O tamanho dos textos de blog, geralmente, são maiores do que aqueles produzidos para redes sociais. Ou seja, ele deve ter um número mínimo de 500 palavras.
É possível entender melhor sobre o tamanho do texto levando em consideração que, se um leitor está buscando sobre um determinado assunto, tal como um projeto de segurança contra incêndio, ele quer obter o máximo de informações possíveis, que podem envolver as normas vigentes, as exigências mínimas do local, o material necessário, etc.
Por isso, é preciso desenvolver o conteúdo de maneira abrangente, trazendo o máximo possível de informações relevantes.
Depois, escolher a fonte é um dos principais cuidados que devem ser tomados. Isso porque, ler um texto com letras muito rebuscadas ou com um formato muito diferente do comum podem tornar a leitura cansativa e fazer com que o usuário desista dela.
Utilizar tópicos para facilitar a leitura e compreensão do texto é uma das melhores estratégias de escrita. Até porque, ao escrever sobre um assunto como
terraplanagem de terreno, é importante deixar facilmente acessível no texto informações curtas que revelam quais pontos serão tratados naquele conteúdo.
Assim, o leitor já sabe o que esperar e consegue organizar melhor a absorção do tema.
As imagens e ilustrações podem ser uma peça-chave para deixar o conteúdo mais atraente e didático. Usar uma foto no decorrer da leitura quebra o formato regrado de um texto e facilita a compreensão do assunto.
Se você escreveu um texto sobre envidraçamento de varanda,
pode ser bastante proveitoso incluir fotos que mostram diferentes resultados, um profissional executando o serviço, modelos diferentes de chapas de vidro e suas espessuras, etc.
Com essas dicas básicas, é possível criar uma maneira atrativa de chamar a atenção de um leitor, tornando a leitura mais agradável.
Escrevendo para blogs: técnicas interessantes
Depois de conhecer algumas dicas de formatação de textos, abordaremos técnicas que são responsáveis por proporcionar um maior número de leitores para o blog.
Com isso, é possível aumentar o número de visualizações da postagem e oferecer temas mais interessantes para um determinado público.
1. Conhecer o seu público-alvo
Qualquer empresa que deseja manter ativo um canal de informação para seus clientes precisa entender a importância de conhecer o seu público-alvo.
O público é aquele que estará sempre engajado e ávido para obter maiores conhecimentos sobre um determinado assunto, principalmente os que ofereçam qualidade na informação e um número maior de dados significativos.
Muitas vezes, um conteúdo a respeito de
reparo de ar condicionado vai ter maior relevância para técnicos e vendedores do equipamento, de modo a proporcionar para eles ferramentas de comunicação com seus clientes.
Por isso, direcionar a linguagem para esses profissionais pode ser uma técnica mais assertiva para escrever um texto sobre o tema.
2. Utilizar a linguagem específica de um segmento
Tão importante quanto conhecer o seu público-alvo é utilizar a linguagem específica de cada segmento.
Isso é parte do processo de escrita, pois torna o texto mais interessante para o seu leitor de destino, fazendo com que a comunicação seja mais fluida e agradável.
Um texto que fale sobre a
coleta seletiva na construção civil, por exemplo, certamente vai conter termos específicos ligados à área da engenharia, da reciclagem e de processos envolvendo materiais relacionados ao setor.
Isso torna a sua compreensão por parte do público interessado mais fácil, o que faz com que o leitor sempre volte ao blog para consultar e aprender novos conteúdos.
3. Escolher as palavras-chave do segmento
Qualquer segmento possui uma certa quantidade de palavras-chave que são o alvo na busca por conteúdo.
Por isso, é fundamental conhecer esses termos, que podem aumentar o número de visualizações de um texto ou do blog como um todo, já que ele oferece conteúdo relacionado com o interesse de um determinado público.
