10 vantagens das parcerias entre empresas
Conheça agora como a parceria pode ser importante para o seu negócio por meio das 10 principais vantagens que ela oferece.
1. Ampliação do conhecimento
Com a união de duas empresas de segmentos complementares tem-se uma ampliação do conhecimento, haja vista a junção de funcionários com diferentes habilidades de mercado. As lacunas de experiência no seu negócio podem ser complementadas pelo outro.
Suponhamos que você fornece linhas de crédito para empresas e faz parceria com uma rede privada de bancos. A parte de conhecimento sobre impostos, fiscalização bancária e imposto de renda pode ser preenchida pela equipe do banco, por exemplo.
2. Redução dos custos
Por meio de parcerias tem-se a divisão dos custos com marketing, pessoal, administração e tarefas. Encargos de impostos e despesas podem ser divididos e assim implicar na redução de gastos para as duas empresas.
No caso de a parceria render muito lucro, os custos de operação reduzem ainda mais fechando um ciclo que sempre tende a gerar mais dinheiro.
3. Co-marketing e aumento do alcance
O co-marketing é uma estratégia de publicidade na qual duas empresas de produtos complementares unem suas forças para veicular anúncios, produzir conteúdo, administrar sites e promover eventos.
Essa estratégia é feita quando se tem parceria entre empresas e traz vantagens como:
- Aumento do público-alvo;
- Maior alcance;
- Maior engajamento;
- Maior número de conversões.
Dessa forma, os custos com o marketing são reduzidos pois ambas as empresas investem e conseguem resultados mais assertivos, evitando o desperdício de dinheiro com campanhas que se dissipam sem o efeito esperado.
4. Aumento do lucro
Assim como a ampliação do marketing, os lucros são maiores como resultado de tudo que uma parceria oferece de melhor. Uma empresa pode ser um pouco maior e ter mais contatos estratégicos que podem alavancar seu negócio.
A empresa de maior porte também pode fornecer um tipo de
fomento mercantil e te ajudar com linhas de crédito com juros baixos para manter as contas dos seus negócios em dia.
5. Maiores oportunidades de negócio
Com a junção de duas empresas que possuem conhecimentos complementares, as habilidades dos profissionais podem se fundir para ampliar o mercado possível de ser atendido.
Por exemplo, se uma empresa de consultoria jurídica se associa a outra de contabilidade. Neste caso, a parceria consegue fornecer uma consultoria única que junta a parte do direito e da contabilidade para atender casos mais específicos que necessitem dessa união.
6. Apoio moral e técnico
Todas as empresas que possuem mão de obra humana precisam de apoio moral para esses funcionários. Isso porque contratempos surgem a todo momento e uma ajuda moral ou mesmo técnica pode resolver esses aspectos mais facilmente.
Um funcionário tem uma dificuldade com uma tarefa que exige habilidades de outra área, mas que sua empresa parceira domina. Assim, um consultor dessa outra empresa pode ajudar seu funcionário a resolver essa questão.
7. Novas perspectivas
Como as empresas que fazem parceria completam suas lacunas com conhecimentos adjacentes das duas, surgem novas perspectivas para o mercado. Se sua empresa deixar algo passar, a outra pode sugerir e vice-versa.
Assim, a empresa parceira pode te mostrar novos caminhos sobre o que pode funcionar ou não com base na experiência que tem. A troca de informações amplia seus horizontes para novas possibilidades no mercado.
8. Responsabilidade compartilhada
Os distintos conhecimentos das empresas podem ser muito explorados, por meio da divisão de responsabilidades condizentes com a habilidade de cada um. Com isso, a administração fica mais equilibrada e permite divisão das tarefas.
Imagine que você tem uma empresa de mão de obra qualificada e especializada
para construção de edifícios e se associa a uma outra de materiais de construção.
Para as tarefas de marketing, sua empresa pode ficar responsável e a outra fica com a função de administração de estoque, por exemplo.
9. Tomada de decisão
Por meio das parcerias, a tomada de decisão torna-se mais fácil em decorrência do maior número de ideias para os próximos passos.
A discussão e o consenso são essenciais nesse aspecto. As reuniões com equipes responsáveis pelos setores de maior importância dentro das empresas são essenciais para que essa troca ocorra e as melhores decisões surjam.
