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Como funciona a taxa de abertura de e-mail

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Publicado em 23/12/2022

No mercado de anúncios digitais é comum que uma cobrança seja feita somente quando um usuário interage com as mensagens digitais, garantindo assim uma maior atenção. O mesmo vale para um serviço de e-mail, que costuma olhar para a sua taxa de abertura.

A partir desse tipo de análise é possível compreender melhor como o público digital de uma empresa reage aos seus comunicados, começando pela possibilidade dele abrir ou não as mensagens comerciais que chegam todos os dias em sua caixa de e-mail.

Como funciona a taxa de abertura de e-mail: notebook aberto enviando email.

Com esse tipo de estudo é possível entender um pouco melhor sobre o perfil da sua audiência, compreendendo, por exemplo, se eles realmente se interessam pelo tipo de assunto que está sendo tratado nesses e-mails, a ponto de conquistar sua atenção.

Essa complexidade aponta inclusive para apontar um possível interesse ainda existente de um indivíduo que tenha buscado anteriormente por temas como emprestimo para empresa, com a abertura de uma mensagem sobre o assunto indicando essa atenção.

E tal associação pode ser feita para os mais diversos tipos de segmentos e objetivos, tudo tem como base a relação que o público pode revelar com as mensagens recebidas, seja ao interagir com elas ou simplesmente ao ignorá-las, o que pode acabar sendo um problema.

Essa realidade precisa ser vista com uma atenção cada vez maior, levando em conta a proximidade crescente do público com os canais digitais, com o mesmo podendo ser dito sobre o uso do seu endereço de e-mail, exigido para abrir perfis em uma rede social.

Diante dessa necessidade é possível dizer que quanto maior for o número de usuários na internet, maior acaba sendo o percentual de contas de e-mail. Cenário que apresenta grandes oportunidades para empresas que busquem se comunicar por meio desses canais.

E essa situação acaba se tornando ainda maior quando pensamos que o uso dos contatos via e-mail vem se tornando uma plataforma tradicional de comunicação, podendo servir como o principal sistema de comunicação de uma administradora de condomínios.

Mesmo com tantas possibilidades de canais de comunicação, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, o serviço de e-mail ainda recebe uma atenção maior por causa do índice de profissionalismo que pode ser conquistado através desse tipo de canal.

Situação que acaba se repetindo também no meio comercial, com as empresas passando a usar do disparo de e-mails como uma forma de se aproximarem de clientes e possíveis consumidores, contando com o uso crescente do público acerca desse meio de contato.

Ao mesmo tempo, é preciso ter um certo cuidado, para que essa estratégia de comunicação de fato resulte em bons resultados, ao invés de afastar o público com um excesso de mensagens. Para entender sua posição no sistema é importante olhar sua taxa de abertura.

Como funciona esse tipo de índice?

A taxa de abertura de e-mail aponta para resultados bastante intuitivos, mostrando assim o número de usuários que abriram qualquer tipo de mensagem que possam ter recebido a partir do uso desse tipo de plataforma de comunicação.

Era difícil no marketing tradicional descobrir a quantidade de pessoas que realmente liam as mensagens comerciais que eram enviadas através dos serviços de correio, mas na internet essa taxa acaba sendo mais fácil de analisar, através de sua adaptação para o meio digital.

Ação essa que pode facilitar para fornecedores de produtos de limpeza atacado entenderem melhor sobre a reação de todos aqueles que recebem suas mensagens, facilitando a forma em que esses negócios podem conquistar novos clientes em sua área.

É um tipo de taxa que pode ser calculada praticamente através da divisão entre os e-mails abertos pela quantidade de mensagens enviadas, com a exclusão dos e-mails que foram rejeitados, tal como aquelas que são marcadas como spam.

A partir dessa conta é possível compreender melhor qual é a taxa de abertura de e-mails de um negócio, com esse número facilitando para uma empresa ter uma melhor visão sobre um grande número de possibilidades positivas para sua companhia, o que pode envolver:

Definição de conteúdos melhores

Ao perceber que a sua taxa de abertura é menor que o esperado é possível trabalhar para desenvolver uma melhor estratégia de conteúdo, trabalhando com temas que possam ser relevantes para quem procura por serviços contábeis ou qualquer outro tipo de ofício.

