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Como criar uma lista de email marketing

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Publicado em 05/05/2022

Criar uma lista de email marketing é uma excelente maneira de se engajar diretamente com seus consumidores e garantir uma estrutura mais adequada de comunicação para empresas de remediação de áreas contaminadas, uma vez que o email é uma forma direta de dialogar com seus clientes.

Muitas pessoas pensam que a comunicação por email caiu em desuso, sobretudo com os avanços tecnológicos ocasionados pelo processo de transformação digital, que popularizaram ferramentas de contato muito mais diretas e efetivas.

Entretanto, o email ainda segue uma forte ferramenta de trabalho, em grande parte por sua perenidade. Quando você envia um email para um destinatário, ele ficará na caixa de entrada dessa pessoa até ela decidir jogar fora, não correndo risco de sumir.

Além disso, o email permite que você envie conteúdos mais complexos sobre, por exemplo, seu fornecedor de seringas, muitas vezes com elementos multimídia, como:

Como criar uma lista de email marketing: notebook disparando vários emails.
  • Imagens;
  • Conteúdo em áudio;
  • Produções audiovisuais;
  • Infográficos.

Até mesmo arquivos podem ser enviados por email, tornando este um dos pilares da comunicação moderna.

A maioria das empresas ainda o utiliza e o considera a melhor forma de ter uma comunicação formal, uma vez que o email registra tanto no destinatário quanto no remetente sua chegada.

O email também é uma das formas mais privadas de se comunicar com um consumidor. O que você envia para a caixa de entrada dele é apenas para ele, podendo ter um valor importante de personalização.

Entretanto, no começo da era do marketing digital este recurso foi muito mal utilizado, criando o conceito de spam. Estas mensagens, também chamadas de lixo eletrônico, são propagandas rasas e sem muito conteúdo, que normalmente são descartadas nos emails.

Junto dos spams, cibercriminosos usaram durante muito tempo o email como uma de suas principais ferramentas para aplicar golpes e roubos, o que acabou diminuindo um pouco a credibilidade da plataforma.

Por isso, para usar o email como uma ferramenta de marketing em sua empresa de aterramento elétrico, você deve pensar em maneiras criativas e efetivas de dialogar com seu público, fazer com que eles se interessem pelo conteúdo que está se apresentando.

Listas de email: como montar

Uma ferramenta importante para o marketing digital é a lista de emails. Trata-se de um meio de juntar seus clientes em potencial em um grupo que receberá um tipo específico de conteúdo, com o objetivo de criar oportunidades de negócios com eles.

A ideia da lista de email é ser um facilitador para a jornada de compra, permitindo que consumidores se interessem por itens específicos de sua empresa de instalação elétrica industrial e aproveitem as oportunidades que estão recebendo em seus emails.

Normalmente, essa base de contatos é voluntária. Pegar emails que não se inscreveram em sua empresa é, além de antiético, um problema direto da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), e pode gerar multas muito pesadas.

Por isso, é interessante que você coloque em seus canais de comunicação um local de destaque, onde os consumidores podem entregar o endereço de email para conseguirem mais informações.

Quando estas pessoas se inscrevem, elas estão dando a autorização necessária para você conseguir enviar emails com conteúdo interessante, que ajude-os a ingressar e prosseguir no funil de vendas.

As listas de email são importantes para a fidelização de clientes. É importante que você pense nesse tipo de conteúdo como um canal direto de comunicação, onde seu material encantará o consumidor e transformá-lo em um cliente fiel de seu serviço de limpeza de colchão.

Além disso, é possível criar ferramentas que incentivem os usuários de email a comprar mais em seu estabelecimento. Você pode criar promoções e descontos exclusivos para quem está em sua lista, ajudando-os a comprar ainda mais.

Neste caso, você ainda tem grandes chances de ampliar seus contatos, uma vez que os clientes possivelmente contarão a experiência, e novas pessoas se inscreverão para receber os emails de sua empresa.

Criando sua lista de emails

O email é uma das ferramentas mais importantes da atualidade para o marketing digital, e por isso, é importante entender como você pode criar uma lista adequada para garantir resultados mais expressivos para sua empresa.

Vale levar em consideração que cada companhia é única no mercado, e nem sempre as mesmas ações terão resultados iguais para duas empresas diferentes, ainda que elas estejam em um mesmo nicho de atuação.

