HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

Como aplicar o Branding em sua marca

Home  >   Blog  >   Como aplicar o Branding em sua marca
Publicado em 05/02/2022

Branding ou Brand Management está relacionado aos esforços para a gestão das estratégias de uma marca. O grande objetivo é fazer com que ela se torne mais positiva e desejada pelo seu público-alvo, valorizando a marca.

Existe um movimento mundial de consumo que leva as empresas a pensarem de forma meticulosa em cada um de seus passos. Afinal, cada ação de marketing ou estratégia que for bem elaborada pode ecoar por todo o mundo.

Esse cuidado elaborado é o processo de gestão da marca, que deve ser coerente com os propósitos dela, chamado Branding.

As marcas mais famosas do mercado trabalham seu posicionamento a um bom tempo, de forma que cores, slogans ou sentimentos são facilmente associados a elas.

Mas essa não é uma estratégia voltada somente para grandes empresas, podendo ser aplicada para a sua marca. Neste artigo falaremos mais sobre o Branding e as formas de se fazer uma gestão de marca eficiente. Leia este artigo até o fim para conferir.

Como aplicar o Branding em sua marca: equipe reunida discutindo estratégias.

O que é Branding?

Por exemplo, uma empresa de paisagismo e jardinagem precisa encontrar formas de gerir as estratégias de sua marca.

Isso inclui muito planejamento, visando o longo prazo, com um forte gerenciamento de elementos que compõem a identidade visual da marca, esperando uma potencialização da percepção dos consumidores.

Para resumir em poucas palavras o Branding, falamos de todo o trabalho que uma marca tem em questões de:

  • Planejamento;
  • Estruturação;
  • Gerência;
  • Promoção.

Ou seja, ele abrange todos os processos que dizem respeito à gestão da marca, sendo um trabalho elaborado.

É a garantia que os mais diferentes stakeholders, todos aqueles que se relacionam com sua marca, como clientes, fornecedores e até colaboradores, entenderão muito bem qual é seu posicionamento.

Desse modo, podemos dizer que uma consultoria de informatica SP que trabalha seu Branding visa o crescimento inteligente e duradouro da marca, criando uma boa reputação com o público.

O que é uma marca?

Uma marca vai muito além do nome, do logotipo ou da identidade visual. Na verdade, abrange todo o conjunto de experiências e sentimentos gerados para o público.

Como é algo muito pessoal, trata-se de um processo extremamente individual, de forma que cada um tem uma perspectiva diferente, baseada em sua experiência.

Justamento por isso uma boa estratégia de Branding é tão importante, afinal, é impossível ter um controle total sobre a percepção de sua marca pelo público.

O fundamental é que você se diferencie da concorrência, com uma imagem única e que gere boas experiências. A marca é o que diferencia uma empresa de curso de capacitação SP frente a tantas outras que também estão inseridas no mercado.

Nesse sentido é essencial contar com valores sólidos, que guiem todas as ações da marca neste mercado. Isso inclui desde a concepção de um serviço ou produto, até a preocupação com as formas com as quais será feita sua promoção nos canais de comunicação.

Como fazer uma gestão de marca?

Com toda a complexidade que envolve uma marca, é fácil perceber que isso se aplica também a sua gestão. As empresas precisam contar com vários canais de comunicação, envolvendo muitos profissionais e todo o ciclo produtivo. E principalmente, deve atrair clientes.

Para isso é preciso entender muito bem quem é a empresa, bem como quais são seus valores e princípios. Neste ponto se faz essencial ressaltar que a marca precisa ter uma identidade que seja coerente e forte, permitindo gerenciar a visão do público sobre ela.

Uma estratégia de Branding deve assegurar que seja feita a melhor promoção da marca, conseguindo um destaque que possa posicionar a empresa. Com essa finalidade, pontuamos os principais itens que permitem uma gestão de marca eficiente.

Crie uma plataforma de marca

Para se gerir uma marca de software para franquias é importante entender muito bem do que ela é feita, compreendendo as bases de sua fundação bem como o que ela promete entregar para o mundo.

Falamos em uma plataforma de marca quando abrangemos o conjunto de componentes únicos para a formação de uma marca.

Contando com esses componentes bem estabelecidos fica mais simples comunicar sua essência. Os pontos principais que toda plataforma de marca precisa englobar para permitir sua gestão, são:

  • O propósito da marca;
  • A promessa da marca;
  • Os atributos da marca;
  • O posicionamento da marca.

