Facebook da Linking Sites Instagram da Linking Sites Youtube da Linking Sites LinkedIn da Linking Sites Twitter da Linking Sites Whatsapp da Linking Sites
Fone: (11) 94340-4373
CONTATO
BLOG
PLANOS
CLIENTES
EMPRESA
HOME
HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Conheça as melhores técnicas ao escrever para um blog

 >    >  
Publicado em 18/09/2019

Hoje, ter um blog é um dos meios mais interessantes de se comunicar com o público. Nele, é possível compartilhar assuntos de alta relevância, que podem ser essenciais para seus leitores.

É cada vez mais comum que empresas invistam nesse formato, que tem se mostrado parte fundamental do marketing de conteúdo de qualquer negócio.

Para que os textos compartilhados no blog possuam um número de leitores cada vez maior, é parte integrante do processo se aperfeiçoar na escrita, ganhando domínio sobre técnicas e aplicando-as, tornando assim o seu objetivo mais alcançável.

Para isso, é preciso ter um parâmetro geral de formatação de textos, além de aplicar técnicas indispensáveis para a produção de conteúdos de qualidade, conhecendo alguns pontos importantes, como os que serão mencionados nesta postagem.

Como formatar um texto de blog?

A internet oferece diferentes possibilidades de comunicação com um determinado tipo de público, e cada um desses meios possui exigências mínimas, tornando a leitura do usuário adequada ao tipo de conteúdo que ele está buscando.

Por isso, a formatação de um texto é essencial, e com os textos de blog não é diferente. É preciso tomar cuidado com pontos como:

  • Tamanho do texto;
  • Escolha da fonte;
  • Utilizar tópicos;
  • Utilizar ilustrações.
Melhores técnicas ao escrever para um blog: mulher criando conteúdo em seu notebook.

O tamanho dos textos de blog, geralmente, são maiores do que aqueles produzidos para redes sociais. Ou seja, ele deve ter um número mínimo de 500 palavras.

É possível entender melhor sobre o tamanho do texto levando em consideração que, se um leitor está buscando sobre um determinado assunto, tal como um projeto de segurança contra incêndio, ele quer obter o máximo de informações possíveis, que podem envolver as normas vigentes, as exigências mínimas do local, o material necessário, etc.

Por isso, é preciso desenvolver o conteúdo de maneira abrangente, trazendo o máximo possível de informações relevantes.

Depois, escolher a fonte é um dos principais cuidados que devem ser tomados. Isso porque, ler um texto com letras muito rebuscadas ou com um formato muito diferente do comum podem tornar a leitura cansativa e fazer com que o usuário desista dela.

Utilizar tópicos para facilitar a leitura e compreensão do texto é uma das melhores estratégias de escrita. Até porque, ao escrever sobre um assunto como terraplanagem de terreno, é importante deixar facilmente acessível no texto informações curtas que revelam quais pontos serão tratados naquele conteúdo.

Assim, o leitor já sabe o que esperar e consegue organizar melhor a absorção do tema.

As imagens e ilustrações podem ser uma peça-chave para deixar o conteúdo mais atraente e didático. Usar uma foto no decorrer da leitura quebra o formato regrado de um texto e facilita a compreensão do assunto.

Se você escreveu um texto sobre envidraçamento de varanda, pode ser bastante proveitoso incluir fotos que mostram diferentes resultados, um profissional executando o serviço, modelos diferentes de chapas de vidro e suas espessuras, etc.

Com essas dicas básicas, é possível criar uma maneira atrativa de chamar a atenção de um leitor, tornando a leitura mais agradável.

Escrevendo para blogs: técnicas interessantes

Depois de conhecer algumas dicas de formatação de textos, abordaremos técnicas que são responsáveis por proporcionar um maior número de leitores para o blog.

Com isso, é possível aumentar o número de visualizações da postagem e oferecer temas mais interessantes para um determinado público.

Homem escrevendo conteúdo para o seu blog.

1. Conhecer o seu público-alvo

Qualquer empresa que deseja manter ativo um canal de informação para seus clientes precisa entender a importância de conhecer o seu público-alvo.

O público é aquele que estará sempre engajado e ávido para obter maiores conhecimentos sobre um determinado assunto, principalmente os que ofereçam qualidade na informação e um número maior de dados significativos.

Muitas vezes, um conteúdo a respeito de reparo de ar condicionado vai ter maior relevância para técnicos e vendedores do equipamento, de modo a proporcionar para eles ferramentas de comunicação com seus clientes.

Por isso, direcionar a linguagem para esses profissionais pode ser uma técnica mais assertiva para escrever um texto sobre o tema.

2. Utilizar a linguagem específica de um segmento

Tão importante quanto conhecer o seu público-alvo é utilizar a linguagem específica de cada segmento.

Isso é parte do processo de escrita, pois torna o texto mais interessante para o seu leitor de destino, fazendo com que a comunicação seja mais fluida e agradável.

