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Como trabalhar o marketing de experiência em sua empresa

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Publicado em 20/10/2021

O mundo atual é composto por muita tecnologia e uma grande influência da internet. As empresas estão com cada vez mais dificuldade de chamar a atenção de seus leads. Porém, uma estratégia que vem dando muito certo é o marketing de experiência.

Seguindo essa linha de raciocínio, o texto de hoje abordará o que é o marketing de experiência, qual o conceito que o engloba, quais seus benefícios e vantagens, além de algumas maneiras interessantes de como aplicá-lo no dia a dia de sua empresa.

Conforme os anos se passaram, nosso mundo passou por diversas transformações. Tanto as pessoas quanto as empresas enxergam ele de maneira diferente de alguns anos atrás, tanto no modo de fazer negócios quanto no que é comercializado.

Como trabalhar o marketing de experiência em sua empresa: time reunido discutindo estratégias.

Atualmente, diversos modelos de negócios são aplicados nas organizações, desde aqueles que melhor funcionam em uma empresa de consultoria em desenvolvimento organizacional até em comércios e negócios menores, como lojas dentro de um shopping.

Independentemente da forma que escolha atingir o seu público-alvo, e fazer com que o mesmo se interesse pelo conteúdo, é importante fazer com que o lead se sinta único, aumentando as possibilidades de fidelizá-lo e fazer com que se sinta bem com a sua marca.

Por isso que, além da aplicação do marketing de conteúdo nos dias atuais, outro tipo de estratégia que vem ganhando muito espaço é o marketing de experiência, que pode ser aplicado em grandes empresas logísticas e até mesmo em fornecedores de plantas ornamentais.

Inclusive, são muitas as organizações que trabalham com esse tipo de estratégia de marketing, mesmo que não saibam exatamente o que ela é nem como funciona tão bem, sendo essa a prova de como é necessário estudar cada vez mais o mercado a sua volta.

Mas o que é esse marketing de experiência? Como ele é tão efetivo com tantas estratégias sendo utilizadas atualmente? Quais os seus benefícios? Como aplicá-lo em sua empresa de maneira eficaz e prática? Isso ajuda até mesmo uma clinica de acupuntura?

A resposta dessas e de muitas outras perguntas podem ser conferidas nos tópicos a seguir, onde o assunto será melhor abordado e desenvolvido. Para ficar por dentro de tudo e saber como é importante a aplicação correta dessa estratégia, confira.

O conceito de marketing de experiência

De forma simples e direta, o marketing de experiência tem como objetivo oferecer uma situação única e incrível para o usuário, desde o momento em que tem contato com a sua empresa até o pós-venda.

Em outras palavras, é marcar o lead de tal forma que o mesmo nunca tenha passado anteriormente e, mesmo que já tenha vivenciado algo parecido, consiga ver o potencial e como o seu negócio se preocupa com ele, mesmo que seja um distribuidor de telha sanduíche.

Pode-se dizer que com o passar dos anos, as marcas perceberam que ter um produto ou serviço de qualidade não era o suficiente para atrair novos clientes e fidelizá-los.

A partir daí, sentiram a necessidade de criar um processo de compra único e especial, que fosse a solução para impactar as pessoas pelo caminho.

Para isso, é necessário muita sensibilidade e entender o que o seu público realmente quer, explorando ao máximo suas sensações e percepções.

Algumas das formas de explorar essa experiência é através de:

  • Sentidos;
  • Ações de sua empresa;
  • Identificação;
  • Sentimentos;
  • Pensamentos.

Por isso, independente de quais técnicas uma empresa de informatica SP irá utilizar para criar essa experiência para o seu público, o caminho é explorar os elementos destacados acima para atingir o seu objetivo.

Com isso, pode-se destacar alguns benefícios e vantagens adquiridos quando comparados a outras estratégias de negócio aplicadas em outros modelos de empresas.

Um desses benefícios, é uma maior confiança por parte do cliente com a sua marca. O marketing de experiência só funciona bem quando seus três pilares trabalham em harmonia:a verdade, a vontade e o valor.

Como trabalhar o marketing de experiência em sua empresa: mulher acessando e-book no tablet.

Ninguém se interessa por um produto ou uma experiência mentirosa, assim a uma distribuidora de produtos para piscina pode aplicar o marketing de forma correta para ganhar pontos com os seus clientes, fazendo com que tenham mais confiança e um melhor relacionamento com a sua marca.

