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Saiba quais erros não cometer na sua página do facebook

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Publicado em 30/04/2020

O facebook é uma das principais redes sociais no Brasil e no mundo. Essas plataformas se tornaram grandes aliadas das marcas para divulgação de seus produtos e serviços.

Além disso, elas permitem uma relação mais estreita com o público, o que aumenta a confiabilidade. Por isso é tão importante que as empresas estejam atentas ao uso das redes sociais.

O Facebook oferece ferramentas que ajudam as marcas de diferentes maneiras, como na comunicação com o público-alvo, atingir novas pessoas, melhorar a imagem da empresa, aumentar as vendas, e muito mais.

Isso acontece porque lá é possível encontrar os mais variados perfis de consumidores. Existem pessoas propensas a comprar todo tipo de produto ou serviço, por isso é fácil para empresas de diferentes setores encontrarem potenciais clientes no Facebook.

Tudo isso é parte do marketing digital, o principal meio de se comunicar com os consumidor, por meio do principal veículo: a internet. Tal aspecto reforça a importância de estar presente e saber usar essa rede social.

Saiba quais erros não cometer na sua página do facebook: mulher interagindo no facebook.

Pensando nisso, este conteúdo vai falar sobre quais são as melhores estratégias a serem usadas, além dos erros mais comuns cometidos pelas organizações.

Importância do Facebook para as empresas

O Facebook é uma rede social que concentra um grande número de usuários. Só no Brasil, são cerca de 130 milhões de pessoas conectadas a essa plataforma.

Nele, os conteúdos podem rodar livremente – desde que estejam dentro das políticas da plataforma. Por conta disso, ele se tornou uma necessidade para quem quer empreender e ter sucesso nos negócios.

As vantagens trazidas pelo Facebook explicam a importância dele para as empresas, e dentre as principais estão:

Fonte de audiência

O tempo todo, as pessoas estão conectadas, pesquisando os mais variados assuntos e interagindo de diversas maneiras com os conteúdos que encontram.

Se uma fabricante de rótulos personalizados quer usar a plataforma para fins comerciais, terá acesso ilimitado aos usuários. Portanto, ela tem acesso a uma grande oportunidade, o que torna mais fácil encontrar quem se interesse pelos seus produtos e serviços oferecidos.

Além disso, o compartilhamento de conteúdos publicado no site ou blog, tem o tráfego aumentado através dessas páginas.

No entanto, para ter uma audiência forte, é importante que a empresa se atente para não publicar apenas com a intenção de vender.

Isso porque os usuários não estão ali para comprar, mas sim para interagir com marcas e pessoas. O interesse em comprar surge em um segundo momento.

Oportunidade de publicidade

As empresas podem criar um perfil no Facebook para realizarem diferentes ações, tais como:

  • Publicar conteúdos;
  • Divulgar produtos e serviços;
  • Conectarem-se com clientes;
  • Entender melhor o público-alvo.

Por causa disso, os consumidores acabam encontrando o que precisam ou descobrindo que precisam de algo, sem precisar sair da plataforma.

Outra possibilidade é, por exemplo, uma revenda de impressora para adesivos criar anúncios que aumentem o alcance das publicações.

Prova disso é que cada vez mais empresas têm anunciado no Facebook para ganhar tempo, enquanto trabalham em suas estratégias orgânicas.

Nova realidade para os negócios

Essa rede social já não é mais apenas uma tendência para os negócios, isso porque ela está cada vez mais focada em aumentar a sua base de usuários, que já é bem grande.

Portanto, tornou-se uma oportunidade de negócios com condições favoráveis, facilitando na localização do público-alvo de cada marca.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, é necessário saber usar adequadamente as melhores estratégias para impulsionar o perfil da empresa.

Melhores estratégias para impulsionar o perfil de uma empresa

Mais do que ter muitos seguidores, é importante que uma página tenha muitas pessoas interessadas em produtos e serviços, e, principalmente nos conteúdos que são compartilhados.

Para isso, é necessário impulsionar o perfil, com algumas estratégias como:

1. Aumentar o reconhecimento da marca

Esse reconhecimento só vai aumentar se a empresa conseguir se conectar com clientes novos e atuais. Para isso, deve lançar mãos de algumas técnicas simples, como:

Compartilhar a página no feed de notícias pessoal

O proprietário de uma pequena fabricante de sacola personalizada, por exemplo, deve falar com amigos e familiares sobre sua página. Publique a página no feed de notícias e sugira que essas pessoas compartilhem em seu perfil social.

