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Por que fazer guest post em seu blog?

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Publicado em 17/09/2020

Produzir conteúdo de qualidade para o seu blog não é uma tarefa simples. Por isso, uma alternativa que tem ajudado muitos produtores de conteúdo é o guest post, ou artigo de convidado, que diversifica as publicações na página e oferece informação relevante.

Além disso, o guest post é uma excelente ferramenta para atrair visitantes, aumentar o tráfego orgânico e melhorar o reconhecimento da marca. Tudo isso porque o artigo é feito por um especialista no assunto, transparecendo credibilidade e profissionalismo.

No artigo de hoje, saiba o porquê fazer um guest post em seu blog, as principais vantagens desse tipo de conteúdo e como produzir um artigo de qualidade. Acompanhe a leitura!

O que é guest post?

De maneira geral, o guest post nada mais é que o famoso artigo de convidado, ou seja, quando uma pessoa é chamada para escrever em um blog ou site em que não é o proprietário.

Por que fazer guest post em seu blog: bloco de notas e um lápis sobre um notebook.

O convite é feito porque o escritor é especialista em determinado assunto, tendo o conhecimento necessário para produzir o conteúdo.

Por exemplo, uma empresa de equipamentos de academia pode manter um blog com dicas de treino e, eventualmente, publicar um guest post produzido por um professor de educação física, tratando dos melhores exercícios aeróbicos.

Mesmo não sendo “dono” do blog, o professor tem o conhecimento necessário sobre rotinas de treinos e atividades físicas. Portanto, o guest post produzido por ele terá um grande valor para a audiência.

Quais as vantagens do guest post?

O guest post é um material que pode ser aplicado em vários lugares, como páginas web, e-books, redes sociais e sites. No entanto, os blogs são os canais mais frequentes de publicação dos artigos de convidados.

Mas quais vantagens esse conteúdo traz? Abaixo, confira alguns dos principais benefícios.

Impacto de novas audiências

De acordo com pesquisas na área de marketing digital, 62,96% dos usuários acreditam que múltiplos autores adicionam mais credibilidade a um blog. Ou seja, o público tende a confiar mais em páginas que trazem especialistas para a produção de guest posts.

Com isso, é possível impactar novas audiências, pois até quem não conhecia o seu site passa a acompanhar as publicações, justamente por confiar no conteúdo.

Além do mais, quando um advogado produz um texto para uma corretora de seguros auto SP, por exemplo, o próprio autor pode compartilhar o artigo com seus conhecidos, fazendo com que novas pessoas conheçam o seu blog.

Aumento do tráfego para o site

Atrair mais visitantes para o seu site é a receita certa para iniciar processos de conversão e, desse modo, aumentar gradativamente as vendas. Se o seu negócio for um e-commerce, ter um bom tráfego é essencial para a sobrevivência da empresa.

Por isso, quando se publica em outros blogs, principalmente os que são referência na sua área, é possível atrair usuários qualificados para o seu site.

Ao mesmo tempo, quando se convida especialistas para guest posts, a atração de uma nova audiência também ajuda no aumento do tráfego.

Ou seja, o guest post é vantajoso tanto para o convidado quanto para o canal onde o artigo é compartilhado, visto que ambos podem se beneficiar com um crescimento de visitantes.

Gera engajamento

Quando uma empresa de consultoria em obras chama um especialista na área para tratar do assunto, as chances de gerar engajamento no público são muito maiores.

Por que fazer guest post em seu blog: cliente interagindo no site do fornecedor.

Afinal de contas, a audiência fica interessada na temática e, como consequência, irá buscar mais informações no seu blog (ou até mesmo, procurar conteúdos sobre o autor).

Assim, quanto mais engajamento, maior é a conversão de leads (potenciais clientes), que podem ser orientados, nutridos e acompanhados rumo à jornada de compra.

Impulsionar o lançamento de um produto ou serviço

O guest post é capaz de criar uma expectativa sobre o lançamento de um produto ou serviço. Por exemplo, uma fábrica de etiquetas adesivas pode chamar um convidado para contar a boa experiência que teve com a mercadoria recém-lançada e, assim, convidar o público para também conhecer o artigo.

Em geral, para melhorar ainda mais o lançamento, o guest post vem acompanhado de um CTA (Call to Action, ou chamada para ação) que redireciona o usuário para uma landing page, com o objetivo de captar e-mails.

