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Seis dicas de como aumentar conversão de loja virtual

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Publicado em 13/04/2020

Mais do que nunca, os e-commerces estão em alta, mas muitos acabam encerrando suas atividades por perceberem (talvez tarde demais) que não basta criar uma loja virtual, é preciso torná-la competitiva. E isso significa conquistar os consumidores de carne e osso que estão do outro lado da tela. Confira nossas 6 dicas de como aumentar conversão de loja virtual.

Saiba como aumentar conversão de loja virtual

1. Certifique-se da rapidez de carregamento do site

Não é novidade que os internautas estão cada vez mais exigentes, certo? Se seu site demora mais de três segundos para carregar, tenha uma certeza: você vai perder mais da metade de seus potenciais clientes e ainda corre o risco de não receber mais a visita deles.

Como aumentar conversão de loja virtual: usuário realizando uma compra na loja virtual.

2. Estruture bem sua loja virtual

Ela está bem organizada, com uma navegabilidade fácil e intuitiva, com os produtos separados por categorias? Pois é, você não vai conseguir converter muita gente se, quando o pessoal chegar no seu ambiente, ele estiver todo bagunçado.

Além disso, vale dar uma atenção especial ao design, já que a estética é um fator que conta (e muito) na decisão de compra. Um consumidor precisa de apenas 90 segundos para avaliar um produto de um e-commerce - é esse o tempo que você tem para ganhá-lo.

Como conquistá-lo em tão pouco tempo? Uma maneira é apresentar várias fotos dos produtos e em diversos ângulos para evitar que o cliente receba algo que não corresponda às suas expectativas e acabe devolvendo a compra.

Outra ideia é manter informações claras sobre o produto, como funções, tamanho e tudo o mais que puder ser útil. O texto deve ser objetivo, limpo.

As imagens também precisam ser atraentes e principalmente identificar facilmente o produto que está sendo vendido, por exemplo, se a sua loja vende blusas sociais femininas modernas, é natural que você adicione diversas fotos com essas blusas em diversos ângulos e se possível, em diversos looks diferentes.

3. Diminua o abandono do carrinho de compra

O que faz um consumidor abandonar a compra quando ela já está quase finalizada? A maioria faz isso quando descobre custos extras na hora do pagamento. Outros, por causa da obrigatoriedade de criar uma conta para comprar.

Fique atento também ao número de etapas para efetuar a transação: elas não devem ultrapassar cinco. Uma boa dica é criar um indicador de progressão para que o consumidor visualize as etapas da compra.

Como aumentar conversão de loja virtual: profissional tirando foto de um par de tênis.

4. Ofereça códigos promocionais

Bastante apreciados pelos internautas, eles possibilitam o aumento da conversão ao criar um sentimento de urgência e de exclusividade no cliente, principalmente naqueles que não efetuariam a compra sem o código.

Invista também em outras estratégias que estimulem a clientela a comprar mais: descontos progressivos, bônus para as próximas compras, kits promocionais, cortesias (todo mundo gosta de um mimo de vez em quando, né?).

5. Otimize a etapa do pagamento online

O pagamento é uma etapa crucial e bastante sensível, por isso não deve ser negligenciada. Em primeiro lugar, é preciso pensar na segurança do site, afinal, você lida com dados dos consumidores o tempo todo. Mostre ao seu cliente que ele está entrando em um ambiente seguro.

Você oferece várias opções de pagamento na sua loja? Quanto mais opções, mais chances de um consumidor fechar a compra. Aliás, muitos desistem de comprar se o modo de pagamento preferido não estiver disponível. Por isso, tenha opções e torne as etapas de validação e de pagamento claras e concisas.

6. Invista na experiência do cliente

Mais do que nunca, o consumidor está no centro, e para que ele escolha a sua marca em vez da concorrência é preciso que você garanta a melhor experiência possível.

Para uma loja de aromaterapia, por exemplo, que tenha em sua gama de produtos o óleo essencial de lavanda, além de uma página descrevendo detalhadamente o produto, seria interessante criar algum conteúdo demonstrando a sua utilização, seja através de alguma receita ou mesmo uma massagem com óleos essenciais, este tipo de iniciativa tem muito valor no comércio eletrônico, justamente para aumentar a conversão dos visitantes em clientes.

Clientes satisfeitos avaliam bem produtos e marcas, o que influencia a decisão de compra de outros.

Cuide o máximo possível de cada interação que ele terá com sua loja virtual, desde oferecer aquilo que ele precisa no momento certo, passando pela experiência de navegação e compra, até a chegada do produto.

Se cada uma dessas etapas forem prazerosas para ele, a sensação que ficará de todo o processo será muito positiva. Para além da venda, invista em relacionamento com o cliente, pois hoje o consumidor se conecta muito mais com valores da marca.

Por que aprender como aumentar conversão de loja virtual?

Já falamos aqui no blog como atrair clientes para loja virtual, com investimento em SEO e links patrocinados, por exemplo. Muitos empreendedores acabam se concentrando apenas no número de visitantes do site, como se isso fosse naturalmente aumentar o número das encomendas.

A lógica não está completamente errada, mas uma alta de 10% no número de visitantes não representará necessariamente um aumento de 10% nas vendas. Quantas vezes você entrou em um e-commerce e não comprou nada? É justamente por essa razão que melhorar a conversão é muito mais significativo.

Em vez de querer mais gente vindo sem a certeza de que elas vão comprar, melhor fazer com que o maior número de pessoas que entrem como simples visitantes saiam de lá como novos clientes.

Saber como aumentar a conversão de loja virtual é só o primeiro passo. Depois, você precisa fidelizar esses clientes, afinal a uma relação comercial é quase uma relação amorosa: ela requer um trabalho diário de conquista e sedução.