HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Dicas para fidelizar clientes

Home  >   Blog  >   Dicas para fidelizar clientes
Publicado em 20/11/2020

Para que sua empresa sobreviva no mercado, ela deve conseguir se destacar da concorrência. Então, uma das melhores formas de sair na frente é por meio do ato de fidelizar clientes.

Uma cotação de seguro auto adequada pode acabar conquistando um cliente, que ficará um longo tempo buscando os serviços de sua seguradora.

Importante ressaltar, ainda, que dentre os principais problemas apresentados ao SEBRAE de empreendedores que tiveram que fechar suas portas, o maior deles era a falta de clientes.

Pensando nisso, é importante imaginar a fidelização dos clientes como um passo essencial para o sucesso de suas atividades.

Dicas para fidelizar clientes: usuário marcando carinha feliz.

Um cliente fiel é aquele que sempre irá pensar em sua marca como primeira opção para atender suas necessidades, então é importante mantê-lo satisfeito e manter sempre um diálogo amplo.

Vantagens de ter um cliente fidelizado

Muitas vezes o cliente fidelizado serve como alavanca de marketing ao espalhar para os amigos e familiares sobre a qualidade de seu produto ou serviço, aumentando o seu engajamento e conquistando possíveis clientes.

Quando um consumidor efetua uma compra em seu empreendimento, é importante não deixá-lo simplesmente ir embora. Desenvolver ações que busquem fidelizar o cliente é uma medida complexa e normalmente depende de um plano muito bem idealizado.

Quanto mais próximo você for do cliente nesse aspecto, mais garantia de fidelização você conseguirá. É muito mais simples vender algo para alguém que já conhece a qualidade de seu serviço, e ele estará mais propenso a aceitar as propostas de marketing planejadas.

Serviços que lidam diretamente com o cliente, como uma clinica de acupuntura, muitas vezes têm o potencial de engajar um consumidor com seus primeiros atendimentos, ao apresentar um tratamento diferenciado.

Mas a maioria das empresas não pode contar com esse tipo de facilidade de conquista. Captar um cliente do zero pode ser muito mais trabalhoso, mas uma vez que esses clientes estejam fidelizados, é possível agir com mais tranquilidade de vendas.

Um cliente satisfeito é muito mais provável de consumir novamente o conteúdo de sua empresa. Isso acontece porque eles sabem o que esperar de seu produto ou serviço, e não terão surpresas com relação ao atendimento.

Dessa forma, um cliente fidelizado acaba pulando algumas etapas no funil de vendas, realizando uma conversão mais rápida e assertiva.

Utilizar um método de fidelização de clientes garante uma quantidade maior de vendas, permitindo que você utilize a estratégia de cross selling, uma vez que o cliente estará mais disposto a ouvir suas alternativas de produtos ou serviços.

Serviços de contabilidade podem apresentar uma série de novidades para seus consumidores, e esse tipo de negociação acaba sendo muito mais simples quando seus clientes já foram conquistados.

Quanto mais confiança uma pessoa tiver em sua marca, mais ela irá consumir. Ademais, ela indicará sua empresa como uma opção sólida no mercado, atraindo novos leads para você operar.

Ter o apoio de um cliente é um grande facilitador de vendas, uma vez que as pessoas do convívio do consumidor fidelizado já possuem uma relação de confiança com ele, e isso acaba se estendendo para sua empresa.

Esse tipo de relacionamento também é muito proveitoso na internet. Seus clientes fidelizados podem deixar feedbacks positivos em suas páginas, aumentando assim seu engajamento orgânico.

A maioria das pessoas que busca conteúdos em sites e redes sociais acaba ganhando mais confiança em fechar um negócio quando vê outras pessoas reais dando seus depoimentos e dizendo o que acham do produto.

Você pode oferecer um contato muito mais próximo com seus clientes na internet, facilitando a venda de suas camisetas sublimadas personalizadas.

Esse tipo de contato é muito mais assertivo que vídeos institucionais padronizados, explicando seu produto ou serviço, pois é mais íntimo e passa mais segurança para os espectadores.

Dicas para fidelizar clientes: 4 estrelinhas e uma mão colocando um coração na sequência.

O custo para adquirir um novo cliente pode ser bem alto, tornando a perspectiva de um negócio baseado unicamente em novos consumidores bem arriscada.

Pensando nisso, a fidelização surge como um formato de blindagem de seu financeiro, pois assim é possível conquistar mais trabalhos recorrentes para melhorar sua marca.

Além de desenvolver um trabalho continuamente, você garantirá a prioridade quando seu cliente precisar de um novo projeto relacionado a suas atividades. Isso permite que você consiga um fluxo de caixa em constante balanço.

