HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como tornar uma empresa exponencial?

Home  >   Blog  >   Como tornar uma empresa exponencial?
Publicado em 12/08/2021

Ter uma empresa exponencial deve ser o objetivo de qualquer empresário, uma vez que isso garante diversos benefícios para a organização. Contudo, existem algumas características dessa atuação e pontos que podem ajudar a chegar a esse nível.

Porém, primeiramente, é necessário entender o que significa esse conceito. Ele está relacionado à habilidade de uma empresa de multiplicar seus resultados dentro de um período determinado, garantindo um aumento de alcance e de competição.

Essa expansão acaba sendo diferente e longe do padrão que as outras instituições conseguem alcançar. Com isso, elas conseguem ter grande impacto na vida dos clientes e de outras empresas, ao mesmo tempo que conseguem retornos muito benéficos.

Como tornar uma empresa exponencial: mesa de um profissional trabalhando.

Isso é, o crescimento delas acaba sendo acima da média do crescimento da concorrência, graças a sua alta performance e inovação com frequência.

É importante destacar, porém, que esse conceito, em geral, está ligado ao fato de a empresa adotar estratégias que garantirão uma performance de qualidade e um aumento do seu crescimento em uma grande velocidade.

Além disso, a empresa deve estar disposta a entrar e atuar de diferentes maneiras, de forma que consiga realizar coisas novas dentro do mercado.

Vantagens de investir em uma empresa exponencial

Investir em tentar alcançar o ponto de empresa exponencial pode ser muito benéfico para uma instituição de forma geral. Por isso, serão listadas algumas dessas vantagens:

  • Aumento do lucro;
  • Expansão do negócio;
  • Aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento);
  • Equipe mais produtiva;
  • Diminuição dos erros;
  • Diminuição dos custos e gastos;
  • Destaque frente à concorrência;
  • Aperfeiçoamento constante.

É possível alcançar todos esses resultados como empresa, contudo é necessário fazer um planejamento e uma avaliação dos fatores para o sucesso.

Características desse tipo de organização

Existem alguns pontos que são comuns de serem encontrados nas organizações exponenciais. Por esse motivo, essas características serão desenvolvidas a seguir. Confira com mais detalhes:

Inovação

Para ter um crescimento exponencial, a empresa precisa ter destaque no mercado, sendo que a maneira mais garantida de conseguir isso é por meio da inovação, ou seja, criar meios diferentes e que se destaquem na visão dos consumidores.

Ela é utilizada em conjunto com a análise dos dados de uma empresa. Com as informações todas em conjunto, ela consegue analisar as melhores oportunidades e trabalhar de maneira estratégica.

Dessa forma, ela consegue colher informações e criar estratégias para que ela atraia os olhares dos clientes e consiga torná-los um público fiel e amplo.

Por exemplo, para uma empresa de manutenção de geradores SP, é necessário que ela crie estratégias diferentes das instituições do seu nicho, garantindo que ela consiga se destacar para crescer.

Autonomia de equipes

Em relação às equipes de uma empresa exponencial, elas devem estar sempre informadas sobre as novas atualizações do mercado, uma vez que ele está em constante mutação. Além disso, deve haver um grande estímulo à criatividade, garantindo a inovação.

Contudo, nesse tópico, a principal característica é que elas têm grande autonomia, com organização própria e multidisciplinar. Em outras palavras, existe uma hierarquia, mas há uma descentralização da autoridade.

Essa ação tem como meta motivar os colaboradores, permitindo-lhes serem proativos e terem a oportunidade de se autogerenciarem. Dessa forma, é possível conseguir uma equipe mais motivada e disposta a evoluir juntamente da empresa.

Como tornar uma empresa exponencial: equipe posando para a foto.

Isso porque, por exemplo, uma empresa de calibração que possui sua empresa livre para antecipar situações e trabalhar com entusiasmo melhora o desempenho dela em geral.

Alta experimentação

A última característica a ser citada é o fato de elas terem alta experimentação. Isso significa que, ao invés de testarem suas mercadorias a serem oferecidas, sejam produtos ou serviços, junto com os clientes, que disponibilizam um feedback, agem com tentativas.

Isso é, o produto a ser comercializado deve passar por três etapas: experimentação, validação e ajustes de forma contínua. Dessa forma, ela garante um processo mais rápido e com uma inserção no mercado mais objetiva e eficaz, pois há um controle dos riscos.

Por exemplo, ao invés de uma empresa de estrutura metálica disponibilizar seu produto e analisar os resultados, ela realiza uma experimentação e vai fazendo os ajustes, agilizando as etapas.

Dicas para tornar uma empresa exponencial

Existem alguns tópicos que podem ser seguidos, possibilitando o alcance de uma empresa no nível exponencial. Por esse motivo, eles serão analisados com detalhes.

Manter a equipe motivada

Os colaboradores são as pessoas responsáveis por criar as estratégias que serão usadas e por aplicá-las pela empresa. Dessa forma, é imprescindível garantir que o trabalho que elas realizam seja de qualidade.

