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O que fazer depois de atrair um cliente

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Publicado em 25/05/2020

Para qualquer tipo de negócio, o processo de vendas é um dos mais importantes. Mas o que fazer depois de atrair um cliente?

Como é sabido, para conseguir uma boa eficiência em termos de vendas, há uma série de elementos e de ferramentas de marketing que podem contribuir, não apenas para a captação, mas também para a fidelização dos clientes.

Isso quer dizer que para garantir uma atuação eficaz e produtiva, é essencial possuir técnicas que possibilitem aumentar o fechamento de novos pedidos, assim como para criar um padrão de atendimento no seu estabelecimento.

Dessa forma, uma loja de tintas em Guarulhos que atraia um cliente saberá de modo mais assertivo como agir nas próximas etapas.

Um elemento que é bastante conhecido e utilizado no processo de vendas de uma empresa é o funil de vendas, que abrange todo o desenvolvimento do relacionamento de uma marca com o seu público.

O que fazer depois de atrair um cliente: empresários fechando um acordo.

Essa ferramenta se torna fundamental para guiar as ações da empresa, permitindo que cada passo dado em relação à publicidade e ao fechamento de uma compra possa ser mais produtivo e eficaz.

Sendo assim, se você ainda não utiliza o funil de vendas para conseguir uma atuação mais direcionada com os seus cliente após atraí-los para o seu estabelecimento, este pode ser o momento ideal para conhecer mais sobre o assunto.

Por isso, continue na leitura deste artigo e saiba o que fazer depois de conquistar a atenção dos potenciais compradores da sua empresa.

O que é o funil de vendas e como ele funciona?

O funil de vendas, também conhecido como pipeline, se trata de um esquema que ajuda uma empresa de porta de vidro de correr, assim como várias outras de segmentos diferentes, a entender a jornada de compra de um cliente.

Esse processo se inicia desde o primeiro contato de um comprador com uma marca, até a venda propriamente dita, sendo este o objetivo principal de qualquer estabelecimento.

O funil de vendas pode ser dividido em quatro etapas principais:

  • Visitantes;
  • Leads;
  • Oportunidades;
  • Vendas.

Além dessas etapas, o funil ainda pode ser dividido em: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

Topo de funil

O topo de funil é a etapa onde estão os visitantes. Nesse momento, ocorre o primeiro contato de um potencial cliente com a sua marca.

O que fazer depois de atrair um cliente: cliente acessando site pela Internet.

Ela ocorre normalmente quando o visitante percebe que possui uma determinada necessidade, que não tinha identificado anteriormente.

Sendo assim, é papel de uma serralheria em Campinas, por exemplo, educar essas pessoas por meio de várias frentes, como a produção de artigos, de e-books, de vídeos, etc., que podem ser vistos no seu site, redes sociais ou blog.

Quando a empresa fornece um material em troca do endereço do e-mail desse visitante, que é preenchido em uma página da sua plataforma, esse dado do potencial cliente vira um meio de entrar em contato com ele.

É nesse momento que o visitante se torna um lead, passando para a próxima etapa do funil de vendas.

Meio de funil

Conseguir leads é fundamental para trabalhar os seus potenciais clientes de modo mais assertivo.

Isso porque eles passam de mero espectadores para futuros compradores, que é um grande passo para a empresa que deseja vender seus produtos.

Ao chegar no meio do funil, o lead precisa ser bem trabalhado para que ele entenda que a necessidade que ele possui pode ser resolvida.

Nessa fase, ele ainda não sabe exatamente qual será o próximo passo. Isso quer dizer que entre a compra ou a locação de plataforma elevatória, a sua empresa deve começar a oferecer subsídios que ajudem o lead a se preparar para a tomada de decisão.

Para isso, é preciso elaborar materiais de qualidade que possam ajudá-lo a entender mais sobre as opções que ele possui.

Ou seja, o meio de funil é uma das etapas mais importantes do processo, justamente porque a empresa precisa amadurecer e qualificar os seus leads, tornando-os prontos para a próxima etapa do funil de vendas.

Fundo de funil

Outra etapa de suma importância é o fundo do funil, já que é esse momento que os leads avançam para oportunidades de vendas para o seu negócio.

É no fundo de funil que os potenciais clientes já adquiriram a consciência de que possuem um problema e que existem soluções para ele, que são oferecidas pela sua empresa.

Dessa forma, esse se torna o momento certo para que o time de vendas do seu estabelecimento de toldo para loja entre em contato com esses leads e tragam novos pedidos.

