HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como migrar loja física para online

Home  >   Blog  >   Como migrar loja física para online
Publicado em 05/09/2022

Quem tem uma loja própria sabe bem que migrar para o online se tornou muito mais do apenas uma estratégia de crescimento, mas uma necessidade em meio a um mundo que, cada dia mais, está sendo reconhecido pelo universo digital.

Não há como negar que a chegada da internet e das redes sociais mudaram por completo a vida de todos, desde os que já tinham suas carreiras bem estabelecidas até mesmo a dos empreendedores.

Como migrar loja física para online: carrinho de compras em frente a um notebook.

O universo digital fez com que o sonho de ter o próprio negócio fosse mais acessível para aqueles que não possuem rios de dinheiro para ter um negócio físico e também tornou possível potencializar os resultados de quem já tinha uma marca física.

Construir uma marca do zero através da internet nos dias de hoje não é algo difícil, ainda mais quando se conta com o material que é disponibilizado gratuitamente na internet por diversos especialistas no assunto.

Hoje, encontramos desde uma marca de etiquetas para indústria alimentícia até mesmo marcas de roupas e acessórios, o que prova que o mundo digital é para todo e qualquer tipo de negócio que se empenha em construir uma autoridade no digital.

Se uma pessoa deseja comprar um novo sapato ou até mesmo contratar um serviço de limpeza para a sua casa, ela sabe que basta dar alguns cliques que encontrará diversas opções à sua disposição sem precisar sair de casa.

Esse processo mudou por completo a maneira como clientes conhecem novas marcas e também a maneira como as marcas divulgam seus produtos ou serviços com a intenção de atrair novos clientes.

Por isso, marcas físicas viram grandes dificuldades para entrar no mundo digital, pois se trata de algo tão grande e vasto que muitos empreendedores se sentem perdidos e não sabem nem por onde começar para migrar suas lojas.

Mas o fato é que, o universo digital é para todo e qualquer tipo de negócio, se você entrar no site de uma empresa de placas de sinalização de trânsito, verá que ela possui diversos resultados tanto no digital quanto no físico.

Isso é prova de um ótimo processo de migração de loja, que já possui uma boa relevância no universo físico e agora deseja construir também uma boa autoridade dentro do universo digital, pois sabemos que ele traz inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • Maior alcance;
  • Mais acessibilidade;
  • Mais economiza;
  • Otimização de processos;
  • Segmentação de público;
  • Melhor relacionamento;
  • Entre outros.

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet e milhares de pessoas fazem compras online todos os dias, por isso, migrar a sua loja para esse meio é uma maneira de garantir que ela não fique para trás.

Seja uma fabrica de paleteiras ou até mesmo uma loja de utensílios domésticos, o mundo digital possui espaço para a sua marca se desenvolver, construir uma audiência fiel e obter ainda mais resultados positivos.

E para te ajudar nesse processo, hoje você irá conferir alguns passos essenciais para que a migração da sua loja física para o universo online seja natural, bem estruturada e prática para a sua equipe e também para os seus clientes.

6 dicas de como migrar sua loja para o online

Mudanças sempre geram medo, mas como costumam dizer, é válido fazer o que precisa fazer com medo mesmo, pois se sabem os resultados positivos que essa mudança trará para sua vida e ainda mais para a sua marca.

Abraçar o universo online e entrar nesse mundo é uma decisão corajosa, mas que trará ótimos resultados a longo prazo, afinal de contas, o futuro é o digital, como os próprios especialistas costumam dizer.

Como migrar loja física para online: mulher com sacolas e cartão de crédito nas mãos.

Por isso, as dicas a seguir servem para te ajudar a migrar sua loja física para o online de maneira simples e eficaz, seja ela uma fábrica de caixa de papelão ondulado ou uma loja de produtos de beleza. Confira:

1. Crie um planejamento

Se tem algo que jamais pode ficar de fora de uma empresa é o planejamento, ainda mais quando falamos de uma mudança que irá impactar a marca como um todo, desde seu time interno até mesmo o externo.

Sendo assim, o primeiro passo é planejar essa migração com antecedência, ou seja, saber quando você irá migrar para o online, o que irá precisar para isso, quais profissionais serão necessários e quanto precisará investir.

