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Como melhorar a comunicação interna em seu negócio

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Publicado em 25/08/2022

A comunicação interna empresarial é essencial para qualquer tipo de negócio. As empresas funcionam como organismos reais porque são compostas por diferentes partes que trabalham juntas e dependem umas das outras.

Logo, uma boa comunicação empresarial é essencial para que uma organização funcione bem em termos de processos operacionais e clima corporativo.

Como melhorar a comunicação interna em seu negócio: equipe fazendo treinamento.

É por meio dessa atividade que os gestores garantem que os funcionários trabalhem juntos de forma consistente, fazendo com que cada um deles se sinta pertencente à equipe que a empresa compõe.

Como resultado, as empresas de acessórios para toldos em SP, por exemplo, bem como qualquer outra que investe na comunicação interna, experimentam maior desempenho e produtividade, processos consistentemente inovadores e clientes que defendem suas marcas.

Apesar de todos esses benefícios, lidar com a comunicação empresarial não é uma tarefa tão difícil quanto parece, mas requer foco e dedicação, assim como qualquer outro processo.

A comunicação em si é um projeto fundamental, sem o qual é impossível compartilhar interesses, falar sobre os mais diversos temas, obter informações, vender ou realizar qualquer atividade comum à sociedade como um todo no dia a dia.

Dentro da organização, ela tem que estar lá também, então neste artigo vamos explicar o conceito de comunicação empresarial, como ela funciona e quais são suas vantagens. Continue lendo!

O que é comunicação interna empresarial?

A comunicação interna empresarial, também conhecida como comunicação corporativa, é uma estratégia de comunicação entre uma empresa e o público, tanto interno quanto externo.

É por meio dele que as organizações entregam suas mensagens, valorizam sua imagem corporativa, aumentam o engajamento do público e alcançam os melhores resultados.

A comunicação dentro das empresas está em constante mudança devido a uma combinação de fatores como a disseminação da internet, o aumento da concorrência e o advento de novas tecnologias.

Exemplos dessa mudança são sua expansão e novos canais de comunicação.

As empresas fornecedoras de dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos não investem em comunicações comerciais somente como meios para preservar sua imagem, a sua finalidade reside na sua manutenção e sobrevivência, tanto no interior como no exterior.

Para ser eficaz, a comunicação empresarial depende de vários profissionais envolvidos, como:

  • Repórteres e jornalistas;
  • Publicitários;
  • Gerentes;
  • Gerentes de relações públicas.

Requer também profissionais estratégicos dentro da empresa, pois conhecimentos específicos são essenciais para uma boa comunicação. Além disso, ele conta com alguns fluxos para definir seu tom, linguagem e abordagem. Um deles é o fluxo descendente.

Quando a hierarquia dentro da empresa é muito forte, não é uma catraca eletrônica para empresa que separa os setores, mas sim uma comunicação que vai de cima para baixo.

Com isso, os que estão em níveis mais altos devem tomar cuidado para não serem ditatoriais, enfraquecendo assim a relação com o receptor.

Há também a ressurgência, onde a comunicação começa da posição mais baixa para a posição mais alta. Ele também precisa ter cuidado porque o remetente está falando com alguém acima de sua classificação.

A mobilidade lateral significa que dentro de uma empresa fornecedora de tubos e perfis de alumínio, a comunicação ocorre no mesmo nível, ou seja, entre funcionários de igual importância.

É um processo mais leve e dinâmico, embora seja importante considerar questões e fatores que se alinham com a realidade da empresa.

O fluxo lateral ocorre em todas as direções, envolvendo pessoas em todos os níveis no processo de comunicação e em outras áreas. É uma forma de aproximar as pessoas e deve ser feita de forma organizada para evitar conflitos entre os diferentes tipos de profissões.

Por fim, há o processo circular, comum em empresas informais que não seguem uma direção tradicional. Essa comunicação é mais dinâmica e benéfica para o ambiente de trabalho.

Como estabelecer uma boa comunicação interna?

Para que a comunicação do seu negócio seja realmente eficaz, existem alguns passos que devem ser seguidos. Eles são:

1 - Defina um propósito

O primeiro passo é definir as metas, considerando as metas e resultados que a empresa precisa alcançar no curto, médio e longo prazo. E isso é essencial tanto em uma empresa fabricante de bancada inox expurgo como em uma loja de roupas.

Para identificar as metas, os gestores podem utilizar algumas ferramentas de gestão, como a matriz SWOT, também conhecida como análise SWOT, que ajuda a identificar separadamente os pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças ao negócio.

Além disso, a comunicação deve ser baseada nos resultados da avaliação, alinhando todas as ações com os diagnósticos de mercado e a estratégia da empresa. É assim que ela alcançará resultados positivos.

