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Como integrar as equipes de vendas e marketing?

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Publicado em 25/08/2021

O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, tanto internos como externos. Como a qualidade dos seus serviços e a resposta do público ao seu produto. A integração de equipes é essencial nesse sentido, principalmente as de vendas e marketing.

Para que o seu negócio tenha números positivos é necessário a garantia de que um bom serviço será entregue, que o público tenha sido informado sobre as suas atividades, e por último, que ele reaja, tornando-se um cliente da sua empresa.

Essa relação de integração de diferentes setores pode ser encontrada no meio industrial, tendo como exemplo uma fábrica de produtos de limpeza, no qual a venda de seus produtos está relacionada a questões como qualidade, preço e destaque nas prateleiras.

Como integrar as equipes de vendas e marketing: pessoas em uma reunião da empresa.

A realização de cada uma dessas especificidades é responsabilidade de um setor diferente da empresa, com o marketing agindo na construção da comunicação do produto, tanto por meio de anúncios como pela construção visual da embalagem.

Uma equipe de vendas, por outro lado, atua com elementos ligados à distribuição do produto nos supermercados, assim como a identificação do preço que deve ser atribuído a ele, tanto para o consumidor final como para os fornecedores.

Mesmo atuando em áreas diferentes, existe uma clara complementação entre suas atividades, garantindo o melhor produto ao cliente, assim como a melhor retribuição para a companhia. E para conquistar isso é preciso que tais setores hajam de forma integrada.

Assim como a escolha do público por um produto depende de diversos fatores, como gosto pessoal, conhecimento sobre a marca e o preço em relação à qualidade do item, as equipes internas da sua empresa seguem diferentes diretrizes para o mesmo resultado.

Por mais que exerçam atividades distintas, as diferentes áreas atuam com um objetivo comum, que são os melhores resultados possíveis para a sua companhia. Mas uma ação separada pode fazer com que os posicionamentos da sua empresa sejam contraditórios.

A equipe de vendas de uma fábrica de tubos de aço pode identificar o setor industrial como o público-alvo de suas ações. Ao mesmo tempo, o pessoal do marketing observa como o setor de montagem de automóveis atua como o seu maior comprador.

Ambas as equipes estão corretas, pois existe uma clara conexão entre os setores, mas com cada time de funcionários focando suas atividades em um nível diferente de clientes, gerais ou específicos, o resultado pode ser menos satisfatório.

O time de vendas precisa do contato inicial realizado pelo marketing, transformando grupos específicos do público em leads, os desejados potenciais consumidores.

Ao mesmo tempo, pouco importa conquistar um grande número de leads, se o setor não consegue agir para que esse consumidor em potencial prossiga no processo de compra de tubos de aço inoxidável, ainda relacionado à empresa citada.

O marketing depende do setor de vendas, assim como a área de vendas necessita das atividades realizadas pela equipe de marketing. Logo, é preciso reivindicar um trabalho de integração dessas equipes, tendo em vista os benefícios que podem surgir disso.

Os benefícios da integração entre marketing e vendas

A integração dos setores marketing e vendas resulta no chamado “Smarketing”, união das palavras sales (vendas em inglês) e marketing. A variante nacional do termo, “vendarketing” também pode ser encontrada em alguns materiais que estudam a área comercial.

A atuação de um setor de smarketing pode resultar em diversos benefícios para a sua companhia, como esses que serão destacados a seguir.

Melhor posicionamento online

As estratégias de marketing digital permitem que o nome da sua empresa tenha um destaque maior nos ambientes de busca da internet. Essa melhor visibilidade leva a uma conquista superior de leads por parte do seu negócio.

E quanto maiores foram os leads, maiores são as chances de crescimento no seu número de vendas, com um público mais amplo conhecendo e optando pelos seus serviços.

Como na comercialização de bebedouro de pressão. Quanto mais fácil for de encontrar o produto na internet, maior é a possibilidade de um cliente realizar a compra, diante a frequente exposição a ele.

Melhor segmentação da audiência

Tendo em mãos os dados conjuntos do seu público, é possível que uma empresa identifique melhor as suas possibilidades de negócio, com o marketing nutrindo de forma intensa esses possíveis consumidores, antes de os direcionarem ao time de vendas.

Relacionamento com os clientes

A relação com os clientes também pode ser beneficiada com essa parceria. Pois antes do time de vendas oferecer produtos como peças para carretas para o setor de montagem de automóveis, é preciso que ele conheça as particularidades desse público.

Como integrar as equipes de vendas e marketing: usuário feliz acessando uma loja na Internet.