Ter tudo isso sob seu controle irá evitar problemas na hora de colocar o plano em prática e, mesmo que algo inesperado aconteça, você contará com um bom planejamento para te ajudar.

2. Escolha da plataforma

Dentro do universo online, é preciso contar com uma boa plataforma para comercializar seus produtos, assim como um bom fornecedor de sacolas para loja faz.

Se você pesquisar, irá encontrar diversas plataformas diferentes para o seu negócio, o importante é saber o que cada uma oferece e qual irá atender melhor a sua loja de acordo com o que ela precisa.

Você pode mudar de plataforma no futuro, o que vale no início é contar com uma boa plataforma de hospedagem de sites e e-commerce que te dará o suporte necessário quando preciso e permitirá que você migre seu negócio de maneira simples e rápida.

3. Conte com uma boa gestão de estoque

O estoque é uma das partes mais importantes de uma loja física, pois é ele que controla a quantidade de produtos disponíveis para que você ofereça aos clientes apenas aquilo que o estoque consegue cobrir, e dentro do universo online isso é ainda mais importante.

Por exemplo, se uma marca de adesivos personalizados de empresas tem um estoque de 1.000 adesivos, ela precisa limitar isso em seu site de vendas para que não sejam vendidos mais do que a empresa consiga entregar.

Sendo assim, recomenda-se uma boa gestão de estoque quando se migra para o online, você pode contar com profissionais de logística ou uma empresa especialista no assunto para garantir que seus clientes serão atendidos da melhor maneira.

4. Entenda seus concorrentes

Outro ponto muito importante quando se decide migrar para o online, é saber entender e avaliar bem os seus concorrentes, sejam aqueles que já estão no online há bastante tempo ou os que estão chegando agora.

Existem um grande tabu em relação aos concorrentes no mercado, por mais que eles sejam seus concorrentes, não significa que você deve odiá-los, pelo contrário, muitas vezes eles podem te ajudar e até mesmo servir como inspiração para suas estratégias.

Seja uma gráfica digital em Campinas ou até mesmo um consultório médico, entender seus concorrentes é também entender sobre o seu segmento e como você pode inovar no meio digital para atrair ainda mais clientes.

5. Tenha bons parceiros

Nenhuma marca nasce ou cresce sozinha, tudo é um trabalho em conjunto que conta com bons profissionais, parceiros, empresas e pessoas que fazem o seu máximo para que o resultado final seja sempre o melhor.

E quando uma marca física decide migrar para o online, contar com bons parceiros é essencial para que o processo seja simples e leve para o empreendedor, que já estará lidando com diversas outras questões.

Por isso, conte com bons parceiros para as mais diversas áreas, desde o atendimento e o estoque até mesmo a programação do site e as estratégias de divulgação do seu produto, a união faz a força e a força faz a sua marca crescer saudável dentro do universo online.

6. Contrate uma empresa especializada

Quando se decide abrir um restaurante japonês, é indispensável a contratação de um fornecedor de alga marinha para sushi, ou seja, contar com especialistas no assunto é sempre fundamental.

Sendo assim, se o universo online ainda parece um bicho de sete cabeças para você, é possível deixar essa tarefa nas mãos de profissionais que entendem sobre isso e que farão um ótimo trabalho dentro do seu site.

Contratar uma empresa com social media, especialistas em marketing digital e produção de conteúdo para as redes sociais, fará com que você fique tranquilo ao saber que sua loja está migrando para o online com profissionais de qualidade no mercado.

Essas são apenas algumas de diversas dicas que podem te ajudar a migrar sua loja física para o online de maneira simples e rápida, fazendo com que o processo seja tranquilo e natural para você e também para os seus clientes.

Considerações finais

Não há como negar que o universo online é necessário dentro do mundo empresarial, e as empresas que nele decidem apostar obtêm ótimos resultados com o passar do tempo, que a cada dia mais se prova tecnológico e otimizado.

Dessa maneira, você contará com uma marca que segue as mudanças do mundo e do mercado, que se posiciona e abraça as novidades, atraindo novos clientes e construindo uma ótima imagem dentro deste universo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.