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Como selecionar os melhores indicadores em sua estratégia?

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Publicado em 06/10/2021

Para se analisar o sucesso de um empreendimento é preciso contar com um grande número de informações, como o número de compras, a quantidade de clientes atingidos, o valor de custo da produção, além de outros indicadores importantes.

Uma relação de estudos que se inicia com a coleta de informações, que podem ser conquistados principalmente pelas plataformas digitais, nos quais os usuários precisam disponibilizar dados como idade e gênero, para abrir um perfil nessas redes sociais.

Esse conjunto de informações é importante para que uma empresa saiba como melhor direcionar os seus conteúdos na internet, por meios das plataformas que contam com o maior número de acessos, por esse segmento de público almejado.

Como selecionar os melhores indicadores em sua estratégia: profissional analisando gráficos no notebook.

Além desses dados, essenciais para as estratégias de comunicação, existem também os índices financeiros, que irão auxiliar os serviços contábeis a estabelecer táticas especializadas para o sucesso comercial de uma companhia.

Com uma variedade de áreas às quais podem ser atribuídos, esses índices são de grande importância para o mercado como um todo, servindo de auxílio para a definição para os mais diversos quesitos que podem ser abordados em uma companhia.

E diante dessa sua relevância para o ambiente comercial, é importante que qualquer pessoa que trabalhe na área, independentemente do tamanho da companhia, ou do cargo que exerce, conheça as particularidades de cada tipo de índice.

O KPI e suas utilidades

No mercado os indicadores de performance são conhecidos como Key Performance Indicators, ou pela sigla KPI. Esses elementos são importantes para se identificar o desempenho de uma companhia em diversos sentidos.

Caso o seu objetivo seja analisar o número de vendas, existe um KPI para isso, caso o seu propósito seja compreender o índice de clientes que não renovaram uma assinatura, também existe uma modalidade que mede essa relação.

Até mesmo para ações mais específicas, como o número de usuários que se inscreveram em um curso tecnico de informatica a distancia, após clicar em um anúncio relacionado na internet, um KPI também existe para essa aferição.

Esta diversidade entre as usabilidades de um indicador chave de performance se dá por ele não atuar com um cálculo ou fórmula específica, sendo um índice que se adapta ao tipo de relação que busca medir, por isso a sua importância é tão grande.

Os índices de KPI consegue auxiliar uma companhia em uma série de atividades, tais como:

Mensuração de resultados

Para que um negócio consiga medir o seu sucesso ele precisa contar com um sistema confiável de análises, por onde seja possível identificar os resultados positivos alcançados, e também quais são os índices negativos que devem ser revertidos.

Uma relação importante, afinal, não é possível para uma companhia conquistar um espaço significativo no mercado se ela desconhece as relações internas da sua companhia, reagindo não só ao seu público, como também aos funcionários e concorrentes.

Auxilia na tomada de decisões

Após um estudo claro e profundo sobre o papel da sua empresa no mercado comercial, é possível decidir as melhores estratégias possíveis, para que essa companhia alcance os seus resultados desejados.

Para isso se indica, por exemplo, a contratação de um escritório que trabalha com a análise de orçamento serviços contábeis, ao qual examinará os índices presentes para se tomar decisões que fortalecerão a situação econômica de uma empresa.

Ajuda a monitorar o progresso de uma companhia

E baseado no sucesso das estratégias adotadas para uma companhia, é possível também prever o seu desempenho a longo prazo, por meio de índices que apontam a adesão do público ao seus serviços e a probabilidade dele continuar a consumir.

Através desses indicativos uma companhia pode encontrar o melhor momento para apostar em novos investimentos, ao mesmo tempo que consegue identificar de forma rápida fatores que podem causar danos ao seu projeto comercial, agilizando o processo de resolução.

É o mesmo tipo de evidência utilizada por empresas de engenharia civil em sp para comprovar que o seu negócio precisa realizar algumas mudanças, durante o diagnóstico comercial que foi encomendado a um desses grupos.

Compara padrões

Essa detecção de problemas e oportunidades se faz muito também pela análise de padrões estabelecidos pelo mercado, como os números públicos apresentados pelos concorrentes, e a relação desses dados com a realidade de um competidor de menor porte.

Como selecionar os melhores indicadores em sua estratégia: analista comparando dados de gráficos impressos.

