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Como montar um e-commerce de nicho

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Publicado em 12/08/2022

Dentro de um cenário tão competitivo, atuar com um e-commerce de nicho é uma boa alternativa para conquistar espaço. Se a sua loja virtual não possui grandes estratégias, as chances dela não conseguir entregar vantagens para o consumidor são bem grandes.

Como montar um e-commerce de nicho: mão empilhando peças em formato de escada.

As grandes marcas possuem mais facilidade em garantir a satisfação do cliente devido aos processos de logística que são bem operados, como:

  • Estratégias de marketing assertivas;
  • Plataformas robustas;
  • Alcance maior;
  • Grande poder de negociação.

Dessa forma, tendo um bom gerenciamento das operações, a empresa consegue ter mais visibilidade.

Quanto maior for a visibilidade, o usuário que pesquisar algo como “carpete alto trafego preço” em algum mecanismo de busca, mais chances a loja virtual terá de conseguir se relacionar com o cliente, para que posteriormente uma eventual venda seja fechada.

É bem provável que a sua loja virtual não tenha toda essa estrutura ou que não tenha suporte para lidar com toda essa operação.

Por esse motivo, o e-commerce de nicho é a alternativa mais viável para pequenas e médias empresas. Não é à toa que essa opção vem sendo bastante escolhida por esses tipos de negócio.

Por exemplo, uma loja virtual especializada em capitéis de concreto, ao desenvolver estratégias de marketing bem executadas, consegue além de ter um bom número de vendas, ganha também o reconhecimento necessário para se destacar no mercado.

Com o reconhecimento, naturalmente vem a autoridade. Ambos são extremamente importantes na busca de resultados melhores. Quando uma loja virtual possui esses dois aspectos, é bem provável que ela tenha uma boa popularidade com o público em que atua.

É fato que a popularidade é importante para uma empresa, afinal ela terá um alcance maior de cliente. Contudo, é necessário ter cuidado, pois da mesma forma que um negócio pode conseguir uma popularidade positiva, pode também obter uma popularidade negativa.

Para contextualizar melhor o tema, vamos primeiro entender o que é um nicho de mercado. Confira:

O que é um nicho de mercado?

Resumidamente, um nicho de mercado é um recorte do mercado geral. Em outras palavras, trata-se de uma parcela do público, que forma-se um grupo munido de interesses específicos.

Ou seja, dentro do mercado geral há um grupo de pessoas que possui interesse em aluguel de equipamentos para construção civil Fortaleza, logo um empreendimento pode ser criado para lidar com a demanda desse nicho.

Ao criar uma loja voltada para esse negócio, a empresa passa a ter uma demanda fixa, e isso significa ter uma lucratividade constante.

Como muitos sabem, o mercado geral é muito amplo, onde é possível encontrar vários gostos e hábitos dos consumidores. Já no nicho de mercado, a busca é por especificidade, suprindo as necessidades daquele grupo de pessoas.

O que é e-commerce de nicho?

Como o próprio nome já sugere, o e-commerce nicho é focado em realizar vendas para os nichos de mercado. Dentro desse público específico é possível encontrar uma grande demanda, por exemplo, por lojas especializadas em cortadores de grama e roçadeiras.

Ao investir nesse tipo de negócio, consequentemente a loja virtual consegue lidar com uma grande demanda. Ao mesmo tempo, precisa ter os produtos necessários para não ter problemas com a necessidade dos consumidores.

Ou seja, esse formato de venda direciona todos os seus produtos para um público específico. Dentro desse mesmo público, a empresa já deve estar preparada para as necessidades específicas dos consumidores.

No momento em que um usuário pesquisa algo como “mesa pantográfica preço”, a loja virtual já deve estar estruturada para lidar com aquele consumidor.

No momento em que o e-commerce começa a seguir as tendências do mercado e busca solucionar as necessidades de consumo que vão sendo criadas ao longo do tempo, ele atua em pequenas particularidades do consumidor.

Diferente das grandes empresas, o e-commerce de nicho não tem o objetivo de vender para todo mundo. Trata-se de uma opção que é focada, por exemplo, em vender esquadrias de pvc acústica ou qualquer outro produto específico para um público específico.

Dentro do mundo do empreendedorismo, muitas empresas possuem muito receio em restringir o seu público, porque teoricamente poderia diminuir o número das vendas.