Por isso, é importante que você entenda suas possibilidades acerca do marketing e de como trabalhar com os emails para criar uma lista efetiva e garantir uma otimização em seu processo de negociação como um todo para sua empresa de manutenção e recarga de extintores.

Definindo objetivos

Uma lista de emails deve ter um objetivo claro para você utilizar. Ele pode ter vários fins, mas é preciso que isso seja claro para que você consiga trabalhar em cima desse tipo de resultado com mais efetividade.

Seja para acelerar a jornada de compra, para conversar com potenciais clientes ou mesmo para fazer a manutenção de seus consumidores antigos, esse tipo de ação deve ser direcionado de forma mais adequada para que você consiga os resultados desejados.

Além disso, você não precisa ter uma única lista de emails. É possível segmentá-la em diversos aspectos, garantindo que seus resultados chegarão em todas as frentes de sua distribuidora de calçados de segurança.

Usando os exemplos acima, você pode criar uma lista de emails para cada finalidade. Assim, você entende quais são os próximos passos a tomar com cada uma dessas listas, e como otimizar seus resultados para que eles se aproximem da meta que você estipulou.

As listas de email são uma importante maneira de destacar o que você pode conquistar no campo profissional, sem perder suas oportunidades de comunicação.

Captação de dados

Um consumidor se torna um lead quando ele passa seus dados de contato. O momento de assinatura da lista de emails é ideal para você conseguir mais informações sobre o cliente, para conseguir entender suas necessidades.

O email é o único item realmente necessário para o registro na lista, mas os outros dados pessoais, como nome, telefone e outras informações básicas o ajudam a entender melhor o seu público-alvo e que tipo de material será oferecido a ele.

Como criar uma lista de email marketing: cliente acessando o site da loja com ar de felicidade.

Uma empresa precisa ter seus dados registrados com inteligência para conseguir otimizar suas ações, entendendo quem é seu público e como ele se comunica para criar material de qualidade em suas atividades em uma fábrica de chapa expandida, por exemplo.

Criando iscas digitais

Uma isca digital é um item que sua audiência procura, e que é oferecido gratuitamente. O mundo vive uma era de informação, e o consumidor é ávido por material que o ajude a identificar e entender melhor seus problemas.

Ao apresentar um ebook, uma planilha ou outro item exclusivo para quem assinar a lista de emails, você acaba conseguindo uma aceitação muito maior de sua atividade, ampliando as chances de aumentar consideravelmente sua lista.

Além disso, estes consumidores estarão mais propensos a fazer negócios com sua empresa, uma vez que confiam no material que você está apresentando.

Divulgação da página de captura

Para que os consumidores aceitem entrar na lista de emails que você está criando, elas precisam saber que essa lista existe. Por isso, é importante que você divulgue adequadamente as informações de inscrição.

Seu site ou blog é o principal canal de comunicação com o público, principalmente porque o formulário de inscrição estará lá, mas as redes sociais também são ótimas ferramentas para divulgar esse tipo de material.

A utilização de gatilhos mentais ou chamados à ação também é interessante, e ajuda a direcionar corretamente seus consumidores para esse tipo de trabalho como um todo.

Acompanhamento de resultados

Nenhuma empresa consegue resultados efetivos sem uma avaliação constante de suas ferramentas. Por isso, você deve fazer análises periódicas dos resultados conquistados com sua lista de email.

Essa avaliação permite uma compreensão melhor de como as atividades estão sendo realizadas, seus acertos e erros. Assim, você consegue manter aquilo que está funcionando e pensar em outras alternativas para o que está apresentando resultados abaixo do esperado.

Dessa forma, sempre que uma nova comunicação for enviada a lista, ela será melhor que a anterior, otimizando assim seus resultados e garantindo a permanência dos usuários nesse elemento.

Considerações finais

Criar uma lista de emails é uma excelente maneira de ter um canal de comunicação direto com o público. Se esse grupo é conquistado organicamente, as chances de sucesso da companhia são bem altas.

Além disso, essa lista ajuda a criar novos consumidores para sua marca, atraindo-os pelo conteúdo interessante que está sendo oferecido e mantendo-os com material de qualidade enviado na lista de emails.

Esse é um processo estratégico, e você precisa ter uma compreensão importante de suas possibilidades para garantir uma estrutura adequada de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.