Com isso, já é possível aumentar a conversão de leads, o que aumenta as chances de venda do produto ou serviço.

Melhor posicionamento nos motores de busca

O guest post é uma ótima ferramenta de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca), uma estratégia que busca melhorar o posicionamento do seu blog/site nos buscadores, especialmente o Google.

Isso porque o artigo de convidado oferece conteúdo valioso aos usuários, um dos principais fatores de rankeamento. Ao mesmo tempo, é possível melhorar o relacionamento do seu site com o restante da web, com menções e backlinks (link building).

Claro que há outras técnicas capazes de ajudar ainda mais na classificação, como:

  • Uso de palavras-chave no conteúdo;
  • Construção de um site/blog responsivo;
  • Utilização de imagens no material;
  • Criação de títulos atrativos;
  • Entre outros.

Segundo um levantamento da HubSpot, os leads obtidos com SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%, uma porcentagem muito maior em comparação aos potenciais clientes oriundos de anúncios patrocinados.

Como conseguir parceiros para o guest post?

Nem sempre é tão fácil assim encontrar bons parceiros para a publicação de guest posts - seja na escolha do convidado especialista, ou ao contrário, quando o profissional deseja enviar um artigo para blog.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a conseguir parceiros para guest post e usufruir de todos os benefícios da estratégia. Confira!

1 - Encontre alvos bons e relevantes

Para quem é convidado, o primeiro passo é escolher um bom blog ou site. A dica é priorizar as páginas que têm relação com o tema que você domina ou, pelo menos, compartilhe o mesmo público-alvo.

Por exemplo, se você é um médico do trabalho, vale a pena procurar por sites de empresas de saúde ocupacional. Isso porque a temática é semelhante, bem como a audiência. Portanto, o seu artigo será bem aceito no nicho.

Uma forma de encontrar esses portais é acompanhando as redes sociais das empresas. Além disso, há um plugin do Google Chrome capaz de mostrar páginas semelhantes, o que dá mais opções para os convidados.

2 - Construa um relacionamento prévio

Publicar em um veículo de alta relevância não é tão fácil. Geralmente, sites e blogs com autoridade são muito procurados por especialistas e, por conta disso, acabam exigindo muito dos convidados.

Uma forma de facilitar esse processo é iniciar um relacionamento prévio com as páginas. Isso pode ser feito através de comentários nas postagens, envio de e-mails e troca de mensagens nas redes sociais.

Outro caminho é pedir por recomendações. Por exemplo, se você trabalha com fornecedores camisetas lisas, pode pedir que eles indiquem o seu nome para sites de moda e vestuário.

3 - Tenha um bom portfólio

Se você deseja se destacar como produtor de conteúdo e ser convidado para guest post é fundamental investir no seu portfólio.

Lá, você pode compartilhar seus artigos já publicados em blogs, bem como trazer informações relevantes a respeito do seu nicho de atuação.

Por exemplo, um consultor financeiro pode publicar trabalhos para empresas de frete internacional, pois tem experiência no assunto. Sendo assim, vale a pena colocar no portfólio possíveis cursos feitos dentro da temática, bem como artigos e materiais criados.

4 - Desenvolva um bom conteúdo

De nada adianta ter um portfólio, um bom relacionamento, buscar sites e blogs de referência, mas “errar a mão” na hora de produzir o conteúdo.

Por esse motivo, é importante que o convidado preste atenção em alguns pontos, como

  • Observe e se adapte a linha editorial do parceiro;
  • Escreva conteúdos com informações pertinentes;
  • Evite realizar propagandas diretas;
  • Utilize links com parcimônia;
  • Envie sugestão de imagens e outras mídias.

Essas atitudes facilitam a vida do parceiro, além de ajudar na produção de conteúdo especializada e direcionada, o que é essencial em um guest post.

Além disso, vale dizer que ao escrever para uma empresa de consultoria organizacional, por exemplo, a intenção não é fazer marketing pessoal, mas sim publicar conteúdo relevante sobre um tema em questão, para sanar dúvidas do público-alvo.

O reconhecimento pelo seu trabalho é conquistado indiretamente.

Conclusão

A produção de conteúdo é, sem dúvidas, uma das principais estratégias do marketing digital. No entanto, há algumas técnicas que podem melhorar ainda mais os resultados, como é o caso dos guest posts.

Por isso, vale a pena investir nos artigos de convidados, diante dos benefícios tanto para os autores quanto para os blogs ou sites parceiros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.