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Saiba como aumentar as conversões da sua landing page

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Publicado em 24/02/2020

Uma landing page é importante para ajudar na atração de usuários e na conversão deles em leads. O Inbound Marketing tem como missão atrair visitantes para os blogs e sites de empresas.

Essa estratégia também faz com que as pessoas queiram consumir cada vez mais os conteúdos de determinado site ou blog, caminhando naturalmente pelo funil de vendas.

A trajetória do usuário para lead e de lead para cliente só acontece por meio da conversão. E é justamente nesse processo que entra a landing page.

A criação dessa página é muito importante e deve ser feita da maneira certa, para que haja a conversão.

Todo o processo de aplicação do marketing digital deve ser bem pensado, desde as estratégias mais simples até as mais complexas.

Sobre a landing page, é ela que abre as portas do site de uma empresa para um novo consumidor, por isso, tudo o que envolve essa página deve ser estrategicamente pensado.

Como aumentar as conversões da sua landing page - equipe discutindo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é landing page, sua importância para as empresas e como ela é usada nos sites das instituições dos mais variados setores.

O que é landing page?

Landing page é o nome dado a uma página criada dentro do site de uma marca, tendo como missão realizar a conversão.

Ela também é conhecida como página de destino. Nelas, há pouca presença de elementos, tendo como foco apenas um CTA (Call to Action), o que evita distrações e prende a atenção do usuário.

Um site pode receber dezenas de visitas durante o dia, mas para levar esses visitantes a outro tipo de ação, transformando-os em leads, é necessário estruturar adequadamente a landing page.

Um site com alto tráfego é importante para mantê-lo sempre em evidência, mas não são essas visitas que geram receita para o negócio.

Para conseguir transformar um simples visitante em um cliente, as marcas, como uma empresa de remoção de terra e entulho fazem uso das páginas de destino.

Essas, por sua vez, deixam de lado elementos que distraiam a atenção do usuário, levando-o apenas a realizar uma ação.

De uma maneira geral, dentro dos objetivos das empresas, a ação mais requerida é o preenchimento de um pequeno formulário, em troca da liberação ou envio de algum conteúdo.

Os materiais oferecidos podem ser:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Planilhas;
  • Newsletter;
  • Entre outros.

As landing pages também são bastante usadas para outras finalidades, como uma página sobre uma oferta especial, conclusão de determinada compra ou uma ação de sentido para as estratégias da empresa.

O uso dessas páginas está sempre ligado com as estratégias de um negócio. Então, a partir daqui é possível compreender um pouco mais sobre a sua importância.

A importância da landing page

Uma landing page é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Mesmo sendo uma excelente ferramenta para geração de leads, esse não é o único motivo pelo qual empresas, como uma de demolição e terraplanagem, usam essas páginas.

Outros pontos também favorecem essa utilização, por exemplo:

Facilita o Lead Scoring

Lead scoring é uma prioridade para aqueles leads considerados mais propensos a realizarem uma compra.

Essa facilidade se dá por conta dos pontos dados aos contatos, mediante as ações realizadas por eles.

Um exemplo disso é se um visitante de uma página é convertido após ter acesso a um material do fundo de funil.

Ele, então, pode ser considerado mais propenso a realizar uma compra, sendo priorizado pela equipe de vendas.

Todo o trabalho da equipe de vendas é facilitado, ao mesmo tempo em que a conversão é otimizada.

Os vendedores e a equipe de marketing ficam munidos com informações valiosas.

Ajuda a segmentar os contatos

Dependendo das informações e das perguntas que compõem o questionário, dá para segmentar cada vez mais os contatos.

Uma empresa de manutenção preventiva de transformadores consegue distinguir a sua persona por meio das landing pages e das conversões que acontecem nelas.

É possível, até mesmo, saber exatamente quem são as pessoas que interagem com o site, principalmente para aquelas empresas que não atendem somente um segmento específico.

Diminui o custo de aquisição de novos clientes

Essas páginas de destino são opções mais baratas para gerar novas oportunidades para o negócio.

Para conseguir as informações que a landing page oferece, seriam necessárias horas de ligações e um trabalho árduo para consegui-las.

Essa página precisa apenas de uma divulgação boa o suficiente para se tornar responsável pelas vendas do mês.

