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Como utilizar estratégias digitais para captar novos leads

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Publicado em 16/12/2020

Um dos grandes objetivos do marketing digital é o trabalho para captar novos leads (potenciais clientes). Isso porque é a partir das estratégias de conversão que podemos ampliar as chances de venda e negociação, gerando lucro às empresas.

Portanto, a geração de leads é algo trabalhado desde o início das campanhas de inbound marketing, através de táticas para aumentar o tráfego, atrair visitantes, compartilhar materiais educativos e, com isso, alcançar a conversão desejada.

Além disso, é fundamental fazer a nutrição desses leads, ou seja, acompanhá-los ao longo de toda a jornada de compra, oferecendo materiais ainda mais aprofundados sobre o assunto, com a intenção de levá-los até a compra.

Estratégias digitais para captar novos leads: gerente apresentando plano para captar leads.

Vale dizer que essas técnicas podem ser usadas em todos os segmentos de mercado, como empresas de engenharia civil em SP, e-commerces, prestadores de serviço, entre outras modalidades de negócio.

Então, acompanhe o artigo e saiba como utilizar estratégias digitais para captar novos leads para alcançar sucesso com o método inbound marketing!

Primeiro: o que são os leads?

De forma resumida, os leads são vistos como os potenciais clientes de uma empresa ou organização que deixam algum contato com o seu negócio.

Por exemplo, se um usuário encontra o seu empreendimento no Google e, após ler alguns artigos no blog, decide baixar um e-book sobre curso de quiropraxia, oferecendo em troca um contato de e-mail para receber um material, ele se tornou um lead.

A partir desse momento, a sua empresa tem o contato de mais um potencial cliente e, com isso, pode compartilhar materiais educativos para que ele se torne um consumidor. Afinal de contas, quanto mais sabemos a respeito de um produto ou serviço, maiores são as chances de comprarmos.

Vale dizer que a geração de leads é um processo que exige paciência. Muitas vezes, essa captação não é tão rápida, por isso, o melhor a ser feito é produzir conteúdos que gerem valor para os usuários.

Por que trabalhar com a geração e nutrição de leads?

Imagine a seguinte situação: uma empresa de pintura está recebendo um grande número de visitantes em sua página. Porém, há pouca conversão de leads.

Isso quer dizer que as estratégias de marketing são efetivas para atrair tráfego para o site, contudo, sem a conversão, as chances de alcançar uma venda são reduzidas. Com isso, há pouca perspectiva de lucro para a empresa.

Portanto, a geração de leads é uma forma de conquistar pessoas que realmente têm interesse no seu negócio e podem trazer resultados sólidos, como a compra de um produto ou serviço.

Além disso, conquistar e nutrir os leads traz muitas vantagens para o seu empreendimento. Entre eles, destacam-se:

  • Aumento no número de clientes;
  • Maior fidelização dos consumidores;
  • Segmentação do público da empresa;
  • Ganho de autoridade no mercado.

Importante ressaltar que ao oferecer materiais educativos e valiosos, o seu negócio constrói um relacionamento saudável com a audiência.

Por exemplo, quando um colegio infantil em Sao Paulo envia cartilhas de educação aos interessados, os pais e/ou responsáveis passam a confiar mais na instituição.

Com isso, eles podem recomendar o seu trabalho para outras pessoas, contribuindo para uma nova geração de leads.

Estratégias digitais para captar novos leads: usuário recomendando serviços de uma empresa aos colegas.

Ou seja, mais do que conquistar um único potencial cliente, a construção de um relacionamento saudável é fundamental para que os consumidores se transformem em promotores da marca e, consequentemente, o seu negócio passa a ter ainda mais reconhecimento.

Como iniciar a estratégia de captação de novos leads?

Para iniciar a sua estratégia de captação de leads, é importante compreender o funcionamento do funil de vendas (representação gráfica da jornada de compras do cliente).

As principais campanhas de conversão são propostas com o intuito de acompanhar o usuário ao longo do funil, fazendo com que ele avance pelas etapas e, desse modo, chegue até o final do processo, que é a compra.

Diante disso, é preciso seguir algumas recomendações para ter uma estratégia assertiva. A seguir, separamos algumas dicas de como iniciar a sua captação de leads:

Defina a sua persona

Esse é o primeiro passo para ter sucesso com a sua conversão. A persona nada mais é que uma representação semi fictícia do seu cliente ideal, com base em características do público. Conhecê-la é uma maneira de orientar os conteúdos e campanhas.

