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Marketing holístico: o que é e como aplicar?

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Publicado em 09/12/2020

O marketing holístico é uma estratégia com foco em integrar áreas diferentes do negócio. Com isso, é possível oferecer ao consumidor uma experiência diferente, que faz com que ele volte a procurar a marca.

O objetivo é criar uma visão colaborativa para atingir resultados melhores para a companhia. Isso é importante porque o consumidor está cada vez mais exigente, pois consegue comprar o que precisa depois de uma breve comparação pela internet.

Essa facilidade mudou o comportamento das pessoas na hora de comprar, bem como adaptou o marketing das empresas. Por isso, as organizações estão cada vez mais focadas em estratégias e campanhas inteligentes, de modo que elas estejam sincronizadas.

É a partir desse pensamento que surgiu o marketing holístico, que consegue integrar todos os setores da empresa e fazer com que tenha todos o mesmo foco: o crescimento da marca.

Você já tinha parado para pensar nas possibilidades de unir todos os setores da empresa? Provavelmente não, então, é por isso que escrevemos este artigo.

Marketing holístico: o que é e como aplicar: equipe tocando as mãos em sinal de união.

Aqui, vamos explicar o que é marketing holístico, suas vantagens, seus pilares e dar algumas dicas para você aplicá-lo ao seu negócio.

O que é marketing holístico?

O marketing holístico enxerga todos os processos de uma empresa de maneira uníssona, por isso a sua intenção é integrar todas as partes dela em busca de um mesmo propósito.

Dentro de um escritorio de contabilidade e consultoria, por exemplo, a divisão entre os setores é deixada de lado, bem como os processos separados e diferentes objetivos.

A unidade é o que prevalece, levando todos eles a atuarem juntos, o que ajuda a criar uma imagem positiva e homogênea perante o consumidor. A intenção é fazer com que ele prefira a sua marca em detrimento de outra.

Isso é possível a partir do entendimento de que o negócio é um organismo que depende da união de todos os setores para funcionar adequadamente.

Trata-se de uma visão ampliada da empresa que possibilita alcançar os resultados mais facilmente, eliminando qualquer tipo de concorrência interna.

Em outras palavras, todos os setores se concentram no mesmo objetivo, levando aos clientes à uma melhor experiência do mercado.

O marketing holístico consegue, então, direcionar e alinhar todas as tarefas, estratégias e processos, em busca de uma mesma meta. Por meio de criações integradas e ininterruptas, o consumidor sempre receberá o mesmo tratamento.

As vantagens do marketing holístico

Até aqui, você entendeu que o marketing holístico, para qualquer negócio, como uma empresa de pintura predial, atua como uma abordagem completa e eficiente que ajuda em muitos aspectos, inclusive no aumento das vendas.

Ele melhora os aspectos internos e facilita a interação entre marca e consumidor. Mas além desses fatores, essa estratégia traz muitos benefícios.

Um deles é a integração entre os departamentos da organização, fazendo com que eles se comuniquem e trabalhem de maneira integrada, otimizando os resultados e a qualidade dos processos.

Marketing holístico: o que é e como aplicar? equipe trabalhando juntos.

Todas as estratégias de marketing adotadas pelo negócio também se tornam mais eficientes, fazendo com que as campanhas alcancem os melhores resultados.

Ele cria uma colaboração entre as equipes, facilitando as tomadas de decisão com foco nos objetivos macros da marca, e baseada em dados relevantes.

Uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, passa a executar tudo com maior precisão, independentemente dos objetivos dela, tanto para posicioná-la melhor no mercado quanto para uma divulgação mais adequada.

No fim das contas, traz mais resultados positivos na qualidade do trabalho, no ambiente da empresa e na valorização dos colaboradores. E tudo isso ajuda a criar um relacionamento mais próximo com o cliente.

Pilares do marketing holístico

Para compreender essa estratégia, precisamos compreender os seus pilares. Tendo isso em vista, vamos destrinchá-los neste tópico. São eles:

Marketing Integrado

Ele se baseia em produto, preço, praça e promoção, e todos esses itens atuam de forma sincronizada para levar a mensagem certa ao público. O equilíbrio entre eles ajuda a passar a mensagem exata ao consumidor.

Várias ferramentas do marketing digital e tradicional podem ser usadas, mas para saber qual funciona melhor, uma empresa terceirização de serviços de portaria, por exemplo, precisa conhecer bem a sua persona.

O objetivo é se aproximar do consumidor, aumentando o engajamento por meio de uma estratégia completa e integrada.