O propósito basicamente é a razão de existir de sua empresa de consultoria telefonia empresarial. Definir o propósito é entender o motivo pelo qual a empresa foi criada, qual é seu objetivo, sua intenção no mercado.

A promessa da marca é, em síntese, o que sua empresa se compromete a fazer de forma prática para possibilitar que seu propósito vire uma realidade.

Uma promessa torna mais palpável a possibilidade de impactar o mundo de alguma forma, sendo a descrição de como você fará isso.

Geralmente as marcas sempre comunicam diretamente sua promessa, ao passo que o propósito é algo que se desenvolve em processo mais interno. Os atributos da marca são as características que ela possui, que fazem parte de sua jornada.

São os meios e valores usados para a construção da empresa, que ditam todos os detalhes, desde a forma com que você se comunica como a forma de trabalho dos colaboradores.

Quando são bem claros e orientados à ação, os atributos da marca permitem que a empresa entenda o que se espera em sua comunicação e comportamento.

O posicionamento de uma empresa de assessoria aduaneira, por exemplo, é o entendimento da oferta e de qual é sua imagem. É a definição de qual espaço no mercado será ocupado por sua marca, pensando em como será percebida pelo público.

Para você poder entender melhor qual é o posicionamento de sua empresa, primeiro pense no real valor entregue por ela, assim como seus principais objetivos.

Ao compreender o que o mercado e os consumidores procuram, posicionar-se é se colocar como a melhor solução entregando o que é esperado.

Tenha uma identidade forte e coerente

Contar com uma identidade de marca forte e coerente é o que faz com que grandes empresas sejam facilmente reconhecidas por um ícone ou apenas uma cor. Após a criação de um nome e um logotipo, é importante criar todo um universo por trás da marca.

Como aplicar o Branding em sua marca: tela do computador mostrando um logotipo.

Esse universo precisa ser único e relacionável, estando diretamente ligado à identidade visual. A identidade visual de uma empresa que presta serviços de consultoria ambiental é pautada nas cores, nos ícones, símbolos, ilustrações e tipografia.

As cores são as responsáveis por deixar sua identidade mais atrativa, auxiliando no processo de comunicação da marca. Cada cor tem um significado e pode despertar diferentes sentimentos, conforme o que é abordado na psicologia das cores.

Os ícones, símbolos e ilustrações que compõem seus esforços de comunicação também devem ser sempre pensados de forma a comunicar sua mensagem.

Isso engloba o logotipo, mas vai também muito além dele, envolvendo todas as suas publicações e aparições. E a tipografia define as letras que serão usadas, as fontes, focando na mensagem a ser transmitida.

A identidade da marca compreende também seu slogan, o tom e a voz usados para se comunicar o que sua marca de terceirização de TI tem a oferecer.

Gerencie sua marca e os stakeholders

Após ter seus elementos essenciais bem planejados e estruturados, você precisa garantir que eles serão mantidos e funcionarão. Existem muitas pessoas envolvidas na realidade de uma marca, como clientes, fornecedores e colaboradores.

Todos devem ser considerados no momento de se preocupar com o gerenciamento da marca, pois todos podem ser afetados por ela. Todas as pessoas e instituições envolvidas têm sua função, então é preciso ter cuidado com cada um deles.

Considerações finais

Para fazer uma boa gestão de sua marca é importante criar uma plataforma de marca, ter uma identidade forte e bem definida, além de saber gerenciar os diferentes stakeholders que se relacionam com sua marca.

O Branding está diretamente relacionado à reputação da empresa, como ela é percebida e recebida pelo público em geral.

É importante trabalhar diariamente na formação da percepção de sua imagem, considerando os diferentes stakeholders, como clientes, colaboradores e fornecedores.

Ter uma boa estratégia de Branding é um grande passo para as empresas que querem se destacar no mercado, tornando-se líderes.

No entanto, esse é um processo que demanda tempo e muito planejamento, criando estratégias bem definidas. É o posicionamento assertivo que faz com que uma empresa se destaque e se torne imbatível na opinião do consumidor.

Com as dicas que você conferiu neste artigo você tem as ferramentas para a realização de um bom trabalho de Branding, transformando sua marca e se destacando no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.