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O que faz uma assessoria de imprensa?

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Publicado em 17/11/2020

A assessoria de imprensa tem papel fundamental dentro das empresas, pois ela é a responsável por trabalhar a comunicação da organização. Assim, é mais fácil fazer com que a marca tenha um bom posicionamento na mídia.

Empresas maiores e com mais recursos financeiros contratam pessoas especialmente para essa função. Mas também é possível garantir esse trabalho por meio das empresas terceirizadas ou profissionais freelancers.

Independentemente de qual seja a escolha, todas são válidas para beneficiar a imagem e a reputação do negócio. Isso porque a comunicação é fator de importância e deve ser uma aliada de qualquer organização.

Se a empresa se comunica bem, ela consegue passar a imagem que deseja para o público e assim ter um bom retorno dessa prática. Sendo bem vista, consegue impactar mais pessoas, atraí-las e aumentar os lucros.

O que faz uma assessoria de imprensa? profissional analisando dados no notebook.

A assessoria de imprensa vai auxiliar a companhia para que ela esteja sempre pronta para essa comunicação. Mas mesmo tendo um papel tão importante, algumas pessoas ainda não sabem para quê ela serve.

Neste artigo, vamos falar sobre as funções do assessor e quais as vantagens que esse profissional ou setor pode trazer para uma empresa.

Qual é o papel do assessor?

Qualquer empresa precisa de uma assessoria para ter um contato mais próximo com a mídia. É exatamente por isso que o assessor é um profissional que desempenha funções como conectar a marca com os veículos de comunicação.

O assessor de uma empresa de reforma e construção, por exemplo, faz um planejamento que inclui estratégias eficazes que fazem com que a organização e o que ela tem a oferecer se tornem notícia.

Tudo é feito de maneira positiva, levando o negócio a aparecer nos principais veículos de comunicação presentes na sociedade, tais como:

  • Revistas;
  • Jornais;
  • Rádio;
  • TV;
  • Sites.

Além disso, esse profissional também produz press releases, para atender às demandas de jornalistas que desejam obter qualquer informação referente à empresa.

É preciso contar com um profissional qualificado para esse trabalho, porque esse documento possui um formato específico para leitura apenas de jornalistas.

O assessor também está preparado para gerenciar momentos de crise, ajudando a reverter a situação. Isso acontece porque ele está preparado para demonstrar transparência, esclarecendo o lado da história da organização.

O trabalho da assessoria também consegue fortalecer a marca e os produtos e serviços que ela oferece junto aos consumidores.

Por exemplo, uma clinica de medicina do trabalho que conte com uma boa assessoria de imprensa estará sempre visível de maneira positiva nos veículos de comunicação para impactar o seu público-alvo.

Se a empresa consegue fortalecer a sua marca junto aos formadores de opinião, sua reputação melhora consideravelmente.

Todo e qualquer diferencial que a organização tenha sempre vai se destacar no meio da concorrência. Isso acontece porque os consumidores sempre vão ficar sabendo dessas informações.

As notícias chegarão até eles porque a assessoria de imprensa estará sempre transformando os diferenciais e as características positivas da empresa em notícia. Tudo é feito por meio de estratégias inteligentes que destacam os produtos e serviços.

Outra possibilidade é o assessor tornar a marca uma fonte de informações para jornalistas. Em outras palavras, esses profissionais podem atuar como porta-vozes, ajudando a elaborar uma matéria.

O assessor, então, será consultado toda vez que a revista, jornal ou outro veículo for fazer uma matéria sobre um assunto relacionado à empresa.

Por exemplo, se um jornal escrever uma matéria referente ao mercado imobiliário, pode sempre consultar a mesma empresa de serviços de avaliação imobiliária para obter as informações que precisa.

O assessor também vai em busca de publicações referentes à marca para a qual trabalha, nos veículos de informação que são pertinentes a ela.

O que faz uma assessoria de imprensa? jornalista entrevistando uma influenciadora digital.

O intuito é fazer com que ela apareça para quem tem interesse, gerando novas oportunidades de negócio e possibilitando, até mesmo, uma expansão de mercado. E tudo isso é feito de acordo com as estratégias da organização.

Se a empresa tem várias matérias publicadas pelos mais variados veículos de comunicação, bem como em cada uma o link de seu site ou blog é divulgado, obviamente o tráfego nessas páginas vai aumentar.

Consequentemente, a organização estará mais bem posicionada no Google, o que ajuda em ações de marketing como SEO.

