HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

SEO para conteúdos de blog, como fazer?

Home  >   Blog  >   SEO para conteúdos de blog
Publicado em 15/10/2020

As técnicas de SEO representam a forma mais simples e prática de conseguir ranquear e atribuir relevância a um site ou blog.

Mas, para que estas realmente funcionem é fundamental entender o que são, além de conhecer os seus pontos que merecem maior relevância.

Caso você esteja começando no ramo, é natural que ainda tenha dúvidas com esse assunto, e é por essa razão que estamos trazendo este conteúdo.

Aqui será possível aprender sobre os principais pontos das técnicas de SEO, vendo como fazê-las com mais facilidade.

Então, se era este conteúdo que você procurava, basta continuar a sua leitura para consultar as informações que precisa!

SEO para conteúdos de blog: nuvem com a palavra SEO dentro.

O que são as técnicas de SEO?

Antes de começarmos a passar as dicas sobre as técnicas de SEO, é fundamental garantirmos o seu entendimento a respeito delas.

Afinal de contas, como podemos aplicar algo, sem que saibamos de forma exata o que isto é, e para que serve?

Como foi explicado brevemente, quando falamos em técnicas de SEO nos referimos a um conjunto de técnicas que tem como propósito adequar determinado conteúdo textual, para que esse se torne relevante aos mecanismos de busca.

Basicamente essas técnicas são responsáveis pelo ranqueamento dos conteúdos em plataformas como o Google, já que o sistema as identifica, e classifica determinado conteúdo como mais ou menos relevante para determinada pesquisa.

Estas técnicas determinam desde o tamanho do texto, até a quantidade de palavras-chave (tema principal do artigo) e dimensão dos parágrafos.

Isso tudo serve para garantir que ao pesquisarem sobre determinado tema, os leitores terão acesso a conteúdos realmente relevantes, que sejam confortáveis de ler, e contem com o tema solicitado.

Explicando de forma prática, imagine que alguém pesquise sobre “torta de maçã”, pense na quantidade de receitas que existem na internet. São muitas, né?

E, como será que o Google define quais serão as receitas que aparecerão na primeira página de resultados? Pelo cumprimento das técnicas SEO!

Com isso, podemos perceber que quem deseja espaço no mundo digital deve se atentar à relevância de seus conteúdos, já que é isso que garante os tão sonhados acessos!

Como fazer um bom SEO para conteúdos de blog?

No tópico anterior foi possível conferir sobre a importância das técnicas de SEO para a criação da relevância de determinado site ou conteúdo.

No entanto, além de saber do que se trata é muito importante explicarmos a você como fazer SEO para conteúdo de blog.

SEO para conteúdos de blog: analista pensando como aplicar SEO em seu site.

Isso porque, tão importante quanto aplicar as técnicas, é fazer isso corretamente, pois é a exatidão que garante que os mecanismos de buscas possam identificar seus conteúdos.

Por isso, agora daremos algumas dicas básicas e fundamentais para quem deseja começar com as técnicas de SEO, mas não tem nenhuma experiência com o assunto.

Preste bastante atenção, pois as técnicas a seguir são simples, mas são as principais para quem deseja ter seu blog bem ranqueado!

1. Preste atenção à palavra-chave

É praticamente impossível falar em técnicas de SEO sem citar o termo “palavra-chave”, visto que é ao redor desse item que funciona todo o esquema que discutimos anteriormente.

A palavra-chave é algo que identifica o tema de seu conteúdo, sendo o principal elemento de identificação de relevância.

Caso você escreva sobre “produtos para maquiagem para festa”, neste tema tem um conjunto de palavras básicas, que será utilizado para pesquisa.

Se as suas palavras-chaves estiverem bem trabalhadas com as técnicas de SEO, sempre que alguém pesquisar por elas, seu blog será um dos primeiros a aparecer.

Por isso, tenha em mente que o primeiro passo para trabalhar com as técnicas de SEO consiste em reconhecer e trabalhar a palavra-chave corretamente.

Sobre esse tema existe um ponto bem importante, já que você sempre deve escolher palavras-chaves que sejam comumente pesquisadas.

Não adianta escolher como palavra-chave “teclado para computador”, se nos índices de pesquisa aparece mais “teclados para PC”.

Esse é apenas um exemplo para te mostrar sobre a importância de definir uma palavra-chave relevante, pois seu conteúdo só será mostrado quando esta for pesquisada, portanto é fundamental que a procura seja alta!

2. Tenha o auxílio de softwares especializados

Essa dica pode parecer um pouco boba, afinal de contas, por que usar um software para desenvolver as técnicas de SEO para conteúdos de blog?

A grande questão é que as técnicas de SEO são várias, e nem sempre temos a atenção e o conhecimento necessário para trabalhar perfeitamente cada uma delas.

Além de definir uma palavra-chave, você deve:

  • Posicioná-la corretamente;
  • Se atentar ao número de repetições;
  • Localizá-la no título;
  • Incluí-la ao menos 2 vezes em cada tópico;
  • Dentre outras tarefas.

Perceba que com apenas um item você teve que fazer várias coisas, e para verificar se todas estas foram feitas corretamente dá um certo trabalho.

Por isso, uma forma interessante de tornar o processo mais simples e automático certamente é por meio do uso de softwares e plataformas especializadas no assunto.

Estes são responsáveis por apontar em quais pontos o seu material poderia estar melhor otimizado, e se este está seguindo corretamente todas as técnicas.

Tendo suas tarefas apontadas, fica muito mais simples fazer as devidas correções e ajustes, então sem dúvidas vale muito à pena!

3. Foque na estrutura do texto

Quando falamos em SEO muitas pessoas logo pensam em palavra-chave, e não está errado, já que realmente este é o ponto principal das técnicas,

Mas, além desse, não podemos nos esquecer da estrutura do texto, que também conta muitos pontos para o ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.

Para que o seu conteúdo de blog seja bem aceito, este deve ter uma estrutura confortável e padrão, a fim de facilitar o acesso e leitura.

Um exemplo clássico é sobre os parágrafos, que não devem ultrapassar 300 palavras, e os subtítulos, que devem contar com até 20 palavras.

Isso serve para facilitar a procura pelas informações de seus textos, além de deixar a leitura menos densa e cansativa.

No entanto, todos esses pontos poderão ser aprendidos com facilidade por meio de cursos online com certificado, que além de garantirem o conhecimento, ainda o atestam.

Por isso, se deseja aprender mais sobre as técnicas de SEO, faça sua inscrição o quanto antes em um curso online com certificado, e veja os números de seu blog crescerem cada vez mais!