Até porque, uma pessoa interessada em uma maquina de fazer salgados a venda tem algumas características e demandas particulares. Definir esse perfil é a chance de segmentar a sua estratégia e, desse modo, direcionar o conteúdo.

Para definir a sua persona, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, coletando os principais dados a respeito da audiência. Outra maneira é levantando as informações de quem já é seu cliente, para conhecer mais sobre os consumidores.

Produza materiais ricos

A produção de conteúdo é a grande protagonista do inbound marketing e, por isso, também ganha destaque nas campanhas para a captação de leads.

Afinal de contas, um usuário só irá realmente fornecer um contato de e-mail, ao sentir que irá ganhar algo em troca - o que pode ser uma informação, conhecimento, dicas, tutoriais, entre outros conteúdos.

Além do mais, ao elaborar materiais ricos, a sua empresa ganha destaque no mercado e passa a ser vista como uma autoridade no assunto.

Por exemplo, se uma clinica de fisioterapia é conhecida por trazer informações úteis a respeito de cuidados com dores lombares, é bem provável que o público sinta mais confiança em fechar uma sessão com a empresa.

Use landing pages

As landing pages são páginas voltadas para a conversão de leads, por conta disso, são muito usuais na geração de potenciais clientes.

A intenção dessas páginas é oferecer algo aos usuários em troca de um contato. Sendo assim, é muito comum que elas contenham algum formulário para preenchimento do público com informações básicas, incluindo o e-mail.

Normalmente, as landing pages compartilham com os usuários conteúdos relevantes, como um e-book, inscrição para newsletters (boletins informativos), participação em webinars, entre outros.

No entanto, também é possível oferecer condições especiais. Por exemplo, um fornecedor de papel toalha e higienico pode divulgar um cupom de desconto, em troca de e-mail para inscrição na newsletter. É uma forma de convencer o usuário.

Receba feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para a sua estratégia de geração de leads. Por meio dessas devolutivas, é possível perceber se os usuários estão realmente satisfeitos com os conteúdos e abordagens; caso contrário, as campanhas podem ser refeitas.

Por exemplo, é bastante comum que durante a inscrição em uma newsletter, o lead tenha a opção de desvincular o seu e-mail da lista de contatos. Se isso ocorrer, vale a pena perguntar o porquê, através de um formulário.

Isso também torna a sua estratégia diferente dos spams. Afinal, a sua empresa conquistou o cliente e oferece a opção de descadastramento, se assim o lead desejar - o que não ocorre com o spam, já que as listas de e-mails são compradas.

Use pop-ups com moderação

Os pop-ups podem ser úteis para captar novos leads, mas quando usados em exagero podem prejudicar a sua estratégia.

Imagine procurar por empresas de contabilidade e se deparar com um site cheio de janelas que se abrem incansavelmente? Isso irá atrapalhar a sua navegação e é provável que você desista de conhecer o site.

Portanto, a principal recomendação é usar somente um pop-up e em casos especiais (ofertas, descontos, frete grátis, etc.). Assim, o usuário irá clicar no anúncio para saber mais sobre essas condições.

Participe de eventos

A sua empresa também pode conquistar mais leads ao participar de eventos no segmento de atuação. Ou seja, a sua estratégia de inbound pode se expandir, indo além dos ambientes digitais e campanhas de divulgação.

Hoje em dia, há muitos eventos que também ocorrem no ambiente online e que são uma oportunidade para apresentar seus produtos e serviços. Isso também colabora para encontrar bons parceiros.

Dessa forma, quanto mais reconhecimento tem o seu negócio, maior é a geração de leads.

Conclusão

Os leads são a alma do seu negócio. Através deles, é possível ter um leque de pessoas realmente interessadas no seu produto ou serviço, com grande potencial de compra.

Por esse motivo, mais do que conseguir um bom número de visitantes no seu site, é preciso convertê-los em leads e, posteriormente, em clientes.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como investir em estratégias de conversão. Dessa forma, além de aumentar o número de leads, o seu negócio também irá conquistar mais reconhecimento no mercado, expandindo a atuação da marca.

Quer dizer que os benefícios são inúmeros e a sua empresa só tende a ganhar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.