HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Os Dicas de marketing para e-commerce

Home  >   Blog  >   Dicas de marketing para e-commerce
Publicado em 21/10/2020

Existem diferentes tipos de negócios em que vale a pena investir, mas é inegável que há um deles que vem conquistando o seu espaço e sendo responsável por gerar um faturamento interessante: o e-commerce.

A internet é um elemento cada vez mais presente na vida das pessoas. Não à toa, a quantidade de ações e de serviços que é possível realizar diretamente no mundo virtual cresce constantemente.

Hoje qualquer pessoa pode fazer o pagamento de contas pelo aplicativo bancário, pode ler notícias do mundo todo, pode se relacionar com parentes e amigos, além de poder fazer pedidos virtuais e receber os produtos no conforto do seu lar.

Justamente por isso, muitos empresários que atuam como fornecedor de esquadrias de alumínio, ou como fabricante de calçados, sabem que é fundamental que a sua marca esteja presente na internet, podendo ser vista em diferentes cidades e estados.

Dicas de marketing para e-commerce: homem digitando o número do cartão em um site de e-commerce.

Para isso, essas empresas podem facilmente desenvolver um site institucional, que permitirá que um usuário que esteja buscando pelo que ela oferece encontre o seu endereço na web e consiga entrar em contato.

Ao mesmo tempo, quem percebe a potencialidade da internet entende que abrir uma loja virtual é um caminho bastante promissor, principalmente quando o assunto é ampliar os negócios e os lucros da empresa.

Dessa forma, abrir um e-commerce e investir em ações que façam com que ele tenha uma ótima performance virtual é indispensável para o sucesso da plataforma.

Assim, encontrar ferramentas e utilizar estratégias para promover o seu negócio virtual é parte do processo e o marketing digital pode ser fundamental para isso, uma vez que ele é voltado para a divulgação de produtos e serviços na internet.

Então, se você tem um e-commerce ou pretende abrir um o quanto antes e quer saber como fazer para vencer os desafios desse formato de negócio, além de conhecer estratégias para alavancá-lo, siga na leitura deste conteúdo.

Os desafios de um e-commerce

A internet é um universo sem limites para um empresário que deseja crescer e potencializar o desempenho da sua empresa. Afinal, é possível desbravar o mundo virtual e conquistar um espaço nesse cenário de maneira bastante positiva.

Para comprovar isso, basta abrir um navegador e buscar por “empresas de alimentação” e ver a quantidade de estabelecimentos oferecendo diferentes formatos de serviços, que vão desde a venda de comida congelada até a realização de buffet corporativo.

Mas mesmo que a internet seja um espaço bastante receptivo e acolhedor, é fundamental que o empresário conheça os desafios que terá que enfrentar para que o seu e-commerce prospere, tenha ótimos resultados financeiros e atinja o fortalecimento da sua marca.

Entre as principais dificuldades de quem tem uma loja virtual, é possível mencionar:

  • Poucos visitantes no site;
  • Baixa conversão de leads;
  • Falta de relacionamento com o público;
  • Abandono de carrinho;
  • Entre outros.

Justamente para contornar esse tipo de situação, o marketing digital entra em cena, oferecendo uma série de recursos que vão otimizar o trabalho do e-commerce e possibilitar que ele reverta ocasiões como as mencionadas acima.

Utilizando algumas das principais estratégias para divulgar o e-commerce na internet, é possível que a plataforma consiga ampliar o seu número de vendas de camisetas personalizadas, aumentando o número de visitas por meio dos anúncios patrocinados.

Em paralelo, é indispensável conduzir os leads conquistados pelo funil de vendas, ou seja, aplicar estratégias que ajudem a loja virtual a seguir as etapas indispensáveis até o momento da compra.

Além disso, é indiscutível a importância que o relacionamento de uma marca com o público tem dentro de um plano de marketing digital e, por isso, é essencial saber como lidar constantemente com os clientes do e-commerce.

Por fim, vale mencionar que o abandono de carrinho é outro ponto que precisa ser estudado e trabalhado para que não ocorra, sendo necessário desenvolver uma página agradável e intuitiva para garantir que o cliente realize o pagamento e conclua a encomenda.

Desse modo, as empresas de persianas ou de quaisquer outros segmentos do mercado saberão como superar os principais desafios de um e-commerce, podendo solucionar questões simples de maneira produtiva e rentável.

Como alavancar o seu e-commerce

Mesmo que em um primeiro momento possa parecer difícil lidar com situações como as mencionadas acima, elas podem ser contornadas facilmente com algumas estratégias do marketing digital. Conheça as principais a seguir.

