Essa ferramenta se torna fundamental para guiar as ações da empresa, permitindo que cada passo dado em relação à publicidade e ao fechamento de uma compra possa ser mais produtivo e eficaz.
Sendo assim, se você ainda não utiliza o funil de vendas para conseguir uma atuação mais direcionada com os seus cliente após atraí-los para o seu estabelecimento, este pode ser o momento ideal para conhecer mais sobre o assunto.
Por isso, continue na leitura deste artigo e saiba o que fazer depois de conquistar a atenção dos potenciais compradores da sua empresa.
O que é o funil de vendas e como ele funciona?
O funil de vendas, também conhecido como pipeline, se trata de um esquema que ajuda uma empresa de
porta de vidro de correr, assim como várias outras de segmentos diferentes, a entender a jornada de compra de um cliente.
Esse processo se inicia desde o primeiro contato de um comprador com uma marca, até a venda propriamente dita, sendo este o objetivo principal de qualquer estabelecimento.
O funil de vendas pode ser dividido em quatro etapas principais:
- Visitantes;
- Leads;
- Oportunidades;
- Vendas.
Além dessas etapas, o funil ainda pode ser dividido em: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).
Topo de funil
O topo de funil é a etapa onde estão os visitantes. Nesse momento, ocorre o primeiro contato de um potencial cliente com a sua marca.
Ela ocorre normalmente quando o visitante percebe que possui uma determinada necessidade, que não tinha identificado anteriormente.
Sendo assim, é papel de uma serralheria em Campinas,
por exemplo, educar essas pessoas por meio de várias frentes, como a produção de artigos, de e-books, de vídeos, etc., que podem ser vistos no seu site, redes sociais ou blog.
Quando a empresa fornece um material em troca do endereço do e-mail desse visitante, que é preenchido em uma página da sua plataforma, esse dado do potencial cliente vira um meio de entrar em contato com ele.
É nesse momento que o visitante se torna um lead, passando para a próxima etapa do funil de vendas.
Meio de funil
Conseguir leads é fundamental para trabalhar os seus potenciais clientes de modo mais assertivo.
Isso porque eles passam de mero espectadores para futuros compradores, que é um grande passo para a empresa que deseja vender seus produtos.
Ao chegar no meio do funil, o lead precisa ser bem trabalhado para que ele entenda que a necessidade que ele possui pode ser resolvida.
Nessa fase, ele ainda não sabe exatamente qual será o próximo passo. Isso quer dizer que entre a compra ou a locação de plataforma elevatória, a sua empresa deve começar a oferecer subsídios que ajudem o lead a se preparar para a tomada de decisão.
Para isso, é preciso elaborar materiais de qualidade que possam ajudá-lo a entender mais sobre as opções que ele possui.
Ou seja, o meio de funil é uma das etapas mais importantes do processo, justamente porque a empresa precisa amadurecer e qualificar os seus leads, tornando-os prontos para a próxima etapa do funil de vendas.
Fundo de funil
Outra etapa de suma importância é o fundo do funil, já que é esse momento que os leads avançam para oportunidades de vendas para o seu negócio.
É no fundo de funil que os potenciais clientes já adquiriram a consciência de que possuem um problema e que existem soluções para ele, que são oferecidas pela sua empresa.
Dessa forma, esse se torna o momento certo para que o time de vendas do seu estabelecimento de
toldo para loja entre em contato com esses leads e tragam novos pedidos.
A abordagem ideal aqui diz respeito a confiança que a sua marca pode gerar no cliente. Isso porque o relacionamento de uma empresa com o seu público hoje deve ir muito além da simples venda.
É preciso que o comprador saiba que o seu negócio busca ser um parceiro para ele, e que o contato não se finaliza depois da entrega do produto.
Se você trabalhou bem a etapa do meio de funil, certamente os consumidores perceberam a sua autoridade no segmento, e por isso consideraram realizar a compra com a sua loja.
