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Como fazer marketing de serviços

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Publicado em 07/10/2022

O marketing de serviços é uma área extremamente importante nos dias de hoje, isso porque as pessoas estão cada dia mais interessadas em encontrar serviços que possam ajudá-las a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida.

Como fazer marketing de serviços: pessoas analisando planos de marketing digital.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é um serviço e aprender a diferenciá-lo de produto, pois são duas coisas que podem até andar juntas no universo do marketing, mas são propostas de negócios completamente diferentes.

Quando falamos de um produto, nos referimos a algo que é tangível, ou seja, que conseguimos tocar e ter ele materializado em nossas mãos. Por exemplo, uma peça de roupa, um produto de beleza, um material escolar e até mesmo um item de decoração.

Já o serviço é algo intangível, abstrato, ou seja, não conseguimos tocar um serviço, conseguimos apenas vivenciá-lo, e após sua realização, desfrutamos dos benefícios que o procedimento daquele serviço traz.

Por exemplo, ao registrar ideia de aplicativo, não há como ter aquele aplicativo em suas mãos ainda, pois se trata apenas de uma ideia que foi colocada no papel e, com o tempo e investimento, você poderá enfim transformar aquilo em um produto.

O serviço é algo que nos permite vivenciar a sua experiência, em uma consulta com um médico, por exemplo, não conseguimos ter a consulta em nossas mãos para usá-la quantas vezes quisermos, temos a consulta uma vez ou outra e usufruimos o máximo dela.

Isso é exemplo de um serviço, e esse tipo de negócio está crescendo cada dia mais no mercado, pois podemos ver profissionais oferecerem seus serviços em diversos tipos de formatos, desde cursos online até mesmo consultorias e mentorias.

Tudo isso são provas de serviços que, para serem realizados em grande quantidade para que o profissional obtenha o lucro que espera, é necessário contar com boas estratégias para divulgá-lo.

Seja uma empresa de portaria terceirizada ou até mesmo um profissional autônomo que deseja mais alunos para as suas aulas de inglês, entender como divulgar o seu serviço é essencial para que os seus resultados sejam um sucesso.

E é justamente dentro deste cenário que o marketing de serviços entra, com uma proposta inovadora que promete ajudar os mais diversos tipos de profissionais a divulgarem seus serviços de maneira prática e acessível.

Sabemos bem que o marketing é uma área essencial para todo negócio, não seria diferente para quem presta algum serviço, e hoje iremos entender a fundo o que esse conceito oferece e como colocá-lo em prática na sua empresa.

Marketing de serviços: conceito, importância e objetivo

Podemos entender o marketing de serviços como um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal divulgar o serviço de determinada marca ou pessoa para o maior número de pessoas possível, seja através das redes sociais ou outros canais de comunicação.

Para que uma distribuidora de carnes para restaurantes SP, por exemplo, divulgue a sua marca para muitas pessoas no mercado, ela normalmente faz isso através de publicações nas redes sociais e até mesmo através de banners e panfletos nas ruas.

Essa é uma ótima estratégia de negócio, mas para quem oferece serviços, talvez ela não seja a melhor ideia, isso porque, como bem entendemos no início do texto, produtos e serviços são bem diferentes.

O marketing de serviços é extremamente importante, pois por meio dele muitas marcas e pessoas que oferecem seus serviços, conseguem atrair ainda mais clientes através dos seus diferentes canais de comunicação.

Isso porque, vivemos em uma geração onde a tecnologia tem avançado cada dia mais e para que uma empresa se destaque de seus concorrentes, é preciso contar com boas estratégias.

Sendo assim, além de ter um bom sistema de controle de acesso para os dados de clientes de uma empresa, saber como divulgar o seu serviço da maneira correta é fundamental para que se chegue no objetivo desse conceito.

E o objetivo principal do marketing de serviços é fazer com as empresas tenham cada vez mais resultados positivos com a contratação de seus serviços, afinal de contas, mais serviços contratados significa mais faturamento para o negócio.

Com isso, entendemos que o marketing de serviços é muito mais do que apenas um conceito de divulgação, mas um conceito de empreendedorismo, que ajuda os mais diversos tipos de marcas a divulgarem seus serviços a fim de aumentar seus resultados.

