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Marketing de resultados: saiba mais sobre

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Publicado em 21/01/2021

O marketing de resultados é uma estratégia extremamente assertiva, com o principal foco de alcançar metas específicas, concentradas em números concretos. Nesta metodologia estão incluídas diversas técnicas, como o Inbound Marketing e a nutrição de leads.

Em geral, o marketing de resultados é focado no ambiente digital, já que as estratégias online são capazes de concentrar resultados mais concretos e previsíveis - principalmente, em comparação com as iniciativas de marketing tradicional.

Por esse motivo, há muitas conquistas possíveis com o marketing de resultados, porém, é necessário seguir um caminho estratégico para obter o retorno esperado.

No artigo de hoje, saiba mais sobre o marketing de resultados e como aplicá-lo dentro do seu planejamento. Acompanhe a leitura!

Marketing de resultados: saiba mais sobre: analista avaliando resultados em um tablet.

O que é marketing de resultados?

O marketing de resultados é uma estratégia que visa alcançar objetivos determinados, construídos com base em números concretos e segmentação do público.

Se formos parar para pensar, o marketing, em um contexto geral, sempre foi de resultados. No entanto, nem sempre os objetivos são colocados em destaque na estratégia. Com o passar do tempo, identificar as metas se tornou imprescindível para as campanhas.

O marketing de resultados teve origem em meados da década de 1950, mas foi somente com a transformação digital que o conceito ganhou força.

Isso porque era mais fácil obter dados relevantes acerca do mercado, por meio das novas tecnologias. Além disso, as campanhas puderam ser ainda mais atrativas para a conversão, sendo possível alcançar objetivos específicos.

Importante ressaltar que todo tipo de negócio pode se beneficiar do marketing de resultados, tanto uma empresa que emite AVCB, quanto qualquer outro empreendimento.

Assim, com a estratégia, é possível colocar o seu negócio em uma posição de destaque no mercado. Isso pode vir por diversos meios, como uma campanha com muitos compartilhamentos, um vídeo viralizado ou uma ação de relacionamento com os clientes.

Claro que tudo isso é ótimo para as empresas, mas elas não podem esquecer do ponto fundamental por trás da estratégia: o foco em resultados.

Qual o principal objetivo do marketing de resultados?

Os objetivos dentro do marketing de resultados podem variar. Por exemplo, uma empresa de pintura pode ter como meta o aumento no número de clientes.

De qualquer forma, o coração da estratégia está no número de conversões. Afinal de contas, quanto mais leads (potenciais clientes), maior será o reconhecimento da sua empresa, tendo como consequência o aumento dos consumidores.

Marketing de resultados: saiba mais sobre: usuário utilizando um notebook.

Sendo assim, para alcançar um objetivo, é essencial estudar todos os fatores que envolvem essa meta, para então chegar ao resultado pretendido.

Vale dizer que as conversões podem se originar de vários lugares, como uma newsletter, campanhas de landing pages, entre outros. Inclusive, a conversão pode levar mais tempo, conforme as etapas da sua estratégia.

Por esse motivo, seja uma fabricante de fio paralelo ou qualquer outro negócio, vale a pena considerar a análise profunda do mercado, antes da aplicação das iniciativas de marketing. Assim, será mais fácil alcançar o sucesso com base em resultados.

Quais são as principais metodologias do marketing de resultados?

Como dito, o marketing de resultados está atualmente entrelaçado com o ambiente digital, devido a facilidade de análise dos dados concretos. Como consequência, as principais metodologias também se encontram no mundo online.

Essas estratégias se mostraram úteis, pois ajudaram a conquistar diferentes objetivos. Nesse sentido, vários negócios, como empresas de demolição em SP, conseguiram ampliar a sua atuação no mercado e atingir as metas pretendidas.

Entre os métodos usados em conjunto com o marketing de resultados, destacam-se:

  • Otimização para os mecanismos de busca (SEO);
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Google Analytics (para análise de métricas).

Percebe-se que o foco está na oferta de algo relevante ao público.

Isso porque quando alguém busca por uma empresa de cameras de segurança, por exemplo, a intenção do usuário é conhecer mais sobre o empreendimento, não apenas se deparar com uma publicidade tradicional.

Ou seja, a informação é a grande moeda de troca da internet. Por conta disso, ela também é parte fundamental para concretizar a estratégia do marketing de resultados.

As 5 etapas do marketing de resultados

Os resultados só são conquistados quando há um conjunto de esforços estruturados, capazes de seguir uma meta comum.

Nesse sentido, no marketing de resultados, uma ação está conectada à outra, para que haja um diálogo entre as campanhas, levando à conversão.