O funil se encerra no momento da venda, e deve ter oferecido ao cliente uma experiência marcante o suficiente para fazer com que ele se fidelize à marca.
Como funciona o processo de vendas?
Para que um processo de vendas possa ocorrer, é indispensável que uma empresa especializada em fachada em ACM
esteja pronta para oferecer o suporte necessário, que leve o cliente a realizar o seu pedido.
Isso quer dizer que a empresa possui uma solução que será buscada por pessoas que precisam adquirir o que ela está vendendo.
Com o avanço da tecnologia, é possível que os seus potenciais clientes estejam buscando pelos seus produtos na internet, talvez até mais do que presencialmente.
Na esfera digital, você deve garantir que a sua marca seja facilmente encontrada pelo público, o que quer dizer que você deve investir em um blog, no seu site e nas redes sociais para ganhar visibilidade.
Dessa forma, os visitantes encontram a sua empresa, e a partir desse momento todo o trabalho realizado pelo seu estabelecimento pode ser decisivo para o fechamento de uma compra.
Sendo assim, torna-se necessário ajudar o visitante a perceber a necessidade que ele possui, e oferecer materiais que podem auxiliar nessa etapa.
Ao obter o endereço de e-mail do seu lead, você deve utilizar de ferramentas como o e-mail marketing para alimentá-lo com conteúdos que possuam sinergia com o que ele está buscando.
Isso não apenas o educa, como faz com que ele perceba que a sua empresa é o fornecedor ideal daquilo o que ele precisa.
A partir desse reconhecimento, os seus vendedores devem estar prontos para negociar e encontrar a melhor forma de realizar uma venda, para que o cliente adquira a melhor solução para a necessidade dele.
Ao fazer isso, mostrando-se mais interessada na satisfação do comprador do que na venda em si mesma, a marca se mostra confiável, o que certamente impactará na fidelização do consumidor com a empresa.
Estratégias de fidelização
Como você viu, o meio e o fundo de funil são etapas de grande importância no processo de vendas de uma empresa.
Isso porque, depois de atrair um cliente, você deve saber trabalhá-lo de modo eficaz e direcionado, o que fará com que ele reconheça na sua marca a solução que ele busca para resolver o problema que ele possui no momento.
Para que isso seja possível, é essencial saber como impactar os potenciais compradores do seu estabelecimento, de modo a alcançar os objetivos desejados.
Assim como uma empresa especializada em aluguel de galpão espera que o seu público não realize apenas um negócio com o seu estabelecimento, várias outras empresas de diferentes segmentos também desejam fidelizar os seus compradores.
Sendo assim, é indispensável que o estabelecimento esteja pronto para investir em estratégias capazes de garantir que os seus clientes possam fazer novas compras constantemente.
Algumas delas podem ser:
- Oferecer um bom atendimento para o público;
- Vender produtos de qualidade;
- Trabalhar com programas de fidelidade;
- Marcar presença mesmo depois da venda.
Um atendimento eficiente e totalmente voltado para oferecer um suporte completo para o comprador é um dos elementos mais importantes da fidelização.
Em conjunto com essa estratégia, é indispensável que a sua empresa disponibilize produtos de alta qualidade, que possam ser reconhecidos facilmente pelo comprador.
Ter programas de fidelidade também ajudam uma empresa a garantir novas compras por parte do seu público. Oferecer bônus como descontos ou brindes pode atrair o consumidor, fazendo com que ele volte a comprar com a sua loja.
Se sua empresa vendeu uma
bobina de papelão ondulado, tenha em mente que o relacionamento com o seu cliente não acabou nessa etapa. Por isso, invista em um contato pós-venda, garantindo que o comprador esteja sempre próximo da sua marca.
Depois de entender o que precisa ser feito ao atrair um cliente, o número de vendas do seu negócio pode ser muito melhor, principalmente quando o estabelecimento está preocupado em fidelizar o cliente.
Por isso, invista no relacionamento com o seu público e consiga potencializar os resultados da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.