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Como trabalhar sua estratégia de marketing interativo de forma eficaz

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Publicado em 10/11/2021

O marketing interativo pode impulsionar o engajamento ativo, melhorar a lembrança da marca e tornar seu conteúdo mais significativo e centrado no cliente. Trata-se da criação de eventos a serem impulsionados pelas ações dos clientes.

Os profissionais de marketing preferem conteúdo interativo, pois pode ajudar a criar experiências duradouras, melhorar o reconhecimento e a lembrança da marca, aumentar a probabilidade de compartilhamentos sociais e menções e reunir percepções do cliente.

Enquanto os clientes gostam de se envolver ativamente com conteúdo interativo, as marcas podem obter uma melhor compreensão dos usuários e dos produtos ou serviços. Pode ser interessante, por exemplo, um fabricantes de rodetes saber onde estão seus clientes.

Como trabalhar sua estratégia de marketing interativo de forma eficaz: equipe discutindo e analisando estratégias.

Hoje iremos te apresentar quais os principais tipos de marketing com interação, dicas sobre como conseguir torná-lo mais eficaz e os principais benefícios.

Tipos de marketing interativo

Esse tipo de marketing inclui muitos tipos de iniciativas. Os profissionais de marketing podem interagir com os clientes por meio de conteúdo dinâmico, como narrativa visual, conteúdo personalizado, informações em camadas e interação bidirecional.

Não importa que tipo de iniciativa de marketing interativo você implemente, o objetivo é tornar o conteúdo envolvente e relevante para os clientes.

Os principais tipos desse marketing compreendem:

  • Contação de história interativa;
  • Conteúdo personalizado;
  • Informações em camada;
  • Interação bidirecional.

Confira abaixo maiores detalhes sobre cada um desses tipos.

Contação de histórias interativa

Os profissionais de marketing podem aproveitar as oportunidades para serem o mais dinâmicos possível com o conteúdo. Isso pode significar adicionar uma animação ou infográfico a uma postagem de blog ou criar anúncios nativos baseados em histórias.

Sendo assim, no caso de contação de histórias, ele divide postagens longas e páginas de destino avançadas com divisões de texto, clipes de vídeo e áudio e componentes interativos que permitem compartilhar e descobrir mais informações.

Conteúdo personalizado

Consiste no uso de tecnologia avançada para obter insights sobre a demografia dos clientes, dados geográficos, informações de ciclo de vida e muito mais para fornecer conteúdo e ofertas relevantes e personalizadas.

Quando você sabe o máximo possível sobre seus clientes como indivíduos, pode criar as experiências mais significativas para eles. Os clientes se identificaram com o conteúdo de forma mais completa e estarão mais aptos a interagir com o conteúdo compartilhando-o.

Informações em camadas

Educar os clientes tornou-se uma prioridade para os profissionais de marketing, e o marketing de interação é uma maneira inteligente de colocar as informações em camadas para os consumidores, fornecendo conteúdo detalhado em incrementos.

Os profissionais de marketing têm a capacidade de contar histórias de marcas, fornecendo fragmentos de informações em tomadas rápidas e fáceis de ler e, em seguida, entregando conteúdo informativo mais detalhado em outras camadas para membros do público.

Interação bidirecional

As iniciativas de interação bidirecional estão no cerne do marketing de interação porque oferecem aos consumidores um veículo para a participação ativa.

Por exemplo, ferramentas interativas como questionários, calculadoras, conteúdo ramificado, jogos e vídeos interativos oferecem uma experiência mais poderosa para o público.

Se você tem uma empresa de tintas e verniz, pensar em colocar testes de como a cor ficaria na parede da sua casa, pode ser algo muito interessante devido à interação promovida.

A seguir, confira dicas para tornar seu marketing de interação ainda mais eficaz.

1. Produza conteúdo e textos dinâmicos

Seu marketing de interação pode ser mais envolvente se usar formatos dinâmicos. Experimente todas as mídias diferentes para transmitir seu ponto de vista, como fotos, música, vídeo, animações, videogames, questionários, enquetes e pesquisas.

Já evoluímos muito do conteúdo tradicional com tecnologia interativa, como Realidade Virtual e Aumentada, etc. Mas o conteúdo dinâmico baseado em texto sempre será perene.

Como trabalhar sua estratégia de marketing interativo de forma eficaz: pessoa gravando um video para o youtube.

Os questionários, pesquisas e enquetes são uma maneira divertida de envolver seu público e reunir ideias sobre sua personalidade, preferências e expectativas.

Colocar um questionário no site da sua fábrica de carroceria florestal, por exemplo, para saber sobre os interesses ou sobre a opinião do cliente sobre atendimento e compra, pode ser uma ótima estratégia.

Por outro lado, calculadoras embutidas em seu site podem ajudar seu público-alvo a aprender mais sobre seus produtos e serviços, calcular e orçar suas despesas e, por sua vez, levá-los a comprar de você.

