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Estratégias de marketing digital para um pequeno negócio

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Publicado em 28/05/2020

Conheça quais são as melhores estratégias de marketing digital para um pequeno negócio

O Marketing Digital se tornou o principal recurso para os negócios se comunicarem com seus consumidores, bem como divulgarem sua marca, produtos e serviços.

Apesar de ser muito importante, é um assunto muito abrangente, que pode ser confundido com qualquer ação que uma empresa realize na internet. Mas não é bem assim.

Ele possui estratégias específicas para objetivos diversos, então, é necessário saber usá-las para extrair o máximo delas.

As pessoas estão conectadas o tempo todo, o que ressalta o fato de que o marketing digital é uma realidade que será cada vez mais necessária nos próximos anos.

Melhores estratégias de marketing digital para um pequeno negócio: reunião de especialistas em marketing.

Ele não apaga a importância das estratégias off-line, como comerciais de TV e rádio, propagandas e anúncios veiculados em jornais e revistas, panfletagem, etc. Porém, esses meios já não são mais os principais veículos de comunicação para impactar o público.

Isso é muito bom, principalmente para os pequenos negócios, que não possuem os mesmos recursos para investir em ações tão caras.

O Marketing Digital é mais democrático e oferece oportunidade para todos. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é, suas vantagens, como aplicá-lo e a importância do planejamento de algumas ações.

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que promover marcas e seus produtos e serviços por meio de canais digitais.

Tornou-se o principal meio para que as empresas, das maiores às menores, possam se comunicar com o público de maneira direta e no momento ideal.

Este termo também se refere a todos os esforços em marketing no ambiente on-line por parte das organizações. Elas fazem isso usando canais como:

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Entre outros.

Também podem usar muitos outros meios para que consigam solucionar os problemas e atender às necessidades do público consumidor.

O marketing pode, até mesmo, ser considerado um processo social, uma vez que depende do acordo entre empresa e cliente dentro de um contexto.

Inclusive, pode ser aplicado não apenas por empresas, como instituições de ensino, ONGs, igrejas, profissionais, etc.

Ele envolve muitos fatores, como sociais, jurídicos, geográficos, psicológicos, dentre outros para que possa influenciar as pessoas e levá-las a compra de produtos e serviços.

As ações que o envolvem são práticas e estão ao alcance de qualquer tamanho de negócio. Isso permite que cada um trabalhe com os recursos que possui, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Seja para fortalecer a marca, aumentar as vendas ou a carteira de clientes, todos são objetivos alcançáveis por meio do Marketing Digital.

Vantagens do Marketing Digital para os pequenos negócios

A era digital mudou completamente o modo como as empresas vendem e as pessoas compram.

Se elas querem comprar mangueira, por exemplo, basta pesquisarem no Google “mangueira de alta pressão preço” e vão encontrar preços, lojas, marcas, opções, etc.

Isso tudo envolve as estratégias de marketing pela internet, que além de serem muito inteligentes e eficazes, ainda trazem benefícios que ressaltam sua importância.

Dentre os principais estão:

Interatividade

Diferentemente dos canais off-line, como a TV e o rádio, as ações on-line permitem muito mais interação com o público. Além disso, o foco já não é mais o produto, e sim a experiência do usuário e sua jornada de compra.

Ao pesquisar, por exemplo, por estanho para solda preço, o consumidor vai encontrar empresas que fazem campanhas e publicações, podendo interagir com elas.

Ao se comunicar de alguma maneira, os consumidores aumentam o engajamento da marca e a experiência do público. Além de tudo, melhora consideravelmente a maneira como a empresa fala com a audiência.

Fácil análise e mensuração

Na era off-line, com os recursos usados antigamente, era muito difícil mensurar os resultados das ações. Ou seja, a efetividade das campanhas não era garantida.

Melhores estratégias de marketing digital para um pequeno negócio: cliente acessando site pela Internet.

As marcas gastavam muito dinheiro à toa com estratégias ineficientes, que não convenciam os consumidores a comprarem os produtos oferecidos.

Com o Marketing Digital, mensurar se tornou uma processo muito simples para todas as empresas, desde uma caldeiraria industrial até uma loja de roupa, sendo possível medir as ações e analisar a efetividade.

Melhores oportunidades para as empresas

O marketing on-line diminuiu o abismo que existia antes entre empresas e clientes. Hoje, mesmo os menores negócios podem fazer suas propagandas e realizar boas campanhas, atraindo clientes de qualquer lugar.