Um texto que fale sobre a coleta seletiva na construção civil, por exemplo, certamente vai conter termos específicos ligados à área da engenharia, da reciclagem e de processos envolvendo materiais relacionados ao setor.

Isso torna a sua compreensão por parte do público interessado mais fácil, o que faz com que o leitor sempre volte ao blog para consultar e aprender novos conteúdos.

3. Escolher as palavras-chave do segmento

Qualquer segmento possui uma certa quantidade de palavras-chave que são o alvo na busca por conteúdo.

Por isso, é fundamental conhecer esses termos, que podem aumentar o número de visualizações de um texto ou do blog como um todo, já que ele oferece conteúdo relacionado com o interesse de um determinado público.

Se uma empresa de frotas de micro-ônibus deseja manter o seu blog ativo com postagens periódicas sobre assuntos relacionados à viagens e locação de vans para esse fim, ela precisa conhecer quais são as principais formas de pesquisa do seu público-alvo.

Palavras-chave como “ aluguel de van com motorista ”, “micro-ônibus com wi-fi”, “micro-ônibus com banheiro” ou “van para locação” são exemplos de palavras-chave simples que estão relacionadas ao segmento e podem ser as mais buscadas pelos interessados no serviço.

4. Criar um título atrativo para a postagem

Mais do que uma simples técnica, a criação de um título chamativo para a postagem pode render um número maior de visitantes.

Um título adequado para o conteúdo de blog precisa ter características especiais, tais como:

  • Despertar a curiosidade do leitor;
  • Possuir uma média de 60 caracteres;
  • Possuir uma palavra-chave;
  • Incluir promessas que podem ser cumpridas.

Esses elementos podem ser responsáveis por atrair de maneira eficaz um maior número de visitantes ao blog, de modo que não apenas a postagem, mas a página como um todo, certamente ganharão um maior número de leitores.

5. Abordar diversos assuntos

Um blog é uma fonte de conhecimento que precisa ser abastecida por diversos assuntos, para que seu público-alvo esteja sempre engajado.

Por isso, é importante estar constantemente escrevendo e disponibilizando assuntos relacionados ao setor, seja ele qual for.

Por exemplo, se uma empresa especializada em gerador de energia solar deseja manter um blog interessante para o seu público, deve investir em diferentes temas sobre o seu segmento e não postar apenas publicações que mostrem modelos de gerador.

Por isso, algumas técnicas que podem ajudar na produção de textos interessantes para um blog são:

  • Estar sempre atualizado com as novidades do segmento;
  • Realizar leituras periódicas de conteúdos semelhantes;
  • Estudar mais sobre um assunto e escrever sobre ele;
  • Apostar em conteúdos teóricos e opinativos, etc.

Conhecer as novidades do seu segmento é importante para fornecer conteúdos atualizados para o seu público, além de conferir uma autoridade maior sobre o seu setor de atuação.

Uma empresa que trabalhe com móveis planejados, por exemplo, pode disponibilizar uma postagem específica de móveis para cozinha pequena a qual apresente os novos materiais utilizados no acabamento dos módulos, a tendência de cores para o momento, ou métodos recentes de fixação de itens na parede, etc.

Buscar ampliar o seu horizonte, por meio de conteúdos semelhantes, também faz com que o seu blog seja visto com bons olhos. Afinal, quanto maior o conhecimento compartilhado, mais as pessoas desejam acompanhar o seu blog.

E isso inclui, principalmente, estudar detalhadamente um assunto, fazendo com que você esteja apto para discorrer um texto interessante sobre ele. Essa é uma das técnicas mais conhecidas sobre como fixar um determinado conteúdo: ao absorvê-lo, fale sobre ele e você verá como ele ficará muito mais claro em sua cabeça.

Outro ponto essencial é variar o formato do texto, que pode ser informativo ou opinativo. Um dos grandes focos de busca na internet, muitas vezes, é o de conteúdo que dá um parecer técnico sobre um determinado produto/serviço.

6. Escrever e revisar seu texto

Escrever uma postagem para o blog pode ser uma tarefa fácil caso você domine o assunto, mas também pode ser difícil, se para finalizá-lo é preciso fazer consultas e buscar referências.

Por isso, além de escrever o seu próprio texto, é importante que ele passe por um processo de revisão, que pode auxiliar na correção de possíveis erros de gramática; ou para complementar o conteúdo fornecido, tornando-o mais compreensível; ou ainda para aprimorar uma frase que pode ter ficado confusa e ajudar na organização do conteúdo em geral.

Por isso, as técnicas mencionadas nesta postagem auxiliam na produção de um texto mais interessante para um blog, fazendo com que o seu conteúdo seja de maior relevância para o público e, assim, trazendo um maior número de leitores para a página.




Whatsapp da Linking Sites
Converse agora com a Linking