Mas essa comparação de dados não precisa ser exclusivamente entre duas companhias distintas, podendo também realizar uma avaliação entre os campos internos de uma companhia, como a relação entre o número de vendas e o de clientes fidelizados.

Com base nessas especialidades é possível compreender como os índices KPI são importantes para a administração de um negócio, agora se mostrando necessários conhecer um pouco sobre a sua variedade de medições.

Tipos de indicadores existentes

Se o número de dados coletados por uma empresa é diverso, variadas também acabam sendo as opções de aferição, analisando profundamente as informações de venda e de comunicação, por exemplo, além da forma na qual elas se cruzam.

Com isso, uma empresa passa a lidar com uma grande quantidade de indicadores de performance, sendo os mais conhecidos os indicadores de:

  • Finanças;
  • Produtividade;
  • Marketing;
  • Vendas;
  • Risco.

Cada um desses índice se relaciona com um setor específico de uma empresa, como em uma fábrica de caçamba agrícola, no qual os indicadores de vendas apontam o número de caçambas comercializadas e os de finanças apontam o lucro trimestral da fábrica.

A partir de uma análise de cada uma dessas taxas, e de como elas podem se complementar, uma companhia terá acesso a um diagnóstico profundo sobre a realidade do seu negócio e se ele se mostra sustentável dentro do mercado competitivo.

Independentemente da área a qual se refere, os indicativos de performance são de grande importância para a definição dos negócios de um empreendimento, logo, é importante conhecer algumas dessas especificidades, nem que seja os mais populares.

Margem de lucro operacional

Esse índice trabalha com a média real de lucro alcançado por uma empresa, fazendo uma relação os ganhos e as despesas tidas em um empreendimento. Ou seja, para cada roupa vendida, qual foi o valor gasto na produção da peça, além da compra dos materiais.

Isso sem contar os custos de tributação, que também devem ser descontados do número de vendas de tintas por uma loja de materiais de construção e reforma, para que esse estabelecimento possa chegar ao lucro real dos seus negócios.

Valor do ticket médio

Associado ao valor de lucro está o ticket médio de compra apresentado por um cliente ao seu negócio, sendo uma média da quantia gasta de um consumidor dentro de uma compra. Quanto maior for esse ticket maior é a confiança dele na empresa.

Para se calcular o ticket médio só é preciso somar o número de vendas em um certo período e dividir pelo número de clientes, de forma a identificar o potencial de compras deste segmento.

Capital de giro

Esse indicador se resume ao valor disponível em caixa pela empresa, e o quanto é necessário se alcançar para que esse projeto continue sendo monetariamente sustentável.

Um índice importante para momentos nos quais a empresa esteja em uma situação financeira fraca, identificando-se o limite ao qual se pode chegar, ou para uma circunstância contrária, como uma loja de equipamentos odontologicos que pretende expandir.

Como qualquer investimento exige um gasto inicial, o capital de giro aponta o valor necessário para manter os negócios de pé nesses primeiros meses de expansão.

Turnover

O índice de turnover está relacionado ao número de rotatividade dentro da sua companhia, ou seja, o percentual de funcionários que deixam de trabalhar em sua empresa, em alguns casos procurando outras oportunidades ofertadas por concorrentes.

Além de disputar público, muitas empresas acabam por competir também pela capacidade de certos colaboradores de destaque, sendo assim, quanto menor for o índice de turnover, mais segurança uma companhia terá com suas atividades internas.

Churn rate

A fidelização dos funcionários acaba sendo um tópico importante também para a permanência de um cliente em sua companhia, estando acostumado a ser recebido por um atendente específico, que já conhece os seus interesses e necessidades.

A taxa de churn é voltada justamente a identificar o número de clientes que abandonam um processo comercial, como os clientes que cancelaram um serviço de assinatura.

Custo de aquisição de clientes

A necessidade de se manter um consumidor ligado a sua companhia está além do seu poder de compra, mas também pelos custos relacionados à conquista de novos públicos.

Uma empresa de terceirização de limpeza normalmente tem que lidar com as despesas de comunicação, para se atingir uma audiência específica. Contar com um cliente fiel permite que essa companhia possa reduzir o número de anúncios e economizar assim.

Com todos esses indicadores de performance, além de muitos outros, como a parcela de mercado conquistada, através do market share, é possível que uma companhia não só alcance os melhores resultados, como tenha esse progresso documentado em um relatório.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.