Se bem divulgada, ela gera excelentes oportunidades que nutrem os vendedores e aumentam a capacidade da marca.

Só que para que tudo isso funcione, é importante saber como usar corretamente a landing page dentro de um site.

Como usar uma landing page?

Existem alguns elementos que as empresas de energia solar fotovoltaica para indústria e todas as outras precisam acrescentar em sua landing page para que ela tenha sucesso.

Dentre esses elementos estão:

  • Oferta;
  • Título;
  • CTA;
  • Descrição;
  • Conteúdos visuais;
  • Formulário.

1 - Oferta

A oferta é importante, porque é ela que convence o usuário a preencher o formulário do site. Nenhum visitante simplesmente entra em uma página e preenche um formulário sem que haja uma oferta.

Essa técnica precisa gerar valor para quem visitou a página, sendo diferente de outros conteúdos que poderiam ser encontrados em qualquer lugar.

Para criar oferta de valor, é necessário conhecer bem a persona, pois isso possibilita diversos insights que convencem o usuário a preencher o formulário.

2 - Título

No título, deve estar bem claro o que está sendo oferecido, como jateamento de vidro temperado, por exemplo. Isso desperta o interesse da pessoa, sem que ela se sinta enganada.

O título deve ser chamativo, simples e, ao mesmo, compreensível, demonstrando bem qual é a oferta.

O tipo de conteúdo que está sendo oferecido também deve estar bem claro, como newsletter, e-books, etc.

3 - CTA

O CTA, ou Call to Action, como também é conhecido, são botões do texto que levam o usuário a realizar alguma ação.

Para conseguir isso, essas frases usam tons imperativos, como: “baixe agora conteúdo completo sobre cadeira dobrável articulada”, dentre outras possibilidades.

O CTA precisa ser objetivo, deixando claro para o visitante o que é oferecido e chamando-o para conhecer.

4 - Descrição

Quanto à descrição, é fundamental que a mensagem seja passada de maneira sucinta, deixando claro o objetivo da oferta e o valor dela para quem a tem em mãos.

Um bom exemplo de descrição seria “Criamos o melhor e-book sobre sistema de drenagem de terreno para quem quer se tornar um mestre e montar sua própria empresa”.

5 - Conteúdos Visuais

A descrição não é obrigatória, ao contrário dos conteúdos visuais, que ajudam o visitante a realmente compreender o que é ofertado dentro da landing page.

Uma vantagem de usar os conteúdos visuais é que eles são muito mais claros e atrativos do que os conteúdos verbais.

Um vídeo, por exemplo, além de ser muito mais claro e didático para os usuários, facilita muito mais na conversão. Além de vídeos, também podem ser usadas imagens e outros recursos igualmente atraentes.

6 - Formulário

Por fim, a parte mais importante de uma landing page é o formulário. Isso, porque é por meio do formulário que uma empresa de manutenção preventiva e corretiva de elevadores, ou qualquer outra, recebe informações importantes em troca de uma oferta.

Um bom formulário, que realmente converta, precisa ter os campos de preenchimento bem claros, para facilitar a ação do usuário. Quanto mais fácil e breve for o preenchimento do formulário, melhor.

Dentre as informações solicitadas deve estar o nome, e-mail, telefone e qualquer outra informação básica e rápida de ser preenchida.

O ideal é nunca colocar muitas informações, para que o possível lead não desista no meio do caminho.

Até que o usuário preencha o formulário e entregue à empresa informações valiosas, é necessário que haja divulgação da landing page.

Por meio da internet e do marketing digital, as marcas podem fazer isso de diversas maneiras, como por meio de e-mail, redes sociais, mídias pagas e diversas outras opções.

Os e-mails ajudam a criar cada vez mais conteúdos, e divulgando o formulário por meio dele, até mesmo clientes antigos podem se interessar.

Mas as redes sociais são ainda mais interessantes, porque elas incentivam as pessoas a compartilharem os conteúdos, o que gera ainda mais divulgação.

Seja qual for a opção escolhida para divulgar a landing page de uma empresa, essa tarefa deve ser cuidadosamente realizada, para que os usuários de fato se interessem pela oferta do site.

Mais do que conquistar novos leads e clientes em potencial, as landing page ajudam a mostrar todo o conhecimento de uma marca e uma oportunidade para as empresas de conhecerem seu público-alvo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.