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Dicas para embalar produtos de e-commerce

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Publicado em 06/04/2021

A embalagem é muito importante para o e-commerce! Primeiro porque é ela quem possibilita que um produto chegue intacto ao seu destino. Mas não é só isso.

Embalagem para e-commerce é marketing e também uma forma de levar um pouquinho de cada loja para a casa dos clientes. No post de hoje, veja 4 dicas para embalar seus produtos!

O Brasil, o e-commerce e as embalagens

De acordo com pesquisa divulgada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas virtuais estão aumentando a cada dia.

Só em 2020 as vendas cresceram 73,88% em relação ao ano passado! Os segmentos que puxaram essa alta foram os de material para escritório, eletrodomésticos e vestuário.

Todas essas encomendas precisaram de uma embalagem própria para chegar até a casa e aos escritórios dos consumidores, certo? É possível enxergar a embalagem para e-commerce como mais que uma caixa de papelão, mas também uma oportunidade de fidelizar os seus clientes.

Dicas para embalar produtos de e-commerce: homem feliz retirando seus produtos da caixa.

Para que serve uma embalagem para e-commerce, afinal?

A embalagem está diretamente ligada à experiência de compra de um usuário. Ela deve proteger o item que será entregue de forma satisfatória.

Uma caixa que chega ao seu destinatário amassada, com sinais que não suportou o transporte, não causa uma boa impressão. Por isso, manter a integridade do produto é a primeira função de uma embalagem. Ela também previne prejuízos com trocas de produtos danificados. Mas ela pode ser mais que isso.

Essa é a hora de aproveitar que o cliente abriu as portas da sua casa ou local de trabalho para receber a sua empresa e tornar a experiência de abrir uma caixa ainda mais positiva.

Dicas para embalar os seus produtos

Agora que você já se convenceu da importância da embalagem, é hora de anotar algumas dicas para embalar seus produtos.

1 - Conheça o seu produto

Conhecer o seu produto e saber qual a melhor embalagem para ele é essencial para fazer boas entregas.

Produtos pesados podem acabar danificados sem uma caixa com proteção adequada. Um produto pequeno, por exemplo, um colar de aromaterapia em uma caixa muito grande pode ser um desperdício de recursos e gerar uma expectativa desnecessária no cliente.

2 - Conheça o seu nicho

Entender os gostos e o comportamento do seu cliente é essencial para escolher as embalagens corretas.

Se o seu público tem uma tendência a se preocupar com o meio ambiente, é melhor escolher embalagens recicláveis ou não abusar do plástico e do isopor.

Uma outra possibilidade é usar o papel semente, que é biodegradável e conta com várias sementes no seu interior que podem ser plantadas.

O público da moda costuma ser exigente com seus produtos e também as embalagens. Os clientes de luxo podem esperar por um pacote glamouroso, por exemplo.

Já uma camisa ou blusa social que são peças mais delicadas, podem requerer algo também delicado para envolvê-las em conformidade com o produto vendido, por exemplo, um papel de seda, com uma etiqueta da loja. São detalhes que fazem toda a diferença quando o cliente recebe sua encomenda.

As pessoas que são influencers da moda dão bastante importância para as embalagens porque gostam de elementos bonitos para compartilhar fotos nas redes sociais e fazer vídeos de unboxing, que é o registro do momento em que a caixa é aberta.

3 - Personalize seus pacotes

Sem a cordialidade dos vendedores, a beleza das vitrines e o aroma agradável da loja, o e-commerce precisa explorar outras formas de causar uma boa impressão. Uma delas é com a personalização da entrega.

Dicas para embalar produtos de e-commerce: mulher desempacotando produtos.

Uma cartinha de agradecimento ou uma etiqueta com o nome da pessoa fazem os clientes se sentirem únicos.

As pequenas lojas e as de produtos artesanais podem aproveitar para escrever a mão essas personalizações, o que deixa o pacote ainda mais especial.

Perfumar os itens com o cheiro da loja física é uma ótima forma de relembrar o cliente da experiência que ele teria em loja, ou de provocar uma nova sensação, ligada à ideia que a loja virtual quer passar.

Imagine a experiência que uma loja de essências que envia dentro da embalagem uma almofadinha contendo gotas de óleo essencial de lavanda pode gerar para o seu cliente, garantindo que ele volte a comprar na loja.

4 - Capriche nas dobras

Essa dica é especial para as lojas de roupas. Uma dobra bem feita mostra ao consumidor que houve um cuidado no embalo daquele produto. Por exemplo, uma blusa de frio dobrada caprichosamente, envolvida em um papel de seda com cartão de agradecimento pela compra realizada é um outro nível de entrega.

Além disso, uma dobra diferente das comuns pode deixar a experiência personalizada e ainda pode ser uma forma de engajamento nas redes sociais, se você ensinar a fazer a tal dobra nos seus canais.

Uma caixa não é só uma caixa. Ela pode guardar uma experiência incrível para o seu cliente! Agora que você já entendeu a importância da embalagem para e-commerce, assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas para a sua loja virtual!