HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente

Home  >   Blog  >   Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente
Publicado em 14/10/2022

A dedicação de uma empresa ao seu público é o que pode fazer com que um negócio receba uma maior consideração no mercado, conquistando assim uma maior possibilidade de prosperidade, algo que pode ser medido via uma pesquisa de satisfação do cliente.

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente: bloco de notas e uma mão segurando um lápis.

Afinal, quanto mais satisfeito estiver o público de uma empresa, maiores se tornam as chances desse negócio obter um melhor desempenho, o que passa pelo seu índice de vendas conquistados, mas conversa também com outros tipos de conceitos.

Sendo válido então citar como a oferta de uma boa experiência pode permitir com que uma companhia consiga até mesmo expandir a sua parcela de clientes, o que pode ocorrer como uma consequência das diversas recomendações que esse negócio pode receber.

Um estímulo positivo que pode fazer com que uma empresa de vans consiga ampliar o seu número de clientes, usando da boa relação que teve com uma audiência inicial para obter a atenção de outros públicos através dos bons comentários que esse negócio pode receber.

Algo que pode ser mais fácil de se medir no cenário atual com o auxílio das plataformas digitais, tal como o perfil de uma loja na internet, no qual a aba de comentários pode se tornar o espaço ideal para que um possível cliente analise melhor suas chances de compra.

E tamanha a importância que o público dá a sua experiência com uma empresa, seja para recomendar a pessoas ao seu redor ou até mesmo para voltar a fazer negócios, cabe às empresas trabalharem com esse mesmo tipo de atenção para otimizar suas ofertas.

Tudo a fazer com que um cliente em potencial procure por uma empresa específica diante da sua necessidade por comprar equipamento de pilates, baseando-se então na experiência positiva que um público anterior possa apresentar em relação a tal empresa.

Mas isso é algo que parte do público entre si, antes disso é responsabilidade de cada negócio estudar melhor suas atividades, de forma a compreender se o seu trabalho está sendo recebido de forma positiva ou negativa pelo seu público de interesse.

E é nesse momento que a prática de pesquisa de satisfação revela o seu valor, já que pode informar a uma companhia caso ela se encontre em uma situação positiva no mercado, colocando tais negócios em um rumo de maior prosperidade.

Para compreender melhor isso, de forma até mesmo a adotar melhores estratégias para tal empresa, é necessário compreender a importância que esse tipo de pesquisa pode trazer aos seus negócios.

O valor de estudar a experiência do público

Crescer no mercado envolve a adoção de um número variado de estratégias, cada uma respondendo a algum desafio do mercado, para assim garantir com que tal empresa obtenha a sua tão almejada performance favorável aos seus interesses.

Mas para de fato se alcançar esse tipo de posição de destaque, a sua relação com o público é essencial, pois é somente com as respostas a serem recebidas por essa audiência que um negócio pode se destacar como algo superior aos seus concorrentes.

Situação que parte de uma conexão de mão dupla a ser estabelecida com sua audiência, no qual tal empresa pode crescer após ser bem reconhecida pelos seus clientes, da mesma forma em que esse público pode se satisfazer pela forma em que é visto por um negócio.

E é a partir dessa relação positiva que um fabricante de casinhas plásticas para cachorro pode ter chances reais de crescer em seu segmento, possibilitando até mesmo com que tal companhia possa ampliar os seus serviços, fabricando outros produtos.

No caso específico existe o desafio de agradar não apenas o público humano, mas também o animal, cuja contentamento com um produto será exposto por meio dos seus donos, reclamando ou enaltecendo as características desse produto específico no mercado.

Um tipo de relação que ocorre com maior destaque nas redes sociais, com os usuário muitas vezes indo até o perfil dessas empresas na internet para agradecer ou reclamar da experiência que tiveram com algum tipo de item ou serviço anteriormente acessado.

E é somente por meio desse feedback que as empresas podem administrar melhor os seus negócios, indo em busca de adotar estratégias que possam otimizar suas atividades, indo de acordo com as necessidades que foram identificadas pelo seu público.

Tal como a adoção de um tipo de diferente de material para a sua embalagem por parte de uma distribuidora de biscoito de polvilho, modificando suas ferramentas de divulgação para que tal produto conquiste um maior destaque dentro das prateleiras do mercado.

Isso além de outras atitudes que podem ser úteis para que um negócio consiga responder melhor aos seus clientes, partindo de qualquer tipo de informação que possa ter sido conquistada através de algum canal, destacando assim a função de um levantamento.

