HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Características do empreendedor de sucesso

Home  >   Blog  >   Características do empreendedor de sucesso
Publicado em 04/09/2019

Se você perguntar para alguém quais as características do empreendedor de sucesso, talvez te digam que o sucesso não virá de uma tela de computador, lendo artigos como este, mas de uma ideia.

Uma ideia revolucionária? Não necessariamente, mas uma que seja bem planejada, esteja atenta ao mercado e seja executada por alguém com senso de oportunidade, curioso, de espírito criativo, persistente e corajoso. Opa, não seriam essas as características do empreendedor de sucesso?

Empreender significa muitas coisas, mas é sobretudo construir seu próprio caminho. Ainda que cada um crie o seu a sua imagem e semelhança, alguns traços se repetem por trás das histórias de sucesso. Por isso, listamos dez características do empreendedor de sucesso. Você se identifica com quantas delas?

Características do empreendedor de sucesso: empresário com capacete e a mão esquerda levantada.

Características principais no empreendedorismo

1. Paixão pelo que faz

Pode até parecer clichê (ou loucura?), mas a paixão é o que motiva empresários a se levantarem de manhã. Para empreender é preciso ser racional. Agora, se você quer empreender e ser feliz, é preciso encontrar o que te faz sorrir, acreditar na sua ideia, ser apaixonado pelo que faz e pelo poder de mudar o mundo com seu produto ou serviço, e tudo isso independentemente do foco que a sua empresa terá, seja uma loja online de roupas femininas ou uma loja online de óleos essenciais, o importante é que você invista muito amor e a sua essência em seu empreendimento.

Esse entusiasmo e brilho nos olhos é a força motriz para seguir em frente mesmo nas dificuldades e ser criativo ao buscar soluções. É a mais essencial das características do empreendedor de sucesso e a que justifica todas as outras.

2. Persistência

A vida de um empreendedor pode ser difícil e não importa o quão apaixonado você seja, às vezes sair da cama não será tão fácil assim, afinal a realidade vai muito além do mundo cor de rosa do ser seu próprio chefe e fazer os próprios horários. Mas se você acredita que terá sucesso vendendo blusa feminina de crepe, por exemplo, e estudar o mercado da moda feminina, quem poderá dizer se você terá sucesso ou não será a sua persistência, pois este é um mercado extremamente competitivo.

No entanto, empreendedores de sucesso conseguem se manter motivados mesmo em tempos mais duros. Se você tem uma ideia, acredita nela e acha que vai impactar o mercado, então é preciso ter coragem e insistência para que os outros embarquem nessa também.

3. Abertura à mudança

O mundo está mudando constantemente e a realidade dos negócios também. Para os empresários, a chave é se adaptar à mudança com rapidez suficiente, pois tentar lutar contra seria um grande erro.

Características do empreendedor de sucesso: mudança de estratégias.

Uma das características do empreendedor de sucesso é estar sempre procurando novas maneiras de fazer as coisas. Ele vê oportunidades em lugares onde os outros não encontram nada, pensa de forma diferente e nos apresenta produtos e serviços que às vezes não percebemos que precisávamos.

4. Autoconhecimento e senso de humor

A frase grega “conhece-te a ti mesmo” é primordial quando falamos de empreendedores, pois para abrir um negócio é preciso que você tenha bem claro suas forças e seus pontos de melhoria.

Nesse sentido, empreendedores de sucesso são realistas e demonstram grande habilidade em conservar o otimismo e humor. Só assim conseguem encontrar soluções mesmo diante das adversidades. E, por se conhecerem, reconhecem seu potencial e o de suas ideias, demonstrando autoconfiança para colocar em prática seu plano de ação.