Para isso acontecer, a equipe deve se manter motivada a trabalhar e a se desenvolver com a empresa, pois, assim, consegue criar resultados reais para ela.

Uma ideia para proporcionar essa motivação é criar um ambiente descontraído, com dinâmicas em grupo ou realização de promoções dos melhores profissionais. Por exemplo, se uma empresa de portaria tem uma equipe motivada, ela consegue trabalhar de maneira mais eficaz.

Acompanhar os indicadores de desempenho

É muito importante que a empresa conheça seus pontos fortes, os impactos que tem causado e em quais pontos existem problemas que precisam ser resolvidos.

Com isso, ela consegue determinar quais indicadores de desempenho possibilitarão a análise das estratégias que ela optou utilizar.

De forma geral, ela consegue fazer uma longa análise de suas ações e dos resultados desencadeados por elas, adaptando-as para melhorar os benefícios, possibilitando acompanhar as estratégias continuamente para ajudar no desenvolvimento dela.

Por exemplo, se uma empresa de eventos corporativos tem seus indicadores e os analisa, ela consegue adaptar as suas publicidades para campanhas que funcionam de acordo com seu público.

Alinhar a equipe de RH

Um dos setores mais essenciais nesse momento de realizar um crescimento exponencial é o dos Recursos Humanos (RH). Isso porque ele fica encarregado de cuidar dos profissionais da empresa.

Ou seja, ele deve convocar colaboradores e treiná-los, garantindo a entrada de talentos e a especialização dos que já estão na empresa. Com isso, ela consegue garantir um aproveitamento máximo de eficiência deles.

Dessa forma, é preciso que sejam adotadas técnicas para a convocação e treinamento que sejam as mais eficazes e que garantam que o trabalho deles será melhorado com o investimento.

Assim, por exemplo, uma empresa de gerenciamento de resíduos consegue fazer treinamentos com seus funcionários de atendimento ao cliente, permitindo uma melhora no crescimento dela em geral.

Para isso, a melhor estratégia a ser utilizada é criar um padrão entre os funcionários responsáveis. Assim, eles conseguem atrair profissionais com o mesmo objetivo da marca e que acrescentarão esforços, todos seguindo uma base comum.

Ter um grande propósito

Ter um grande propósito garante que a empresa tenha um combustível para continuar seu desenvolvimento. Isso significa que ela deve ter um objetivo. Ter isso estabelecido permite que ela faça estratégias que chegarão a algum lugar.

Isso serve para dar um rumo para as atividades que a empresa realizará. Por isso, deve ser feita uma análise aprofundada dos desejos dela antes de iniciar seus trabalhos, com informações de público, de alcance, de lucro e do que mais ela desejar.

Um exemplo: uma administradora predial pode definir seu objetivo, como aumentar em 20% os seus lucros mensais. Dessa forma, ela consegue voltar suas estratégias para isso e acompanhar os melhores resultados.

Ademais, é possível direcionar as estratégias e a mensagem que ela deseja propagar, fazendo com que suas ações gerem mais resultados e tenham mais sucesso.

Além disso, esse propósito deve ser difundido para os funcionários da empresa. Dessa forma, há garantia de alinhamento de todas as atividades e um aumento na produtividade deles, pois saberão o que precisam fazer e como se esforçar para chegar lá.

Contar com a tecnologia

O desenvolvimento da tecnologia pode ser um ponto muito eficaz para ser implementado no dia a dia de uma empresa. Isso porque ele permite que certas atividades sejam feitas em menos tempo e de maneira mais prática.

Além disso, ela permite uma integração de todos os setores, garantindo um alinhamento e uma maior eficiência. Com isso, há uma diminuição da perda de tempo com ações desnecessárias, pois eles conhecerão o processo e as atividades de cada um.

Isso é, por exemplo, cada unidade de uma rede de empresas de automação industrial tem acesso a uma grande planilha compartilhada, permitindo um controle do orçamento de forma mais prática e organizada.

Gerenciar lucros e custos

É extremamente vital que o crescimento ocorra de forma saudável. Para isso, a empresa deve ter um controle de suas finanças, tanto lucros quanto custos. Dessa forma, há uma organização sobre todos os gastos, sem se surpreender com problemas.

Logo, é importante gerenciar todas as transações e seus lucros, para garantir o desenvolvimento de uma empresa sólida e que tenha os padrões necessários para crescer rapidamente.

Contratar bons profissionais

Assim como foi dito, a base da empresa é os seus funcionários, portanto, ter profissionais talentosos permite um desenvolvimento e a criação de estratégias de qualidade, além de garantir a satisfação dos clientes e a inovação da empresa.

Conclusão

Ter uma empresa exponencial pode parecer algo muito difícil para qualquer organização, mas é um objetivo essencial e que é possível de alcançar. Para isso, é preciso foco, esforço e seguir algumas dicas e estratégias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.