Por meio de um aprofundado estudo de marketing é possível se identificar as necessidades desse meio, apresentando fatores que podem ser melhor desenvolvidos pela equipe de venda, e assim resultar em um garantido processo de compra.

Como integrar a ações de venda e de marketing

Tendo uma noção mais clara sobre todos os benefícios provindos dessa relação, é preciso que a sua empresa realize ações que facilitem essa integração necessária entre as equipes. Algumas delas são:

  • Estimular a amizade entre as equipes;
  • Criar uma estratégia inclusiva;
  • Estabelecer um acordo de nível de serviço;
  • Definir objetivos em comum acordo;
  • Criar uma visão compartilhada de público-alvo.

Pois bem, para tudo ficar ainda mais claro, explicamos sobre cada uma das dicas a seguir:

Estimular a amizade entre as equipes

Antes de qualquer ação relacionada às equipes, é importante lembrar que elas não são concorrentes, pelo contrário, cada uma exerce uma função única e primordial para o progresso da companhia.

Mesmo que exista algum tipo de rivalidade entre os setores, eles precisam ser alertados sobre o objetivo em comum dessas áreas, que é o alcance dos melhores resultados possíveis para a empresa em que trabalham.

Uma companhia que trabalhe com fornecedores de produtos para pet shop, por exemplo, necessita da integração dos seus setores para estabelecer a melhor comunicação com tais provedores.

Da mesma forma, esse contato só pode ser feito após uma análise de custo de cada empresa atuante no meio, decidindo sobre qual delas apresenta melhores parcerias de negócio. Sendo assim, são necessárias ações tanto de vendas como de marketing.

E para garantir uma boa relação entre tais setores, são recomendadas situações de convívio para essas diferentes equipes, por meio de uma recepção ou evento com esses diversos funcionários, como um almoço em equipe ou qualquer atividade recreativa.

Criar uma estratégia inclusiva

Garantida a união dessas equipes, é chegado o momento de traçar uma estratégia inclusiva, composta pelos interesses e conhecimentos de cada um desses diferentes setores.

Um estudo em conjunto sobre quais formas de ação podem trazer benefícios para um negócio que forneça material para borracharia, levando em conta a comunicação do seu produto, o preço dos materiais e outras questões abordadas por cada setor específico.

Uma estratégia em conjunto pode inclusive expandir os resultados particulares de cada setor, diante das dicas e contribuições que pode receber dessa outra divisão especializada.

Estabelecer um acordo de nível de serviço

Uma forma de garantir a união desses setores é por meio da formalização dessa parceria interna entre equipes. Um documento de SLA (service level agreement, um acordo de Nível de Serviço) permite uma compreensão maior sobre os serviços prestados por cada time.

Assim, é estabelecido quais são as áreas de trabalho e as responsabilidades específicas de cada equipe da companhia.

A partir dessa divisão interna, cada setor pode focar em si e ajudar suas equipes parcerias com o melhor resultado possível, tendo uma certificação de que não são concorrentes, com cada time tendo uma importância única para a empresa.

Definir objetivos em comum acordo

Especificar a atuação de cada equipe não significa separá-las novamente, mas sim direcioná-las melhor, para que possam focar em si e ao mesmo tempo indicar ações que beneficiem os seus colegas.

Uma empresa de venda de grupo geradores pretende expandir a sua área de atuação, saindo do âmbito regional para o mercado nacional. Tendo a expansão como objetivo principal, as equipes de venda e de marketing podem trabalhar de forma conjunta.

Por meio desta parceria, podem realizar ações que cumpram os propósitos estabelecidos pela companhia, assim como intensificar o melhor resultado específico de cada área.

Criar uma visão compartilhada de público-alvo

Uma ação específica, capaz de destacar as decisões contrastantes de cada equipe, é a definição do público alvo, até por cada setor agir de acordo com suas necessidades particulares.

O compartilhamento de dados entre essas equipes permite uma melhor definição sobre quais são as melhores atitudes a serem tomadas pela companhia, inclusive sobre qual público deve receber um maior foco, satisfazendo os interesses de ambos os setores.

Considerações finais

Por meio da adoção dessas e de outras ações, a integração entre as equipes de vendas e marketing será facilmente conquistada, melhorando não só os resultados individuais de cada time, como os ganhos gerais do seu negócio.

Sendo eles lucros financeiros (responsabilidade da equipe de vendas) ou relacionados à imagem da companhia (trabalho da equipe de marketing). Somente a união dos dois times resulta em um ganho compartilhado para a empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.