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Como montar cenário para foto de produto

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Publicado em 04/05/2020

Um dos elementos mais importantes quando se cria um comércio é justamente a maneira como seus produtos estão expostos. Só que na loja virtual não é possível tocar, sentir ou ver ao vivo aquilo que se vende então fica a cargo das fotos essa tarefa. Confira nossas dicas para montar cenário para foto de produto e tenha imagens dignas de um profissional.

Valorize o produto

Se o visual tem tanto espaço hoje em dia e é decisivo na decisão de compra do consumidor, aquela foto do produto não é apenas uma imagem, mas uma janela para dois valores essenciais: transparência e confiança.

A foto deve ser fiel ao produto, o que não significa que basta dar um clique. Pense bem: se você quer mostrar blusas femininas, por exemplo, você acha que ela vai se sair melhor na arara ou em algum lugar montado para a foto?

Como montar cenário para foto de produto: profissional tirando foto de uma camisa jeans.

Para isso você pode usar tanto imagens de fundo branco, com destaque para o produto, ou fazer fotos em contexto, com o produto sendo usado no ambiente pretendido ou ao lado de outros complementares, o que aumenta o envolvimento emocional do consumidor.

Use fundo branco

Ele valoriza seus produtos, realçando suas cores e ainda garante fotos de melhor qualidade. Em vez de usá-lo chapado, coloque um pedaço de papel ou tecido (o mais indicado é o musseline) no chão ou em uma cadeira e dobre para criar uma curva.

Crie um contexto

Dependendo do que você vende, talvez seja legal mostrá-lo sendo usado em uma situação real. Seu produto é um lenço? Coloque-o no pescoço de alguém para que o cliente possa visualizar melhor como ele fica.

Pense na mensagem da foto de produto

Quando vamos montar um cenário para foto, é importante ter em mente o assunto dela. É a partir daí que você seleciona fundos e composição. Aqui vale a máxima: menos é mais.

Nada de colocar um monte de elementos a ponto de fazer o protagonista sumir, certo?

Você pode pensar em tirar fotos do produto perto de itens que ajudem a relacioná-lo com a vida real. Por exemplo, um objeto de centro de mesa será muito mais atraente se fotografado onde ele será usado, compondo com outros objetos, como livros.

Como montar cenário para foto de produto: empresário fotografando um cafezinho.

Escolha cores em harmonia

A escolha das cores pode ser crucial para criar uma imagem agradável ao olhar. Opte por cores complementares ou então dê destaque ao produto colorido ao colocá-lo em um cenário em preto e branco. Não esqueça: a composição deve estar em harmonia não apenas com aquele cenário, mas com toda a identidade visual da sua marca.

Proporcione ao cliente noções de escala

Uma outra coisa a ser observada na hora de escolher os elementos para montar o seu cenário é dar ao cliente uma noção real do tamanho do produto colocando-o ao lado de objetos do cotidiano. Por exemplo, se você está vendendo uma luminária, coloque-a em uma escrivaninha ao lado de um computador e um caderno.

Invista em uma boa iluminação

De nada adianta montar um cenário impecável se você não tiver auxílio do elemento essencial: a luz. A natural já funciona bem e não apenas traz resultados, ela é também o melhor custo-benefício: acessível e gratuita.

Para ter mais chances de acertar, tire fotos perto de uma janela ou em uma área externa. Você pode obter resultados realmente bonitos se fotografar no início da manhã ou no final da tarde. Suponha que você tenha uma loja que ofereça óleos essenciais para massagem e tire algumas fotos de um profissional massageando um cliente em um cenário ao ar livre, com certeza as imagens terão muito mais impacto em sua loja.

Agora se a luz natural não estiver ao seu alcance, ilumine bem o objeto. Use várias luminárias e as disponha em torno do cenário para que o produto fique igualmente iluminado, evitando criar zonas de sombra. Uma dica para distribuir a luz é usar um lençol branco ou placas de isopor.

Como montar cenário para foto de produto: profissional tirando foto de um par de sapatos femininos.

Crie diretrizes para as próximas fotos

Lembre-se sempre: os visitantes da sua loja virtual são primeiramente envolvidos por elementos visuais. A mensagem de uma imagem engloba qualidade, assunto, tema de cores e saturação, e tudo isso deve falar com uma voz uniforme.

Como conseguir essa uniformidade? Criando diretrizes claras para as próximas fotos, com ângulos, distâncias entre câmera e produto, configuração de iluminação, cores. O esforço vale a pena a longo prazo. As fotos dos seus produtos são as embaixadoras da sua marca, e é essencial manter a consistência.

O visual conta e muito na reputação de uma empresa. Assim, os cuidados na hora de montar cenário para foto de produto não garantem apenas uma boa imagem, mas podem ter um impacto positivo no aumento da conversão de sua loja virtual.