Outra vantagem é o maior engajamento do seu público. Diferente de outras estratégias que os clientes estão mais do que acostumados a ver diariamente, o marketing de experiência proporciona algo único e marcante.

Com isso, é normal que o lead se interesse mais pelo trabalho desenvolvido pela marca e que comece a acompanhar seus avanços, produtos e serviços, compartilhando de idéias e métodos de como o negócio é gerenciado, mesmo que a marca seja um fornecedor de alimentos sem glúten.

E por fim, mas não menos importante, toda empresa lucra com vendas ou serviços, e quanto maior o engajamento e quanto mais pessoas conhecerem o trabalho desempenhado pela sua marca, maior será o número de interessados e de vendas.

Como aplicar o marketing de experiência

Agora que já foi explicado e contextualizado como é importante executar o marketing de experiência, é necessário saber como aplicá-lo em sua organização e como fazer para que o mesmo seja eficaz, dinâmico e prático.

Portanto, mesmo que use um software de inteligência artificial para te ajudar no processo, confira agora como aplicar esse conceito tão único e inovador em sua marca.

01 - Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público é essencial para qualquer estratégia de negócios, mas quando pensamos no marketing de experiência, essa ideia é ainda mais importante e necessária.

Parte do processo de trabalhar com esse tipo de marketing é proporcionar experiências que toquem os leads de uma maneira impactante e diferente.

Portanto, saber do que as pessoas gostam e se importam é necessário para ser mais assertivo no momento de criação de suas campanhas.

Sabendo os temas, assuntos e curiosidades mais marcantes e que chamam a atenção do seu público, é possível moldar toda a campanha em cima de algumas delas e fazer com que tanto os leads quanto pessoas que não conhecem seu trabalho se interessem pelos seus produtos ou serviços.

02 - Utilize a criatividade

No processo de desenvolvimento do marketing de experiência, é necessário muita criatividade e inovação para atrair o seu público e as pessoas que não conhecem o seu trabalho. Busque sempre pensar fora da caixa.

A ideia de criatividade é juntar elementos que podem não parecer ter conexão e, ao aplicá-los de maneira correta, se unem como se fosse algo único e nunca antes foi explorado.

Além disso, é possível realizar essa ação abordando os temas e aspectos que tenham relação com o seu público-alvo.

Com isso, pode-se dizer que a melhoria contínua e busca eterna de inovação fazem parte desse tipo de estratégia, o que torna necessário sempre estar atento ao mercado, ao que ele espera de sua empresa e utilizar suas melhores cartadas de forma criativa e inovadora para o negócio.

03 - Explore as ferramentas de relacionamento disponíveis

Parte do processo criativo e de sucesso de uma empresa que busca o investimento no marketing de experiência como ferramenta de divulgação e promoção da marca, é o relacionamento com o seu cliente durante as negociações e no pós-venda.

Sendo assim, é importante utilizar de algumas ferramentas que te ajudem a melhorar esse laço criado entre o cliente e a marca, tanto as online quanto offline.

Pode-se dizer que no início do processo de compra e no pós-venda são os momentos onde o cliente se depara com um grande número de dúvidas.

Dessa forma, cabe a sua empresa estar lá para apoiá-lo e oferecer uma experiência de usuário única e que faça com que aquela pessoa queira voltar a negociar com a sua organização.

Toda e qualquer forma de interagir com o cliente é válida, logo, oferecer ao mesmo a possibilidade de entrar em contato através de um portal de dúvidas, e-mail, telefone e até mesmo WhatsApp é uma excelente ideia para melhorar esse laço e conseguir fidelizá-lo.

Lembre-se que todas as empresas estão buscando ser diferente e captar a atenção dos leads, então, caso você já tenha conseguido isso de forma parcial, é importante investir para que consiga ser irresistível, ganhando mais um potencial cliente para a organização.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou como trabalhar com o marketing de experiência de sua empresa, explorando o conceito por trás desse tipo de estratégia, os benefícios que ela trás, a melhor forma de aplicar em sua organização e algumas informações adicionais.

Busque explorar ao máximo os pontos fortes de seu negócio e adaptar o marketing de experiência para ele, inovando da melhor forma possível e oferecendo ao mercado algo único e que somente a sua empresa pode oferecer, independente do seu segmento.

Portanto, agora basta se sentar e analisar a melhor forma de implantar essa ideia. Converse com sócios e responsáveis por gerir as decisões da sua marca e comece agora mesmo a colocar em prática as orientações disponibilizadas ao longo do texto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.