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Como fazer um bom mix de produtos para sua empresa?

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Publicado em 29/04/2021

Um bom mix de produtos pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa. O termo identifica a seleção de itens que seu comércio escolhe ofertar para seus clientes. Ademais, elaborar este mix é fundamental para aumentar seu potencial de vendas.

Importante ressaltar que um comércio é extremamente dependente de seus produtos para conseguir crescer. A qualidade em produtos de serviços de alimentação, por exemplo, é fundamental, assim como em muitas outras frentes de atuação.

Saber quais mercadorias escolher para oferecer aos seus clientes é um passo importante para conseguir converter mais vendas e explorar melhor suas possibilidades. Por conta disso, muitos empresários já estão se adaptando aos conceitos de mix de produtos.

Como fazer um bom mix de produtos para sua empresa: analistas debatendo estratégias.

Esse grupo de itens acaba sendo importante, até mesmo, durante uma campanha de marketing, sobretudo como uma forma de atrair mais pessoas.

Entenda o que é um mix de produtos

Do ponto de vista de gestão, o mix de produtos é extremamente importante para avaliar como a empresa está funcionando, seja ela física ou digital. Este conceito é muito amplo e pode ser aplicado das mais diversas formas para obter bons resultados.

O mix de produtos em sua essência é o portfólio com todas as mercadorias que uma loja tem a oferecer, independentemente de seus custos e do lucro que eles geram para a empresa. Do menor ao maior produto da loja, todos estão inclusos no mix.

Pensando dessa forma, quando você estrutura uma loja, o ideal é utilizá-la para servir bem seus clientes. A variedade de equipamentos de higiene hospitalar, ou de qualquer outro item que você venda, pode ser um grande diferencial.

Então, quando um consumidor decide visitar sua loja, seja ela física ou digital, mas não encontra aquilo que deseja, é muito provável que ele procure alternativas em outros locais, que, com certeza, não faltam, afinal, a concorrência é bem forte.

Dessa maneira, conseguir manter os clientes interessados e comprando é fundamental para qualquer empresa, uma vez que você depende deste contato para manter a saúde financeira de sua empresa em ordem.

Quando começa a explorar o potencial de seu mix de produtos, consegue resultados impressionantes, sobretudo para vendas além do esperado. Isso porque você pode começar a compreender os métodos de consumo de seus clientes.

Antes, a maioria dos consumidores recebiam publicidades diretas e se interessavam por um ou outro produto. Hoje em dia, com os avanços da tecnologia e sobretudo de dispositivos móveis, esse conceito mudou.

O cliente é muito mais exigente, o que faz com que as empresas tenham que se adaptar a esse novo modelo de consumo, seja para apostar em uma cadeira de escritorio comprar ou para a venda de qualquer outro item ou serviço.

Por isso, identificar quais são os produtos que seus clientes estão procurando é um passo fundamental para seu crescimento.

Além disso, quando você consegue compreender os produtos que compõem seu mix, pode priorizar a interação entre eles. Colocar itens complementares próximos uns aos outros acaba sendo uma boa ideia para conseguir explorar melhor seus recursos.

Você pode notar que normalmente os produtos de padaria em um mercado estão sempre próximos de laticínios. Isso não é por acaso. A ideia é que você consiga oferecer o máximo de produtos que se comunicam, para conseguir vender mais aos clientes interessados.

Muitas vezes, um consumidor entra na loja com uma necessidade específica, seja comprar uma máquina de café expresso grão ou outro item, então, quando você trabalha da forma correta, pode ser que ele compre também outras coisas.

Dessa forma, você consegue um lucro melhor do que o esperado, aumentando o ticket médio de sua loja e conquistando espaços muito mais adequados no mercado de varejo.

Como elaborar seu mix de produtos?

O processo de elaboração de um bom mix de produtos não é imediato. Você precisa de muito conhecimento e tentativas até encontrar a combinação que mais se adequa ao que você deseja para sua empresa.

Como fazer um bom mix de produtos para sua empresa: mulher separando produtos.

Isso significa testar uma série de novas experiências para tentar encontrar um caminho correto, que eventualmente vai ser muito melhor explorado por você, mas precisa pensar em alguns detalhes específicos como:

  • Fornecedores;
  • Quantidade de produtos;
  • Variedade de marcas;
  • Média de preços.

