HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Marketing de engajamento: como trabalhar

Home  >   Blog  >   Marketing de engajamento
Publicado em 10/11/2020

O marketing de engajamento é uma estratégia essencial para se conectar com sua audiência e gerar relacionamentos longos e lucrativos. Ao engajar seu público, você permite uma conexão mais próxima gerando uma taxa maior de conversão.

Uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, pode ampliar suas vendas utilizando ferramentas simples de marketing digital, como o engajamento. Inclusive, o termo engajamento tem aparecido cada vez mais no meio do marketing.

Esse conceito tem se firmado mais ainda com o advento da tecnologia, no qual identificamos como engajamento qualquer ação entre uma marca e seus consumidores que gere algum tipo de comunicação, seja através de curtidas, cliques, compartilhamentos ou comentários.

Marketing de engajamento: cliente acessando o site da empresa pelo celular.

Para as ferramentas de análise de marketing digital, esse tipo de ação é importante para aumentar o alcance e a importância que o empreendimento tem na rede, além de ser um facilitador na construção de relacionamentos entre as partes.

Isso faz com que cada vez mais as empresas mantenham o foco em estimular o engajamento em suas mídias digitais. Para conseguir realizar isso de forma satisfatória e adequada, entra a questão do Marketing de Engajamento.

Quando você monta uma empresa de reforma e construção, deve-se atentar ao quanto você consegue utilizar a internet como forma de deixar as pessoas conhecerem seu serviço.

O engajamento permite que pessoas entrem em contato com você criando um relacionamento mais próximo.

Definição de marketing de engajamento

O marketing de engajamento é um conjunto de estratégias com foco em ampliar a participação do público no conteúdo da marca, proporcionando uma maior possibilidade de construir um relacionamento duradouro com a base de público e potenciais clientes.

O consumidor que hoje domina o mercado é um tipo muito novo. Atualmente, um cliente se preocupa com toda a jornada de compra e com a qualidade oferecida em cada etapa, buscando sempre as informações relevantes durante o processo.

Esse tipo de público procura por empresas em que ele consegue se conectar, trazendo para si um relacionamento de troca onde suas demandas poderão ser atendidas de forma mais adequada.

Se você é uma empresa AVCB, a melhor forma de espalhar seu serviço é utilizando o marketing de engajamento para atrair pessoas com necessidade de sua ação. Isso feito, você pode começar a construir o relacionamento que fará o cliente fechar o serviço.

A Internet tem sido um grande catalisador dessa mudança. Agora, os clientes têm a possibilidade de um contato direto com as marcas através de suas redes sociais e utilizam esse recurso como determinante para manter o relacionamento e até a fidelização com a empresa.

No mundo virtual, a competitividade aumentou muito, então é preciso uma estratégia de marketing digital muito forte para se manter à frente da concorrência.

Uma vez que você começa a ter clientes engajados, já está encaminhando para uma melhoria na qualificação geral.

Seu serviço de aluguel de impressoras deve ter algum tipo de destaque para chegar em um público maior, aumentando exponencialmente a prestação de serviços enquanto gera publicidade pelos próprios consumidores satisfeitos.

É importante pensar no planejamento como um todo. Independentemente de seu objetivo durante a jornada de compra, é importante ter alguns elementos bem definidos. Um bom site é fundamental para que o cliente consiga chegar em seu produto.

Com isso, as estratégias de SEO, ferramentas de otimização que permitem alavancar seu site em ferramentas de busca, começam a ser implantadas.

Um site deve ter formas de atrair os visitantes e diminuir a taxa de rejeição, instrumento que mede a quantidade de pessoas que vão embora de sua página na primeira experiência.

Nesse momento entra o engajamento. Quanto mais conteúdo você tiver para manter o cliente dentro de seu site, maiores são as chances de ele se interessar por algum produto ou serviço e iniciar o processo de compra.

Para que isso aconteça, é importante entender alguns elementos básicos necessários para uma criação melhor de conteúdos, como:

  • Ter um blog;
  • Ser ativo nas redes sociais;
  • Prestar atenção nos feedbacks;
  • Aumentar a interatividade.

Esses recursos compõem a etapa básica do Marketing de Conteúdo, que será fundamental para ampliar o engajamento de seu site e permitirá uma maior interação com o público.

Marketing de engajamento: usuário contente interagindo nas redes sociais.

