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Como conseguir leads qualificados

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Publicado em 27/10/2021

Trabalhar com leads qualificados é uma importante maneira de conseguir um destaque maior para sua empresa, uma vez que você é capaz de alcançar resultados muito mais expressivos e novas oportunidades de negócios

O mundo tem passado por um processo de transformação digital, no qual uma série de avanços tecnológicos tem se popularizado e tornado parte do dia a dia das pessoas, o que acaba impactando o mercado como um todo.

Muitas pessoas acabaram migrando para o mercado digital por conta destes avanços, principalmente com relação a segurança digital e a facilitação do processo de abertura de empresas para a internet, o que acabou gerando um interesse muito maior nesse tipo de ação.

Como conseguir leads qualificados: empresários apertando as mãos.

Para trabalhar com efetividade nesse tipo de recurso, muitas empresas começaram a utilizar uma ferramenta conhecida como funil de vendas.

O funil ajuda a identificar toda a jornada de compra do consumidor e possibilita um trabalho mais efetivo para realizar uma instalação de motor para portão.

Por acompanhar todo o processo desde a descoberta da empresa até a conversão em vendas, o funil acaba se tornando uma das principais maneiras de trabalhar com mais efetividade em suas ações, separando o cliente em categorias, especificamente:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

O objetivo é fazer com que o consumidor passe por cada uma das etapas para apresentar recursos efetivos para o processo de vendas, onde a maior parte desse período é passada enquanto lead.

Um lead é uma pessoa que está ainda com dúvidas e procurando mais conteúdo a respeito de uma necessidade ou problema que possui, e embora ainda não esteja pronto para negociar, já tem uma predileção por sua empresa.

O processo de conquistar leads é realizado através da produção de conteúdo. Quanto mais conteúdo de qualidade você consegue criar, maiores as chances de o consumidor continuar absorvendo seu material sobre portão basculante preço, por exemplo.

Quando o consumidor chega no ponto em que está disposto a oferecer seus dados pessoais de contato em troca de um material exclusivo, como um ebook ou um infográfico de sua companhia, ele se torna um lead.

Embora a maioria das ações de marketing digital envolve trabalhar com os leads, é preciso ter em mente que você pode acabar com uma quantia muito grande de leads, que nem sempre geram a mesma quantia de conversões.

Em alguns casos, o relacionamento com o consumidor termina quando ele abaixa seu conteúdo exclusivo, enquanto em outros momentos é mais provável que ele apresente interesse em prosseguir o contato.

Saber escolher os leads com mais chance de conversão não é um processo simples, mas ao trabalhar a qualificação de seus leads, você consegue resultados muito mais expressivos na venda de um software de inteligência artificial, que podem auxiliar a encontrar uma forma melhor de trabalhar com estes recursos.

Qualificando leads

O processo de identificar quais leads tem mais chance de fechar um negócio é muito importante para conseguir os recursos de sua empresa, principalmente quando você já tem ações de interação com seus contatos.

A ideia por trás desse processo de qualificação é facilitar o processo de vendas, uma vez que você consegue trabalhar melhor sua base de consumidores para evitar o desgaste de sua equipe de vendas.

Quando um vendedor aborda um lead qualificado, as chances de conversão são muito maiores, o que não só gera o benefício da venda, mas evita gastos desnecessários de tempo e recursos tentando convencer um lead que não está preparado para a negociação com sua adm condominial.

A qualificação também pode ser realizada desde o primeiro contato. Não existe um momento específico onde você começa a trabalhar com este recurso, conseguindo classificar seus leads desde a entrada no funil de vendas.

Normalmente, os leads são qualificados em duas grandes categorias, embora elas não sejam as únicas. Tratam-se dos MQL (Marketing Qualified Lead) e dos SQL (Sales Qualified Lead). Cada um destes modelos identifica a linha de ação que deve ser seguida.

Os leads que não se enquadrem em nenhuma das duas categorias, salvo raros casos, acabam sendo leads para descarte, uma vez que não estão prontos para nenhum tipo de relacionamento com os consumidores de empresas fabricantes de racks metálicos.

Por que fazer essa qualificação?

Embora o processo de geração de leads seja muito bom para sua empresa, é preciso ter em mente que nem todos os leads estão no momento certo para seguir em frente com as negociações e para a conversão.