Uma maneira de lidar melhor com essa possibilidade de abertura é através de testes A / B, sendo essa uma prática que permite para um negócio testar diferentes mensagens via e-mail, replicando apenas a versão que tenha apresentando um maior número de cliques.

Melhor horário de enviar uma mensagem

Através dessa taxa específica de e-mails é possível também analisar algumas questões mais específicas, como o horário mais comum de abertura dessas mensagens, indicando assim o momento ideal para o envio de um anúncio digital ao seu público.

Como funciona a taxa de abertura de e-mail: homem olhando para o relógio.

Com essas informações é possível definir uma melhor estratégia de comunicação com seus possíveis clientes, tendo uma noção melhor dos horários e dias de semana ao qual a sua audiência mas costuma dar atenção para a comunicação da sua empresa,

A força da sua campanha

Ao tornar plural sua estratégia de e-mail, com conteúdos a serem enviados através de diferentes datas e modelos distintos é possível identificar o que de mais forte uma companhia pode estar apresentando através da sua campanha de mensagens virtuais.

Facilitando assim para um serviço de licenciamento ambiental definir uma melhor estratégia para o seu negócio através desse canal de comunicação direta com seu público, aumentando assim as oportunidades que um negócio pode alcançar com sua audiência.

Todos esses são pontos que indicam também a proximidade do nível de abertura de mensagens enviadas com os serviços de e-mail marketing, com a leitura desse tipo de e-mail sendo um dos grandes objetivos por trás dessa tática de comunicação.

Logo, quanto melhor for sua estratégia de e-mail, maior será a taxa de abertura desse tipo de mensagem, e quanto maior for essa visualização, as chances dos resultados comerciais crescerem também pode se multiplicar, relevando a importância desse índice em geral.

Diante da clara importância desse tipo de taxa de abertura, seja para uma empresa de limpeza terceirizada ou para um negócio de porte menor, como um brechó de roupas, é necessário então buscar por como aumentar os resultados de um negócio nesse sentido.

Como aumentar sua taxa de abertura?

Para garantir que os seus e-mails estejam sendo lidos por aqueles qual tais mensagens foram enviadas é importante olhar para ponto específicos, entre eles:

Olhar para sua base de leads

No mercado os leads são figuras importantes, sendo eles indivíduos que apresentam algum tipo de possibilidade de virem a se tornar clientes, portanto, é preciso apenas contar com um incentivo para conquistar essa compra, o que pode ser o envio de um e-mail específico.

Com essa informação é possível então criar uma melhor estratégia de comunicação, focando seu conteúdo no que pode ser de interesse desses leads, sendo pessoal que podem ter entrado em contato com uma empresa ao buscar por curso nr10 valor.

Definir o momento correto de enviar um e-mail

Outro ponto de atenção deve ser o momento ideal para garantir o envio de uma mensagem, com isso podendo incluir uma série de definições, entre elas:

  • Proximidade ao momento de compra;
  • Período da campanha;
  • Dias de envio da mensagem;
  • Data de envio do e-mail.

A partir dessas definições torna-se mais fácil para um negócio se aproximar do seu público, garantindo com que essa audiência abra os e-mails que eles possam receber.

Estabelecer o contato ideal

Outra questão em relação ao seu público é a escolha do tipo ideal de diálogo a ser iniciado nessa troca de mensagens. Isso pode incluir um tom formal para falar sobre um sistema para bares e restaurantes, assim como um tom descontraído para o convite de um evento.

Nesse ponto é importante definir tanto qual é o perfil do seu público como a identidade do seu negócio, de forma a criar uma estratégia de comunicação adequada que possa ser usada em todos os seus canais de mensagem, o que inclui o envio de e-mails.

Abrir com um título de destaque

Da mesma forma em que um leitor pode ler uma matéria por causa do título ali presente, o mesmo acontece com o envio de mensagens via e-mail, sendo importante destacar essa comunicação com uma chamada que atraia imediatamente o interesse de um usuário.

A necessidade de um título de destaque acaba sendo maior quando pensamos no número de mensagens que um indivíduo pode receber todos os dias em sua caixa de mensagens, sendo importante apresentar algo que leve à abertura de um e-mail em particular.

Com a ajuda dessas estratégias é possível então ampliar não só a sua taxa de abertura de e-mails, mas também os resultados como um todo a serem conquistados pelo seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.