Principais características do marketing de serviços

O marketing de serviços também é uma área que possui diversas características, elas são conhecidas como os 7Ps, que são sete pilares que servem como base para a construção de estratégias desse conceito. Esses sete pilares são:

  • Preço;
  • Produto/Serviço;
  • Praça;
  • Promoção;
  • Processos;
  • Pessoas;
  • Palpabilidade.

Cada um deles é extremamente importante para a divulgação do seu serviço, seja ele uma consultoria financeira ou até mesmo um plano de celular empresarial para negócios pequenos que estão começando agora no mercado.

Como fazer marketing de serviços: pessoas discutindo planos de marketing.

Estudar a fundo sobre cada um desses pilares é essencial para que você ofereça aos seus clientes não apenas o melhor serviço do segmento, mas também o melhor suporte, preço e acessibilidade.

Quando se decide comercializar um serviço, é preciso pensar em diversos pontos que o constrói, não apenas no preço e no segmento, mas também nos canais de comunicação e prestação de tal serviço.

Com isso, entendemos que as características que compõem o marketing de serviço servem não apenas para diferenciá-lo de outros conceitos no mercado, mas como um guia na ajuda da estruturação do serviço de cada marca.

Dicas de como implementar ações de marketing de serviços

Agora que você já entende bem o conceito de marketing de serviços, chegou o momento de aprender a colocar isso em prática para divulgar o seu ERP software de gestão, ou seja qual for o seu serviço, de maneira prática, personalizada e assertiva. Confira:

Foque nas pessoas

O primeiro passo e um dos mais importantes é entender que o seu serviço é voltado para pessoas, ou seja, seres humanos que possuem sentimentos, pensamentos e sensações assim como você.

Ao criar um serviço, é essencial que você tenha isso bem claro para que ele não seja apenas mais um serviço que traga faturamento para a empresa, mas uma maneira de ajudar a transformar a vida de quem o adquire.

Sendo assim, foque em trazer as pessoas para o centro dos seus serviços, ou seja, use a personalidade de seus clientes para saber qual melhor estratégia serve para eles e como o seu serviço pode impactar positivamente na rotina de cada um.

Entregue conteúdo de qualidade

Para que uma empresa que realiza a terceirização de TI consiga mais clientes, ela produz conteúdos de extrema qualidade em seu site na internet e também nas redes sociais, que são os canais de comunicação mais comuns das marcas nos dias de hoje.

Se a sua marca está presente em algum canal de comunicação online, é essencial que você produza conteúdo de qualidade por lá para divulgar o seu serviço, e se por um acaso ela não estiver, corra enquanto há tempo, pois o digital é o futuro.

E quando falamos de conteúdo de qualidade, nos referimos aquele conteúdo que realmente acrescenta algo novo na vida do usuário, que irá ajudá-lo a resolver algum problema ou esclarecer alguma dúvida, esse deve ser o seu tipo de conteúdo.

Saiba qual o seu diferencial

Por mais que você pense que dentro do mercado existem diversos outros serviços semelhantes ou iguais ao seu, é importante entender que você possui um diferencial, só precisa encontrá-lo e trazê-lo à tona.

Pense que no mercado existem milhares de distribuidoras de biscoito polvilho, mas para que a melhor distribuidora de biscoito de polvilho se tornasse realmente a melhor, ela precisou entender qual era o seu diferencial.

Sendo assim, entenda qual é o diferencial de sua marca e do seu serviço em comparação aos seus concorrentes e reforçe isso aos potenciais clientes, pois isso será essencial para que você construa um negócio de muito sucesso.

Monte um plano de ação

Por fim, mas não menos importante, montar um plano de ação é fundamental para que você saiba exatamente o que fazer e quando fazer para obter os resultados que deseja, e para isso é necessário criar um plano que te incentive a agir de fato.

Um plano de ação nada mais é do que a construção de passos que te mostrem exatamente o que deve ser feito para que se chegue no objetivo estipulado, criar esse plano te ajudará a trilhar um caminho de sucesso de maneira mais assertiva.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a entender mais sobre o universo do marketing de serviços e traçar estratégias personalizadas para que você faça dele um grande sucesso.

Considerações finais

O marketing é uma área extremamente importante no mercado, por isso, entender mais sobre esse universo e como ele se encaixa nos mais diversos tipos e formatos de produtos/serviços do mercado é essencial para qualquer empreendedor.

Dessa maneira, você conseguirá oferecer ao seu público muito mais do que apenas um serviço, mas uma experiência que marque suas vidas e que faça com que eles recomendem para outras pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.