Se você estiver pensando em expandir seu negócio, permitir que seus consumidores fiéis façam parte do processo pode tornar essa expansão em uma movimentação tranquila e precisa.

Muitas empresas de alimentação começam em locais menores, alcançando um público regional. Com o feedback recebido desse público, eles organizam e planejam seu crescimento, podendo chegar a níveis internacionais como grandes cadeias de alimentos.

Conte seus novos projetos para seus clientes fidelizados e permita que eles participem do processo de expansão.

Isso é importante para você conseguir testar os novos métodos de trabalho, valorizando os consumidores e permitindo que você tenha uma estrutura muito mais completa antes de efetivamente entrar no mercado com essa inovação.

Clientes fidelizados são a base de apoio de qualquer empresa que tenha saúde financeira. Para isso, é importante se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença na hora de fidelização.

Saiba como fidelizar seus clientes

Esse processo de fidelização é fundamental para melhorar suas vendas e o andamento de sua empresa como um todo. Por isso, busque estratégias que permitam uma melhor vantagem nesse processo.

1. Entenda seu consumidor

Agradar seu consumidor é fundamental para entender todo o andamento de sua tomada de decisão. Isso permite que você organize melhor seu planejamento de marketing para alcançar um objetivo certo.

Utilize ferramentas de pesquisa como formulários e contatos diretos para compreender qual é o perfil de seu público-alvo, identificando pontos positivos para trabalhar na conversão e fidelização desses clientes.

Pessoas que procuram uma empresa de paisagismo costumam ter seus objetivos bem definidos. Quando você compreende seu consumidor, consegue criar uma estratégia melhor de engajamento.

2. Trabalhe com valor

Quando você for vender seu produto ou serviço, não se prenda ao objeto físico. Um consumidor não está buscando algo concreto, e sim uma solução para seu problema.

Pensando nisso, é importante vender o valor de seu produto ou serviço. Venda conforto, tranquilidade, bem-estar, entre outros valores que podem tornar a negociação muito mais fácil.

3. Qualidade na equipe

As pessoas que mais entendem de seu consumidor médio são as que estão constantemente em contato com ele: sua equipe de atendimento. São esses profissionais que estão sempre escutando e conversando com o público sobre suas queixas e elogios.

Seus próprios funcionários serão a base que você precisa para começar a criar um vínculo mais forte com seus clientes. A partir deles, é possível personalizar o atendimento e garantir uma chance maior de fidelização a longo prazo.

4. Cultura Organizacional

A cultura organizacional se trata de uma série de práticas e valores que são criadas para dar a um empreendimento sua missão e seu objetivo.

Incorporar a qualidade que você propõe atingir em sua cultura fará com que as pessoas identifiquem seus movimentos imediatamente.

Nesse aspecto, o atendimento ao cliente deve ser uma das prioridades de valor, para que eles se sintam mais próximos da marca e se fidelizem.

5. Treinamento

Para fechar um negócio e, consequentemente, fidelizar o cliente, é preciso que sua equipe saiba exatamente o que você tem a oferecer. Valorize os treinamentos empresariais, podendo adequar seu time com treinamentos de:

  • Operações;
  • Produtos;
  • Técnicas de abordagem;
  • Motivação;
  • Comportamento profissional.

Com treinamentos e atualizações constantes, sua equipe estará motivada e se sentindo valorizada, buscando cada vez melhores resultados.

Sua empresa de lubrificante spray conseguirá potencializar suas vendas se seus colaboradores souberem todos os detalhes necessários para conseguir engajar a melhor negociação.

6. Métricas

Boa parte do trabalho de gestão em uma empresa é a análise de metas e métricas. Todo seu desenvolvimento de marketing deve ser constantemente avaliado para identificar os pontos fortes e os elementos que devem ser repensados.

Essas métricas acompanham todo o processo de venda, dando insights de como agir e desenvolver seu empreendimento.

É importante entender que a prioridade de qualquer técnica de fidelização é o bom atendimento. Esteja sempre atualizado com as técnicas mais modernas de vendas, para não ser pego desprevenido.

Quando você vende tanque inox industrial, a grande diferença será a qualidade do que tem a oferecer.

Não tenha medo de arriscar. Muitas vezes, tentar uma nova técnica ou variar os modelos estruturados pode trazer resultados surpreendentemente positivos.

Hoje em dia o mercado é muito mutável, com potenciais concorrentes surgindo a cada dia. Por isso, é importante compreender a importância de estar sempre à frente, criando uma base sólida de clientes fidelizados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.