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Marketing de nicho

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Publicado em 15/12/2020

Se você está em um setor supersaturado com outras empresas e concorrentes, pode parecer, em um primeiro momento, impossível conseguir se destacar entre eles. Mas é possível diferenciar sua marca em um mercado lotado se você utilizar as estratégias de marketing de nicho.

O que é marketing de nicho?

O marketing de nicho é uma estratégia de publicidade que se concentra em um mercado-alvo exclusivo.

Em vez de pensar em um marketing para todos que poderiam se beneficiar de um produto ou serviço, essa estratégia se concentra exclusivamente em um nicho de mercado ou grupo demográfico de clientes em potencial que mais se beneficiariam com as suas ofertas.

Marketing de nicho: dardo acertando bem no alvo.

Um nicho de mercado pode ser definido através de sua:

  • Área geográfica
  • Estilo de vida
  • Ocasião
  • Profissão
  • Estilo
  • Cultura
  • Atividade ou hábitos
  • Comportamento
  • Demografia
  • Necessidade
  • Classe econômica

O benefício do mercado de nicho é que ele permite que as marcas se diferenciem, apareçam como uma autoridade única e ressoem mais profundamente com um conjunto específico de clientes. Por exemplo, uma loja de roupas femininas que atue fortemente em um único estilo de blusa social feminina pode ter resultados tão expressivos quanto uma loja que atenda a todos os estilos.

Em vez de se misturar a muitas outras marcas que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço, é possível usar essa estratégia para se destacar, parecer especialista, atingir seu potencial de crescimento e construir uma conexão mais forte e duradoura com seu público ideal.

Como encontrar um mercado de nicho?

Para encontrar e desenvolver uma ideia para um mercado de nicho, siga o seguinte processo de 4 etapas.

1. Identifique seus pontos fortes e interesses

Comece considerando o que você tem para oferecer e no que você é bom.

As melhores estratégias do mercado de nicho atuam nos pontos fortes e nas perspectivas exclusivas da sua marca. Portanto, reflita sobre as qualidades especiais e excepcionais de sua marca, equipe e de suas ofertas. Vamos imaginar que a sua loja seja especialista em vestidos, agora que o fim do ano está perto e as mulheres procuram muito por vestido branco para ano novo a sua loja pode ter ótimos resultados nesse nicho específico.

Considere também as áreas em que você gosta de trabalhar e as pessoas com quem gosta de trabalhar. Essa é uma oportunidade de detalhar e focar no setor de pessoas com quem você mais deseja se conectar, então pense em quem você está mais ansioso para servir.

  • Que problemas específicos você resolve?
  • Que problemas você pode resolver melhor do que seus concorrentes?
  • Onde você se destaca especialmente?
  • Sobre o que você sabe muito?
  • Quem você e sua equipe gostam de servir?

2. Faça pesquisas sobre o seu mercado

Depois de ter uma ideia sobre o tipo de nicho que deseja atingir, verifique se é uma ideia viável.

Faça uma análise competitiva para ver se há concorrentes neste espaço e, se houver, o que essas marcas já estão fazendo.

Marketing de nicho: clipes vermelho em meio a vários outros da mesma cor.

Analise também se alguma necessidade em seu mercado-alvo pode ter passado despercebido pelos seus concorrentes e se há demanda legítima do seu público.

Use buscadores de palavras-chaves para ver que ideias podem surgir. Essas ferramentas fornecem variações de uma frase ou palavra que as pessoas estão procurando. Por exemplo, existem muitas pessoas que procuram por blusas para trabalhar e encontram diversas novas sugestões como trabalhar em escritório, em shoppings, etc.

Insira um termo amplo para se envolver na descoberta de palavras-chave e obter ideias de como se aprofundar em um tópico.

3. Conheça seu cliente ideal

Outra forma de obter insights e inspirar você a achar o seu mercado de nicho é olhar atentamente para o seu público-alvo e identificar o que eles realmente querem e precisam. Conhecer o seu cliente ideal pode ajudar a oferecer-lhe um produto, serviço ou mensagem melhor.

4. Escolha, teste, ajuste e repita

Como a maioria das estratégias de marketing, você não pode simplesmente configurar uma campanha de marketing de nicho e presumir que ela alcançará os resultados desejados. É preciso testar sua ideia inicial, revisar os resultados e continuar a ajustar de acordo com eles. Inicialmente você criou uma promoção de lota higienizador nasal e percebeu que as pessoas que compravam a lota também compravam óleos essenciais, seria interessante criar um kit contendo os dois produtos e testar o volume de vendas.

Você pode descobrir que sua primeira ideia não funcionou, mas um simples ajuste nela poderia atingir um ponto ideal que atrai o público e leva a clientes para a vida toda.

Talvez uma butique completa para entusiastas de ioga não tenha chamado a atenção, mas você notou que mais da metade dos clientes comprou obras de arte. Você pode então querer testar e ver se obras de arte para iogues é uma ideia que vale a pena explorar.

Mire e alcance seu mercado de nicho

Use as dicas deste artigo para te ajudar a desenvolver uma estratégia para identificar um segmento de clientes mal atendido e valioso no qual você pode se concentrar.

Se você ainda não se engajou no marketing de nicho, essa pode ser a hora de explorar a tática como um meio de se conectar com um subconjunto menor, mas mais fiel de clientes.