Mas na verdade o que acontece é o efeito contrário da diminuição de vendas. O e-commerce de nicho cria uma nova demanda entre pessoas que possuem o real interesse em adquirir o produto nichado.

Além disso, os esforços de marketing dos produtos são direcionados justamente para o público que está disposto a comprar.

Na maioria das vezes, o que leva as pessoas a buscar um e-commerce de nicho é o estilo de vida.

Quando você oferece uma loja virtual especializada em algo que o cliente gosta, ele passa a ser um cliente fiel ao seu negócio. Por exemplo, se você possui uma loja virtual voltada para vender epóxi autonivelante para piso, terá um público fiel.

Ao ter uma base de clientes fiéis, consequentemente você estará criando um marketing orgânico, o que é extremamente vantajoso para uma empresa.

Outro exemplo que pode acontecer é o consumidor ir até a sua loja virtual porque ele não conseguiu encontrar o que queria nas lojas tradicionais.

A partir desse momento o cliente passa a ter o conhecimento de que pode encontrar produtos especializados de maneira mais fácil na próxima ocasião.

Como montar um e-commerce de nicho: imagem pessoas acessando sites na Internet.

É dessa forma que a empresa consegue fidelizar os seus consumidores, e a fidelização é essencial para uma loja de escada aço inox, afinal a venda é responsável pelo andamento do negócio.

Cauda longa

Criada pelo jornalista e autor do livro “A Cauda Longa”, Chris Anderson desenvolveu o conceito de que lojas virtuais especializadas têm mais rentabilidade do que as lojas tradicionais.

Resumidamente, a teoria mostra que, para uma empresa, é mais vantajoso atuar com o mercado de nicho devido ao fato de que a concorrência é muito menor se for comparado com o mercado de massa.

Além disso, as vendas que forem acumuladas ao longo do tempo possibilitam um nível alto de faturamento, consequentemente abre ótimas possibilidades de lucro.

Esse evento ocorre quando a empresa começa a segmentar o seu público, em outras palavras, você cria um novo nicho de atuação e soluciona as necessidades específicas daquele grupo de pessoas.

Dessa maneira você começa a aumentar a sua base de clientes devido ao nível de especialização que o seu produto possui.

Benefícios do e-commerce de nicho

Como já foi possível observar ao longo do artigo, o e-commerce de nicho nada mais é do que uma opção para que uma loja virtual passe a vender mais e suprir todas as necessidades específicas do público-alvo.

No geral, o e-commerce de nicho pode proporcionar uma série de vantagens para a sua loja virtual, as principais são:

  • Maior fidelização do público;
  • Menor concorrência;
  • Maior contato com o público-alvo e mais facilidade no relacionamento;
  • Senso de exclusividade dos clientes.

A exclusividade, inclusive, merece ser destacada aqui, afinal o cliente saberá que quando precisar de um produto específico, terá uma loja virtual que saberá lidar com a necessidade como nenhuma outra.

Como encontrar um nicho de mercado?

Talvez você não saiba, mas todos os dias surgem novas necessidades dos consumidores. Alguns nichos de mercado são atemporais, outros são tendências momentâneas, o que pode dar muito certo para o e-commerce de nicho.

Para que você possa definir um nicho de mercado para a sua loja virtual, é necessário entender qual o público-alvo que você deseja atingir. Para isso, é importante que você tenha uma visão geral do mercado, e a partir disso criar segmentos específicos para definir:

  • Características dos produtos;
  • Necessidade que o seu produto pode solucionar;
  • Preços;
  • Posicionamento da marca;
  • Estratégias de marketing.

Ao analisar melhor essas informações e aplicar estratégias de atração e conversão, criar um e-commerce de nicho pode ser o ponto-chave para lançar uma loja promissora ou aumentar a lucratividade da sua empresa.

Restringir o público para aumentar as vendas

Como já sabemos, o e-commerce de nicho restringe o público-alvo, mas ao mesmo tempo amplia sua visão para aumentar o número de vendas. Esse formato de venda atua em um terreno mais livre, com menos concorrência do que vendendo produtos de vários tipos.

Muitos empreendedores acreditam que quebrar a cabeça para vender vários tipos de produto é vantajoso para gerar mais vendas. Entretanto, na maioria das vezes isso não funciona.

O nível de competitividade do mercado online está cada vez maior, e destacar a sua loja virtual em meio a tantas outras é de fato uma tarefa bem difícil. Para isso, a melhor solução possível é investir no e-commerce de nicho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.