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Dicas de como ser mais assertivo com E-mail Marketing

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Publicado em 29/11/2019

O e-mail marketing é o uso dos e-mails em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar e manter um relacionamento com clientes e potenciais clientes.

Quando bem aplicado, o e-mail marketing possibilita melhores resultados nas vendas e na retenção dos consumidores, o que é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

Os resultados positivos ocorrem, principalmente, devido à segmentação dos contatos e o uso de ferramentas de automação nas campanhas. Assim, as estratégias têm significativas melhorias na aplicação, com a otimização das ações.

Ao contrário do spam, o e-mail marketing busca a entrega da informação para os interessados em recebê-la.

Em outras palavras, só recebe as mensagens informativas sobre os produtos ou serviços pessoas que tenham inscritos os seus e-mails para o recebimento.

Além disso, as campanhas de e-mail marketing costumam oferecer uma opção de cancelamento sempre à disposição, mostrando respeito ao público, o que é uma característica clássica das campanhas.

A possibilidade de cancelamento pode ser atrelada a uma pesquisa de opinião, que é bastante útil para ajudar as equipes responsáveis na compreensão do que pode estar dando certo ou errado.

A mesma análise pode ser feita com outros resultados, que geralmente são levantados pelas próprias ferramentas de automação de e-mail marketing. Os relatórios possibilitam a realização de testes ou, até mesmo, o planejamento de ações futuras.

Como ser mais assertivo com E-mail Marketing: profissional disparando emails.

Qual é a importância do e-mail marketing

A importância das campanhas de marketing por e-mail ainda passa despercebida por muitos empreendedores.

Entretanto, a verdade é que, quando bem-feito, o e-mail marketing tem o poder de criar relações próximas com os clientes, mantendo uma comunicação saudável e direta. Isso pode ser aplicado em empresas dos mais variados setores, como uma especializada na soldagem de manutenção.

Diversas estatísticas podem comprovar a eficiência do e-mail marketing e ainda indicar caminhos para o uso das ferramentas da melhor forma possível.

Dentre os dados, é válido citar que:

  • Aproximadamente 80% dos entrevistados leem e-mails em dispositivos móveis;
  • 12% têm caixas de entrada separadas em profissional e pessoal;
  • 50% afirma ler a maioria dos e-mails;
  • A palavra que mais faz os destinatários abrirem as mensagens é “secreto”;
  • Taxa de abertura aumenta com nome do destinatário no assunto;
  • 65% dos entrevistados prefere peças ricas em imagens;
  • Às 6h, e-mails têm mais chances de serem abertos;
  • “Clique aqui” é mais efetivo do que “inscreva-se”;
  • Inscritos mais recentemente têm mais chances de abrirem mensagens;
  • Sábado é o dia em que mais se abrem e-mails.

Portanto, o e-mail é uma maneira bastante certeira de alcançar diretamente milhares de clientes em potencial.

Além disso, o custo é relativamente baixo, principalmente na comparação com outros tipos de publicidades e anúncios.

No e-mail marketing, as marcas também conseguem ter toda a atenção dos leads ou prospects.

Isso ocorre porque, quando aberta, a peça ocupa boa parte da tela, se adaptando a computadores, notebooks, tablets ou celulares.

Qual é o papel do e-mail marketing na estratégia?

O e-mail marketing é frequentemente vinculado com ações promocionais e comerciais, mas pode ir muito além desse tipo de estratégia.

A permissão para o envio de e-mails é como uma concessão para um início de conversa, e as marcas devem aproveitar essa chance para estabelecer uma comunicação próxima e pessoal com os clientes e potenciais clientes.

Dentre as funções do e-mail marketing destacam-se:

Engajar os leads

A manutenção de um contato, de um relacionamento constante via e-mail, faze com que o público mantenha sempre em mente determinada empresa. Assim, quando precisar de um serviço que ela oferece, como a demolição de galpão, por exemplo, a pessoa certamente irá considerar aquela opção que já conquistou a sua confiança com conteúdos de qualidade.

Promover de conteúdos

Para as empresas que têm um blog, a divulgação dos materiais pode ser fundamental para o sucesso.

O e-mail é outro canal que pode servir para a divulgação de um blog, além das redes sociais.

O envio de newsletter é um exemplo que pode contribuir para que as postagens dos blogs tenham mais acessos, aumentando a visibilidade da empresa na internet.

Nutrir e educar os leads

A nutrição dos leads é essencial no Inbound Marketing. Ela permite que os visitantes dos sites se interessem cada vez mais em se tornarem clientes.

