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Saiba como evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam

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Publicado em 05/10/2021

O e-mail marketing continua sendo uma estratégia de negócios muito utilizada, mesmo que sozinho não seja muito funcional, junto de outras práticas é excelente para atrair clientes. Entretanto, é preciso tomar cuidado para que o e-mail não caia na caixa de spam.

O texto de hoje abordará e se aprofundará em como evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam, evitando que a pessoa que receberia a mensagem nem saiba que ela existe e gere possíveis atritos e problemas dentro da empresa.

O e-mail marketing é uma ferramenta que sofreu modificações com o passar dos anos mas ainda é bastante utilizado como modelo tradicional de estratégias de marketing, sendo bastante eficaz quando junto de outras estratégias e aplicado de maneira correta.

Saiba como evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam: notebook com os dizeres spam na tela.

Mesmo uma empresa que comercializa plantas pode gerar no público-alvo a pergunta sobre onde comprar mudas exoticas, podendo alcançar cada vez mais público e, no mínimo, atrair a atenção de pessoas que ainda não conhecem bem o trabalho da marca.

O investimento em impulsionar e disparar e-mails de qualidade, relevância e que realmente agregam valor à empresa pode ser essencial para criar uma relação melhor com o cliente, ou até mesmo para melhor organizar os processos internos dentro do negócio.

Porém, um problema frequentemente enfrentado por esse tipo de estratégia é quando os e-mails acabam caindo na caixa de spam do seu público, fazendo com que muitos nem vejam e saibam da existência daquele e-mail.

Além disso, tal atitude pode afetar até mesmo uma empresa de reforma e construção, fazendo com que parte do investimento nesses disparos seja desperdiçado, afinal, a estratégia não conseguiu cumprir com o seu objetivo.

Portanto, para que a sua empresa continue conseguindo realizar vendas utilizando o e-mail marketing como modelo de marketing, confira os tópicos a seguir onde esse assunto será abordado.

O impacto dos e-mails

Antes de mais nada, é importante entender o impacto que essa ação pode causar no seu negócio, para que assim fique ainda mais claro a importância de se preparar e seguir as dicas que estão por vir.

Além da perda de dinheiro no investimento, afinal, nem todos os e-mails estão atingindo o público conforme o previsto, é muito provável que a sua empresa perca dinheiro também por causa da diminuição de compras na plataforma de vendas.

Isso acontece porque muitas opções de e-mail são configuradas para o cliente receber um aviso quando algum produto ficar em promoção ou quando estiver disponível novamente para compra, podendo ser crucial para o balanço final de sua fabrica de spools, por exemplo.

Portanto, não se preocupe com o que isso causa no negócio pode trazer diversos aspectos negativos para a empresa, como:

  • Menos pessoas comprando na plataforma de vendas;
  • Diminuir o engajamento do público;
  • Diminuir o lucro da empresa;
  • Fazer com que o cliente esqueça da marca.

Como se sabe, o cliente é a alma de qualquer negócio que queira crescer e se expandir no mercado de trabalho, independentemente se é uma empresa logística ou uma empresa de gerenciamento de resíduos.

Dicas de como evitar

Agora que já ficou claro como é importante investir em sua estratégia de e-mail marketing e garantir que todos os e-mails cheguem ao seu destino final, confira algumas dicas essenciais para evitar que isso aconteça.

01 - Crie a sua base de leads

Criar a sua própria base de leads para o disparos dos e-mails é uma alternativa muito boa para evitar que os e-mails caiam na caixa de spam. Isso porque, para começar, apenas às pessoas interessadas no seu trabalho que oferecem seus e-mails de alguma forma.

Saiba como evitar que seus e-mails caiam na caixa de spam: mãos apertando teclado do notebook enviando e-mail marketing.

Mesmo que a sua consultoria contábil empresarial seja uma grande organização, não é aconselhável enviar e-mails de propaganda ou de serviços para quem não configurou isso. Tal ação baixa a reputação da sua empresa e pode causar o efeito contrário.

Quando isso acontece, os e-mails começam a ser enviados para o spam ou, em casos extremos, bloqueados pelos donos da conta ou por configuração do próprio e-mail. Se isso acontecer, é um cliente em potencial que sua empresa perdeu.