Como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente: medidor de avaliações de clientes.

Cenário que acaba por destacar o valor atrelado à realização de uma pesquisa de satisfação do cliente, questionário esse que pode revelar o quão satisfeito um indivíduo pode estar com aquilo que acaba de adquirir no mercado.

E a partir dessas respostas se torna possível para uma empresa adaptar o seu método de atuação, resolvendo problemas e otimizando soluções que já podem estar sendo aplicadas, o que pode incluir o desenvolvimento de uma nova logística transporte de cargas.

Ação que permite um melhor ritmo de entregas, favorecendo os resultados de uma companhia no mercado. E este é apenas um entre diversos benefícios a serem acessados a partir da realização desse tipo de pesquisa, com outras vantagens sendo:

  • Otimização da sua produção;
  • Acesso a melhores resultados;
  • Identificação rápida de problemas;
  • Construção de uma melhor imagem para a empresa.

Pontos que podem até de uma forma geral otimizar a performance de um negócio, sendo preciso realizar esse tipo de pesquisa da melhor maneira possível, medindo a satisfação do seu público para que seja possível até mesmo otimizar tal nível de contentamento.

Algo que depende apenas da realização de um bom estudo, sendo preciso saber como executar esse tipo de pesquisa da melhor maneira possível.

Como realizar a melhor pesquisa de satisfação?

Ao se sentir satisfeito com um produto adquirido, as chances desse cliente voltar a fazer negócios com uma empresa se torna muito maior, ideia que é válida tanto para uma empresa de treinamento e consultoria como para uma loja de bolos de menor porte.

Situação que faz com que a ideia de que o cliente tem sempre razão seja vista como um lema no mercado, fazendo com que todo tipo de negócio faça de tudo para satisfazer seu público, visando essa resposta positiva.

Um tipo de reação que pode ser medida através de uma pesquisa de satisfação bem elaborada. Esse questionário pode ser realizado da melhor maneira possível através de algumas etapas a serem vistas com atenção e empenho, sendo elas:

Definição de objetivo e público

Uma pesquisa de satisfação pode analisar por pontos específicos de uma empresa, indo desde a sua recepção com um produto até a forma em que essa audiência recebe positivamente ou não algum tipo de campanha que está sendo veiculada na mídia.

Junto a isso existem também os diferentes perfis de público pelo qual um empreendimento pode estar interessado em analisar para assim ter acesso a informações que possam ser de grande valor para um negócio, permitindo a otimização das suas atividades.

Frente a isso, o primeiro passo para entender a reação do seu público está na definição do objetivo dessa pesquisa, assim como o tipo de audiência que será analisada dentro do seu estudo sobre os níveis de satisfação.

Escolha do canal adequado

Tendo a base do seu estudo definido, a próxima etapa é a definição do melhor tipo de canal de comunicação a ser adotado para sua pesquisa, ação essa que deve responder ao próprio comportamento do seu público, o que inclui os canais mais acessados.

Nesse sentido, é possível destacar opções como as redes sociais, um serviço de e-mail, aplicativos ou qualquer tipo de plataforma que possa se mostrar mais benéfica para uma empresa PGR em busca de se conectar melhor à sua principal audiência.

Construção do questionário

Com o canal escolhido, é preciso que essa pesquisa a ser compartilhada seja construída da melhor forma possível a partir do desenvolvimento das melhores perguntas, para assim também ter acesso às respostas mais aprofundadas.

Ação que depende do tipo de questão a que uma empresa busca responder, sendo indicado o uso de perguntas mais abertas ou fechadas, tudo a depender do tipo de aprofundamento com que tal negócio esteja em busca para estudar melhor esse nível de satisfação.

Análise de resultados

Por fim, existe o ponto principal em relação a uma pesquisa de satisfação dos clientes, que é a análise a ser feita em cima dos resultados recebidos por meio de tal questionário, ajudando um negócio a tomar as melhores decisões possíveis para o seu futuro.

O que pode incluir a realização de um laudo spda por parte de um prédio, que vem recebendo reclamações sobre problemas com a fiação elétrica local ou o uso de melhores tecidos na fabricação de suas peças em relação a uma marca de roupas.

Ações que só serão possíveis diante de uma bem realizada pesquisa de satisfação, estudando a fundo sua audiência para se ter acesso às melhores ações a serem tomadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.