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Como aumentar a percepção de valor para o cliente?

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Publicado em 11/06/2021

Aumentar a percepção de valor de um produto ou serviço é uma ação essencial para o relacionamento entre uma marca e os seus consumidores. É por meio dessa ação que o cliente avalia os gastos que vai obter com a aquisição de uma solução.

Então, mesmo que seja difícil estimar um valor, é preciso prestar atenção a esse ponto. Ademais, é necessário lembrar de que o papel do time de vendas e marketing é entregar valor aos consumidores, muito mais do que um produto ou serviço.

Só que fazer com que as pessoas enxerguem aquilo que vai além da oferta não é uma atividade simples, entretanto, existem algumas práticas que ajudam a resolver qualquer impasse.

Inclusive, apesar de o valor estar relacionado a custos e preços, ele não se limita apenas às questões financeiras da solução.

Como aumentar a percepção de valor para o cliente: pessoas discutindo estratégias.

É necessário criar uma experiência que faça o cliente se sentir satisfeito, e se ele tiver uma boa percepção, a empresa consegue aumentar suas vendas e fazer com que o cliente volte a comprar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é percepção de valor e como aumentá-la. Então, se você tem dúvidas, leia até o final.

O que é percepção de valor?

É difícil definir o conceito de valor, mesmo para os melhores profissionais de vendas e marketing. É por isso que as marcas estão, constantemente, tentando entender os consumidores, para que assim ofereçam valor junto com suas soluções.

Em outras palavras, as organizações procuram agir de uma forma que torne a percepção de seus clientes mais positiva.

Por exemplo, se você pegar o guia de vendas de uma empresa de terceirização de serviços de limpeza, vai ver que vender valor com a solução é primordial, e isso é válido para qualquer tipo de negócio.

Mas apesar de os vendedores estarem cientes disso, continua sendo difícil determinar esse valor e chegar até ele. Sendo assim, as companhias tentam otimizar essa percepção, aumentando o número de clientes satisfeitos.

Os consumidores ficam mais satisfeitos quando percebem que sua nova aquisição oferece mais do que ele esperava. Daí a necessidade de entender as expectativas do público, que se baseiam em suas dores e necessidades.

Esse trabalho pode variar de um negócio a outro. Por exemplo, uma lanchonete pode aumentar seu valor ao fazer entregas mais ágeis do que seus concorrentes. Enquanto isso, uma desenvolvedora de softwares garante um sistema mais estável para os seus clientes do que a concorrência direta.

Com base em todas essas afirmações, podemos entender que gerar valor é fazer com que os clientes enxerguem os benefícios gerados com a relação entre eles e a marca.

Trata-se de aspectos imateriais, que vão além da utilidade do produto ou serviço, envolvendo questões até mesmo psicológicas.

Estamos falando da maneira como os clientes enxergam uma empresa que presta serviços de tradução técnica, por exemplo, e do modo como ele é surpreendido por ela.

Uma boa percepção influencia na decisão de compra, inclusive no processo de fidelização dessas pessoas. E quando o consumidor percebe o valor do negócio, ele se torna mais consistente no mercado em que atua.

Isso porque seus demais produtos e serviços estarão bem posicionados, o que faz da companhia uma solucionadora de problemas. O valor também está relacionado aos riscos que o cliente corre ao comprar determinada solução. Quanto menor for o risco, maior será o valor.

E para facilitar ainda mais essa percepção, pense que o preço é aquilo que o cliente paga, e o valor é aquilo que ele leva.

Agora que você já entende o conceito de valor, no próximo tópico, vamos mostrar como uma empresa, seja de serviços de escrituração, ou de qualquer outro ramo de atuação, pode aumentá-lo.

Dicas para aumentar a percepção de valor

Existem algumas práticas essenciais para aumentar a percepção de valor no seu negócio e nas soluções que ele oferece. Pensando nisso, listamos alguns dos pontos mais importantes e necessários, são eles:

Investir em qualidade

A qualidade é um fator muito importante, portanto, antes de buscar outras formas de agregar valor, priorize as melhorias dos produtos e serviços vendidos.

Como aumentar a percepção de valor para o cliente: dedo de um homem com um desenho de coroa em volta.

Uma das formas de fazer isso é realizar testes e validar seus resultados, para se certificar de que a solução atende às demandas dos usuários e possui as características necessárias.

Aprofunde as experiências de uso e vá além das funcionalidades, antecipando-se a objeções e oferecendo soluções prévias, para as possíveis dores de seus clientes.

