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Como incorporar mídia interativa a sua estratégia?

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Publicado em 17/09/2021

Trabalhar com a mídia interativa é uma excelente maneira de ampliar suas possibilidades dentro de uma estratégia. Afinal, essa é uma tendência que segue em constante crescimento, e vem apresentando novas tecnologias.

Desse modo, muitas pessoas vêm buscando saber mais sobre a mídia interativa e seus modos de uso, seja com o aluguel de cabine fotografica, no qual a pessoa pode registrar sozinha os seus momentos, ou com um novo aplicativo para smartphone.

Para facilitar ainda mais o entendimento sobre o assunto em questão, siga com a leitura do artigo!

Como incorporar mídia interativa a sua estratégia: jovem utilizando um óculos 3D.

As mudanças dentro da comunicação

O mundo tem passado por um processo de transformação digital,que tem afetado diversos setores vitais, entre eles a comunicação. Assim, os conceitos de redes sociais e de mensagens instantâneas estão cada vez mais integrados na sociedade.

Com isso, o potencial de compartilhamento e divulgação de material é muito mais frequente, fazendo com que as empresas procurem novas soluções de marketing digital e de vendas para conseguirem chegar com mais atenção e força em resultados desse tipo.

Assim é muito importante utilizar a ferramenta com inteligência, aproveitando seus recursos para trabalhar com um tipo de mídia mais adaptável e que gera o interesse de compartilhamento nos consumidores de, por exemplo, um software de inteligência artificial.

Desse modo, ter um bom plano de marketing pode ser um processo fundamental para que você consiga aprimorar seu conteúdo e explorar todos os seus recursos de maneira eficiente. Entretanto, é importante que você conheça mais sobre o termo.

O que é a mídia interativa?

É considerada mídia interativa qualquer tipo de mídia digital cujo principal elemento é o tipo de interatividade entre o usuário e o conteúdo sendo apresentado para que exista um resultado diferenciado.

Esse tipo de mídia depende da interação do público para ser apreciado corretamente, e ele pode ser realizado através de uma série de elementos, como:

  • Imagens;
  • Símbolos;
  • Textos;
  • Animações;
  • Vídeos;
  • Sons;
  • Arquivos de áudio.

Independentemente do modelo que você escolher, é importante ter em mente que a mídia interativa tem como principal objetivo atingir o interesse de seu público com a automação audio e video, incentivando uma participação maior para criar uma resposta do usuário.

Para que se crie esse tipo de ação, embora a ideia seja simples, é preciso muito trabalho e aspectos complexos de programação, bem como inteligências artificiais para criar um ambiente propício para a interação entre cliente e propaganda.

Quanto mais a tecnologia evolui, mais possibilidades desse tipo de ação são criadas, uma vez que a facilitação é uma parte importante desse processo como um todo, garantindo mais visibilidade para sua empresa.

Esse tipo de formato, entretanto, não é novo. Ele surgiu praticamente com os computadores domésticos, e tem sido aprimorado desde então, conseguindo agora um local de destaque, uma vez que esse tipo de ação tem se tornado mais positiva.

Investir em mídias interativas ainda é uma aposta que nem todas as companhias estão dispostas a realizar. Embora aquelas mais ligadas ao futuro, que se dão a liberdade de trabalhar com estes elementos, acabem ganhando uma forte vantagem competitiva.

Porém, as empresas de soluções audiovisuais que utilizam a mídia interativa estão de olho no mercado, entendendo suas movimentações e pensando em como angariar mais clientes de maneira expressiva, conquistando mais atenção e detalhes para suas ações.

Conheça os tipos de mídia interativa

O termo em si é genérico, e funciona para uma série de modelos de produção de conteúdo. Por isso, é importante pensar quais são os principais modelos de mídia interativa e como eles podem ser utilizados da melhor maneira possível.

É importante pensar também que nem toda mídia interativa está focada em vendas, e você pode trabalhar com recursos como a arte e o entretenimento desse mesmo modelo, aproveitando essa interação com o público para criar algo diferenciado.

Vídeos interativos

Os vídeos interativos são uma novidade que tem ganhado muito espaço na mídia. Você pode trabalhar de maneira efetiva na história, conseguindo encontrar finais diferentes e caminhos variados que as pessoas do vídeo levarão.

Esse tipo de ação chama muito a atenção do público, e por esse motivo tem sido pensado como uma forma de publicidade, garantindo que os consumidores se lembrarão de sua empresa, seja oferecendo um curso de web design a distancia ou uma promoção.

