HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Por que contratar consultoria de vendas?

Home  >   Blog  >   Por que contratar consultoria de vendas?
Publicado em 24/02/2021

Vender e manter os clientes satisfeitos é muito importante, tanto para empresas pequenas quanto para as grandes. Então, as vendas são o coração, nesse sentido, o papel de uma consultoria de vendas é extremamente importante para uma empresa.

O trecho anterior pode ser melhor entendido, quando pensamos que é este profissional, o vendedor, que faz o contato direto entre empresa e cliente.

Então, se essa relação não estiver fluindo da melhor forma e de maneira eficiente, esse serviço pode ser a grande solução. Veja mais sobre o assunto a seguir!

O que faz uma consultoria de vendas?

Os consultores de vendas contratados por uma empresa recebem salário e outros benefícios, mas o mais comum é esse tipo de serviço ser contratado de forma terceirizada, ou seja, a consultoria trabalha de forma independente.

Por que contratar consultoria de vendas: funcionários analisando relatórios de vendas.

Os consultores que realizam esse serviço no setor de vendas atendem os clientes, encontram a melhor solução para eventuais questionamentos e auxiliam na tomada de decisões de compra.

Além disso, a descrição de uma consultoria de vendas também passa pela busca por potenciais clientes e, assim, gerando mais receitas para a empresa.

Se você tem uma empresa de limpeza piso, por exemplo, deve entender primeiro porque em determinado período do ano há menos pedidos pelo serviço do que em outros. Por que isso acontece? Um consultor de vendas pode, de fato, responder isso de forma simples.

Qual a diferença entre uma consultoria empresarial e uma consultoria de vendas?

Há diversos tipos de consultoria no mercado. E muitos confundem uma consultoria empresarial habitual, com a consultoria de vendas. O ideal é que em cada momento da sua empresa, haja um foco de consultoria para cada área.

As metodologias usadas por uma consultoria empresarial são mais abrangentes e, talvez, sirvam mais para um treinamento de colaboradores recém-chegados, workshops exclusivos para funcionários no onboarding de uma empresa.

Já uma consultoria de vendas trabalha de forma extremamente focada para um único fim: melhorar a performance dos vendedores, adotando as estratégias necessárias para atingir as metas estabelecidas pela organização.

Dessa forma, vamos supor que uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, queira entender por que as vendas caíram em determinado mês em relação ao ano anterior. Esse trabalho é muito comum para um consultor de vendas resolver.

As resoluções costumam vir desse tipo de profissional de forma bastante didática e com gráficos e números que mostram um verdadeiro raio-x do negócio.

Assim, as vendas de camisetas sublimadas personalizadas da fábrica em questão começam a fazer maior sentido, e é possível saber onde ajustar para melhorar.

Os benefícios de uma consultoria de vendas

Abaixo, elencamos os principais benefícios de contratar uma equipe de consultores de vendas. Sendo eles:

Novas perspectivas e oportunidades

Muitas vezes, uma visão neutra de uma terceira parte de uma situação pode revelar desafios ou oportunidades que não são óbvios para aqueles de dentro da empresa.

A abordagem diagnóstica que uma boa consultoria de vendas pode identificar as brechas e acelerar a melhoria dos resultados.

A melhoria é diária e contínua

O trabalho de uma consultoria de vendas fornece orientação para os desafios enfrentados por uma organização de vendas de forma integral.

Muitos executivos de vendas não têm tempo para cumprir os compromissos de seu trabalho diário e, ao mesmo tempo, assumir o trabalho pesado necessário para melhorar os resultados de vendas.

Por isso, esse tipo de serviço ajuda a ver essa melhora diária e contínua dos processos e dos resultados.

Personalização para sanar os problemas

Muitas das alternativas para melhorar o desempenho de vendas, como treinamentos, novos sistemas de CRM ou palestrantes motivacionais oferecem uma abordagem muito padrão e que serve para a maior parte das empresas.

Por que contratar consultoria de vendas: pessoas recebendo treinamento de vendas.

Mas você não é todo mundo, certo? Então, um consultor de vendas pode combinar as melhores práticas e personalizar as ferramentas e soluções para sanar os problemas na equipe de vendas.

Se você tem uma empresa de locação de máquina de café e chocolate, esse profissional de consultoria verificará as melhores formas de ter uma eficiência compatível com o escopo da companhia.

Cada caso é um caso e, por isso, é tão importante contar com a experiência de um bom consultor de vendas.

Resultados reais de melhoria

Construir uma equipe de vendas ideal e livre dos problemas é uma tarefa complexa.