Se uma empresa de frotas de micro-ônibus deseja manter o seu blog ativo com postagens periódicas sobre assuntos relacionados à viagens e locação de vans para esse fim, ela precisa conhecer quais são as principais formas de pesquisa do seu público-alvo.
Palavras-chave como “
aluguel de van com motorista ”, “micro-ônibus com wi-fi”, “micro-ônibus com banheiro” ou “van para locação” são exemplos de palavras-chave simples que estão relacionadas ao segmento e podem ser as mais buscadas pelos interessados no serviço.
4. Criar um título atrativo para a postagem
Mais do que uma simples técnica, a criação de um título chamativo para a postagem pode render um número maior de visitantes.
Um título adequado para o conteúdo de blog precisa ter características especiais, tais como:
- Despertar a curiosidade do leitor;
- Possuir uma média de 60 caracteres;
- Possuir uma palavra-chave;
- Incluir promessas que podem ser cumpridas.
Esses elementos podem ser responsáveis por atrair de maneira eficaz um maior número de visitantes ao blog, de modo que não apenas a postagem, mas a página como um todo, certamente ganharão um maior número de leitores.
5. Abordar diversos assuntos
Um blog é uma fonte de conhecimento que precisa ser abastecida por diversos assuntos, para que seu público-alvo esteja sempre engajado.
Por isso, é importante estar constantemente escrevendo e disponibilizando assuntos relacionados ao setor, seja ele qual for.
Por exemplo, se uma empresa especializada em gerador de energia solar deseja manter um blog interessante para o seu público, deve investir em diferentes temas sobre o seu segmento e não postar apenas publicações que mostrem modelos de gerador.
Por isso, algumas técnicas que podem ajudar na produção de textos interessantes para um blog são:
- Estar sempre atualizado com as novidades do segmento;
- Realizar leituras periódicas de conteúdos semelhantes;
- Estudar mais sobre um assunto e escrever sobre ele;
- Apostar em conteúdos teóricos e opinativos, etc.
Conhecer as novidades do seu segmento é importante para fornecer conteúdos atualizados para o seu público, além de conferir uma autoridade maior sobre o seu setor de atuação.
Uma empresa que trabalhe com móveis planejados, por exemplo, pode disponibilizar uma postagem específica de
móveis para cozinha pequena a qual apresente os novos materiais utilizados no acabamento dos módulos, a tendência de cores para o momento, ou métodos recentes de fixação de itens na parede, etc.
Buscar ampliar o seu horizonte, por meio de conteúdos semelhantes, também faz com que o seu blog seja visto com bons olhos. Afinal, quanto maior o conhecimento compartilhado, mais as pessoas desejam acompanhar o seu blog.
E isso inclui, principalmente, estudar detalhadamente um assunto, fazendo com que você esteja apto para discorrer um texto interessante sobre ele. Essa é uma das técnicas mais conhecidas sobre como fixar um determinado conteúdo: ao absorvê-lo, fale sobre ele e você verá como ele ficará muito mais claro em sua cabeça.
Outro ponto essencial é variar o formato do texto, que pode ser informativo ou opinativo. Um dos grandes focos de busca na internet, muitas vezes, é o de conteúdo que dá um parecer técnico sobre um determinado produto/serviço.
6. Escrever e revisar seu texto
Escrever uma postagem para o blog pode ser uma tarefa fácil caso você domine o assunto, mas também pode ser difícil, se para finalizá-lo é preciso fazer consultas e buscar referências.
Por isso, além de escrever o seu próprio texto, é importante que ele passe por um processo de revisão, que pode auxiliar na correção de possíveis erros de gramática; ou para complementar o conteúdo fornecido, tornando-o mais compreensível; ou ainda para aprimorar uma frase que pode ter ficado confusa e ajudar na organização do conteúdo em geral.
Por isso, as técnicas mencionadas nesta postagem auxiliam na produção de um texto mais interessante para um blog, fazendo com que o seu conteúdo seja de maior relevância para o público e, assim, trazendo um maior número de leitores para a página.