O plano de comunicação empresarial ainda deve estar alinhado com a missão, visão e valores da empresa. Tanto para investir em custo de elevador para deficiente, o que além de obrigatório, mostra que a empresa tem a cultura de inclusão como um de seus valores.

2 – Faça planejamento estratégico

Quaisquer que sejam os objetivos de uma empresa de manutenção de construção, ela precisa desenvolver uma estratégia. Sabendo o que ela quer alcançar, ela automaticamente sabe o que fazer para alcançar seus objetivos.

Por exemplo, a empresa pode fornecer aço para construção preço justo, sem se preocupar com os concorrentes.

Isso tem a ver com o planejamento estratégico, que define os recursos necessários, os responsáveis ​​pela ação e os meios necessários. Para que uma estratégia seja executável, ela precisa ter objetivos claros, mensuráveis ​​e realistas.

Como melhorar a comunicação interna em seu negócio: mulher sorrindo após uma reunião interna.

Entenda os desafios a serem enfrentados, os objetivos de comunicação e o caminho que deve ser seguido.

Além de detalhes de todos os canais que serão utilizados, ferramentas de automação e medição de resultados, principais métricas, orçamento disponível para cada ação e quando será executada.

3 – Realize mapeamento de mídia

Os métodos de comunicação mudaram muito, então seu negócio pode contar com os mais modernos, como as redes sociais, além dos mais tradicionais como jornais e revistas.

Se uma empresa de entrega de motoboy sabe qual veículo usar, é porque conhece muito bem o público-alvo.

Saiba com quem você quer se conectar, considerando os perfis das pessoas que utilizam seu produto e dos colaboradores que compõem sua equipe. Considere aspectos específicos importantes, como idade, renda, sexo, classe social, etc.

Se você conhece bem seu público, saberá quais canais usar para se comunicar com eles. É assim que sua comunicação é mais eficaz. Lembre-se que na maioria dos casos é necessário utilizar vários canais.

4 – Crie um cronograma

É importante ter um cronograma para mudar as estratégias ao longo de um período de tempo. Após o rastreamento das ações, defina a fase, prazo de entrega e duração de cada atividade.

É assim que o plano funciona como pretendido, enquanto ainda permite avaliar as etapas e fazer as correções necessárias.

Benefícios de investir em comunicação interna

Essa estratégia traz uma vantagem indiscutível para qualquer negócio. Veja os benefícios:

Fortalecimento da marca

Uma delas é o fortalecimento da cultura organizacional, pois a comunicação corporativa dissemina os valores e normas que moldam a cultura de uma empresa.

Isso possibilita reforçar hábitos e comportamentos positivos que atendem às expectativas da empresa. Assim, com o fluxo claro de informações, o clima organizacional melhora.

Elimina fatores prejudiciais

Com uma boa comunicação interna, seu negócio poderá eliminar questões que prejudicam o clima organizacional, como fofocas, isolamento e formação de “grupinhos”.

Clareza dos objetivos

Através da comunicação empresarial, desde uma empresa que entrega pacotes até corporações multinacionais podem ajustar melhor seus objetivos.

É comum ver os funcionários sentirem que suas ações ou atividades não têm propósito ou direção. Quando isso acontece, eles se tornam mais passivos e sua produtividade despenca.

Uma cultura fortalecida e devidamente disseminada ajuda a alinhar os colaboradores com o propósito da empresa e integrá-los melhor aos processos internos.

A partir daí, cada colaborador trabalhará em harmonia, tratará a todos com respeito e agirá de acordo com as exigências da empresa.

Alinhamento e prioridades definidas

Outro benefício é que a empresa fabricante de pisos de concreto pode estabelecer o avcb preço, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) como forma de comunicar sua preocupação e prioridade para com a segurança dos colaboradores.

Se os funcionários estiverem alinhados com os objetivos da organização, mais felizes e interessados ​​em fazer parte dela, eles permanecerão focados.

Melhor retenção de talentos

Sem dúvida, uma boa comunicação interna consegue reter talentos como um movimento verdadeiramente estratégico. Uma boa comunicação significa ser transparente com os funcionários e tornar o local agradável para trabalhar.

Isso faz com que os profissionais se sintam valorizados e aceitos, potencializando o sentimento de pertencimento à equipe e à empresa como um todo.

Como resultado, dificilmente um bom funcionário gostaria de deixar a empresa para trabalhar em outro lugar.

No final das contas, uma boa comunicação empresarial é a melhor maneira de aumentar o engajamento dos funcionários e incentivá-los a melhorar consistentemente seus níveis de produtividade.

Se o desempenho de cada funcionário melhorar, isso terá um impacto positivo nos resultados do negócio, o que é muito benéfico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.