Outra possibilidade trazida pela assessoria de imprensa é fazer com que os melhores profissionais do mercado se interessem pela companhia.

Vamos supor que uma fabrica de etiquetas adesivas apareça em uma matéria de uma importante revista porque desenvolveu uma nova técnica de descarte de resíduos para preservar mais o meio ambiente.

Ela passa a ser vista de maneira positiva pela sociedade, inclusive por bons profissionais que passam a se interessar em fazer parte de uma organização que está sempre em evidência de maneira positiva.

O trabalho do assessor também colabora com o trabalho da equipe de marketing, porque ele pode ajudar a divulgar uma promoção, a participação da marca em um evento, dentre outras possibilidades.

O assessor também pode poupar a exposição do diretor, por poder substituí-lo em coletivas de imprensa e situações do tipo.

Apesar de ser perfeitamente suficiente para fazer esse trabalho, pode ser substituído pelo assessor para que possa cuidar de assuntos mais importantes para a organização.

Vantagens da assessoria de imprensa

Agora que você já conhece um pouco mais o trabalho do assessor de imprensa, vamos falar um pouco sobre as vantagens que a assessoria pode trazer para as empresas de alimentação e outras.

Os textos publicados por esse setor podem conscientizar o público acerca de produtos, serviços e qualquer novidade relacionada à marca.

Portanto, é o modo mais rápido de falar com os consumidores por meio de outros canais de mídia e em um formato diferente daqueles usados pelo marketing.

O mundo digital possibilita que a assessoria de imprensa chegue até o público de interesse de muitas maneiras. Exatamente por isso que o assessor de imprensa consegue aumentar o alcance da marca.

Mesmo que tenha de trabalhar com recursos limitados, consegue transmitir a mensagem que a empresa deseja.

Isso é possível porque esse profissional está sempre estimulando jornalistas e diversos meios de comunicação a darem atenção à história da empresa.

Os clientes e público em geral terão, então, novas razões para ir até a loja, acessar o site ou entrar em contato com ela por algum meio.

A assessoria também faz tudo de maneira direcionada, segmentando o público para que possa pensar nas melhores estratégias de comunicação com ele.

Qualquer esforço realizado pela organização é maximizado, ou seja, as ações de marketing, por exemplo, terão resultados mais rápidos e efetivos.

As empresas de contabilidade que contam com uma boa assessoria também aumentam a confiança de sua marca. Isso acontece, por exemplo, quando o press release feito pelo assessor resulta em cobertura de fontes confiáveis.

A partir disso, a mensagem da empresa como marca começa a ser melhor analisada pelos consumidores. Ela vai partir de uma fonte de confiança e isso faz toda a diferença.

Se uma clinica de fisioterapia, por exemplo, está constantemente presente nos veículos de comunicação de renome, vai facilmente despertar a confiança dos consumidores.

Com relação ao marketing digital, duas estratégias muito beneficiadas pela assessoria de imprensa são o SEO, que falamos anteriormente, e o link building.

Ao incluir links nas publicações as quais a empresas fará parte, mais pessoas vão clicar neles porque estão sendo compartilhados por veículos de comunicação confiáveis.

Uma coisa leva à outra, então, se mais pessoas clicam no link, mais pessoas passam a conhecer os produtos e serviços da marca.

Por exemplo, duas empresas de seguros iniciaram uma parceria, sendo que isso foi notícia em dois jornais de circulação importantes. O link delas é inserido no site e, a partir disso, o consumidor pode conferir as opções de seguro que elas oferecem.

Por fim, há um maior controle da mensagem transmitida, onde é a marca quem decide o que pode ou não ser citado, o que será destacado e qual o tamanho do conteúdo.

Conclusão

É importante que as organizações contem com alguém que possa se comunicar por elas, como o assessor. Vira e mexe as empresas estão na mídia e esses profissionais estão devidamente preparados para posicioná-las.

Contar com eles é muito importante em momentos positivos, mas são necessários em momentos negativos. Temos visto muitos casos de empresas grandes e bem conhecidas se envolverem em escândalos e situações ruins.

É a assessoria de imprensa quem toma frente da situação e conta a versão da marca. Isso ajuda a abafar o caso e a mostrar que toda história tem dois lados.

Mas mesmo que o seu pequeno negócio passe a vida toda sem vivenciar uma situação negativa, poderá contar com a assessoria para expandir os seus horizontes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.