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Como criar um negócio escalável

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Publicado em 05/08/2022

Ter um negócio escalável hoje é essencial para qualquer empresa que deseja crescer de maneira assertiva e entendendo a importância que o conceito da escalabilidade possui dentro de uma marca.

Vivemos em um mundo onde as empresas estão crescendo cada vez mais rápido no mercado e tomando grandes proporções para sair à frente de seus concorrentes e provar a qualidade, valor e diferencial de seu produto ou serviço.

Como criar um negócio escalável: mão empilhando peças em formato de escada.

Grande parte disso se deve ao surgimento do marketing digital e suas estratégias, que tem como objetivo ajudar as empresas a crescerem no mercado e levarem o seu produto ou serviço para ainda mais pessoas.

Afinal de contas, essa é uma meta normal para uma rede de empresas fabricantes de painéis elétricos e qualquer outro tipo de negócio, porque toda marca deseja crescer no mercado, não é mesmo?

Entretanto, nem todas as empresas estão preparadas para abraçar esse crescimento, e isso é um grande perigo, pois para uma empresa crescer da maneira correta, ela precisa estar pronta para isso ou será apenas um sonho.

O que mais vemos no mercado são empresas que desejam crescer, vender mais e fazer com que milhares e milhares conheçam o seu negócio, mas poucas estão dispostas a implementar ideias para fazer isso da maneira certa.

A falta de preparo e planejamento para abraçar o crescimento e a expansão de um negócio pode trazer grandes problemas para a marca, problemas em suas finanças e até mesmo na construção de um negócio que seja visto como referência em seu segmento.

Seja uma empresa de elevadores de carga ou até mesmo um grupo de comunicação, aderir a escalabilidade é uma prova de cuidado e amor para com o seu negócio, entendendo o potencial que ele tem no mercado e o preparando para a expansão.

Toda grande empresa que conhecemos hoje partiu de uma pequena ideia e de um pequeno lugar, que precisou de muita preparação para crescer aos poucos e se tornar um grande império que hoje conhecemos.

Sendo assim, hoje você conhecerá a fundo sobre o que se trata o conceito de escalabilidade, a sua importância para os negócios e como criar um negócio que seja escalável, assim como as diversas vantagens que ele traz.

Entenda o que é escalabilidade

Quando ouvimos ou lemos a palavra escalabilidade, é normal que já pensemos em uma escada, o que não está errado, pois a palavra surgiu exatamente dessa ideia e defende a construção de uma espécie de escada para as empresas.

Essa é uma ótima analogia para a vida pessoal e profissional, seja para crescer como pessoa ou como profissional em uma empresa de avaliação de ruído para conforto acústico, por exemplo.

Uma escada é composta por diversos degraus e nem sempre iremos conseguir subi-la de maneira rápida, principalmente se ainda estamos aprendendo a andar. É como colocar um bebê de 1 ano para subir uma escada sozinho, algo quase impossível e muito perigoso.

Portanto, o processo precisa ser no ritmo da pessoa que está subindo e com a ajuda de pessoas que o incentivam a continuar, esse é um ótimo conceito para a vida e é o que norteia a escalabilidade de empresas.

Sendo assim, o conceito de escalabilidade defende a construção de uma escada onde cada degrau representa um pequeno crescimento para a sua empresa e o fim dela o objetivo que você está junto aos seus colegas e funcionários.

Talvez o objetivo principal de uma rede de empresas de escadas pré moldadas é se tornar conhecida mundialmente e levar seus produtos para fora do país. Pois bem, os degraus da escada seriam os passos a serem realizados para tal conquista.

Dessa maneira você consegue preparar o seu negócio para o que viria, traçar estratégias certeiras para tal e ainda celebrar as pequenas vitórias, fazendo com que a sua empresa cresça no seu próprio ritmo.

Com isso entendemos que a escalabilidade é um conceito que também tem o único objetivo de ajudar empresas a crescerem no mercado e alcançar ótimos resultados. Para isso ela conta com duas vertentes diferentes que você precisa conhecer, são elas:

Horizontal

E escalabilidade horizontal defende o crescimento de uma empresa, mas sem que ela saia de seu nicho de mercado, ou seja, ela pode e deve crescer, mas ainda dentro do seu segmento.

Por exemplo, uma empresa que oferece um sistema de cftv para condomínio pode começar a oferecer esse serviço também para comércios e empresas, é uma maneira de fazer a empresa crescer e obter mais resultados, mas sem sair do seu segmento.