Além das empresas ganharem, os consumidores também ganham, pois se uma pessoa precisa comprar, por exemplo, garra robótica, não precisa ficar presa somente a uma loja por não conhecer outras.

Dicas de Marketing Digital para pequenos negócios

Existem muitos objetivos por parte das empresas. Umas querem fortalecer a marca, outras aumentar as vendas e por aí vai. Cada ação do marketing pela internet oferece uma resposta para alcançar esses objetivos.

Alguns dos principais são melhorar o posicionamento da marca na internet, atrair leads e qualificá-los.

Então, para cada um deles existe uma tática específica, por exemplo:

Posicionamento

O posicionamento de uma empresa se refere à maneira como ela figura no mercado e também no ranqueamento de pesquisas do Google.

Para conquistar o primeiro objetivo, uma boa estratégia é:

Usar site corporativo

As redes sociais são importantes para uma fabricante de chapa aquecedora, mas elas não oferecem a mesma segurança de um site. Aliás, para os consumidores, é até estranho uma empresa não possuir um site.

É por meio dele que as marcas informam seus clientes sobre a organização, suas ações ambientais, informações sobre produtos e serviços, recrutamento de pessoas que queiram trabalhar e, claro, vendas.

Com relação ao posicionamento no ranking dos sites de buscas, a melhor estratégia fica por conta do Search Engine Optimization.

SEO

Para o Marketing Digital, fazer com que uma empresa seja encontrada no Google é fundamental.

Então, ele usa o SEO para isso, pois essa ação envolve outras que procuram ranquear as páginas de um site ou blog da melhor maneira nos resultados.

Para isso, o SEO faz uso de palavras-chave para compor os conteúdos do site e até da URL da página.

Dessa forma, se uma pessoa pesquisar por tanque de pp, por exemplo, vai encontrar páginas com conteúdos relevantes que fizeram uso dessa palavra.

Atração

Para atrair clientes, as empresas investem em Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Para isso, elas entendem as dores e necessidades de seus consumidores.

Com isso, conseguem estabelecer um canal de comunicação, para que possam oferecer a essas pessoas a solução que elas precisam.

Ao fazer isso continuamente, a marca conversa com o público e aumenta seu engajamento.

Qualificação

Mais do que atrair as pessoas, as empresas precisam educá-las, para assim qualificá-las como potenciais clientes. Uma empresa consegue fazer isso por meio do Marketing de Conteúdo.

Essa estratégia tem como objetivo a criação de conteúdos que podem assumir diversos formatos, como textos, vídeos, áudios, etc., levando mais conhecimento para os consumidores.

Uma fabricante de filtro regulador de pressão, por exemplo, pode abordar a importância de seus produtos, onde eles costumam ser usados, seus diferenciais, as necessidades comuns e muitas outras informações.

Com o tempo, ela se transforma em autoridade no assunto para aqueles que lêem seus conteúdos, conquistando a confiança dessas pessoas que passam a considerar aquela marca como sua provável escolha na hora da compra.

Importância do planejamento

Antes de investir em Marketing Digital é importante estabelecer objetivos e planejar os investimentos nas ações para crescer a carteira de clientes e se destacar no mercado.

Mais do que planejar, é importante investir em diferentes ações. Isso ajuda a prever os possíveis cenários, bem como a utilizar todas as fontes de informações que a empresa puder.

Por exemplo, se o objetivo é fazer com que o detector de metais a venda desperte o interesse do cliente e venda mais, uma necessidade aqui é aumentar a quantidade de leads qualificados.

Para aumentar a carteira de clientes, uma boa dica é desenvolver um diferencial único, que destaque a empresa da concorrência. Um exemplo disso é oferecer uma entrega gratuita, rever a maneira de fazer negócios, dentre outros.

Para todas essas práticas deve haver um planejamento, que além de orientar durante todo o processo, ajuda a prever situações, a economizar recursos e a ser mais assertivo nas estratégias.

Conclusão

O Marketing Digital veio para ficar. Dessa forma, as pequenas empresas também têm a sua vez com os consumidores. Elas conseguem crescer, conquistar o público e aperfeiçoar seus produtos e serviços.

Somente é necessário conhecer bem quais métodos são compatíveis com a realidade, bem como os objetivos, e colocá-los em prática.

Com certeza os resultados aparecerão, melhorando os lucros, aumentando o espaço de ação no mercado e conquistando clientes de muitos lugares.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.