10. Flexibilidade
Uma parceria é mais fácil de formar, gerenciar e administrar do que um negócio com sociedade ou apenas um chefe. Isso porque existe um grupo de pessoas maior unindo forças e distintos conhecimentos para administração.
Além deste fator, a parceria tem menos burocracia para construção e maior liberdade para as ações, pois não tem interferência de acionistas impondo seus desejos. Não exige tantas regulamentações também, sendo ainda mais flexível.
Se sua empresa faz locação de mão de obra temporária e se associa a uma loja de varejo de roupas as atividades e responsabilidades sobre o marketing, vendas, administração e processos burocráticos serão divididos, o que torna tudo mais prático e rápido.
4 dicas para estabelecer uma parceria de sucesso
Como vimos, a parceria traz uma série de vantagens para os envolvidos. Se ficou interessado e deseja começar sua parceria com outra empresa, separamos aqui 4 dicas para te ajudar nessa caminhada.
1. Identifique a lacuna e oportunidades
O primeiro passo dessa nova caminhada é identificar quais lacunas sua empresa tem e precisam ser preenchidas.
A partir disso, você deve pesquisar quais empresas poderiam preencher essas lacunas e lhe trazer benefícios em uma possível parceria.
Por isso, se você tem uma
empresa de gestão empresarial e seu pessoal tem muita dificuldade no ramo de contabilidade na administração, pode pensar em se filiar a outra empresa de consultoria contábil para atender essa lacuna.
2. Trabalhe por um mesmo objetivo comum
As duas empresas devem estabelecer inicialmente quais os objetivos e metas que desejam atingir por meio da parceria. Além disso, devem detalhar quais os processos possíveis para alcançá-los.
O estabelecimento desse objetivo forma uma base que servirá como ponto de partida e orientará as ações de ambas as empresas.
Sendo assim, suponhamos que você é dono de uma consultoria trabalhista empresarial
e fez parceria recente com outra empresa de direito trabalhista.
Neste cenário, o objetivo em comum pode ser atender uma empresa em seu ramo trabalhista como um conjunto, administrando a equipe, o clima e a cultura organizacionais, bem como planejamento estratégico e resolvendo as questões judiciais trabalhistas.
3. Aproveite os pontos fortes de cada um
Conforme já aprendemos aqui, cada empresa, dentro da parceria, apresenta diferentes habilidades que podem se complementar. Assim, você deve buscar aproveitar esses pontos fortes para promover melhores resultados para ambas.
Isso gera soluções funcionais e criativas ampliando o público-alvo a ser atendido e funcionando até como um diferencial pelo aumento da produtividade e fornecimento de melhores resultados ao cliente.
Imagine que sua agência de contabilidade atua com abertura de empresa SP e faz parceria com outra que faz gestão de negócios.
A junção dos conhecimentos permite fornecer ao cliente um planejamento estratégico após a abertura, interessando-o por reduzir o trabalho que ele terá para gerenciar tudo neste momento inicial de sua empresa.
4. Mantenha sempre a comunicação
A comunicação é um processo fundamental dentro de toda empresa, em especial quando se tem uma parceria.
Uma boa comunicação permite que:
- Objetivos em comum sejam estabelecidos;
- Ideias criativas sejam geradas;
- Informações sejam trocadas a todo momento;
- Uma boa relação seja sempre mantida;
- Haja controle sobre o andamento das ações;
- Seja elaborado um planejamento estratégico viável;
- Haja melhor atendimento aos clientes.
Dessa forma, se a sua empresa de peças de roupas se associa a outra que vende calçados, você indicou um par de sapatos da loja parceira para combinar com o look que comprou em sua loja. Deixou o par de sapatos da parceira reservado com um atendente.
Ao chegar na loja, o cliente vê que o par de sapatos que foi reservado não está lá porque foi vendido por outro atendente. Isso é uma falha de comunicação grave que pode gerar insatisfação e perda de outras vendas.
Portanto, caso tenha se interessado por fazer parcerias, siga essas dicas e comece hoje mesmo a pesquisar sobre potenciais parceiros que agreguem valor ao seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog
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