No entanto, a experiência e a orientação que uma empresa de consultoria de vendas de qualidade pode oferecer, ajudam a sua empresa a reduzir a complexidade do negócio e o que se vê são os resultados reais de melhoria a cada dia.

Portanto, é gratificante saber onde cortar o mal pela raiz e plantar boas sementes que gerarão frutos lá na frente.

Dicas para vendas mais eficientes

Para ajudar você a entender de forma resumida e focada no que prestar atenção na hora de dar mais eficiência à equipe de vendas de sua empresa, separamos abaixo algumas dicas. Confira!

  1. Investigue as principais necessidades dos seus clientes;
  2. Tenha uma comunicação empática e assertiva com seus clientes;
  3. Utilize padrões de bons argumentos de venda;
  4. Seja transparente com os clientes e não venda “milagres”.

Quando saber em que momento contratar?

Sua companhia, seja ela uma empresa de uniformes ou de qualquer outro ramo, está repentinamente lutando para acompanhar os concorrentes? Você perdeu clientes importantes ultimamente?

Os consultores de vendas podem ajudar a fornecer uma visão mais aprofundada do estado atual do seu setor e das táticas que seus concorrentes estão usando para fechar negócios.

A consultoria não apenas apresenta soluções, como mostra também como implementar mudanças de maneira rápida e eficiente.

Se você notar que suas margens de lucro estão caindo ou que o tamanho do seu negócio está diminuindo, isso pode apontar uma desconexão com o seu cliente.

Se sua equipe de vendas não tiver certeza do valor do seu produto ou serviço, o cliente não verá como você se destaca dos concorrentes - e certamente não pagará muito por isso ou não verá motivo para continuar comprando da sua empresa.

Nesse contexto, uma consultoria de vendas atua justamente perguntando à sua equipe de vendas quais problemas você resolve para seus clientes e como você se difere de seus concorrentes.

Se cada um da equipe responder coisas totalmente diferentes, isso pode estar prejudicando seus resultados financeiros.

Um consultor de vendas pode ajudar a esclarecer essa mensagem para que toda a sua equipe esteja alinhada e clara sobre como seu negócio de soluções financeiras para empresas ajuda os clientes.

Imagine, por exemplo, que sua companhia registre uma queda vertiginosa nos números de clientes e, consequentemente, nas vendas. Provavelmente, o que você está oferecendo não está sendo mais tão vantajoso.

Por isso, é importantíssimo que um consultor de vendas olhe com uma visão panorâmica para o seu negócio para corrigir rápido e a sua empresa voltar ao rumo dos bons tempos de vendas e do sucesso.

Ademais, o setor de serviços contábeis também está bastante sujeito à melhoria nos processos e nos números de vendas.

Caso sua empresa tenha uma alta rotatividade de funcionários, esse fator também pode estar prejudicando os resultados nas vendas, porque contratações ruins custam tempo, dinheiro e produtividade.

Então, se você tem dificuldade em manter a equipe de vendas por mais de um ano, é um sinal de que sua cultura de vendas precisa ser reformulada.

Mais uma vez, um consultor pode ajudar a colocar dados e detalhes por trás de seu processo de contratação e dar uma ideia do motivo da saída de seus vendedores.

Esse tipo de profissional sabe como colocar suas práticas de contratação e remuneração nos trilhos novamente. Além disso, para uma empresa ter sucesso, todo o seu departamento de vendas precisa estar indo na mesma direção.

Um processo de vendas eficaz ajuda a mapear a jornada de compra de seus clientes e dá clareza a seus representantes sobre como vender para clientes em diferentes estágios desse funil.

Assim, seu processo de vendas deve ser bem definido e delineado, como uma escrita em pedra. Seus funcionários do time de vendas devem saber o que fazer e quando fazer com base em dados direcionados ao comprador e relatórios precisos.

Os consultores de vendas ajudam justamente a construir e definir esses processos. Eles podem ajudar a implementar as ferramentas e modelos necessários para que os vendedores tenham uma boa otimização do tempo em seus trabalhos.

Empresas de prestação de serviços de contabilidade também costumam utilizar bastante o serviço de um consultor de vendas, principalmente para melhorar o padrão desses processos.

Considerações finais

Contratar uma empresa com bons consultores de vendas significa, na maioria dos casos, comprometer-se com um grande investimento de tempo e dinheiro.

No entanto, se você contratar no momento certo, assim como mostramos ao longo deste texto, esse investimento pode trazer retornos significativos para a receita, reputação e para o crescimento a longo prazo de sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.