Dicas de marketing para e-commerce: profissional preparando os pacotes para envio ao cliente.

1. Criar um planejamento de marketing

Para utilizar o marketing digital com maior eficiência, uma empresa especializada em limpeza de vidros que já atua na internet precisa ter um planejamento eficaz, que a ajude a entender quais passos deve seguir e qual a melhor ordem para isso.

Assim, antes de sair investindo em anúncios pagos, por exemplo, é essencial que ela desenvolva um plano de ação, onde serão detalhadas todas as etapas e estratégias que precisam ser aplicadas de acordo com o momento em que o negócio está.

Com isso, além de garantir que os resultados serão alcançados de maneira mais simples, o e-commerce também consegue prever o que precisará ser feito e os custos implicados para tal, garantindo que a execução do marketing seja bastante assertiva.

2. Investir em marketing de conteúdo para adquirir leads

Uma empresa de montagem industrial que quer alcançar um número cada vez maior de clientes precisa captar leads, para que esses contatos que possuem interesse no que ela oferece passem pelas diferentes etapas do funil de vendas com maior eficiência.

Uma forma interessante e frutífera de fazer isso é investindo em marketing de conteúdo, de maneira a atrair pessoas com o perfil de compra do estabelecimento por meio de materiais de grande relevância para esses usuários.

Assim, um e-commerce que queira captar leads, e trabalhá-los para que estejam prontos para realizar um pedido na plataforma, deve fazer marketing de conteúdo, criando um blog e atrelando-o ao site principal da empresa.

Dessa forma, um fabricante de etiquetas promocionais que escreveu um artigo explicando como funciona a produção desses adesivos pode atrair um potencial cliente que queria entender o processo e encontrou ali as informações necessárias para a sua compra.

Por isso, usar a produção de conteúdos a favor do seu e-commerce é a melhor maneira de atrair leads e fazer com que eles queiram receber newsletters e estar mais perto do seu negócio, graças aos artigos e vídeos que ele acessou na sua página.

3. Fazer e-mail marketing

Não é possível falar em marketing digital sem destacar a importância do e-mail marketing, não é mesmo? É por meio desse tipo de mensagem que um e-commerce pode ser visto pelas pessoas que possuem interesse nos produtos que ele vende.

O e-mail marketing é uma ferramenta eficaz para enviar promoções, anunciar novidades, mandar felicitações e criar um relacionamento mais próximo com o público.

Sendo assim, é indispensável incluí-lo no planejamento de marketing da empresa, de modo que eles sejam utilizados como uma ponte entre a plataforma e o consumidor, estreitando laços e marcando presença na vida das pessoas.

4. Estar presente nas mídias sociais

É cada vez mais difícil encontrar pessoas que não possuam perfis ativos nas redes sociais, isso porque esses sites se tornaram indispensáveis para quem quer ler notícias, ter maior contato com amigos e familiares e acompanhar de perto as suas marcas favoritas.

Um e-commerce que deseja crescer e se manter presente na rotina dos seus clientes certamente já sabe o quanto essa ação pode fazer toda a diferença no crescimento da loja virtual, seja ela especializada na venda ou na locação de cadeiras para eventos.

Isso porque as redes sociais permitem colocar em prática uma série de estratégias de marketing digital, como a realização de anúncios patrocinados, a postagem de links de relevância do seu site, a interação por meio de comentários, etc.

Dessa forma, um e-commerce que investe em um bom trabalho para destacar o seu perfil nas mídias sociais consegue conquistar resultados bem interessantes.

Dicas de marketing para e-commerce: empresária confiante em sua loja de e-commerce.

Um exemplo disso é o aumento do tráfego orgânico da loja virtual, uma vez que a publicação do link de um produto vendido na plataforma pode fazer com que os seguidores da página cliquem e acessem o site.

Por consequência, essa ação pode ajudar a aumentar o número de vendas do produto que foi divulgado, já que um grande número de pessoas poderá ver a publicação e se interessar em adquirir o item.

Além disso, uma postagem na rede social pode ser compartilhada pelos seguidores, o que faz com que aquele link postado ganhe um maior alcance e impacte mais usuários daquela plataforma.

Portanto, estar presente nas mídias sociais é uma das ações que pode alavancar a sua loja virtual e merece destaque nas estratégias de divulgação do site.

De fato, qualquer e-commerce hoje pode conquistar o seu lugar no mercado virtual, graças às ações simples oferecidas pelo marketing digital que são responsáveis por garantir bons resultados de alcance e de vendas.

Por isso, se você já tem uma loja virtual e quer vencer mais facilmente os desafios que ela pode apresentar, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e conquiste os seus objetivos com maior assertividade e lucratividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.