Marketing de relacionamento

São atitudes que têm como objetivo criar um relacionamento com os clientes e fidelizá-los. Para isso, podem ser empregadas algumas práticas, como:

  • Mensagens em datas especiais;
  • Bonificações e plano fidelidade;
  • Enviar ofertas;
  • Prestar bom atendimento;
  • Pesquisas de satisfação.

O objetivo é mostrar ao cliente a importância dele para a empresa, bem como que ao optar por ela, ele será beneficiado.

Os funcionários também são o alvo dessa estratégia, para que seja possível construir uma boa convivência com eles.

Marketing de Performance

Essa ação ajuda a descobrir se as estratégias em marketing estão dando resultado. Trata-se do monitoramento das atividades para saber qual retorno o público está dando.

Uma clinica de fisioterapia, por exemplo, consegue saber sobre seu retorno financeiro, taxa de perda de clientes, qualidade do produto, etc.

Também é possível saber a repercussão ética, ambiental, legal e social das ações, bem como o nível de satisfação do consumidor. É importante para justificar os investimentos feitos em marketing.

Marketing Interno

Ele tem foco no público interno da organização, ou seja, nos colaboradores. Diversas ações são realizadas, como treinamentos, benefícios e infraestrutura adequada para o trabalho, visando elevar o grau de satisfação dos funcionários.

Isso é importante porque quando o colaborador está satisfeito, melhora sua produtividade e comprometimento com a empresa. Essa estratégias também é importante porque:

  • Alinha valores e cultura da companhia;
  • Retém talentos;
  • Aumenta as vendas;
  • Reduz o turnover;
  • Melhora a comunicação interna.

Se o público interno está satisfeito com a organização, o público externo também está, portanto, a imagem da empresa como um todo ganha com isso.

Saiba como aplicar o marketing holístico

Agora que você já sabe sobre a importância dessa estratégia, vamos dar algumas dicas para aplicá-la.

O primeiro passo é analisar o cenário em que a organização se encontra, para entender os seus desafios e oportunidades.

Uma empresa de paisagismo pode usar a análise SWOT, que lhe permite ter uma visão global de seus objetivos e obstáculos. Também é importante entender os desejos e necessidades dos clientes.

É dessa forma que a companhia consegue conduzir suas ações para que elas tenham um impacto positivo.

Após isso, é preciso definir ações práticas e, para isso, é preciso se colocar no lugar dos clientes para saber como eles enxergam o negócio e o que ele oferece.

Com base nos dados levantados sobre a audiência, é possível moldar as estratégias para atender o público. Isso envolve o tom de voz que será usado, os canais em que a marca vai veicular as campanhas, dentre outras questões.

Independentemente das decisões, elas devem ser tomadas em conjunto, ou seja, todas as equipes de uma organização que faça, por exemplo, abertura de empresa simples, devem participar desse processo.

Feito isso, a companhia está pronta para entregar uma nova experiência ao usuário. É preciso oferecer valor aos consumidores para que eles se aproximem da marca.

Em outras palavras, o seu negócio precisa construir uma relação mais próxima para que seja possível conquistar a fidelidade desses clientes.

Tudo o que está sendo colocado em prática precisa ser monitorado, visto que somente dessa maneira é possível melhorar a comunicação com a audiência e o planejamento das ações.

Para fazer essa monitoria, a marca deve definir alguns KPI’s, bem como se atentar às práticas que funcionam e as que precisam ser melhoradas.

Outra maneira de fazer isso é recebendo feedback dos clientes, pois eles trazem informações valiosas sobre o que fazer para melhorar ainda mais.

Se um negócio que oferece soluções financeiras para empresas ouve o feedback de seus clientes, mais do que promover mudanças importantes, também demonstra claramente que a opinião deles importa.

Essa ação é muito necessária para a imagem da organização, e de quebra melhora a sua credibilidade no mercado.

Conclusão

Aquele ditado que diz “a união faz a força” serve como uma luva para o marketing holístico. A visão dele é unir as equipes da sua empresa, principalmente, para que elas trabalhem juntas em busca de um mesmo objetivo.

Por que empregar todos os esforços apenas na equipe de marketing se você pode aproveitar a inteligência e capacidade de todas as equipes? É esta a visão dessa estratégia, que enxerga a organização como um todo.

Depois de ler este artigo, ficou mais fácil compreender o quão vantajoso é investir nesse tipo de marketing que, além de trazer os melhores resultados, vai unir a sua empresa como nunca antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.