Convidar amigos

No próprio Facebook existe um recurso que permite que o proprietário de uma página convide os amigos para curtirem o perfil da empresa.

Pedir compartilhamentos

É fundamental, para alavancar o perfil de uma empresa, que as pessoas compartilhem os conteúdos. Mesmo para quem já tem uma página há algum tempo, é possível solicitar que as pessoas compartilhem as publicações para aumentar o engajamento.

Publicar com a página em grupos

A página de uma empresa não é enfeite, então ela deve ser usada pelo proprietário para comentar em páginas e grupos relacionados à empresa. Por exemplo, uma fabricante de balcão vitrine pode comentar em páginas de lojas.

2. Ser mais ativo

O perfil de uma empresa deve estar sempre ativo, tanto para atrair a atenção de novos consumidores, quanto para despertar o interesse de quem já está seguindo o perfil. Por isso é necessário:

Compartilhar conteúdos

As pessoas estão no Facebook para interagir e para ter acesso a diversos conteúdos. Estes devem ser relevantes para o setor e para o público.

Comunicação por caixa de entrada

A caixa de entrada do Messenger é um excelente canal de comunicação com os clientes.

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Muitas empresas grandes, líderes de mercado, usam essa metodologia para expandirem a comunicação com seus clientes.

Para negócios que possuem uma página mais recente e que precisam impulsionar seus posicionamento no Facebook, fazer o uso dessa estratégia é sucesso garantido.

3. Campanhas direcionadas

Com um perfil nessa plataforma é possível criar anúncios sobre qualquer produto ou serviço, como capa acolchoada para violão, por exemplo. Inclusive, esses anúncios também podem ser veiculados em outras redes sociais. Para isso, algumas estratégias são:

Impulsionar as publicações

Impulsionar uma publicação faz com que ela seja exibida e vista por mais pessoas. Como resultado, haverá um maior envolvimento do público com a marca.

Promover publicação

É importante criar uma publicação com um botão de chamada que leve as pessoas a uma página específica. Isso ajuda a aumentar as visualizações no site, além de divulgar promoções e ofertas.

Erros comuns no Facebook

Apesar de as dicas para impulsionar uma página no Facebook serem bem simples, algumas empresas ainda cometem erros que deixam seus perfis nessa rede social com uma imagem não tão positiva. E dentre os mais comuns estão:

1. Desalinhamento com a persona

Para qualquer empresa, seja esta uma fabricante de agenda personalizada ou uma agência de viagens, precisa manter um perfil no Facebook alinhado com a sua persona.

Não publicar conteúdos que o público deseja, não usar a linguagem dele e não corresponder às suas expectativas, são situações errôneas muito comuns.

Quem curte a página de uma empresa espera encontrar informação e ter interação, senão, além de perder o interesse pela página, também se desinteressa pelo produto ou serviço.

2. Errar no tom de voz

Se uma gráfica que faz cartão de visita para manicure conhece o tom de voz que deve usar com seu público, certamente terá um perfil de sucesso no Facebook.

E para saber qual a linguagem mais adequada, é preciso ter informações básicas sobre o público, como gênero, idade, segmentos, entre outros.

É o tom de voz que vai definir o tipo de linguagem usada nas publicações, se deve ser mais formal ou informal, com ou sem gírias e quais gírias usar, além da maneira de abordar o público.

Por exemplo, uma gráfica que confeccione cartão de visita para advogado não vai usar o mesmo tom de voz que uma loja de materiais para surf. São públicos-alvo diferentes, constituídos de pessoas diferentes, portanto, a linguagem também deve ser diversificada.

3. Engajamento de mão única

Este é um dos erros mais comuns cometidos pelas empresas que estão chegando agora nas redes sociais.

O engajamento de mão única é quando as pessoas gostam das publicações e interagem com a marca, mas ela não interage de volta.

É muito importante reagir aos comentários e respondê-los, bem como as mensagens na caixa de entrada. Isso mostra para o público que ele não está falando sozinho e que a empresa está lá para estabelecer um bom relacionamento.

Conclusão

O Facebook é, atualmente, a principal rede social utilizada por pessoas e empresas do mundo todo. Por isso, é fundamental estar presente nela. E o que parece um pouco difícil no começo, pode ser melhorado com esforço e dedicação.

O engajamento de uma página nessa plataforma depende muito mais do proprietário do que do público. Mas com certeza, seguindo algumas das dicas aqui apresentadas e evitando alguns erros, a página de qualquer negócio pode ser impulsionada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.