A seguir, demonstramos quais são as 5 etapas do marketing de resultados que devem ser seguidas nas iniciativas de divulgação. Confira!

1 - Atrair

A atração é o ponto de partida do marketing de resultados. Quer dizer que a sua empresa de limpeza de fachada deve concentrar esforços para que mais pessoas conheçam o negócio e se interessem pela solução oferecida.

Sendo assim, para atingir a conversão pretendida, é necessário captar tráfego qualificado, ou seja, de pessoas realmente interessadas e com boas chances de conversão.

Aqui, a dica é trabalhar com o SEO e a criação de conteúdo. Essas estratégias garantem a atração do tráfego orgânico, fazendo com que muitas pessoas conheçam a sua empresa, enquanto procuram por algo relacionado (serviço, informação, etc.).

O SEO, por exemplo, torna a sua empresa mais visível na web, especialmente dentro dos mecanismos de busca, como o Google.

Assim, quando alguém pesquisar por indústria de rótulos, por exemplo, pode se deparar com o site do seu negócio. Quanto melhor o SEO, melhor o rankeamento no Google e, consequentemente, maior o tráfego orgânico.

Já o marketing de conteúdo tem como premissa a geração de interesse e valor ao público. Para aplicar a estratégia, é possível usar blog posts, vídeos, e-books, entre outros. O importante é oferecer uma informação valiosa para a audiência.

2 - Converter

Na etapa de conversão, o interesse é trabalhar para que os seus visitantes se transformem em leads. Por isso, é necessário um trabalho com direcionamento e foco estratégico.

Pense o seguinte: o que faria um usuário que acabou de encontrar o site da sua fabrica de mochilas, se cadastrar em um e-mail para receber novidades da empresa?

Ora, isso pode ocorrer por muitos fatores, como o aprofundamento de algum conteúdo, a inserção de uma ação para gerar a conversão pretendida ou, até mesmo, a oferta de algo diferenciado e vantajoso.

Portanto, a conversão envolve o valor oferecido ao usuário. Esse gatilho deve ser acionado nos próprios conteúdos de atração, ou em estratégias específicas, como as landing pages.

3 - Relacionar

Depois da conversão, é o momento de trabalhar o relacionamento com o seu lead. Para isso, é preciso usar uma estratégia de nutrição, como o envio de conteúdos regularmente ao usuário, por meio de uma newsletter.

Importante ressaltar que a nutrição deve ser feita com cautela, evitando que o lead seja bombardeado com e-mails em grande volume. Se isso ocorrer, o relacionamento com a marca pode ser prejudicado.

Os conteúdos devem ser gradativos e personalizados. Dessa forma, é possível educar os usuários acerca da sua solução, tornando-os mais próximos da compra.

4 - Vender

Finalmente, chegamos na etapa da venda propriamente dita. Aqui, espera-se que haja uma boa quantidade de leads e que eles já estejam familiarizados com o seu conteúdo, entendendo bastante sobre a empresa. Além disso, eles têm interesse no que está sendo vendido.

A partir daí, a estratégia deve ser conduzida pelo time comercial. Vale a pena mostrar ofertas claras e diretas, além de destacar as vantagens da aquisição do produto ou serviço. Mostre para o lead, o quanto ele tem a ganhar ao fechar negócio com a sua empresa.

5 - Analisar

Findo o trabalho de venda, é a hora de analisar os resultados conquistados com as campanhas de marketing. Sendo assim, é necessário realizar a mensuração, através de métricas que ajudam a verificar o que deu certo e o que precisa ser refeito.

A análise deve ser feita de duas formas: a primeira, com o monitoramento das ações; a segunda, logo após a venda.

Aqui está o coração do marketing de resultados, visto que é possível avaliar com assertividade a qualidade das campanhas, realizando os ajustes necessários. Assim, com o tempo, as estratégias ficam ainda mais orientadas e precisas.

Conclusão

O marketing de resultados é uma estratégia altamente eficiente e que está conquistando o ambiente digital. Focado na conversão e no direcionamento das campanhas, essa metodologia colabora com a construção de iniciativas específicas, focadas em um objetivo.

Com isso, é mais fácil conquistar as metas propostas e, como consequência, alcançar um número maior de leads, clientes e aumentar o reconhecimento da marca.

O artigo de hoje buscou trazer algumas informações e dicas de como aplicar o marketing de resultados dentro da sua estratégia. É importante acompanhar as métricas com constância e, desse modo, fazer os ajustes quando necessário.

Assim, as chances de sucesso das suas campanhas são ainda maiores!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.