Vertical

Já o conceito de escalabilidade vertical defende o crescimento da marca fora do seu segmento, apostando em novidades e nichos diferentes que também podem trazer mais resultados e ainda atrair um público diferente para a marca.

Por exemplo, uma marca de produtos de maquiagem pode produzir uma linha de produtos para cabelos. Trata-se de um nicho diferente, mas que ainda envolve beleza e pode atrair novos clientes e perfis diferentes para a marca.

Como criar um negócio escalável: imagem de um gráfico mostrando crescimento.

Existem empresas que apostam nesses dois conceitos ou então escolhem um deles para investir. É preciso que você entenda bem quais os objetivos da sua marca antes de qualquer coisa.

Isso porque, dependendo do objetivo de uma empresa de montagem mecânica, por exemplo, talvez só uma dessas opções combine e ajude a marca a chegar lá, por isso é essencial conversar com profissionais que te ajudem nessa missão.

O fato é que, independentemente de qual seja o caminho que a sua empresa tomar, a escalabilidade é uma só e defende o crescimento natural e saudável de qualquer empresa, entregando incríveis vantagens, como:

  • Mais credibilidade;
  • Construção de audiência fiel;
  • Novos clientes;
  • Mais vendas e faturamento;
  • Imagem de autoridade e referência;
  • Boa reputaçao;
  • Diferencial perante os concorrentes.

Contando com as dicas e estratégias certas, é mais do que possível fazer o seu negócio crescer e muito da maneira certa, contando com plataformas, pessoas e profissionais que te ajudem a chegar onde deseja.

3 dicas para criar um negócio escalável

Para finalizar, selecionamos algumas dicas para te ajudar a criar ou até mesmo transformar um negócio em escalável, trazendo os incríveis resultados que já mencionamos acima. Confira abaixo como fazer isso de maneira simples:

1. Delegue responsabilidades

Quando se deseja e se decide expandir uma empresa de levantamento topográfico, por exemplo, é normal que o dono do negócio e os gestores tenham que se dedicar por completo às estratégias e maneiras de fazer isso acontecer.

Sendo assim é preciso abrir mão de algumas responsabilidades e funções do seu cargo que podem muito bem ser excitadas por outras pessoas da equipe que entendem sobre o assunto e farão um ótimo trabalho.

Por isso, selecione as atividades do seu dia a dia que podem ser feitas por pessoas da sua equipe. Isso vai te ajudar a ter uma rotina mais leve e ainda incentivar o funcionário a fazer o seu melhor para abraçar novas oportunidades na empresa.

2. Tenha um planejamento estratégico

Toda empresa que se preze precisa ter um bom planejamento estratégico, principalmente um negócio que deseja ser escalável, pois é esse planejamento que irá ser o norte de toda a equipe e ajudará a saber quais os próximos passos e cenários a enfrentar.

Seja para uma rede de fabricantes de reservatórios metálicos ou até mesmo para uma clínica médica, o planejamento estratégico precisa conter os objetivos da marca e quais as principais estratégias para chegar até lá.

Dessa maneira será mais do que possível criar um negócio escalável e que conte com um planejamento que deixe todos os profissionais a par sobre o que acontece, evitando surpresas, imprevistos ou graves problemas.

3. Adote ao home office

Por mais inusitado que seja, adotar o home office também é uma ótima dica para quem deseja ter um negócio escalável, afinal quem já possui um negócio sabe muito bem que os gastos da manutenção de um espaço de trabalho são bem caros.

Nos últimos tempos e principalmente após a pandemia, o home office se tornou um modelo de trabalho adotado por diversas empresas, e traz ótimos benefícios para ambos os lados.

Pois enquanto o funcionário tem a oportunidade e privilégio de trabalhar de casa, a empresa pode economizar muito com isso, economia essa que pode ser usada no investimento em estratégias que façam a empresa crescer no mercado.

Essas simples dicas já fazem toda a diferença no processo da criação ou transformação de uma marca em um negócio escalável, trazendo mais organização, economia e otimização para os processos de uma empresa.

Dessa maneira, criar um negócio escalável já não parecerá mais um bicho de sete cabeças, mas uma ideia aliada que ajudará a sua marca a chegar ainda mais longe, mantendo os pés no chão, mas não deixando de sonhar com os objetivos que conseguirá alcançar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.