Portanto, crie a sua própria base de leads e dispare os e-mails apenas para os que, de alguma forma, passaram para a sua empresa, dessa maneira, é muito mais simples que conheçam de forma direta ou indireta os seus serviços de ferramentaria.

02 - Crie interação com os usuários

Quando sua marca envia um e-mail para o usuário e ele, de alguma forma, interage com o mesmo, a reputação da sua empresa sobe e aumenta as possibilidades dos e-mails não serem bloqueados ou caírem na caixa de spam sem ser de sua vontade.

Por isso, crie modos interativos ou e-mails que geram verdadeiro interesse do seu lead.

O simples fato do mesmo abrir o e-mail e responder uma pesquisa de satisfação já é mais do que o suficiente para que empresas de contabilidade em SP consigam se sobressair sobre outras que realizam o mesmo serviço, por exemplo.

Ademais, incentive os seus leads e clientes a abrirem o e-mail, isso causa muita diferença e, mesmo que o benefício seja o e-mail apenas não cair no spam, o investimento já está funcionando e sendo efetivo, mesmo que devagar.

03 - O usuário precisa saber de onde é o e-mail

Essa dica é bastante simples, mas muitas marcas acabam se prejudicando por não compreenderem o que devem ser claras no momento de envio do e-mail. E claro, significa deixar bastante explícito tanto de onde vem o e-mail quanto o seu conteúdo.

Ao receber uma mensagem eletrônica, duas coisas devem ser bem evidentes: quem enviou o e-mail e qual o assunto. Dependendo do que for, muito nem mesmo abrem ou as próprias configurações mandam na hora para a caixa de spam.

Dessa forma, busque nomes familiares para os seus leads, como o nome da sua marca. E cuidado ao começar o seu conteúdo dentro da mensagem com imagens, o que pode ser muito prejudicial para engajamento e para não ir ao spam.

Isso porque é comum que, às vezes, as configurações do usuário bloqueiam as imagens, servindo como um alerta para o mesmo e fazendo com que não queira ver o restante da mensagem, excluindo na mesma hora.

Em outras palavras, busque se garantir no conteúdo do e-mail sem apelar apenas para as imagens, mas também utilizando mensagens para realizar a venda de pallets usados ou de outros produtos ou serviços.

04 - Ajuste a frequência dos disparos

Se tem uma coisa que irrita e muito qualquer pessoa que utiliza um e-mail é o constante recebimento de mensagens, independente se agregam ou não algum valor.

Receber e-mails diários em um horário específico ou a cada dois dias, por exemplo, é normal e inclusive indicado para qualquer empresa que utilize esse tipo de estratégia. Enviar uma mensagem na manhã, tarde e noite já se torna desnecessário e inconveniente.

Não apenas isso, mas essa atitude começa a causar o efeito contrário para os seus leads, fazendo com que ao invés de aguardarem ansiosamente pelo próximo e-mail com ofertas, novidades ou interações novas, sintam-se frustrados por novamente sua empresa estar apelando para esse tipo de prática.

Em casos extremos, eles podem simplesmente escolher não receber mais e-mails de sua marca, fazendo com que perca um potencial cliente por desespero ou por uma simples configuração. Portanto, crie estratégias com isso em mente.

05 - Crie um layout responsivo

O mundo de hoje está cada vez mais tecnológico e as pessoas não precisam estar conectadas ao computador o dia inteiro para estarem na internet, fazendo com que muitas prefiram utilizar os dispositivos mobile para acessar e-mails e outras funções.

Por isso, é necessário desenvolver um layout responsivo para que as pessoas consigam abrir o e-mail e entender de forma clara e objetiva o que sua empresa quer dizer com aquela mensagem.

Se isso não é feito, pode acontecer do mesmo deixar de se interessar pelo seu negócio, acreditando que não pensam em pessoas como ele, fazendo com que não abra os e-mails e que, com o passar do tempo, eles acabem caindo no spam.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como é importante e necessário evitar que seus e-mails caiam da caixa de spam, abordando dicas e estratégias que podem ser utilizadas em prol do investimento em e-mail marketing por parte de sua empresa.

Utilize as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto de forma que explorem os pontos positivos de sua empresa, além de fazer com que mais clientes se interessem pelo trabalho desenvolvido pela sua marca.

Com isso, resta agora sentar, analisar e configurar o que será mudado em sua empresa para aproveitar ao máximo os e-mails que, mesmo hoje em dia, possuem grande potencial no mercado de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.