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Os influenciadores digitais como estratégia de marketing

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Publicado em 15/10/2020

Os influenciadores digitais são uma das principais apostas de marcas de todos os tipos. A internet tem uma grande influência na vida das pessoas, sendo que isso passou a ser ainda mais observado após o surgimento das redes sociais.

O marketing de conteúdo também tem papel decisivo nas tomadas de decisão dos consumidores, e os influenciadores digitais colaboram nesse aspecto, principalmente, porque demonstram autoridade em determinados assuntos.

Antigamente, principalmente quando o marketing tradicional ainda era o principal meio de divulgação, era comum que as empresas contratassem celebridades para atuar em suas campanhas.

Isso ainda acontece, mas os influenciadores digitais ou digital influencers, como também são conhecidos, ganharam destaque no que diz respeito à divulgação de produtos e serviços.

Influenciadores digitais como estratégia de marketing: mulher gravando um vídeo com dicas de beleza.

Eles utilizam as redes sociais para se comunicarem com seus seguidores, além disso também é lá que estão concentrados absolutamente todos os perfis de público-alvo.

Por isso, é indispensável investir em ações nessas plataformas, juntamente com os influenciadores. Seja no Instagram, no Facebook ou no YouTube, todas são opções de comunicação eficientes e que fazem toda a diferença nas estratégias.

Só que o trabalho com os influenciadores digitais deve ser feito do jeito certo, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que são influenciadores digitais?

É comum que algumas pessoas confundam celebridades com influenciadores digitais. Os dois termos se referem a pessoas que estão sempre na mídia, mas em conceitos diferentes.

Como falamos, era comum que as marcas contratassem celebridades para falar de seus produtos e serviços, usando recursos importantes como cabine fotográfica para eventos.

Elas conferiam mais credibilidade ao que estava sendo oferecido, importante dizer que essa ação ainda hoje é bastante usada. No entanto, com o crescimento do marketing de influência, as empresas voltaram seus olhares para os influenciadores digitais.

São pessoas que construíram sua fama e reconhecimento na internet, principalmente, por meio de plataformas conhecidas e usadas pelo público, como o Instagram e o YouTube.

Por serem pessoas comuns e que oferecem conteúdos de maneira simples e variada, o público se identifica com elas e se sente mais próximo. Então, é exatamente isso que faz da opinião deles algo tão importante.

Mesmo que durante a gravação de um vídeo eles utilizem cenografia para eventos, algo mais elaborado e profissional, os seguidores continuam enxergando essas pessoas de maneira próxima e como pessoas comuns.

Portanto, eles também são vistos como consumidores que se preocupam com o que os produtos e serviços têm a oferecer.

As estratégias com eles são bem promissoras, porque esses influenciadores realmente testam os produtos e falam a verdade sobre eles.

Para divulgar, por exemplo, um kit de limpeza de pele, uma fabricante contrata uma digital influencer que fale sobre skin care, ou seja, cuidados diários com a pele.

Essa pessoa vai testar os produtos e depois gravar um vídeo mostrando o resultado e o que achou deles. É dessa forma que eles fazem a divulgação dos mais variados itens aos quais foram contratados.

Por que contratar influenciadores digitais?

As pessoas acreditam piamente no que os criadores de conteúdo têm a dizer, seja sobre maquiagem ou um distribuidor de acessorios para moveis.

Além disso, esses influencers conhecem muito bem o seu público e as maneiras de trabalhar o engajamento. Para se ter uma ideia, mais de 40% dos consumidores buscam a opinião desses influenciadores acerca dos itens que pretendem consumir.

Influenciadores digitais como estratégia de marketing: jovens conversando e sorrindo gravando um vídeo.

A maioria realiza a compra logo após ouvir a opinião, ou seja, são pessoas que fazem parte do dia a dia do consumidor por conta de sua proximidade com eles.

Dessa forma, eles garantem mais autoridade para o produto ou serviço que estão divulgando, pois se eles gostaram, é praticamente garantido que a solução seja confiável.

Outra razão é o aumento significativo do ROI (Retorno Sobre Investimento), pois os lucros podem chegar até 8 vezes o valor que foi investido na estratégia com o influenciador digital.

Isso porque eles têm uma boa audiência, ou seja, uma fabricante de caneca personalizada que queira divulgar seus produtos vai impactar um número muito maior de pessoas do que com qualquer outra ação.

O resultado disso, naturalmente, é uma aproximação maior da persona, pois o digital influencer escolhido é uma pessoa que está relacionada ao perfil do cliente ideal.

