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Ticket médio: o que é e como calcular

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Publicado em 27/11/2020

Se você é empresário e entende que cuidar do seu negócio é fundamental para o sucesso dele, certamente já ouviu falar sobre a necessidade de aprender o que é e como calcular o ticket médio da sua empresa.

Essa informação pode ser essencial para que você compreenda como agir em relação aos cuidados com o seu setor financeiro, tanto no que diz respeito a vender produtos com um preço coerente, como a garantir a sustentabilidade do seu negócio.

Isso porque o ticket médio se trata de um indicador de performance da sua empresa, de modo que conhecer esse dado pode ser um ponto importante para que você desenvolva melhores estratégias e possa atingir as metas para o seu estabelecimento.

Ticket médio: o que é e como calcular: homem fazendo cálculos na calculadora.

Conhecer esse indicador é indispensável para uma loja de puxadores para moveis em SP do mesmo modo que é para uma clínica odontológica, pois garante um entendimento amplo sobre o faturamento obtido por cliente.

É a partir de dados como esse que se pode investir em mudanças importantes que vão potencializar as receitas obtidas pela sua companhia.

Afinal, ter a consciência de que o seu negócio fatura 10% ou 30% a mais não é um mero detalhe, e sim a base para que se possa caminhar para novas ações, seja aumento de portfólio ou reajuste de preços dos seus itens.

Nesse sentido, o ticket médio se torna um elemento importante para identificar possíveis falhas nos processos de venda da sua empresa, o que significa que você pode mudá-los o quanto antes ao ter conhecimento sobre esse indicador de desempenho.

Portanto, se você nunca calculou o ticket médio do seu negócio, mas percebeu que essa informação não pode mais ser ignorada dentro do seu estabelecimento, este artigo pode ser de grande importância para você.

Então, siga na leitura do conteúdo e aprenda o que é o ticket médio e como calculá-lo, além de compreender a sua importância e conferir dicas para aumentá-lo com maior facilidade.

O que é o ticket médio?

Uma empresa de automação residencial pode ter uma série de produtos ou serviços para ofertar aos seus clientes, de modo que o seu estabelecimento possa garantir que mais pessoas recorram às soluções que ela disponibiliza.

Para que a companhia possa se manter sustentável pelo seu período de atuação, e para que possa crescer e expandir a sua marca ao mesmo tempo, é fundamental que ela tenha um amplo conhecimento sobre os seus indicadores de desempenho.

Dessa forma, ela consegue entender o que funciona adequadamente nas suas estratégias, sem deixar alterar e modificar aquilo que precisa ser melhorado.

O ticket médio é uma dessas informações que merece ser conhecida, pois ela fornece o valor médio de venda por cliente que adquiriu algo do estabelecimento.

Ticket médio: o que é e como calcular: cliente pagando a conta.

Assim, para calcular o ticket médio é preciso:

  • Escolher um determinado período;
  • Contabilizar quantidade de clientes atendidos;
  • Contabilizar o valor total das vendas;
  • Dividir o total arrecadado pelo número de clientes.

Assim, a conta necessária para conhecer esse indicador é bastante simples: dividir o valor total do faturamento de um determinado período pelo número de vendas realizadas.

Para ficar mais claro, é possível utilizar o exemplo de uma empresa de segurança eletrônica, que fez em um único dia 8 vendas, nos valores de R$800, R$500, R$200, R$400, R$350, R$600, R$150 e R$500.

O faturamento total do período foi de R$3.500. Então, é necessário dividir este valor pelo número total de clientes (8). O resultado ficará em R$437,50.

É importante frisar que o ticket médio não possui um padrão para todos os tipos de empresas, de maneira que o indicador poderá ser diferente para uma loja de roupas femininas e para um estabelecimento de pintura de fachadas e estar adequado.

Afinal, cada um deles possui as características próprias do seu negócio, até porque um serviço de pintura custa mais do que uma peça de roupa. Sendo assim, é preciso considerar de modo personalizado o resultado desse cálculo.

Além disso, para entender se o valor obtido está de acordo com os objetivos do estabelecimento, todo empresário deve considerar outros indicadores do seu negócio, conseguindo assim entender o atual cenário da sua empresa.

A importância de calcular o ticket médio do seu negócio

Conhecer os indicadores de performance do seu negócio é a maneira mais assertiva de alinhar as expectativas com as metas de qualquer companhia, garantindo que os planos de crescimento e expansão possam ser cumpridos.

