HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

O que é busca orgânica

Home  >   Blog  >   O que é busca orgânica
Publicado em 11/03/2020

Quando uma pessoa está a procura de um produto ou serviço, o que ela faz? Pede indicações para amigos e familiares ou pesquisa no Google, não é mesmo? Nosso artigo de hoje tem tudo a ver com esse último caso e vamos falar o que é busca orgânica, como ela funciona e como um bom conteúdo impacta em seus resultados.

Você criou sua empresa ou lançou um novo produto e quer atrair consumidores. No mundo de hoje, como se deseja que isso aconteça? Aparecendo no Google (ou em qualquer outro buscador) quando pesquisarem o que você oferece, certo?

Certíssimo, pois cada vez mais essa etapa vem sendo incorporada à jornada de compra do consumidor e se você, enquanto empresa ou marca, quer aparecer na busca de seu potencial cliente, é possível atingir esse objetivo de duas maneiras: espontaneamente ou de forma paga.

O que é busca orgânica X busca paga?

Faça uma pesquisa no Google. O resultado irá conter anúncios e links patrocinados, que despontam logo no início da lista e estão identificados como tal, e o restante são os que aparecem de forma espontânea.

Embora todos estejam na mesma página, há uma diferença crucial: os orgânicos não foram pagos, mas são considerados os melhores pelo mecanismo de busca para a palavra-chave digitada.

O que é busca orgânica: usuário pesquisando no google pelo celular.

Além disso, os usuários costumam dar mais atenção a eles do que aos anúncios pagos e dificilmente vão além da primeira página de resultados.

Na busca paga, como o próprio nome sugere, você investe determinado valor para que sua página ganhe mais visibilidade nos buscadores. Ela aparece antes dos resultados de busca orgânica e, por isso, faz parte da estratégia de quem busca maior retorno a curto prazo.

Vamos supor que você tenha uma loja de roupas femininas e tenha lançado um novo modelo de blusa de viscose, você pode fazer um anúncio pago para descobrir rapidamente a aceitação do mercado em relação ao seu produto e corrigir ou melhorar sua estratégia.

Invista em SEO

Se você quer que o site da sua empresa apareça nessa busca orgânica, o segredo é qualidade. Pense assim: os mecanismos de busca têm um objetivo bem claro, que é o de ajudar as pessoas a encontrar o que elas buscam. Se o seu site é o que as pessoas estão procurando, então você está indo muito bem.

Se existem melhorias sendo feitas em seu site para que ele apareça nas buscas das pessoas, isso se chama search engine optimization (SEO), ou seja, um conjunto de técnicas para otimização em buscadores. Um bom SEO envolve ajudar um mecanismo de pesquisa a encontrar e entender o seu site.

Do que os mecanismos de busca gostam? Bom conteúdo relevante. Claro que além dele, outras variáveis se combinam para determinar a relevância de um site e isso faz com que ele fique bem (ou mal) posicionado no ranqueamento do Google. Entre os requisitos, o título da página, palavras-chaves certas, tempo de carregamento, URLs amigáveis e mais.

Por que você deveria investir em SEO? Por vários motivos, mas principalmente porque à medida em que você cria conteúdo relevante para sua marca, você ganha credibilidade no mercado, o que impulsiona seu negócio de forma expressiva.

Aqui cabe um adendo: para obter resultado na busca orgânica é preciso muito trabalho de pesquisa, planejamento, criação. Para que você apareça lá no topo dos buscadores é primordial criar conteúdo constantemente. O investimento é de médio e longo prazo, mas o retorno vem e à espera compensa.

O que é busca orgânica: usuário fazendo uma pesquisa no celular.

Como um bom conteúdo impacta os resultados da busca orgânica?

Você deve pensar primeiro no que seus consumidores em potencial buscam. O que você vende? O que você quer que as pessoas encontrem?

Se for dono de uma loja de moda feminina, por exemplo, criar uma matéria explicando os diversos modelos de blusas que a sua loja oferece é uma excelente ideia, pois, além de ser uma oportunidade para mostrar os seus produtos, você também está levando conteúdo relevante para as suas clientes.

Aparecer na busca orgânica é uma maneira de fazer seu futuro cliente te encontrar a um custo zero. Tudo o que você precisa é se assegurar de que está produzindo um conteúdo de qualidade para que as pessoas pesquisem, encontrem, cliquem e visitem seu site para saber mais.

Construindo uma presença digital sólida

Claro que não estamos sugerindo que você, empreendedor, que precisa gerir sua empresa e seus funcionários, acrescente ainda mais uma atribuição à rotina.

Neste ponto, é importante contar com especialistas que ofereçam serviços de SEO e que saberão a melhor maneira de posicionar sua empresa no meio digital.

Entender o que é a busca orgânica é o primeiro passo para reconhecer a importância de ter uma agência em marketing digital que se ocupe de seus canais. Conheça mais sobre a criação de sites otimizados e conte com a Linking Sites para ter seu site na primeira página do Google.




Whatsapp da Linking Sites
Converse agora com a Linking