Dessa forma, você consegue estruturar um mix de produtos com muito mais qualidade, sem perder as oportunidades e possibilidades de engajamento. Entre os principais pontos para seguir, estão:

Conheça seu público-alvo e sua persona

Um dos primeiros passos para conseguir uma boa estrutura de mix de produtos é compreender quem é seu público e o que eles tem interesse de consumir. É importante pensar em como o consumidor médio de seu estabelecimento se porta.

Dessa forma, você conseguirá identificar uma série de elementos importantes para estruturar seu negócio. A maioria dos clientes procura por um local que supere todas suas expectativas, então, ser este estabelecimento é um diferencial de sucesso.

Para conseguir identificar corretamente o que seu público deseja, você precisa conhecê-lo. Assim, através de pesquisas de qualidade e feedback de pessoas que já estão consumindo seus produtos, você é capaz de identificar um público-alvo.

O público-alvo é um grupo de pessoas com interesses em comum, que possui muito mais propensão para comprar seus produtos. Estas pessoas montarão a base de sua estrutura, e devem ser pensadas como uma forma de explorar resultados.

Entretanto, o público-alvo ainda é uma métrica muito genérica. Pensando nisso, para uma empresa de maquina de suco de laranja, ou qualquer outra, é necessário uma análise mais detalhada.

Você pode querer explorar conceitos mais exclusivos para identificar se os produtos de seu mix estão funcionando. Para conseguir uma resposta mais personalizada, o ideal é contar com uma persona.

As personas são idealizações de clientes, figuras fictícias criadas a partir das informações coletadas para explorar questionamentos e dúvidas acerca de um determinado negócio.

Quando você cria uma persona, pensa em seus desejos, anseios e necessidades. Dessa forma, você consegue utilizá-las para definir corretamente quais produtos têm maior chance de dar certo em seu mix.

Atenção ao estoque

Escolher um mix correto de produtos não é só ter uma boa variedade de itens ou de marcas. Você deve pensar com muita calma sobre um dos principais pontos de qualquer comércio: seu estoque.

Todo estoque tem um custo para ser mantido, então, isso deve entrar nas suas contas. Por exemplo, para armazenar suas camisetas sublimadas personalizadas, ou qualquer outro item, você precisa de um espaço adequado.

Além disso, dependendo do tipo de produto que você quer incluir em seu mix, pode precisar de ambientes especiais para guardar estes itens, como refrigeradores ou outros meios de conservação.

O espaço de armazenamento é fundamental para você conseguir explorar com toda a capacidade os itens que precisa guardar em seu estoque. Isso porque este espaço possui um custo, que deve ser calculado por sua empresa.

Você deve pesar se vale realmente a pena possuir um estoque muito extenso ou se não vale mais a pena escolher alguns produtos selecionados para vender. Muitas vezes, ter um mix de produtos de qualidade vale muito mais a pena do que a quantidade oferecida.

Lidando com fornecedores

A maioria dos produtos existentes no mercado possui uma série de fornecedores diferentes, que podem oferecer o mesmo tipo de item. Por isso, é importante pensar em como utilizar esse recurso da melhor forma.

Identifique fornecedores que seu público consome mais, para que você consiga explorar melhor os conteúdos de sua empresa. Dessa forma, aqueles que possuem mais saída terão mais vantagens quando você negociar com o fornecedor.

Além disso, algumas empresas podem não valer a pena, mesmo que sejam marcas famosas no mercado. Isso acontece porque, muitas vezes, o atendimento ou a qualidade do produto deixam muito a desejar.

É importante que os produtos consumidos de fornecedores tenham uma boa saída, para que você consiga explorar melhor seu potencial. Você pode identificar esse tipo de informação usando um software de gestão empresarial, por exemplo.

Aposte na sazonalidade

Mais do que inovar constantemente em seu mix de produtos, você deve se atentar à sazonalidade. Esse recurso ajuda muito a vender em diversos momentos, permitindo novos engajamentos e oportunidades que você precisa aproveitar.

Existem diversos eventos ao longo do ano que aumentam seu potencial de vendas, desde feriados nacionais e internacionais até eventos em sua cidade. Saber aproveitar esses momentos é crucial para conseguir explorar melhor sua capacidade de vendas.

Considerações finais

O mix de produtos é um dos pontos mais cruciais de qualquer loja que deseja se manter ativa no mercado, sejam aquelas focadas em cursos profissionalizantes online ou qualquer outra. São estes itens que farão as pessoas procurarem seu estabelecimento.

Por isso, é importante manter a variedade de produtos dentro de seus limites, para que você consiga explorar bem o mercado no qual está inserido e como você poderá aumentar seu potencial de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.