Cada pessoa é única, e precisa de um tipo de atenção especial para chegar no ponto certo da venda. Em alguns casos, o consumidor ainda precisa de um tempo maior para decidir ou não se fará a escolha sozinho ou se tem que conversar antes da conversão.

Como conseguir leads qualificados: empresária conversando com um consultor.

Em alguns casos, o interesse do consumidor era exclusivamente pelo conteúdo recebido pela conversão em lead, e não há interesse em manter o diálogo com a empresa de instalação de cameras.

Quando sua equipe de marketing consegue entender esse processo, acaba ficando muito mais fácil identificar quais são os elementos certos para aumentar sua conversão e garantir uma saúde financeira maior para sua companhia.

O processo de qualificação de leads ajuda a empresa a determinar quais pessoas estão no momento certo para uma abordagem mais direta, otimizando os recursos investidos para trabalhar.

Em muitos casos, a geração de leads supera a capacidade de sua equipe de vendas abordar, o que torna esse processo ainda mais essencial para garantir resultados expressivos em suas ações.

Tipos de lead

Entender os principais tipos de lead ajuda sua empresa de pintura a identificar qual equipe deve abordar o consumidor e qual tipo de conteúdo é mais adequado para ele no momento, conseguindo uma conversão muito mais efetiva.

Por isso, é importante que você consiga conhecer e entender um pouco mais de cada um destes modelos, garantindo uma estrutura de qualidade para suas ações.

MQL – Marketing Qualified Lead

O MQL é o consumidor que se tornou lead, mas ainda está em um estágio inicial. Aqui é um momento de descoberta, onde algum estímulo externo levou o usuário a se tornar um lead. Embora ele possua interesse em sua marca, ainda não é o momento de uma ação direta.

O cliente que está apto para receber ações de marketing entende que possui um problema, mas ainda está em busca de alternativas e soluções, tornando fundamental o contato e a comunicação para fazê-lo evoluir dentro das etapas do funil.

O amadurecimento é um processo muito importante, uma vez que ele acaba gerando o interesse em se engajar melhor com a empresa, consumindo cada vez mais o tipo de material que está sendo apresentado e tirando suas dúvidas de maneira mais expressiva.

Normalmente, este lead ainda precisa de mais pontos em uma ativação de lead scoring para estar pronto para seguir para o próximo passo e atingir um novo patamar.

O lead scoring é uma estratégia fundamental nessa etapa, uma vez que ajuda a entender melhor como você pode trabalhar os leads. Trata-se de uma ação de pontuação por atividade realizada pelos leads.

Assim, a cada contato ou interação, o usuário ganha uma certa quantia de pontos, indicando em que estágio do processo de funil de vendas o lead se encontra, verificando se já é possível oferecer impermeabilização com manta de aluminio.

SQL – Sales Qualified Lead

Quando um lead se torna SQL, ele já pode ser abordado por sua equipe de vendas. Aqui, o usuário já entende sua necessidade e quais soluções sua empresa pode oferecer para resolver a situação.

Geralmente, este lead ainda tem dúvidas e questionamentos, mas estes podem ser resolvidos com uma equipe de qualidade no atendimento de vendas, que conseguirão criar um canal de comunicação direto e que possibilita uma estrutura mais adequada de atendimento.

Quando o lead atinge uma pontuação boa dentro do lead scoring, ele é passado para este estágio, tornando-se uma importante oportunidade de vendas para a empresa. É preciso destacar a necessidade de qualificação de sua equipe de vendas, entretanto.

A comunicação aqui é crucial, e se o atendente não souber responder ou tiver muitas dúvidas durante a comunicação, isso pode minar a confiança do consumidor na empresa. Portanto, é preciso que seus atendentes tenham conhecimento do que estão vendendo.

Considerações finais

Os leads são uma importante ferramenta do processo de vendas. Isso independe da complexidade que esse processo gera, uma vez que o marketing trabalha com estes elementos de maneira singular, oferecendo uma série de importantes recursos para sua empresa.

Trabalhar seus leads com organização pode render resultados muito mais efetivos, principalmente por conta da assertividade em se comunicar e apresentar conteúdos adequados para cada cliente em potencial.

Dessa forma, você consegue se tornar muito mais relevante em seu nicho de atuação, conquistando um espaço mais adequado no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.