que vai ajudá-lo em diferentes etapas da jornada de compra.

Esses materiais também esclarecem dúvidas e ajudam a posicionar a marca como autoridade naquilo que faz.

Agora que você já conhece algumas dicas para criar bons conteúdos para o perfil no Instagram da sua empresa, vamos mostrar algumas ferramentas que a própria plataforma dispõe e que são muito importantes.

Ferramentas úteis para divulgação

Produzir bons conteúdos para o Instagram também envolve algumas ferramentas importantes. Com elas, a conta dos fornecedores de tubos e conexões, por exemplo, se torna mais dinâmica, aumentando o número de seguidores e o alcance das publicações.

Um exemplo de ferramenta é o Instagram Shopping, que pode ser excepcionalmente interessante para as plataformas e-commerce.

A ferramenta mostra o preço do item e leva o seguidor para o site da marca para que ele possa realizar a compra.

Outra boa estratégia são os destaques, que ficam na parte superior do perfil e mostram os stories que já foram criados.

Por meio desse recurso, uma loja de móveis modulados pode destacar tópicos importantes, depoimentos, tutoriais, formas de pagamento, dentre outras possibilidades.

Se o negócio criar capas para os stories permitirá que os seguidores tenham uma ideia do que vão encontrar nessa sessão.

Outro recurso muito interessante para as marcas é o IGTV, que tem capacidade para armazenar vídeos com mais de 1 minuto de duração.

Funciona assim, se as empresas de uniformes, por exemplo, produzem um vídeo de 30 minutos falando sobre as linhas de produto de sua confecção, ele vai aparecer no feed de notícias.

O seguidor poderá assistir alguns segundos do vídeo e depois o Instagram o convida para assistir o restante no IGTV. A prévia desperta a curiosidade do usuário, que acaba querendo assistir ao resto do vídeo.

Outra opção são as lives, que inclusive o Instagram destaca, aumentando, assim, o alcance de público. A marca pode fazer esses vídeos em parceria com convidados, abordando um pouco mais sobre o seu mercado e outros assuntos de interesse do público-alvo.

Por fim, uma ferramenta também bastante útil para qualquer tipo de empresa, como uma de locação de tendas, são os stories. Com eles, é possível produzir conteúdo de maneira diversificada.

Uma dica de uso dos stories é publicar promoções e lançamentos, pois eles despertam o senso de urgência e curiosidade para esse tipo de ação.

Conclusão

Estar no Instagram é importante para qualquer negócio, pois estamos falando da rede social que mais cresce no mundo. Porém, mais do que estar lá, é necessário ter um perfil consistente e que leve conteúdos diversificados e de valor.

Assim, o público se mantém interessado na marca, seus produtos e serviços de forma genuína, passando a enxergá-la como empresa de confiança e autoridade no que faz.

Estar no Instagram é uma necessidade, mas a maneira como a empresa se comporta nele pode ser um diferencial. E seguindo as dicas que demos aqui, fazer isso ficou muito mais fácil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.