É preciso compreender ainda que seus consumidores gostam de interação, mas com limites. Às vezes, um excesso de publicações ou mensagens diretas pode fazê-los perder o interesse, então é importante ter a consciência de quanto é possível engajar com qualidade.

Não adianta forçar inúmeros contatos para oferecer aluguel de tendas para festas. O contato deve ser planejado, para que não haja falha na comunicação e você consiga manter o cliente interessado por todo o processo de compra.

Dicas para usar o marketing de engajamento

Uma vez que o conceito do marketing de engajamento for compreendido, é o momento de começar a planejar sua aplicação. As ferramentas disponíveis podem ser extremamente importantes para compreender a melhor forma de alcançar seu público.

1. Crie uma persona

Ou seja, com a criação de uma persona, você conquista a representação do seu público-alvo ideal, dessa forma fica mais fácil atingir bons resultados e criar conteúdos certeiros.

O primeiro passo é descobrir quais são os interesses, desejos, comportamentos e necessidades de seu público-alvo.

Com essas informações disponíveis, é o momento de criar uma figura que represente esse público, para uma análise de toda a jornada de compra que possa identificar os pontos positivos e negativos que devem ser otimizados pela empresa.

Uma fábrica de serviços de alimentação pode criar uma persona que precisa dos serviços, mas tem uma série de impeditivos para conseguir efetivar a compra. Deste momento em diante, ela consegue ir explorando as etapas para otimizar o serviço como um todo.

2. Plano de ação

É importante criar um plano de ação para todo seu conteúdo de marketing digital. Ao avaliar suas opções, é preciso identificar quais medidas poderão ser tomadas para melhorar o engajamento de forma imediata.

É importante identificar quais plataformas sua empresa deve usar para alcançar um maior engajamento, os tipos de conteúdo que serão apresentados e os temas que você irá abordar.

É importante lembrar que seu público estará aguardando por esse material, então é importante criar um conteúdo de qualidade que converse com eles, para assim aumentar a proximidade e estabelecer um relacionamento de confiança para conquistar o cliente.

Estabeleça um plano para que sua empresa de assessoria contabil consiga chegar às pessoas certas, evitando assim gastos desnecessários com marketing que não irão gerar resultado.

3. Leads

Neste caso, o lead nada mais é do que alguém que já interagiu com a sua marca ou conteúdo. Ademais, essa pessoa cedeu alguns dados básicos em troca de receber o seu material.

Importante ressaltar, ainda, que o lead está em busca de encontrar possibilidades para o problema que ele apresenta, então, não necessariamente ele está ligado ao seu produto ou serviço.

Investir em ações que ampliem a captação e geração de leads vai garantir um contato maior entre o consumidor e a marca por mais tempo, além de diversificar os canais de comunicação.

É importante pensar em estratégias simples, mas funcionais, como criar vantagens para que um usuário se inscreva em seu site ou desenvolver cursos e material exclusivo para seus inscritos.

Um lead ainda está bem no início de uma jornada de compra, então é o momento de cativá-lo com conteúdos adequados e interessantes.

Um cliente que quer cotar seguro auto vai buscar inúmeras opções no mercado. Não tente forçar a venda de início, no lugar vá se preocupando em criar um ambiente confortável e oferecendo motivos para ele fechar com você.

4. Pesquisas

Pesquisas não são uma ferramenta nova, mas ainda são muito úteis para engajar o público no seu empreendimento.

Muitas vezes, é importante compreender que fazer uma pesquisa de qualidade ou sobre possíveis novidades do empreendimento pode fazer muitas pessoas se sentirem motivadas com seu atendimento, compreendendo sua preocupação com a opinião do cliente.

Esse tipo de estratégia também ajuda a compreender quem são seus clientes, o que eles querem e quantas pessoas estão olhando diretamente para seu empreendimento.

5. Redes sociais

As redes sociais são certamente as maiores aliadas dessa nova modalidade de negócio. É nelas que o engajamento direto virá, com rapidez e certeza de resposta.

Procure identificar em quais redes sociais seus clientes costumam ficar, para poder criar uma estratégia focada nesse tipo de serviço.

Vale lembrar que quando você se engaja com seu cliente em uma rede social, não está só se relacionando com aquela pessoa especificamente, mas com toda sua rede de contato.

Busque conhecer também que tipo de conteúdo as pessoas estão buscando. Ofereça diferentes formatos de atuação para aumentar as possibilidades, utilizando recursos de texto, audiovisual e outros formatos para espalhar o nome de sua empresa pela rede.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.