Como utilizar os influenciadores nas campanhas de marketing

Agora que você já entendeu o que é e o quanto é vantajoso para os negócios trabalharem com os influenciadores digitais, vamos falar de que maneira fazer isso.

Então, dentre as principais opções estão:

Traçar metas

É imprescindível traçar metas antes de realizar uma campanha com os influenciadores. Algumas delas podem ser:

  • Divulgar a marca;
  • Vender mais;
  • Lançar produtos;
  • Engajar o público.

Também é importante organizar o orçamento para escolher aquele influenciador que realmente seja adequado para a marca.

Muitas são as oportunidades para aumentar as vendas, mas tudo deve ser bem planejado, pois todas as marcas estão preparando suas campanhas e pensando nos influenciadores digitais para elas.

Definir como oferecer o produto

Seja uma empresa de reciclagem ou qualquer outra, é essencial definir como oferecer o produto. Também é importante pensar qual deles será oferecido, principalmente, para definir melhor a estratégia.

É dessa forma que os influenciadores saberão como abordar o que será ofertado. A marca deve separar os produtos e dar adjetivos para eles.

Um exemplo de como fazer isso é quando vemos um publish post sobre microscópio para laboratório classificando-o como “o microscópio mais eficiente para o seu laboratório”.

Ou seja, o seu produto pode ser a melhor opção do mercado, indicando para o influenciador como ele deve abordá-lo.

Também é importante considerar quanto tempo vai demorar para que o produto chegue até o influenciador, para que ele se sinta realmente motivado a falar sobre o assunto.

Selecionar o influenciador ideal para a persona

O digital influencer deve ser alguém que realmente combine com a marca e com o público, então, uma das melhores maneiras de fazer isso é escolher aqueles que falem sobre assuntos ou outros produtos parecidos com o seu.

Uma loja de ferramentas para marcenaria, por exemplo, pode optar por alguém que fale sobre reformas de móveis. Ele já estará relacionado ao seu público, vai usar as ferramentas que a empresa enviou e vai despertar o interesse da sua persona.

Ou seja, não faz sentido, por exemplo, uma marca de maquiagem contratar um influenciador que fale sobre games.

Fazer um guia de postagens

Em certas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, os influenciadores têm muito trabalho, ou seja, eles falam sobre muitos produtos e serviços ao mesmo tempo.

Para evitar erros, é importante criar um guia sobre o que a empresa quer que o influenciador anuncie em suas campanhas. Isso pode envolver informações simples ou complexas, dependendo do nível de informação que você quer que o público tenha acesso.

De qualquer forma, a regra é simples e clara: quanto mais o influenciador souber sobre o produto ou serviço que ele está falando, melhor será o desempenho dele nesse processo.

Ser criativo

Datas comemorativas ao longo do ano realmente fazem com que as vendas aumentem em qualquer setor, até mesmo quando se trata de cotação de seguro auto.

O ideal é encontrar formas criativas para fazer esse trabalho junto ao influenciador, sendo que uma das melhores formas de fazer isso é o que, em marketing, nós conhecemos como storytelling.

O digital influencer pode contar uma história sobre o produto ou serviço, pois as pessoas gostam de acompanhar as experiências dele pelas redes sociais.

Isso pode fazer toda a diferença para a marca, pois quando os seguidores virem seu youtuber preferido, por exemplo, usando determinado produto, as chances deles comprarem são muito maiores.

Aproveitar as fotos dos influenciadores

Principalmente quando falamos do Instagram, as fotos publicadas pelos influenciadores digitais são sempre de alta qualidade, pois eles dominam esse requisito e sabem da importância.

Uma ideia é a marca fazer um repost de fotos bem produzidas do influenciador, pois deixa em evidência a parceria que a marca está fazendo com ele. As datas dessas postagens podem ser combinadas diretamente com o influenciador.

Considerações finais

Muitos são os recursos que a internet oferece para divulgar marcas, produtos e serviços, e os influenciadores digitais são uma excelente opção.

São pessoas comuns, mas que conseguem impactar e influenciar as outras por dominarem um assunto relevante para elas. Por isso, elas passam a confiar e a aceitar sugestões acerca de soluções no mercado.

É uma estratégia tão ou mais eficiente do que contratar uma celebridade, porque além de usar a imagem de alguém conhecido de um jeito positivo, o público sabe que o que ele está falando é realmente uma opinião verdadeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.