A abordagem ideal aqui diz respeito a confiança que a sua marca pode gerar no cliente. Isso porque o relacionamento de uma empresa com o seu público hoje deve ir muito além da simples venda.

É preciso que o comprador saiba que o seu negócio busca ser um parceiro para ele, e que o contato não se finaliza depois da entrega do produto.

Se você trabalhou bem a etapa do meio de funil, certamente os consumidores perceberam a sua autoridade no segmento, e por isso consideraram realizar a compra com a sua loja.

O funil se encerra no momento da venda, e deve ter oferecido ao cliente uma experiência marcante o suficiente para fazer com que ele se fidelize à marca.

Como funciona o processo de vendas?

Para que um processo de vendas possa ocorrer, é indispensável que uma empresa especializada em fachada em ACM esteja pronta para oferecer o suporte necessário, que leve o cliente a realizar o seu pedido.

Isso quer dizer que a empresa possui uma solução que será buscada por pessoas que precisam adquirir o que ela está vendendo.

Com o avanço da tecnologia, é possível que os seus potenciais clientes estejam buscando pelos seus produtos na internet, talvez até mais do que presencialmente.

Na esfera digital, você deve garantir que a sua marca seja facilmente encontrada pelo público, o que quer dizer que você deve investir em um blog, no seu site e nas redes sociais para ganhar visibilidade.

Dessa forma, os visitantes encontram a sua empresa, e a partir desse momento todo o trabalho realizado pelo seu estabelecimento pode ser decisivo para o fechamento de uma compra.

Sendo assim, torna-se necessário ajudar o visitante a perceber a necessidade que ele possui, e oferecer materiais que podem auxiliar nessa etapa.

Ao obter o endereço de e-mail do seu lead, você deve utilizar de ferramentas como o e-mail marketing para alimentá-lo com conteúdos que possuam sinergia com o que ele está buscando.

Isso não apenas o educa, como faz com que ele perceba que a sua empresa é o fornecedor ideal daquilo o que ele precisa.

A partir desse reconhecimento, os seus vendedores devem estar prontos para negociar e encontrar a melhor forma de realizar uma venda, para que o cliente adquira a melhor solução para a necessidade dele.

Ao fazer isso, mostrando-se mais interessada na satisfação do comprador do que na venda em si mesma, a marca se mostra confiável, o que certamente impactará na fidelização do consumidor com a empresa.

Estratégias de fidelização

Como você viu, o meio e o fundo de funil são etapas de grande importância no processo de vendas de uma empresa.

O que fazer depois de atrair um cliente: venda em atacado.

Isso porque, depois de atrair um cliente, você deve saber trabalhá-lo de modo eficaz e direcionado, o que fará com que ele reconheça na sua marca a solução que ele busca para resolver o problema que ele possui no momento.

Para que isso seja possível, é essencial saber como impactar os potenciais compradores do seu estabelecimento, de modo a alcançar os objetivos desejados.

Assim como uma empresa especializada em aluguel de galpão espera que o seu público não realize apenas um negócio com o seu estabelecimento, várias outras empresas de diferentes segmentos também desejam fidelizar os seus compradores.

Sendo assim, é indispensável que o estabelecimento esteja pronto para investir em estratégias capazes de garantir que os seus clientes possam fazer novas compras constantemente.

Algumas delas podem ser:

  • Oferecer um bom atendimento para o público;
  • Vender produtos de qualidade;
  • Trabalhar com programas de fidelidade;
  • Marcar presença mesmo depois da venda.

Um atendimento eficiente e totalmente voltado para oferecer um suporte completo para o comprador é um dos elementos mais importantes da fidelização.

Em conjunto com essa estratégia, é indispensável que a sua empresa disponibilize produtos de alta qualidade, que possam ser reconhecidos facilmente pelo comprador.

Ter programas de fidelidade também ajudam uma empresa a garantir novas compras por parte do seu público. Oferecer bônus como descontos ou brindes pode atrair o consumidor, fazendo com que ele volte a comprar com a sua loja.

Se sua empresa vendeu uma bobina de papelão ondulado, tenha em mente que o relacionamento com o seu cliente não acabou nessa etapa. Por isso, invista em um contato pós-venda, garantindo que o comprador esteja sempre próximo da sua marca.

Depois de entender o que precisa ser feito ao atrair um cliente, o número de vendas do seu negócio pode ser muito melhor, principalmente quando o estabelecimento está preocupado em fidelizar o cliente.

Por isso, invista no relacionamento com o seu público e consiga potencializar os resultados da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.