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Como otimizar sites para captação de leads

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Publicado em 27/01/2020

Nós já sabemos que para um negócio existir de fato ele precisa estar na internet, mas para se destacar em meio à multidão é preciso estar melhor posicionado do que a concorrência. Em vez de ser um simples catálogo de produtos e serviços, saber como otimizar sites para captação de leads pode torná-lo uma excelente ferramenta para prospectar.

1. Defina os objetivos de prospecção

Ter um blog no site se tornou a regra de grande parte das estratégias de marketing digital. No entanto, muitas empresas acabam criando sites que se transformam apenas em vitrine de seus produtos e serviços, não explorando todo o potencial que a criação de sites otimizados pode oferecer.

Claro que os internautas buscam seu site para se informar sobre seu negócio, mas você também precisa ir além e, em vez de falar só de você, entregar aquilo que seu potencial cliente busca.

Antes de pensar em conteúdo, pense no seu objetivo: quantos novos clientes você precisa para obter o faturamento almejado? Para esse número de clientes, quantos prospects são necessários? E para isso, quantas visitas você precisa em seu blog?

Como otimizar sites para captação de leads: designer criando um layout de site.

2. Defina suas personas e uma estratégia editorial adaptada para cada uma delas

A persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. De acordo com sua área de atuação, você pode identificar diversos tipos de personas.

Se você não as tem bem definidas, então você não sabe para quem vende. E quando não se sabe para onde está indo, qualquer caminho serve, o que, evidentemente, não é uma boa estratégia.

Com as personas identificadas você pode produzir conteúdos diferentes para cada uma delas. Não falamos aqui sobre fazer conteúdos de marca, mas responder às questões dos internautas, oferecendo informação útil e de qualidade.

Quer um exemplo? Uma loja de flores não precisa fazer conteúdo somente sobre os arranjos que comercializa, mas, também, ideias para presentes de modo geral, curiosidades sobre espécies de plantas, entre muitas outras possíveis abordagens.

3. Como otimizar sites usando SEO

Não basta ter objetivos definidos, personas identificadas e conteúdo adaptado se ninguém te encontrar na internet. E é aqui que essa sigla faz toda a diferença. O SEO ou Search Engine Optimization é um compilado de estratégias que visam potencializar o posicionamento de um site nos resultados de busca, através de uma consultoria em seo é possível fazer seu negócio aparecer na primeira página quando alguém procura um serviço, produto ou conteúdo.

Sabia que muito antes de uma pessoa fazer uma pesquisa, o Google organiza informações sobre as páginas web de acordo com a relevância que elas têm? Assim, entender o que é relevante para o Google e aplicar no seu site vai fazer com que ele se destaque na hora de aparecer nas buscas.

Não se trata apenas de produzir conteúdo relevante com uso de palavras-chave, mas outras variáveis também devem ser consideradas, como as estruturas internas (hospedagem, imagens, links, link building), o design e a usabilidade (além de fazer um site fácil de usar, deve-se pensar na experiência do usuário).

Como otimizar sites para captação de leads: mudança de estratégias.

4. Preocupar-se com o design

Conteúdo é importante sim, mas informações úteis e relevantes em um site poluído, com cores gritantes e sem padrão de fonte acabam perdendo a importância.

Por isso, preocupe-se igualmente com texto e visual: escolha bem as cores, use o espaço de maneira harmônica, enfim, crie um site que seja agradável aos olhos, que seduza o internauta pelo visual, pois haverá grandes chances de ele se apaixonar.

É fundamental que o site funcione bem em diversos formatos de tela, por isso, buscar empresas que realizam a criação de sites responsivos vai facilitar o processo e encantar o usuário final.

5. Fisgue seu visitante

O trabalho maior já foi feito e o terreno está preparado. O próximo passo é fazer de tudo para que o peixe caia na rede, ou seja, converter seus visitantes em clientes. Isso pode acontecer de diversas maneiras: inscrição no blog, marcar um horário para visitar a empresa, encomendar um produto.

Para captar esses interessados prontos para deixarem seus dados voluntariamente, você deve colocar os chamados call to actions, que permitem que o potencial cliente seja levado para uma página onde ele vai preencher as informações necessárias para que você possa iniciar uma relação comercial, como nome, e-mail e telefone.

Uma maneira de fazer isso é pedir essas informações em troca de um conteúdo completo, como um e-book, por exemplo. Tudo isso vai alimentar sua ferramenta de gestão de relação com o cliente (CRM) para que ele seja explorado por suas equipes de marketing e de vendas.

Elevar um visitante casual ao status de potencial cliente deve ser um dos seus objetivos ao criar o site do seu negócio. Por isso, é importante contar com profissionais de marketing digital e designers para adotar uma abordagem mais estratégica. Aprenda como otimizar sites e conquiste mais clientes para seu negócio.