Jogos eletrônicos

Ademais, os jogos eletrônicos são uma das primeiras maneiras de mídia interativa, e eles evoluíram muito de onde começaram. Hoje, a computação gráfica e o processamento das máquinas faz com que os jogos tenham um desempenho impressionante.

Como incorporar mídia interativa a sua estratégia: homem jogando um game no computador.

Além disso, novas tecnologias permitiram mais experimentação, criando até mesmo jogos onde o mundo real faz parte dos processos, fazendo as pessoas interagirem através da realidade aumentada.

Claro que esses são apenas alguns exemplos, mas o universo de mídia interativa é muito amplo e cheio de possibilidades.

Utilizando a mídia interativa nas empresas: veja como

Por conta desse tipo de atividade, ações de marketing começaram a ser pensadas e planejadas utilizando os recursos como uma forma de engajamento. Essa ação é muito importante para conseguir destacar seu material e ampliar suas possibilidades.

Entretanto, o receio dos empreendedores em colocar essa estratégia em prática acabou atrasando uma boa parte da comunicação interativa, uma vez que essa mídia já é parte do dia a dia das pessoas.

Entretanto, novas técnicas de utilização desse tipo de atividade têm sido criadas constantemente, aumentando o potencial de aplicabilidade desses recursos, principalmente em questão de tecnologia.

Até pouco tempo atrás, esse tipo de ação era reservado a gigantes do mercado, que possuíam um forte capital para investir ou uma equipe de TI altamente qualificada para trabalhar em conjunto com o setor de marketing de, por exemplo, empresas de produtos promocionais.

Hoje, essa ferramenta se popularizou, garantindo que muito mais pessoas consigam utilizar estes recursos com qualidade, aumentando seu potencial de vendas e criando ideias interativas para explorar suas ações de marketing como um todo.

Ademais, esse tipo de ferramenta tem se tornado muito interessante, uma vez que está sendo inserido de maneira discreta e eficiente no mercado, através de diversos planos de marketing, com o principal objetivo de fidelizar clientes.

Dessa maneira, sua marca acaba aumentando seu valor e crescendo no nicho de atuação em que está inserida, tornando-se uma referência no mercado e ganhando o status de liderança em suas ações, seja com banner para eventos preço ou um pop-up.

Confira alguns exemplos de utilização

O uso da mídia interativa em uma ação de marketing depende de uma série de fatores relevantes que precisam ser levados em conta. Por isso, realizar um bom planejamento é fundamental.

Quando você sabe o que fazer com essa ação, acaba conquistando mais qualidade, garantindo mais sucesso em suas estratégias e aumentando suas chances de converter mais vendas.

Isso porque o primeiro ponto que precisa ser avaliado é o quanto o público está interessado nessa interação, garantindo assim uma estrutura maior de mídia para sua empresa. Para que você entenda melhor este conceito, separamos alguns exemplos de sua atuação:

Ações de utilidade pública

Algumas cidades e estados têm aproveitado esse tipo de recurso para passar informações importantes para os moradores. Dessa maneira, é possível atrair a atenção de mais pessoas com o conteúdo interativo em totens de autoatendimento.

Por exemplo, uma cidade que é frequentemente vítima de terremotos nos Estados Unidos criou um jogo de perguntas e respostas para que seus munícipes soubessem o quanto eles conhecem sobre esse tipo de desastre natural.

Dessa forma, além de se divertir, eles acabam aprendendo mais sobre os eventos e como se proteger, fazendo assim com que a prefeitura conseguisse aplicar suas ideias em cima desse contexto.

Mapas interativos

Algumas instituições de ensino ou museus costumam utilizar as ferramentas de mapas interativos para tornar mais divertido e dinâmico o passeio.

Além disso, esse tipo de recurso também pode ser uma excelente oportunidade de apresentar locais para os clientes consumirem. Por conta disso, muitas empresas acabam participando do desenvolvimento desse tipo de aplicação.

Com a parceria, eles podem colocar informações de localização e contato para atrair ainda mais consumidores para esse tipo de atividade.

Considerações finais

Trabalhar com mídias interativas é um conceito que cada vez mais tem ampliado o potencial de engajamento das pessoas, em grande parte por conta dos recursos disponíveis para esse tipo de trabalho. Trata-se de um campo que ainda tem muito a ser explorado.

Entretanto, é preciso ter atenção para lidar com essa ação, garantindo que você fará algo que chame a atenção de seu público para conseguir resultados mais adequados, uma vez que o consumidor é parte fundamental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.