5. Sem medo de assumir riscos

Se pensarmos bem, todos nós corremos riscos o tempo todo e, se levássemos em conta todas as ameaças que sofremos, ficaríamos paralisados. A mesma coisa ocorre ao empreender: é preciso refletir muito antes da tomada de decisões, mas é igualmente importante entender a diferença entre os riscos calculados e os riscos irracionais. Um exemplo de renovação e sucesso é o Estúdio Essência Yoga e Massoterapia que recentemente mudou seu espaço para um novo endereço onde poderá, além dos serviços atuais, oferecer também pilates em Alphaville, que era uma das modalidades solicitadas por diversos alunos e também possui uma alta demanda na região.

Em vez de desperdiçar seu tempo evitando falhas, uma das características do empreendedor de sucesso é olhar para o risco e ver não apenas o que ele tem a perder, mas, acima de tudo, o que tem a ganhar.

6. Lidar bem com o fracasso

Aprender com os erros: essa é uma característica essencial do empreendedor de sucesso, que sabe utilizar o fracasso como algo bom, como forma de evitar problemas parecidos lá na frente.

Se você olhar a história de muitos empreendedores de sucesso, verá que o negócio que deu certo não foi, muitas vezes, o primeiro em que se aventuraram. Muitos tiveram que quebrar algumas vezes antes de deslanchar. Para eles a adversidade é oportunidade. Eles são capazes de fazer, do limão, uma limonada.

7. Determinação no âmbito das decisões

Empresários de sucesso são ótimos para tomar decisões. Agora, isso não significa que eles tomam as decisões certas o tempo todo (lembre-se de como eles assumem riscos!), mas que eles simplesmente estão dispostos a tomar essas decisões.

O mundo dos negócios está mudando rapidamente, o que exige movimento e rapidez em muitos casos e, muitas vezes, não se pode ponderar as decisões por muito tempo: é preciso decidir, mesmo sem ter certeza dos fatos. E isso retoma outra das características do empreendedor de sucesso de que falamos antes: saber lidar com o fracasso.

8. Capacidade em conhecer e liderar pessoas

Ao lado de um empreendedor de sucesso existe uma equipe competente de trabalho, afinal empreendedores não são lobos solitários que fazem tudo por conta própria. Toda pessoa de sucesso neste planeta pode e deve agradecer a outras pessoas por ajudá-las a atingir seus objetivos.

Características do empreendedor de sucesso: equipe reunida discutindo projetos.

E o que faz essa ser uma das características do empreendedor de sucesso? Eles não apenas têm essas pessoas em suas vidas, mas também se dão bem e dividem com elas os méritos pelas conquistas, potencializando suas qualidades e as levando a outros patamares. Sim, empreendedores de sucesso são grandes líderes e não pequenos chefes.

9. Desejo de competir e ganhar

No mundo dos negócios, não existe prêmio de participação: alguns ganham, outros perdem. Os empresários bem sucedidos querem ganhar. Eles gostam da competição e prosperam com a perspectiva de vencê-la.

Um exemplo claro deste desejo de vencer é a Rambaldi Centro Automotivo, que recentemente reformulou o seu site, explicando claramente os serviços de ar condicionado automotivo e alinhamento e balanceamento em Guarulhos que oferece em sua oficina na região de Cumbica. São ações que refletem o compromisso das empresas com os seus clientes e trazem um ótimo retorno de investimento.

10. Entendimento de finanças e negócios básicos (ou a disposição de aprender)

Muitas características do empreendedor de sucesso estão ligadas a fatores subjetivos e emocionais, mas não podemos deixar de lado a parte racional: os empreendedores precisam ser bons com dinheiro. Simples assim.

Você não pode desenvolver uma empresa de sucesso se não souber nada sobre finanças ou negócios.

Mesmo que você não faça tudo sozinho, ainda precisa ser inteligente o suficiente para descobrir quem são aquelas pessoas que deve ouvir. Os empreendedores bem-sucedidos entendem o que é o fluxo de caixa e como sua tributação afeta o resultado final.

Se você tem criatividade, ideias inovadoras, um mindset mais focado e, principalmente, se seu empreendimento irá trazer algum benefício para a sociedade, ou seja, se você já tem as características do empreendedor de sucesso, e quer abrir seu negócio, confira as dicas de marketing digital para pequenas empresas da Linking Sites.