HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Técnicas essenciais de mercadologia para clínica odontológica

Home  >   Blog  >   Técnicas essenciais de mercadologia para clínica odontológica
Publicado em 30/03/2020

Você já ouviu falar em mercadologia? Sabe quais são os benefícios de colocar essa técnica em prática?

A mercadologia, nada mais é do que o estudo de mercado voltado em análise de dados e pesquisa. Dessa forma, essa técnica é capaz de realizar uma análise do ambiente corporativo, criando estratégias para se destacar entre os concorrentes e focando no que seu público-alvo mais se interessa.

Neste conteúdo vamos te auxiliar a utilizar as melhores técnicas para aumentar os atendimentos de sua clínica odontológica, assim como os serviços que você pode oferecer para os pacientes com o uso da mercadologia.

Reduzir os riscos

Uma das técnicas de mercadologia para fazer com que sua clínica odontológica tenha bom retorno e alta produtividade é a redução dos riscos, já que eles podem impactar diretamente no seu negócio.

Técnicas essenciais de mercadologia para clínica odontológica: mulher fazendo tratamento dentário.

Por exemplo, aumento da concorrência, fornecedores com custo mais alto que o normal, logística, entrega de equipamentos e utensílios que o profissional necessita para atuar, assim como outras questões que fogem do controle da gestão da clínica.

Na redução de riscos, a mercadologia prevê possíveis problemas e reduz o impacto que podem causar ao consultório. Além disso, é possível ter acesso às tendências que “estão bombando” no mercado atualmente.

Concorrência

Analisar a concorrência é uma das técnicas mais eficientes da mercadologia, uma vez que levanta informações sobre concorrentes diretos e indiretos do seu consultório dentista.

Existe uma análise chamada Benchmarking, que aponta empresas referências em determinado ramo.

Além disso, com a ajuda do Marketing Digital é possível utilizar outras ferramentas que analisam seus principais concorrentes. Essa técnica é essencial para ter uma visão de estratégias de qualidade para conseguir se destacar em relação à eles através de referências e novas tendências

Clientes

Essa é a área em que a mercadologia é mais eficiente, já que identifica qual é a maior necessidade do público que procura seu consultório. Por exemplo, pacientes que chegam a você por meio de planos odontológicos ou através da especialização que você tem e que pratica na clínica.

Dessa forma, é possível desenvolver uma estratégia focada nas necessidades desses clientes e, assim, conquistá-los cada vez mais. Além de, claro, fidelizar os pacientes que já fazem parte de sua carteira.

Oportunidades

Essa técnica é como uma “carta coringa” da mercadologia, pois a análise estuda quais são as oportunidades atuais no mercado. Ou seja, o que está em ausência no mercado para que você desenvolva uma estratégia em cima dessa escassez e atue exatamente neste ponto.

Técnicas essenciais de mercadologia para clínica odontológica: mulher fazendo clareamento dentário.

Dessa forma, você pode se destacar dentre outros consultórios por ser inovador e atender às necessidades que poucos pacientes encontram no mercado.

Essa técnica promete elevar seu negócio consideravelmente, uma vez que você se torna exclusivo no serviço ou produto que vem a oferecer após realizar e executar essa análise de mercado.

Meios de entrega

A mercadologia também analisa os meios de distribuição dos produtos que sua empresa necessita, analisando o custo-benefício, facilidade nos processos, quantidade de clientes que atende, rotina geral, entre outros aspectos.

Por exemplo, se sua clínica odontológica necessita de uma grande demanda de borrachas e bráquetes, que são utilizados na manutenção e colocação de aparelhos dentários e, então, essa técnica de mercadologia começa a agir e se torna responsável por analisar quais são os principais meios de entrega.

Após isso, é fornecido o número de canais que realizam essa distribuição.

Coloque as técnicas em prática e observe melhorias!

Neste conteúdo te apresentamos técnicas essenciais de mercadologia para sua clínica odontológica ter processos otimizados e eficientes, além de resultados precisos, seja no atendimento a um paciente, na prospecção dele ou no recebimento de mercadorias.

Além disso, é importante salientar que essas técnicas devem ser desenvolvidas e aplicadas por profissionais preparados e capacitados para realizá-las. Dessa forma, é possível atingir metas e objetivos com garantia de que eles farão a diferença.

Coloque cada uma das técnicas apresentadas acima em prática e observe melhoras consideráveis em sua clínica, tanto em relação ao desempenho de cada um dos profissionais, como no atendimento de pacientes que escolheram, entre muitos outros consultórios, o seu para realizar tratamentos de saúde bucal ou estéticos.

Boa sorte em cada uma das etapas e tenha certeza de que sua clínica irá se destacar e ser uma das referências no seu ramo!

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim - redatora na empresa Vue Odonto.