Para que isso ocorra, uma empresa que vende a manutenção preventiva e corretiva de elevadores deve educar os seus contatos sobre o seu negócio e a importância de atentar-se para os temas relacionados a ele.

O e-mail é um ótimo canal para a nutrição de leads, porque permite o envio de mensagens personalizadas e seguindo uma segmentação de contatos, principalmente, com o uso de ferramentas de automação de marketing.

Aumentar as vendas

O e-mail marketing é bastante utilizado pelas empresas que vendem produtos ou serviços diretamente aos consumidores para aumentar as vendas.

As campanhas podem estimular as compras com apenas um clique, e passam bastante segurança para os consumidores.

É válido ressaltar que as vantagens podem ser observadas em negócios de praticamente quaisquer áreas.

Um exemplo seria um empreendimento especializado na manutenção de calhas e telhados, que também poderia alcançar ótimos resultados em vendas com a implementação do e-mail marketing.

Melhorar o relacionamento com clientes e potenciais clientes

Mesmo depois de concluir uma compra, o ideal é que as empresas não se afastem dos seus clientes.

Ao manter o encantamento dos clientes, é possível aumentar as taxas de fidelização e incentivar recomendações.

Além disso, outras possibilidades são oferecer promoções especiais para clientes fiéis, e continuar divulgando conteúdos informativos e relevantes para o público.

Uma empresa que vende projetos e produtos como LED para piscina de alvenaria, nos períodos que se seguem às compras, pode se manter presente utilizando algumas estratégias.

É possível que a instituição dê dicas para a conservação, recomendações para manutenções, passo a passo para limpeza, entre outras informações relevantes para quem tenha adquirido determinado produto.

Dicas para não errar no disparo de e-mail marketing

Antes mesmo de iniciar a busca por uma ferramenta de automação, o ideal é conhecer os principais formatos que podem ser utilizados para captar mais leads para a empresa. São eles:

  • Atualizações de blog, divulgando novas postagens e conteúdos relevantes;
  • Newsletter, atualizações semanais ou mensais, notícias da empresa ou mercado;
  • Convites para eventos, presenciais ou, até mesmo, virtuais;
  • E-mails de nutrição de leads, inseridos em fluxos de nutrição.
Como ser mais assertivo com E-mail Marketing: foco em resultados.

A primeira e talvez mais importante dica para ações de e-mail marketing é nunca comprar uma lista de e-mails, sempre conquistar os contatos organicamente.

As listas prontas podem gerar penalidades, incluir endereços falsos ou inexistentes, além de incomodar pessoas que não deram permissão para receber as mensagens.

Para construir uma lista de e-mails de qualidade, o melhor é recolher os dados dos clientes e facilitar a inscrição dos interessados em receber as mensagens.

Isso pode ser feito com a colocação de banners nos sites ou blogs. Outra alternativa é o compartilhamento de links para a inscrição pelas redes sociais das empresas.

Assim, uma pessoa que estiver navegando por um site sobre polimento de mármores e granitos, ou outros tipos de serviços, pode se inscrever para receber mais informações por e-mail se estiver realmente interessada.

Para escrever bons e-mails e alcançar resultados mais assertivos, algumas dicas são:

  • Manter os textos curtos, claros e objetivos;
  • Usar a linguagem mais adequada para o público;
  • Estudar o público, suas preferências, hábitos e dúvidas;
  • Estabelecer um tom de conversa para criar proximidade;
  • Criar um diálogo bilateral com os contatos.

A estratégia de e-mail marketing pode atingir um nível de ainda mais assertividade com um plano de ação bem definido.

Para uma ação focada na venda de blocos de concreto para piso, por exemplo, o plano vai ajudar na definição de aspectos importantes, como a periodicidade de envio de e-mails, tipos de mensagens enviadas e segmentação adequada.

Um bom planejamento envolve 6 etapas básicas, que são:

  1. Definição das personas da empresa;
  2. Determinação do conteúdo a ser enviado;
  3. Estabelecimento de uma frequência de envios;
  4. Definição de objetivos para a campanha;
  5. Definição de métricas para acompanhar os resultados;
  6. Organização de um calendário de envio de mensagens.

As etapas implementadas na realização do e-mail marketing garantem uma estratégia bem estruturada.

Assim, é possível posicionar qualquer empresa, como uma especializada em conserto de gerador de energia, entre outros tipos de serviços, bem à frente de suas concorrentes.

O e-mail marketing contribui para a criação de relacionamentos duradouros e rentáveis com os assinantes dos e-mails, gerando oportunidades de negócios para as empresas, com a entrega de mensagens personalizadas e campanhas otimizadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




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