Outra dica é fazer uma pesquisa de mercado para saber o que a concorrência vem buscando e quais são suas falhas.

Alinhar-se aos valores do cliente

O cliente vai perceber seu valor, de acordo com suas próprias percepções. Então, para melhorar o valor entregue, uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional, por exemplo, precisa ter empatia.

Veja quais são as convicções dos consumidores e sua realidade, para alinhar a oferta às necessidades deles. Isso vai causar boa impressão e trazer mais aceitação.

É necessário, também, alinhar-se aos princípios do cliente, no que diz respeito ao branding, sendo que muitas empresas destacam suas responsabilidades sociais neste ponto.

Tenha foco em algum propósito social, para que seja possível melhorar a imagem e a reputação do seu negócio, aumentando o valor agregado do produto.

Promover experiência de compra única

Os esforços do seu negócio no mundo digital são fundamentais para garantir uma boa experiência para o cliente, então, estamos falando de uma tendência importante.

O consumidor moderno não quer um produto ou serviço que tenha apenas uma funcionalidade. Ele também quer evitar problemas ao fazer uma nova aquisição, mais do que isso, ele não quer que sua rotina seja impactada por ela, mas que seja melhorada.

Por isso é importante que uma empresa de serviço PABX, por exemplo, saiba criar uma experiência ímpar, oferecendo algo a mais ao vender segurança, agilidade e conforto, que são os aspectos imateriais que falamos anteriormente.

Construir uma identidade marcante

Quando pensamos em alguns produtos modernos que são desejos das pessoas ao redor do mundo, logo nos vêm à mente algumas marcas.

Isso acontece porque elas criaram uma imagem que não é focada apenas na venda de seus itens, mas no estilo de vida de seus clientes, fazendo com que suas soluções simbolizem status e inovação.

São companhias que souberam construir uma identidade de marca que é admirada pelas pessoas. Consequentemente, o consumidor não pensa duas vezes ao comprar algo com elas, mesmo que sua aquisição custe mais caro.

Por exemplo, quando você prefere comprar jalecos de TNT, ou qualquer outro item, de uma determinada confecção, escolhe aquela que agrega mais valor.

Ter cases de sucesso

A percepção de valor também aumenta por conta da prova social, que é quando muitas pessoas estão falando sobre algum assunto. Busque cases e depoimentos dos clientes para inspirar compradores, mostrando como as soluções oferecidas são usadas.

Mostre como problemas reais foram resolvidos, para que o público entenda que a sua oferta oferece algo a mais do que as próprias funções. A partir disso, seu produto ou serviço será associado ao sucesso.

Falar a língua do público

É importante compreender o público-alvo, no que diz respeito a algumas questões, tais como:

  • Necessidades;
  • Preferências;
  • Comportamentos;
  • Problemas.

Conhecendo todas elas, é possível estabelecer uma comunicação compatível. Ou seja, uma abordagem eficiente é quando uma empresa de dedetização, por exemplo, fala a língua do cliente.

Sendo assim, vá além das qualidades ou da estética da sua solução, criando uma atmosfera que mostre o quanto ela é especial e um excelente negócio, aumentando a percepção de valor do cliente.

Oferecer assistência constante

No que diz respeito às companhias que vendem serviços, é importante dizer que a experiência do cliente não termina quando ele compra.

É necessário prestar um bom serviço de assistência e suporte, para que assim a pessoa possa adaptar o serviço às suas necessidades reais e situação do momento.

Por exemplo, uma desenvolvedora de software deve auxiliar o cliente com seu serviço de onboarding e fazer a adaptação às regras de aplicação.

Cumprir o que promete

As empresas de alimentação que cumprem o que prometem têm um público fiel, que prefere pagar mais por seus produtos e serviços. As pessoas sabem que são companhias confiáveis e que não vão deixá-las na mão, mesmo que a promessa seja algo improvável.

São negócios que reduzem seus prazos de entrega e oferecem uma negociação diferenciada, entre outras práticas que aumentam o valor de suas soluções.

Conclusão

O consumidor moderno é exigente e bem informado, então, ele quer mais do que apenas um produto ou serviço de qualidade. As pessoas precisam enxergar as vantagens e de que forma uma solução vai agregar em seu cotidiano.

Se o seu negócio souber mostrar o valor do que tem a oferecer, as vendas vão fluir melhor e sua marca será conhecida como uma solucionadora de problemas no mercado em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.