2. Disponibilize chatbots para conversar

Os chatbots são um recurso que emprega inteligência artificial para promover conversas com os clientes de modo automático. Sendo assim, o atendimento pode ser realizado de modo imediato pela própria máquina.

Os chatbots são uma ótima maneira de se conectar com seus clientes em um nível individual e criar experiências personalizadas para eles. Eles podem:

  • Promover conversas envolventes com os clientes;
  • Permitir interações cliente-marca;
  • Facilitar a comunicação em tempo real;
  • Alcançar um público mais amplo.

Além disso, eles estão disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana. Ou seja, são onipresentes o que permite atender seu cliente em qualquer dia e horário.

Se o seu cliente pesquisa por “assessoria ambiental valor” e é direcionado ao seu site, o chatbot pode prontamente atendê-lo e já passar valores, se for o caso, facilitando o processo de compra.

3. Adote a gamificação

A gamificação é uma abordagem poderosa para envolver os usuários. Competições no aplicativo, jogos de nível, pontos de premiação, tabelas de classificação, recompensas, etc. mantêm o interesse do usuário.

Aqui estão algumas ideias de marketing interativo para gamificação:

  • Testes para determinar o produto ou serviço certo;
  • Recomendações e exploração de produtos gamificados;
  • Jogos interativos para simplificar a pesquisa de produtos;
  • Jogos de nível para desbloquear presentes surpresa.

Por meio dessas táticas, você estimula seu cliente a interagir de um modo incrível, principalmente se o cliente em questão for um jogador.

Por exemplo, se você presta serviços contábeis em SP, pode ser uma ótima opção promover níveis para o cliente. A cada consultoria que adquirir pode ganhar 100 pontos e acumular para ir passando de nível.

4. Vídeos interativos para chamar a atenção dos usuários

Adicionar um elemento interativo aos seus vídeos de marketing os torna relacionáveis, envolventes e compartilháveis. Para que seus clientes notem você, tente transmitir suas campanhas ao vivo ou vislumbres dos bastidores para entreter e gerar um envolvimento.

Aposte também nos vídeos de 360 ​​graus que podem fornecer experiências ricas e envolventes e apresentar uma representação realista de seus produtos.

Pense sobre os Webinars que hospedam convidados surpreendentes, vários palestrantes e pesquisas instantâneas para manter o interesse do público.

Além disso, considere vídeos interativos em formato de narrativa, em que você conta uma história, mas o usuário tem o poder de 'escolher' como a história termina.

Um vídeo bacana demonstrando alguns produtos da sua loja de equipamentos odontologicos, por exemplo, pode ser uma ótima escolha para aumentar as vendas.

5. Adote a Realidade Aumentada e Virtual

A lista de ideias de marketing está incompleta sem Realidade Virtual e Aumentada (RV/RA). Embora seja bom ter, as tecnologias RV/RA requerem um investimento e planejamento significativos para criar experiências atraentes.

Aqui estão algumas dicas para incluir RV/RA em sua estratégia de marketing interativo:

  • Use para criar experiências imersivas para os usuários;
  • Concentre-se na mensagem de marketing;
  • Use para amplificar as experiências da marca;
  • Permita maior engajamento.

Dessa forma, você segue a tendência de uso de tecnologia e aumenta a satisfação geral dos seus clientes.

6. Foco na personalização

O maior impulso do marketing interativo é obter a opinião do público, portanto, use a personalização para ajudar a solicitar feedback.

Certifique-se de que, em tudo o que fizer, ouve os dados para tornar a experiência do cliente o mais pessoal possível.

Se você tem uma empresa de limpeza empresarial pode pensar em fornecer um orçamento personalizado conforme a metragem do edifício e oferecer descontos, por exemplo.

7. Forneça solicitações de consentimento

Dê aos clientes a opção de consentir em receber informações suas. Essa é outra forma de coletar dados, mas como os clientes os aprovaram, eles podem se sentir menos direcionados ou rastreados ao receber mensagens.

Se o seu site de consultoria contábil apresentar solicitação de consentimento para uso das informações, além de gerar dados, estará cumprindo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), por exemplo.

Benefícios do marketing interativo

Existem vantagens substanciais em usar o marketing de interação, especialmente agora que os consumidores esperam que as empresas superem suas expectativas.

Com o marketing interativo, as organizações aumentam suas chances de atender às necessidades dos clientes porque já demonstram interesse no produto e os profissionais de marketing têm a capacidade de responder às suas ações.

O marketing de interação reduz o risco e aumenta as vendas porque está enraizado nos comportamentos e desejos do cliente. A personalização associada a esse marketing resulta em mais conversões e maior receita.

No geral, o marketing de interação pode impulsionar as vendas, aumentar a satisfação do cliente, reduzir os custos de marketing e abrir a porta para o marketing automatizado.

Conclusão

O marketing interativo pode aumentar seus esforços de marketing se você der ao seu público-alvo uma sensação de controle, criar experiências memoráveis, agregar valor às suas vidas e tornar cada interação relevante e significativa.

A chave é entender o que os usuários desejam e criar experiências atraentes para os usuários e orientadas por eles.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.