Dessa forma, uma das razões pelas quais é necessário calcular o ticket médio do seu negócio é conquistar melhorias em relação ao desempenho das vendas.

Uma empresa que trabalha com locação de impressoras, por exemplo, pode otimizar os seus resultados ao entender melhor qual é o valor gasto por cliente no estabelecimento, de maneira que ela possa criar novas soluções para o público e ampliar os seus resultados.

Outro motivo importante para calcular esse indicador de performance é que o conhecimento sobre ele influencia na visão do seu produto no mercado.

Isso quer dizer que um cliente que esteja procurando onde comprar transformador, por exemplo, certamente vai considerar o custo-benefício do seu produto, já que ele se torna bem avaliado no seu segmento.

O ticket médio também é importante para definir as estratégias de venda de uma empresa. Afinal, uma vez que esse indicador é mais alto do que o imaginado, o número de pedidos necessários para atingir a meta pode ser menor do que o previsto anteriormente.

Por fim, vale dizer que outra razão para se conhecer o ticket médio é fazer um monitoramento mais minucioso da empresa, de modo que os resultados são conhecidos em cada período e toda a administração do negócio se torna mais clara e eficaz.

Como aumentar o ticket médio da sua empresa

Uma empresa AVCB, assim como qualquer outra de nicho diferente, pode realizar o cálculo para conhecer o seu ticket médio e, a partir dele, decidir investir em ações que possam aumentá-lo, obtendo assim melhores retornos para o seu negócio.

Para tanto, existem sugestões bem práticas que podem auxiliar nesse processo. Conheça algumas delas a seguir.

1. Oferecer variedade de produtos

Para aumentar o ticket médio do seu negócio, uma dica simples e eficaz é oferecer uma maior variedade de produtos.

Ticket médio: o que é e como calcular: cliente com várias sacolas de roupas.

Dessa forma, se uma fabrica de etiquetas adesivas decide ampliar o seu portfólio, produzindo também etiquetas simples de papel, de tecido, plásticas ou térmicas, ela disponibiliza mais opções para o seu público.

Com isso, as chances de que um cliente compre uma maior variedade de produtos cresce e, por consequência, o ticket médio também aumenta.

2. Investir no treinamento de vendedores

A sua equipe de vendas recebe treinamentos constantes? Se a resposta for não, saiba que esse elemento pode mudar consideravelmente os indicadores de performance da sua empresa.

Afinal, quanto mais preparado e mais engajado um vendedor está, melhores são as suas habilidades de prestar um atendimento personalizado para os clientes, o que faz com que eles queiram comprar mais na sua empresa.

Desse modo, saber investir no seu time de vendas é outra sugestão eficaz para subir os índices do ticket médio do seu negócio.

3. Fazer promoções e oferecer descontos

Outra alternativa bastante positiva para aumentar o número de vendas de um estabelecimento é proporcionar descontos especiais para o público e fazer promoções periódicas, que estimulem os consumidores a gastarem mais.

Sendo assim, elabore ofertas especiais para os fiéis clientes da sua marca, e não deixe de oferecer também bons descontos para os novos compradores, de modo que a sua empresa esteja sempre na preferência desses públicos.

4. Ter um bom relacionamento com os clientes

Qualquer empresário sabe da importância de manter um bom relacionamento com os seus clientes, rendendo a fidelização dos consumidores e fazendo com que eles se tornem verdadeiros promotores da sua marca.

Por isso, se você pensa em aplicar estratégias para aumentar o ticket médio da sua companhia, não deixe de se manter disponível para o público, tanto para oferecer o suporte necessário quanto para apresentar soluções que podem ser importantes para os clientes.

Dessa maneira, a empresa se torna parte da rotina do cliente, estando sempre à disposição e pronta para atender qualquer demanda que os consumidores apresentam.

Considerações finais

O ticket médio é um indicador de performance bastante importante para qualquer empresa, apresentando informações precisas sobre o seu faturamento, sendo que elas podem ajudar no desenvolvimento de novas estratégias de atuação.

Por isso, não deixe de calcular o ticket da sua companhia e invista nas dicas mencionadas acima, conseguindo assim obter resultados cada vez melhores e fazendo com que a sua marca cresça de modo positivo e sustentável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.